Transporte Público

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 26 Mai 2022, 10:09

NOTÍCIAS
https://oglobo.globo.com/rio/noticia/20 ... 2022.ghtml

O acordo judicial firmado entre o Ministério Público do Rio (MPRJ), a prefeitura do Rio de Janeiro e empresários do setor de transporte para restruturação das linhas de ônibus prevê R$ 308 milhões em subsídios ao longo de 2022.

A partir de 1º de junho de 2022, o repasse às empresas será feito com base na quilometragem rodada, e não mais em relação ao número de passageiros transportados, o que tende a aumentar o número de coletivos circulando pelas ruas, melhorando a qualidade do transporte.

A expectativa da Secretaria municipal de Transportes é que, ao longo dos meses, o acerto faça com que parte das linhas inoperantes voltem a circular e as linhas que estão com menos coletivos nas ruas sejam regularizadas sem aumento da passagem para o passageiro : o valor da tarifa de ônibus permanecerá em R$ 4,05, ao menos, até o fim do ano.

A secretária de Transportes, Maína Celidônio, explica que a receita a ser paga mensalmente às empresas terá como base as tarifas dos usuários somada ao subsídio de R$ 1,78 por quilômetro rodado por coletivo:

— A empresa vai receber os R$ 4,05 de cada passageiro e vai ganhar o subsídio por quilometragem. Ou seja, não será mais vantajoso colocar poucos ônibus lotados nas ruas e, ao mesmo tempo, não fará sentido andar com os coletivos vazios, com uma oferta maior do que a necessária, até porque haverá um número de viagens preestabelecido.

De acordo com a pasta, 208 das 478 linhas de ônibus cadastradas (43,5% do total) estão fora de circulação ou operando com menos de 20% da frota original.

Em 2010, quando foi feita a licitação para exploração das linhas, a frota contava com 8.732 carros; hoje, opera com 36% daquele montante: 3.143 veículos. Desde então, 15 empresas faliram e 11 entraram com pedido de recuperação fiscal.

Maína Celidônio explicou que nem todas as 208 linhas voltarão a circular. A secretaria já definiu quais são as prioridades para retorno e também para a regularização das que estão em operação.

— A nossa ideia é fazer uma rede que atenda todo o território da cidade : todos os bairros e as principais ligações, mas não inclui todas as linhas de volta. Nessa semana, estamos fazendo um alinhamento operacional com os consórcios para fechar esse plano definitivo. Vamos apresentar a proposta e ver se é necessário fazer alguma adequação — diz.

Para chegar ao subsídio de R$ 1,78 por quilômetro, a prefeitura estimou que, de junho até dezembro, todos os ônibus devem percorrer cerca de 173 milhões de quilômetros; além disso, deve haver uma alta de 23% na demanda devido à reestruturação do sistema.

— No fim do ano, vamos ver como foi esse comportamento: se a demanda for acima da nossa previsão, reduzimos o valor do subsídio. Se acontecer o contrário, a gente vai precisar aumentar. Mas isso só vai ser revisado no fim do ano, junto à revisão tarifária da inflação — concluiu a secretária.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 28 Mai 2022, 13:02

NOTÍCIAS
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ ... idos.ghtml

Imagem

A Prefeitura do Rio de Janeiro finalizou a compra de 71 ônibus convencionais e 220 ônibus articulados para o sistema do BRT.

Os 71 veículos convencionais devem chegar em dezembro de 2022.

Já os outros 220 ônibus articulados só estarão disponíveis em março de 2023.

Com a licitação concluída, o município vai contar com 291 novos veículos.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 06 Jun 2022, 07:03

NOTÍCIAS
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ ... -rio.ghtml

Mais seis linhas de ônibus voltam a operar na cidade do Rio de Janeiro a partir de segunda-feira.

Com essas, são 17 rotas retomadas desde que a prefeitura fez um acordo com as viações.

O plano operacional tem como objetivo regularizar de forma gradual o serviço de ônibus, de forma a atender todas as regiões do Rio de Janeiro.
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 08 Jun 2022, 14:40

Ditadura
A justiça é fascista: greve de ônibus em Aracaju é julgada ilegal
No Brasil, o direito de greve é atacado constantemente pelo judiciário, direito este garantido pela Constituição

ImagemOs trabalhadores e suas organizações devem passar por cima das decisões fascistas do judiciário – Foto: Reprodução

Os rodoviários de Aracajú estavam em greve desde o dia 2 de junho. Na última segunda-feira (06), a justiça ordenou a suspensão da greve, alegando que a greve feria a oferta de ônibus e autorizou o uso da força policial contra os piquetes da categoria. O sindicato, de forma errada, aceitou o recuo da greve. Porém, alguns trabalhadores, de forma correta, estavam impedindo a saída dos ônibus.

A cada dia que passa, estamos mergulhando em uma ditadura sobre o pretexto da defesa das instituições democráticas do Estado. Entretanto, presenciamos, na prática, a mordaça sendo colocada no povo trabalhador, provando que todo o aparelhamento do regime burguês vem no sentido de atacar os trabalhadores.

Temos aqui uma medida abusiva e ditatorial. Afinal, a Constituição Federal garante o direito de greve, mas, como está se tornando usual na justiça brasileira, os juízes criam leis para massacrar o povo e rasgam a lei máxima do País.

Fica cada vez mais claro que o que estamos vivendo se trata de uma ditadura. O pretexto de greve ilegal tem sido usado corriqueiramente nos últimos anos. Ou seja, é o regime burguês atacando um dos direitos mais fundamentais da classe operária, que é o direito à greve. Finalmente, são julgamentos arbitrários.

Na prática, uma das medidas que esses juízes têm aplicado para atacar as greves são multas diárias de cifras altas que ameaçam a extinção dos sindicatos, como foi o caso de Aracaju. Foi imposta uma multa diária de R$ 1.000,00 a todos aqueles que tentarem impedir a circulação dos veículos na cidade.

A greve, além de um direito histórico, é o único mecanismo efetivo de obtenção das reivindicações da classe operária. Nesse sentido, é preciso de uma medida de força contra tais determinações autoritárias da justiça. Os sindicatos liderados pela CUT e demais organizações dos trabalhadores devem realizar uma ampla campanha pelo livre direito à manifestação e à greve.

A justiça no Brasil está cada dia mais tirana, pois rasgaram todos os direitos dos trabalhadores em nome da agenda neoliberal de esmagamento do povo trabalhador. Os exemplos são muitos, como a perseguição ao presidente Lula, o Mensalão, a Lava Jato e, agora, as Fake News, além das inúmeras greves que são julgadas “abusivas”.

É uma medida fascista que deve ser ultrapassada pelos trabalhadores e suas organizações os quais, por sua vez, devem continuar e intensificar a sua greve. É preciso uma ampla campanha de luta contra a ditadura do judiciário sobre os demais poderes em nome de uma “democracia” do indivíduo. A democracia é, supostamente, o direito de todos. Greve, manifestação e liberdade de expressão são pilares fundamentais deste decadente regime que devem ser defendidos até às últimas consequências.

Somente a mobilização e a denúncia vai colocar em xeque essa política nefasta da ditadura do judiciário sobre a “cabeça” do trabalhador. Todo apoio a greve dos trabalhadores e pela retomada por suas reivindicações mais que legítimas.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... da-ilegal/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 15 Jun 2022, 02:22

NOTÍCIAS
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 15 Jun 2022, 16:47

São Paulo
Greve dos condutores passou por cima da ditadura do Judiciário
Mesmo durando apenas 24 horas, a greve foi o importante sintoma da mobilização dos trabalhadores

ImagemGreve dos condutores de transportes rodoviários de SP – Foto: Reprodução

A greve de 24 horas decretada pelos trabalhadores nos transportes rodoviários urbanos de São Paulo é o indicativo de que os trabalhadores já não aguentam mais enriquecer tanto seus patrões e ficarem cada vez mais pobres, com os salários que não conseguem chegar ao fim do mês, corroído pela gigantesca inflação.

Em nota, o presidente do SindMotoristas Valmir Santana da Paz disse que “sem o merecido reconhecimento, motoristas, cobradores e profissionais da manutenção cruzarão os braços”.

Após várias reuniões entre o sindicato dos trabalhadores e o sindicato patronal, que não quer nem reconhecer a data base da categoria (1º de maio), estes rejeitaram a proposta do sindicato dos motoristas de 12,47% de aumento salarial a partir de maio.

O sindicato patronal ofereceu 10% de reajuste de modo parcelado. Na reunião de conciliação no TRT-SP, os patrões ofereceram os 12,47% a partir de outubro sem repassar ao vale alimentação e PLR e sem garantir 100% do salário para horas extras. O presidente do sindicato patronal alega que não tem proposta patronal nesse sentido.

Diante da negativa do sindicato patronal e a falta de acordo, o TRT marcou o julgamento do dissídio para quarta-feira (15) às 15 horas, onde manteve a liminar que determina que 80% deve estar operando nos horários de pico e 60% nos demais horários com pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Diante de tamanha arbitrariedade do TRT, praticamente proibindo a greve, os trabalhadores em assembleia no sindicato optaram pela greve de 24 horas a partir das zero hora do dia 14, descumprindo a liminar e correndo o risco das multas abusivas diárias pelo judiciário, o que prova a disposição de lutar pelos seus direitos contra o estado burguês.

Assim, a partir das zero horas desta terça-feira, houveram as paralisações, deixando os terminais do Grajaú, Santo Amaro, Campo Limpo e Vila Nova Cachoeirinha praticamente vazios. Algumas linhas foram estendidas até o metrô mais próximo.

A paralisação afetou 713 das 1.200 linhas e 6,5 mil ônibus, que transportavam 1,5 milhão de passageiros nas primeiras horas da manhã, segundo informações da SPTrans. Antes disso, ao longo da madrugada, apenas 46 das 150 linhas de ônibus noturno que operam na cidade operaram normalmente.

Agora, para tentar evitar novos problemas com a greve no período da tarde, a SPTrans do prefeito Ricardo Nunes (MDB) quer antecipar o julgamento do dissídio no TRT, e poder aplicar as multas ao sindicato dos trabalhadores e assim tentar desmobilizar a categoria, que está lutando por reposição das enormes perdas pela inflação e a defasagem nos salários.

A ditadura do judiciário está presente nos tribunais trabalhistas há anos, impedindo o direito de greve que consta na constituição ao tentar obrigar a manter um efetivo mínimo de trabalhadores fora da greve e de seus direitos, aplicando multas absurdas e sem amparo legal, pois trata-se de decisão judicial e não de lei estabelecida pelo legislativo.

Todas essas proibições e multas tem o objetivo claro de impedir o exercício de um direito constitucional, o direito de greve, ao mesmo tempo que as multas têm por objetivo desmantelar os sindicatos dos trabalhadores, deixando-os sem recursos financeiros e, assim, falindo, deixando os trabalhadores sem representação.

Para fazer frente a essas arbitrariedades judiciais, os trabalhadores precisam se organizar e colocar nas pautas de luta o combate às arbitrariedades judiciais que buscam eliminar os direitos garantidos em lei, como a liberdade de expressão e de greve, de acesso à educação, moradia e salários que garantem alimentação e vida com qualidade.

Quando os tribunais colocam que uma greve deve manter um efetivo qualquer fora da greve, já está violando o direito de greve. Ou se tem, ou não se tem o direito, não existe meio termo. E a coisa fica ainda pior quando impõe multas absurdas e pesadas em caso de descumprimento da exigência. Trata-se de punir aquele que exerce seu direito legal de fazer greve. Se isso não é ditadura, o que seria então?

Não podemos nos curvar diante de avanços concretos do estado burguês contra os direitos garantidos na lei e na constituição, conseguidos com muita luta, suor e lágrimas por companheiros que estiveram à frente dos movimentos que garantiram que esses direitos fossem colocados nas leis. Eles lutaram para conseguir esses direitos e hoje nós precisamos lutar para continuar a tê-los.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... udiciario/
Esses usuários curtiram o post de Chapolin Gremista (total: 1):
E.R
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 15 Jun 2022, 18:26

PCO devia fazer um texto para falar dessa questão do transporte público aqui do Rio de Janeiro.

Por um lado, as empresas de ônibus tiraram de circulação vários ônibus e linhas de ônibus nos últimos anos e pessoas das regiões mais pobres da cidade tem que ficar espremidas dentro dos poucos ônibus disponíveis para se deslocar para a Zona Sul da cidade.

Por outro lado, os governos federais (de Lula, Dilma, Michel Temer e Bolsonaro) deveriam dar um subsídio a algumas empresas de ônibus que correm o risco de falência pelo "congelamento" no preço das passagens.
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 15 Jun 2022, 18:40

Nessa reportagem do DCO sobre o aumento da passagem na Grande João Pessoa comentam sobre a questão do Passe Livre, naturalmente vale para todo o país, inclusive no RJ.

(...)

''O setor é lucrativo, havendo uma disputa acirrada por esse setor econômico. Com altos lucros e um serviço sofrível, que não atende adequadamente parte expressiva dos usuários. Ademais, a finalidade de uma concessão pública serve para atender o interesse da população, se não for assim qual o seu sentido.

No Estado de direito, se o interesse público não está sendo atendido pela concessão, essa concessão deve ser cassada. Ainda em nome do interesse público, as empresas que nesse processo perderam sua função social, devem ser estatizadas.

Por que com o setor de transportes deveria diferir? Se as empresas não conseguem manter a margem de lucro desejada, com tarifas que não lastime a população. Essas concessões devem ser cassadas e as empresas estatizadas, para serem utilizadas no atendimento da população.

Passe Livre já

A juventude, setor extremamente oprimido da sociedade não poder aceitar essa situação segregante. O acesso ao transporte público é essencial aos setores que estão em situação mais vulnerável da sociedade.

Para garantir os direitos de ir e vir, evitando uma segregação da juventude, idosos e desempregados, temos que garantir o seu acesso ao transporte público. Essa garantia é possível apenas com o passe livre. Antes do lucro, as concessões de transportes públicos devem atender às necessidades sociais.

Cabe a esses setores, principalmente a juventude, se organizar em torno dessa bandeira de luta. A Juventude Revolucionária clama a mobilização desses setores e o apoio da população nessa luta, o “Passe Livre” é uma das condições mínimas para garantir o desenvolvimento pleno dessa juventude e de toda a sociedade.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... -livre-ja/
Esses usuários curtiram o post de Chapolin Gremista (total: 1):
E.R
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 15 Jun 2022, 19:13

Acho que deveria ter uma parceria público-privada, com os governos financiando boa parte do preço da passagem. Não acho que é o caso de estatizar, porém o modelo atual - especialmente de empresas de ônibus - está falido.

Aqui no Rio isso se agravou mais depois que deram gratuidade para idosos e para outros setores e também com o preço da passagem sem aumento e o diesel cada vez mais caro.

É um problema grave do Brasil, especialmente do RJ. Vamos ver a curto prazo a decretação de falência de mais empresas de ônibus.

Inclusive sei de muitos empresários do setor de ônibus que diversificaram seus negócios, mudando de ramo, por não terem mais o lucro que tinham antigamente.

Ao mesmo tempo, a qualidade do serviço prestado à população cai a cada ano, além das empresas não cumprirem metas básicas estipuladas pela prefeitura, como o de um número mínimo de ônibus em alguns bairros, e a população mais pobre é quem sofre.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 20 Jun 2022, 21:23

NOTÍCIAS
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 24 Jun 2022, 23:11

Movimento Operário
Em Ribeirão Preto, motoristas de ônibus estão há 4 dias em greve
Trabalhadores reivindicam melhorias salariais frente à crescente crise econômica no País

ImagemServiço de transporte público de Ribeirão foi paralisado nesta terça-feira (21) – Foto: Reprodução

Os trabalhadores em transportes coletivos de Ribeirão Preto e região, desde a madrugada da última terça-feira (21), estão em greve porque os patrões não estão dispostos a negociar.

Os trabalhadores exigem reposição da inflação que em maio, data base da categoria, foi de 12.47%, bem como reajuste no vale alimentação e pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Na quarta-feira (22), houve reunião com as empresas de ônibus e o Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas. No entanto, os patrões se negaram a qualquer acordo, tão somente a reposição da inflação. Na audiência, não houve nenhum acordo e, desta forma, foi marcada nova negociação para a próxima terça-feira (28).

Conforme o sindicato dos trabalhadores, os patrões querem que todos os trabalhadores retornem ao trabalho, sem o aumento no vale e sem discutir a PLR. Isso quando a cesta básica já está ultrapassando o valor do salário mínimo.

O calote

Segundo o Sindicato dos Empregados do Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Seeturp), são cerca de 700 motoristas em greve, além de funcionários como mecânicos, borracheiros e porteiros das garagens. Essa é a segunda paralisação dos motoristas de ônibus no ano. A primeira foi em fevereiro, por conta do atraso no pagamento de salários, e durou um dia.

Ou seja, o transporte que deveria ser público e gratuito é entregue nas mãos de capitalistas que querem esfolar a população e utilizar seus funcionários como escravos. Inclusive, não pagando os salários, querem que os trabalhadores retornem ao trabalho sem atender às suas reivindicações, como disseram de que a frota deve estar 100% nas ruas. Uma verdadeira afronta aos funcionários do transporte.

No entanto, foi estipulado pelo Tribunal Regional do Trabalho que parte da frota de ônibus esteja circulando, ou seja, 50% nos horários de pico e 35% nos demais períodos do dia.

Os trabalhadores estão certos em paralisar suas atividades e mostrar o descontentamento com os patrões na rua até que sejam atendidas suas reivindicações, pois esse é o único caminho. É preciso radicalizar, colocar em questão a situação dos ataques sofridos pelo conjunto dos trabalhadores, pois somente assim é que os patrões sentirão na pele que a greve não é de brincadeira.

É necessário, ainda, extrapolar a questão econômica, ir para a questão política, ou seja, tirar o governo Bolsonaro, que tem como objetivo retirar todas as conquistas da classe trabalhadora e, desta forma, todas as conquistas serem retiradas por esse governo. Nesse caso, é necessário colocar Lula na presidência, tendo como propósito um governo dos trabalhadores como reivindicação central.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... -em-greve/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 29 Jun 2022, 23:50

Greve
Greve dos motoristas de ônibus atinge 1 semana em Ribeirão Preto
Trabalhadores exigem reajuste salarial, o reajuste no Vale-Refeição e a PLR

ImagemPatrões e poder público em Ribeirão Preto optam por restringir o transporte da população ao aceitar as reivindicações dos trabalhadores – Foto: Reprodução

Em Ribeirão Preto, cidade localizada no interior paulista, os motoristas e demais funcionários das linhas de ônibus estão em greve desde a madrugada do último dia 21. Nessa terça-feira (28), a paralisação completou uma semana, dia em que ocorreu, também, uma nova tentativa de acordo no TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), em Campinas.

Houve uma negociação fracassada na semana passada entre os trabalhadores, representados pela Seeturp (Sindicato dos empregados do transporte urbano de Ribeirão Preto) e a PróUrbano, que reúne as empresas do setor.

As reivindicações dos trabalhadores são: o reajuste salarial de 12,75%, para recompor as perdas inflacionárias, assim como o mesmo percentual para o benefício do vale-alimentação e a PRL (participação nos lucros e resultados).

Quanto ao reajuste salarial, o percentual foi aceito pelas empresas, porém não houve acordo em relação ao vale-alimentação e à PLR. O resultado foi a paralisação e o agendamento da segunda rodada de negociação para a última terça-feira (28).

Durante essa semana, os ônibus rodaram com 50% da frota nos horários de pico da manhã, entre as 6h e 8h, e da tarde, entre 17h e 19h, devido a uma liminar, uma determinação da justiça do trabalho, acionada pelos patrões.

Na segunda fase das negociações, no TRT de Campinas, foram definidos os seguintes pontos entre o sindicato e as empresas: reajuste salarial de 12,47% sobre os salários do mês de abril de 2022, a partir de 1º de junho de 2022; abono excepcional de 12,47% para o mês de maio de 2022 sobre o salário pago no mês de abril de 2022; manutenção do PLR nos moldes atuais e das demais cláusulas sociais.

Sobre a questão do vale-alimentação, não houve acordo. As empresas oferecem somente 7% de reajuste e não os 12,47% reivindicados pela categoria. As propostas serão levadas para assembleia com os trabalhadores, que será realizada na quarta-feira (29), às 17h. A prefeitura de Ribeirão Preto garante a normalização do transporte mesmo antes da assembleia, o que não foi confirmado pelo consórcio PróUrbano.

Desde o golpe de estado em 2016, os diretos dos trabalhadores vem sofrendo ataques cada vez mais ferozes, e o direito a greve não é diferente. Medidas arbitrárias de “regulamentação” em relação a esse legítimo direito constitucional vêm sendo defendida pela burguesia e aprovada pelos seus funcionários no poder público.

As greves são consideradas “abusivas”, ou seja, ilegais. Abrem-se brechas para criminalizar os trabalhadores, caçá-los e descontar os dias de paralisação de seus salários. Um verdadeiro atentado contra um direito democrático da classe trabalhadora.

Essa situação se torna ainda mais dramática em um período marcado pelo retrocesso econômico e, consequentemente, o empobrecimento da população. Devemos nos mobilizar por Lula presidente e pela garantia dos direitos democráticos do povo brasileiro para pôr um fim a essa situação de miséria.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... rao-preto/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103914
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 06 Jul 2022, 01:37

A classe dos motoristas de ônibus tem sido umas das classes mais prejudicadas do Brasil, principalmente porque desde 2013 que o aumento das passagens em algumas grandes cidades como o Rio não tem sido feito, sendo barrado por prefeitos e vereadores, mesmo com o aumento do diesel.

O que aconteceu na prática foram empresas de ônibus falindo ou empresas de ônibus diminuindo a quantidade de veículos nas ruas, prejudicando os passageiros, que tem que esperar mais pelos ônibus ou andar em ônibus mais lotados e menos motoristas empregados.

E também a demissão das pessoas que contavam o dinheiro dos passageiros, deixando o motorista sozinho nos veículos e com a dupla função de motorista e cobrador e sendo a todo momento pressionado pelos passageiros, tornando a profissão de motorista de ônibus das mais estressantes do país.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3370 vezes

Transporte Público

Mensagem por Barbano » 06 Jul 2022, 16:39

E.R escreveu:
15 Jun 2022, 18:26
Por outro lado, os governos federais (de Lula, Dilma, Michel Temer e Bolsonaro) deveriam dar um subsídio a algumas empresas de ônibus que correm o risco de falência pelo "congelamento" no preço das passagens.
Ué, quem congelou as passagens foi a Prefeitura do RJ. Governo Federal não tem nada a ver com as decisões populistas (e descumprimentos contratuais) do Crivella e do Paes. Quem tem que subsidiar, se quiser manter a tarifa mais baixa, é a própria prefeitura (como faz há anos a prefeitura de São Paulo, por exemplo).

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 07 Jul 2022, 17:32

Decadência imperialista
Crise: motoristas de aplicativo se prostituem para ganhar “extra”
Para complementar a renda, motoristas se prostituem aos passageiros, um reflexo claro da crise capitalista pela qual estamos passando

ImagemTransporte por aplicativo – Foto: Reprodução

Precarização sobre precarização. Na tentativa de aumentar os rendimentos, os motoristas de aplicativos têm aceitado fazer sexo com passageiros em troca de dinheiro. A prostituição transparece nas sombras de uma economia clandestina.

Não há registros contábeis para rastrear, não há recibos para examinar e não há registros legais para analisar. Simplesmente, é difícil entender o tamanho dessa economia e onde ela pode levar uma pessoa que é vítima da precarização da mão de obra, adotada sem restrições na fase mais decadente de um sistema capitalista em franco declínio.

Conhecer o tamanho da economia é o primeiro passo crítico para permitir que a aplicação da lei, o sistema judicial e os formuladores de políticas façam escolhas adequadas sobre como combater os danos que acontecem nesses mercados. Se acumula o dano aos motoristas de aplicativos, estão mais uma vez marginalizados e precarizados na manutenção de sua economia doméstica.

O dinheiro que se acumula na mão dos detentores de aplicativos, principalmente, e falta no bolso do motorista, determina o aumento da precarização deste último. A tecnologia, em rápida mudança, também termina por atuar contra o trabalhador, pois é manipulada pelo detentor do aplicativo nessa indústria de exploração do motorista e deixa os trabalhadores cada vez mais vulneráveis, pois além de não conseguirem ter uma renda satisfatória, que supra suas necessidades básicas, ainda se veem ameaçados pelos proprietários das plataformas.

Como foi relatado pelos motoristas, na maioria dos casos, além de serem feitos por pessoas do mesmo sexo masculino, existe uma codificação com uso de sinais entre o passageiro e o motorista que determina o interesse de um ou de outro pela prática sexual. Tem-se evitado que haja algum registro nessa prática por conta de represálias da empresa e a possibilidade de uso de provas, como é o caso das mensagens escritas no aplicativo, em alguma questão envolvendo a repressão estatal, com os processos judiciais.

Um dos motoristas entrevistados pela Folha disse que as relações sexuais geralmente ocorrem sem o uso de preservativos. O valor do “programa”, segundo relatou um dos motoristas entrevistados, pode custar entre R$50 e R$150, mas já chegou a faturar R$200. Isso equivale a quase todo o lucro diário que tem com as corridas. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou PIX. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o ganho médio de um trabalhador de aplicativos de transporte ou mercadorias no Brasil é de R$1.900 por mês. O que não cobre, segundo o próprio IPEA, as necessidades mínimas de uma família.

Os motoristas de aplicativo, trabalhadores que já se encontravam desamparados pelo mercado de trabalho, recorreram aos serviço via aplicativo como uma maneira de complementar ou mesmo ter uma renda. Estão totalmente desamparados porque não encontram uma maneira de ter uma renda que supra suas necessidades mínimas devidos aos altos gastos com a manutenção do veículo, os preços dos combustíveis que não param de subir, as limitações em sua liberdade para trabalhar que são impostas pela empresa que gerencia os aplicativos etc.

Os motoristas estão recorrendo à prostituição considerando que possam acrescentar alguma renda ao trabalho “formal” – que, na realidade, não tem nada de formal – como motorista de aplicativo que não tem dado resultado positivo. Isso, por si só, já é um sinal muito forte da decadência da sociedade, pois a maneira das pessoas terem uma vida digna na sociedade estão ficando cada vez mais escassas e o trabalhador está ficando cada vez mais à mercê da sorte. A crise do imperialismo significa, necessariamente, a decadência moral e política da sociedade. A saída não é tentar se adaptar à vontade do imperialismo, mas sim se opor a ele.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... har-extra/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Responder