Transporte Público

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Chapolin Gremista
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Mensagem por Chapolin Gremista » 23 Nov 2022, 02:19

NOTÍCIAS
O OBJETIVO É SÓ O LUCRO
Metrô SP: sucateamento para privatizar
Metrô de SP, o mais moderno da América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade de passageiros, não prioriza modernização do serviço

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A Linha 1-Azul do Metrô paulista teve na manhã de sexta-feira (18) uma paralização parcial por motivo de falha de fornecimento de energia, entre os trechos Tucuruvi e Luz. O trecho ficou sem circulação de trens entre 4:00h e 7:00 da manhã, conforme noticiado pela página na internet do Metrô CPTM. Apesar da paralização ter sido parcial toda a operação da Linha 1, que é a linha que tem maior número de paradas, 23, foi afetada. Além disso, devido aos entroncamentos com outras linhas, também foram afetadas as operações das linhas 2-Verde e 3-Vermelha. Após a extinção do defeito a normalização do tráfego de pessoas ainda demorou algum tempo.

Segundo o Metrô, 88 ônibus do sistema PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) foram disponibilizados pela empresa para transportar os passageiros do trecho afetado, porém houve grande tumulto e os ônibus não foram suficientes para atender sequer uma pequena parte dos passageiros prejudicados. O gerente de operações do Metrô, Antônio Márcio Barros Silva, informou (Globo), que a falha ocorreu ao ser energizada a linha por via remoto, a empresa precisou ligar o sistema elétrico manualmente, o que levou muito tempo.

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No dia anterior (17) o ramal já tinha apresentado outros problemas e houve falhas de origem não explicada com trens, segundo o gerente, nas estações Liberdade e Parada Inglesa por volta do meio dia. A falha do dia 18 foi devido a mal funcionamento da automatização do sistema CBTC de energização das linhas, que está em operação desde 2010 e o gerente alegou que o sistema ainda estava em teste. Segundo o Wikipedia, “em 2010, o Metrô de São Paulo foi considerado o melhor sistema de transporte sobre trilhos da América Latina pelo The Metro Awards, sendo o primeiro da região em ter uma estação equipada com portas de plataforma (2010), sistema CBTC para sinalização e controle de trens (2010)”. Já dissemos várias vezes neste Diário que imprensas como a Globo não costumam ser “precisas” quando a notícia é de interesse da população.

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Em 2019 as linhas do metrô transportavam 5,3 milhões de pessoas por dia. Houve uma queda do número de passageiros, momento em que poderia se ter feito mais inspeções, obras e serviços preventivos, como esse do sistema de automatização CBTC. Este procedimento deixaria o sistema preparado para o aporte no número de passageiros. O serviço metroviário de SP tem administração mista, empresas privadas e estatais. Entre 2019 até este ano, período em que o governo golpista de Bolsonaro, que mentiu dizendo que ia “mudar tudo isso aí”, adotou a política econômica neoliberal mais agressivamente que nos governos petistas, notou-se investimento em queda por parte do governo e além disso 1.300 funcionários foram demitidos do sistema de transporte metroviário.

Mais uma vez dizemos, como já foi noticiado neste Diário diversas vezes, um serviço tão essencial quanto o transporte de passageiros numa cidade movimentada como São Paulo, deveria ser totalmente controlado pelo estado, mesmo que no sistema capitalista, pois haveria mais investimentos em modernização, segurança e prevenção do que em empresas privadas. O alvo da iniciativa privada é somente o lucro. Contudo, como analisamos, o ideal seria um estado totalmente socialista, pois também se nota baixo investimento e despreocupação com o progresso no sistema neoliberal, cuja prioridade é favorecer o sistema financeiro em detrimento da sociedade.

O metrô de São Paulo é um reflexo tanto do habitual desenvestimento do setor privado quanto do desvio de investimentos dos governos neoliberais para favorecimento do mercado financeiro, que não produz nada só consome o dinheiro que deveria ser usado para o desenvolvimento das cidades. O aumento do investimento pelo estado impreterivelmente geraria um lucro muito maior do que o observado no baixo investimento, pregado pelo neoliberalismo. Porém haveria necessidade de maior distribuição desse lucro, o que não é o objetivo das políticas neoliberais.


https://causaoperaria.org.br/2022/metro ... rivatizar/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

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Mensagem por Chapolin Gremista » 24 Nov 2022, 10:53

NOTÍCIAS
DIREITO FUNDAMENTAL
Demagogia nos transportes: tarifa zero apenas ao fim de semana
Transporte público gratuito e de qualidade não é privilégio da população, é direito e está na Constituição Federal

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Éde praxe prefeituras e estados fazerem demagogia com a questão dos transportes para os moradores. Em Santa Catarina, mais precisamente em Florianopólis, temos um exemplo claro dessa política praticada pela direita privatista. De acordo com o prefeito Topázio Neto, que usou suas redes sociais para noticiar a gratuidade do transporte público durante os finais de semana nos próximos dois meses, a medida melhorará o acesso da população local e visitantes em época de temporada às praias e locais turísticos da região.

Até ai, tudo bem, mas o que o prefeito esqueceu de falar para a população é que o transporte público, gratuito e de qualidade consta na constituição federal de 1988 e é direito de todo cidadão brasileiro. “Art. 21. Compete à União: XX – instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos;”

Perceba que apenas no final de semana durante dois meses, não é um bem real para a população e para a classe operária e trabalhadora que se utiliza dos transportes diariamente no mínimo duas vezes – existem milhares de pessoas que precisam de muito mais transporte diário. Uma família por exemplo, com quatro pessoas, recebendo salário mínimo, chega a gastar em média quase 20% de toda a sua renda com transporte para chegar e voltar do trabalho. Ou seja, a necessidade se impõe e o trabalhador dispensa parte de sua baixa renda com aquilo que lhe é direito constitucional.

Esse tipo de demagogia com a população esconde preços abusivos, ônibus caindo aos pedaços, longas esperas em terminais e pontos de ônibus, lotação… enfim, uma infinidade de questões a serem resolvidas, pois, além de pagar um absurdo, a população sofre horrores, isso sem contar o que passam os trabalhadores do próprio sistema de transporte, jornadas gigantescas, veículos sem a mínima estrutura para circulação etc. Não é raro vermos motoristas e funcionários dos transporte pararem suas atividades, seja por conta de baixos salários, seja falta de segurança ou nenhuma condição de trabalho.

Outro ponto importante a se denunciar, é que quando a direita dá uma pequena brecha para a população mais pobre, podemos ter certeza de que irá tirar em dobro adiante. É óbvio que medidas como essa têm um acordo entre prefeituras e empresas privadas. Logo, o aumento dos preços das tarifas é condição certa para os próximos períodos do transporte publico daquela cidade. Sendo assim, a demagogia da burguesia certamente afetará o bolso do trabalhador.

A população precisa se organizar e lutar por um transporte publico, gratuito e de qualidade. O único medo da burguesia é povo mobilizado, somente a pressão popular garante esse direito que é fundamental.


https://causaoperaria.org.br/2022/demag ... de-semana/
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Mensagem por Barbano » 24 Nov 2022, 13:22

Chapolin Gremista escreveu:
24 Nov 2022, 10:53
Até ai, tudo bem, mas o que o prefeito esqueceu de falar para a população é que o transporte público, gratuito e de qualidade consta na constituição federal de 1988 e é direito de todo cidadão brasileiro. “Art. 21. Compete à União: XX – instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos;”
Onde nesse artigo diz que o transporte deve ser gratuito? :wacko:

Colaria mais se fosse o Artigo 6.

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Mensagem por Chapolin Gremista » 30 Nov 2022, 20:16

NOTÍCIAS
BORIC X CAMINHONEIROS
Greve de caminhoneiros no Chile já tem mais de uma semana
Nova esquerda latino americana, Boric, foge das reivindicações dos trabalhadores do transporte, como diminuição do preço dos combustíveis

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Os caminhoneiros chilenos começaram a bloquear as principais estradas do país a partir de segunda-feira (21), e já passa de uma semana. Com quatro dias de paralisação, os comerciantes já falavam em desabastecimento e falta de produtos essenciais para a população do Chile. Os protestos estão acontecendo principalmente na região central e norte do país. Algumas estradas estão totalmente bloqueadas e outras com interdição parcial.

Entre outras, a principal reivindicação da categoria é a redução dos preços dos combustíveis e o congelamento do preço por seis meses. No início da greve, o governo propôs o congelamento por três meses, o que foi rejeitado pelo líder do movimento, Cristian Sandoval, que afirmou que a medida não é satisfatória. Essa situação pode complicar ainda mais a situação de Gabriel Boric, que sofreu a poucos dias uma derrota no congresso ao tentar aprovar uma nova Constituinte no Chile.

O subsecretário do interior do Chile, Manuel Monsalve, veio publico no último domingo (27), pedir que os caminhoneiros “não ocupem o Chile para resolver seus problemas internos”: “Eles não precisam pedir aos chilenos que resolvam os problemas entre particulares. Fizemos propostas que resolvem os problemas, pusemos soluções concretas na mesa”, afirmou. Atualmente o preço da gasolina no Chile é o equivalente a R$ 8 no Brasil.

De acordo com a Folha de S. Paulo, quando Boric visitou México na semana passada, ele disse que as manifestações não têm fundamento e instruiu os ministros a utilizar “todas as ferramentas para proteger o funcionamento do país e os setores mais vulneráveis.” E acrescentou que, se for preciso, irá recorrer à Lei de Segurança do Estado, que tipifica crimes contra a soberania nacional e a segurança, incluindo distúrbios de ordem pública.

Neste momento a manifestação entrou em uma divisão. Segundo a Revista Caminhoneiro, a Confederação Nacional do Transporte de Cargas (CNTC) e a Fedequinta, já tinham decidido acabar com a paralisação, após um acordo estabelecido com o governo Gabriel Boric. Por outro lado, a Força do Norte e a Federação de Caminhoneiros Centro-Sul decidiram permanecer com o movimento.

Está mais do que claro, que o atual governo chileno, ou a nova esquerda latino-americana, ligada ao imperialismo, está se esquivando de sua responsabilidade em ajudar e atender os interesses dos trabalhadores caminhoneiros e da população na país. Nesta segunda-feira (28), o ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, criticou esses profissionais que querem dar continuidade à greve. Em coletiva à imprensa, o ministro da Agricultura do Chile falou: “Que se livrem dessa imbecilidade que está afetando o país”.



https://causaoperaria.org.br/2022/greve ... ma-semana/
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Mensagem por Chapolin Gremista » 03 Dez 2022, 13:40

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TRANSPORTE COLETIVO
Campinas/SP: motoristas e cobradores paralisaram por salários
Desde maio, período da data base, os trabalhadores nas empresas de ônibus de Campinas estão sem assinar o ACT, devido a mixaria oferecida pelos patrões

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Sem negociações para discutir a campanha salarial nas empresas de transporte coletivo de Campinas e região, os trabalhadores resolveram ontem (01/10), a partir de 00h00 paralisar suas atividades, devido aos patrões que não querem reajustar os salários.

De madrugada, a partir das 4 horas os trabalhadores se concentraram nas portas das garagens da VB1, que atende Campinas e região metropolitana e as empresas da SOU que compreende a região de Valinhos, com uma paralisação massiva dos trabalhadores que estão sem reajuste salarial. Os ônibus só saíram das garagens das empresas às 6 horas.

Devido à grande adesão dos trabalhadores à paralisação dos rodoviários, que foi seguida de assembleia que, conforme Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Anexos de Campinas, teve adesão da totalidade dos motoristas e cobradores, tanto em Campinas quanto em Valinhos, a prefeitura, para tentar se prevenir do que poderá acontecer daqui pra frente, está contratando empresas para suprir a necessidade dos transportes na região, numa demonstração de que não está disposta a ceder aos operários.

Negociações emperradas

Os condutores fizeram, desde o início da campanha salarial, várias reuniões e, até agora, não fecharam acordo, mesmo porque, o que as empresas de ônibus ofereceram, um reajuste de 9%, não contempla sequer a inflação do período que na época, no mês de maio, período da data base dos rodoviários, foi de 11,73% segundo o INPC. Ressalta-se que a taxa da inflação, invariavelmente, não reflete a realidade e, ainda, é manipulada pelo governo de Bolsonaro.

Numa atitude de escárnio contra os trabalhadores, além dos patrões das empresas de transportes coletivos de Campinas e região, bem como Valinhos, oferecerem uma mixaria de reajuste, eles tiveram a capacidade de propor um parcelamento do reajuste que consiste em pagamento de 6% imediato, 2% em janeiro e mais 1% em fevereiro.

Os motoristas de fretados obtiveram 15% em parcela única, o Sindicato está exigindo o mesmo percentual e nas mesmas condições.

É preciso a intensificação da luta dos rodoviários para que sejam atendidas suas reivindicações, porém, uma paralisação de algumas horas não fará com que os patrões das empresas de ônibus venham a atender as exigências legítimas dos trabalhadores.

Há necessidade, inclusive dos demais setores dos trabalhadores da região de Campinas, de se mobilizarem em apoio aos trabalhadores que, na medida em que os salários não sejam reajustados, na verdade os condutores começam a pagar para trabalhar, enquanto os patrões arrecadam cada vez mais às custas da população, com passagens caras quando, na verdade, o transporte deveria ser público, controlado pelos governos e prefeituras, sem a interferência dos empresários gananciosos, que só querem ver suas contas bancárias volumosas, em detrimento das condições de vida dos rodoviários e dos trabalhadores em geral.

Somente a greve por tempo indeterminado tem como impor uma derrota aos patrões e prefeitura e, desta forma, conquistar as reivindicações.



https://causaoperaria.org.br/2022/campi ... -salarios/
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Mensagem por E.R » 06 Dez 2022, 10:15

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Mensagem por Pedro Gomes » 08 Dez 2022, 19:15


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Mensagem por Barbano » 09 Dez 2022, 08:49

Rio e suas bizarrices. Compraram esse chassi doido da VW com 2 eixos na frente, e num ônibus relativamente curto. Se pelo menos fosse 15 metros...

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Mensagem por Pedro Gomes » 13 Dez 2022, 19:25


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Mensagem por Barbano » 14 Dez 2022, 10:19

Eu andei em um desses em julho, e não tava gelando bosta nenhuma.

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Mensagem por Dias » 14 Dez 2022, 11:56

Barbano escreveu:
14 Dez 2022, 10:19
Eu andei em um desses em julho, e não tava gelando bosta nenhuma.
Já andou em algum ônibus convencional que gela? Os únicos ônibus que eu andei e que falavam eram ônibus executivos.
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Mensagem por Barbano » 15 Dez 2022, 08:18

Sim, em geral ônibus urbanos com ar-condicionado gelam bem.

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Mensagem por E.R » 16 Dez 2022, 00:15

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Mensagem por Barbano » 16 Dez 2022, 14:42

Obras intermináveis. Vamos ver se o Tarcísio acelera isso, porque o Dória ficou só no slogan mesmo.

E pensar que há 13 anos optaram pelo monotrilho para essas linhas (15 e 17) porque seria mais rápido :unsure:

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Mensagem por Pedro Gomes » 16 Dez 2022, 20:07


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