O que você acha do Jazz e da Música Clássica?
-
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 507 vezes
- Curtiram: 287 vezes
Os dois gêneros que prezam a técnica e a complexidade na elaboração. A música ''como arte'', por assim dizer, e que é desprezada pelo senso comum da sociedade desde a consagração da música popular (analisando por aqueles que tem fácil acesso ao material).
O que você pensam? Acham monótono? Conseguem enxergar a beleza?
Eu particularmente vejo a música clássica como muito mais digerível do que o Jazz, com certeza por influência do uso excessivo pela mídia em geral. O segundo foi o que eu tive mais dificuldade em assimilar, e certamente ainda não se adaptei integralmente. É necessário enxergar o sentido em tudo aquilo, e apreciar com tranquilidade nota por nota. Não é música para se escutar a qualquer hora, como um mero objeto de entretenimento. Talvez seja uma tarefa muito menos árdua para aqueles que já dominam da habilidade musical.
Acharia mais produtivo não unir este tópico ao de música, visto que aqui são maiores as chances de uma boa discussão florescer.
O que você pensam? Acham monótono? Conseguem enxergar a beleza?
Eu particularmente vejo a música clássica como muito mais digerível do que o Jazz, com certeza por influência do uso excessivo pela mídia em geral. O segundo foi o que eu tive mais dificuldade em assimilar, e certamente ainda não se adaptei integralmente. É necessário enxergar o sentido em tudo aquilo, e apreciar com tranquilidade nota por nota. Não é música para se escutar a qualquer hora, como um mero objeto de entretenimento. Talvez seja uma tarefa muito menos árdua para aqueles que já dominam da habilidade musical.
Acharia mais produtivo não unir este tópico ao de música, visto que aqui são maiores as chances de uma boa discussão florescer.
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust
Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance
Street of chance
Slim or none
I've already been
- Antonio Felipe
- Administrador
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 310 vezes
- Curtiram: 2846 vezes
O que eu acho do Jazz:
- Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 6):
- Chambón • Alan1509 • Me Sacaron del Programa CH • Igorkk33 • BrendaMarzipan • Fellipe
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.
- Marquês de Sade
- Membro
- Curtiu: 42 vezes
- Curtiram: 110 vezes
Re: O que você acha do Jazz e da Música Clássica?
Meus gêneros favoritos. Tenho uma vasta coleção, tanto física, quanto virtual, de ambos os gêneros, além de MPB e tango.
Mas você se engana ao dizer que ambos (jazz e música clássica) prezam por complexidade e perfeccionismo. O jazz de Chet Baker, pra citar um entre centenas, é muito baseado em improvisos (que por sua vez, são baseados em técnica, evidentemente)
Mas você se engana ao dizer que ambos (jazz e música clássica) prezam por complexidade e perfeccionismo. O jazz de Chet Baker, pra citar um entre centenas, é muito baseado em improvisos (que por sua vez, são baseados em técnica, evidentemente)
Editado pela última vez por Marquês de Sade em 28 Dez 2014, 19:05, em um total de 1 vez.
- Valdés
- Membro
- Time de Futebol: Bahia
- Curtiu: 4 vezes
- Curtiram: 16 vezes
Jazz fusion é bacana, dessa vertente eu aprecio muito o Guthrie Govan.
Assinatura.
- Alan1509
- Membro
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 103 vezes
- Curtiram: 124 vezes
Música clássica é muito foda, mas eu nunca ouvi muito jazz

- Hyuri Augusto
- Membro
- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 112 vezes
- Curtiram: 629 vezes
Gosto de Jazz Suave e de Beethoven, Vivald, Mozart e alguns outros.
Hyuri Augusto
Jornalista
Ex - moderador
Idealizador e coordenador de alguns jogos pelo fórum
Ex - apresentador do CH Universe
Fanduber
Futuro ator e dublador
Apaixonado por música
Jornalista
Ex - moderador
Idealizador e coordenador de alguns jogos pelo fórum
Ex - apresentador do CH Universe
Fanduber
Futuro ator e dublador
Apaixonado por música
-
- Membro
- Curtiu: 507 vezes
- Curtiram: 287 vezes
É, acabei espalhando mais um conceito básico equivocado.Marquês de Sade escreveu:Mas você se engana ao dizer que ambos (jazz e música clássica) prezam por complexidade e perfeccionismo. O jazz de Chet Baker, pra citar um entre centenas, é muito baseado em improvisos (que por sua vez, são baseados em técnica, evidentemente)
Em relação á improvisação, já tinha lido em algum lugar antes, incluindo a questão de ser um forte fator que separa o Jazz da Música Clássica.
Você que curte, poderia recomendar alguns trabalhos essenciais dos dois?
We're walking down the
Street of chance
Slim or none
I've already been
Street of chance
Slim or none
I've already been
-
- Membro
- Curtiu: 0
- Curtiram: 3 vezes
- Tiago
- Membro
- Curtiu: 66 vezes
- Curtiram: 147 vezes
Não colocaria nenhum desses tipos de música no meu celular 

Tri Campeão da América!
- Chapeta
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 31 vezes
- Curtiram: 19 vezes
Gosto de música clássica mais do que jazz. Nunca dei muita chance pro jazz, respeito-o como o grande gênero musical que é, mas não sei, não gosto tanto. Prefiro um bom blues a jazz, por exemplo.
Teve até uma época em que meu toque pra acordar de manhã cedo era o primeiro movimento (os primeiros 6 minutos) de "Moonlight Sonata".
Teve até uma época em que meu toque pra acordar de manhã cedo era o primeiro movimento (os primeiros 6 minutos) de "Moonlight Sonata".

- Diogonhonho
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 50 vezes
- Curtiram: 25 vezes
Eu gosto muito de música clássica,mas eu não sou de ouvir muito jazz

- Marquês de Sade
- Membro
Bem, existem várias ramificações de ambos os gêneros, então vou recomendar o que acho essencial de forma geral.Chambón escreveu:Você que curte, poderia recomendar alguns trabalhos essenciais dos dois?
JAZZ
Chet Baker - Chet Baker Sings
Billie Holiday - Lady in Satin / All or Nothing at All / TUDO
Miles Davis - Birth of the Cool
Ella Fitzgerald - Cole Porter Songbook
Anita O'Day - Trav'lin' Light
Sarah Vaughan - At Mr. Kelly's
E qualquer coisa do Thelonious Monk, Bill Evans, Duke Ellington, Count Basie, Louis Armstrong, John Coltrane, etc... Aliás, qualquer coisa dos citados. É difícil pra mim isso de dar indicações porque eu quero indicar todas as discografias lol.
Nem falei nada do Bobby Darin (mil vezes superior a Sinatra), Dinah Shore, Peggy Lee, Judy Garland, Lena Horne, etc...
CLÁSSICO
Eu sou muito fã do Stravinsky, então recomendo peças dele como Petrushka (da obra dele, minha favorita), L'oiseau de Feu, Le Sacre du Printemps e Apollon Musagète, mas ele era muito criticado em sua época por ser um vanguardista. Muitos críticos, ainda acostumados à clareza e quase santidade sonora dos compositores do passado, diziam que a música de Stravinsky tinha tanta melodia quanto dois gatos brigando. Houve confusão na estréia de Sacre du Printemps, quando a plateia vaiava e os mais agitados foram presos (quem acha que só sai confusão em show de funk não conhece história rsrs)
Eu tenho um certo pé atrás com Beethoven, que considero música de elevador... mas dos outros grandes mestres como Schubert, Bach, Mozart, Chopin, Brahms, Tchaikovsky, Haydn, Debussy, Wagner, Mahler, Verdi, Strauss, Dvorák, Liszt, Handel, Weber, Berlioz, etc.. tudo é recomendado. Vai depender daquilo que você estiver a fim de ouvir.
- Esses usuários curtiram o post de Marquês de Sade (total: 1):
- Chambón
- Me Sacaron del Programa CH
- Moderador
- Programa CH: La Chicharra
- Curtiu: 504 vezes
- Curtiram: 4867 vezes
Eu coloco. Se alguem liga pra mim, toca um dvorak mandando umas melodia monstra, bem lokoTiago escreveu:Não colocaria nenhum desses tipos de música no meu celular
- Fellipe
- Membro
- Curtiu: 663 vezes
- Curtiram: 933 vezes
São gêneros interessantes, mas como você mesmo disse, nada para se ouvir no dia a dia. Prefiro ouvir música pra me entreter ou pra me identificar, pra me acalmar cantando, etc.
- Marquês de Sade
- Membro
Schönberg, ainda em sua época, tinha uma preocupação imensa com a tendência da música ser usada "como ruído".
E é o que a música acabou se tornando mesmo: um som ambiente. Algo para cortar o silêncio.
É por isso, eu acho, que pessoas não se identifiquem muito com música clássica, porque são apenas notas e elas são forçadas a encarar essas notas e nada mais. Mas é essa liberdade da música clássica que me encanta, pois não existem refrões que grudam na cabeça, não existem rimas... existe a música que te invade e te leva. E você sempre pode encontrar uma nova maneira de apreciar uma peça clássica, ainda que tenha ouvido centenas de vezes, ela sempre te mostra algo novo. Seu ouvido fica mais treinado a diferenciar os instrumentos. É uma grande escola.
E é o que a música acabou se tornando mesmo: um som ambiente. Algo para cortar o silêncio.
É por isso, eu acho, que pessoas não se identifiquem muito com música clássica, porque são apenas notas e elas são forçadas a encarar essas notas e nada mais. Mas é essa liberdade da música clássica que me encanta, pois não existem refrões que grudam na cabeça, não existem rimas... existe a música que te invade e te leva. E você sempre pode encontrar uma nova maneira de apreciar uma peça clássica, ainda que tenha ouvido centenas de vezes, ela sempre te mostra algo novo. Seu ouvido fica mais treinado a diferenciar os instrumentos. É uma grande escola.