DEPRESSÃO - TAB - TOC - SDP - FOBIAS

Você tem? Já teve? Sabe o que é? Vamos conversar a respeito?

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Mandarim
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 81 vezes
Curtiram: 230 vezes

Re: DEPRESSÃO - TAB - TOC - SDP - FOBIAS

Mensagem por Mandarim » 20 Mai 2013, 18:44

Buthel escreveu:Tenho o hábito de roer unhas, quase que diariamente, desde criança. Algumas vezes chega ao ponto de sangrar e inflamar (erro de calculo :P ).

Dei uma rápida pesquisada e não é bem caracterizado como toc, só quando chega ao ponto de contrair infecções e em alguns casos, a pessoa até não consegue usar as mãos. Bom, não é muito meu caso, quando percebo que a unha está curta eu paro. Está mais para um quadro de ansiedade (e de fato sofro com isso).

Outra coisa que faço bastante é quando eu estou na rua, fico conferindo os bolsos a cada 5~10 min para ver se não perdir as chaves, documentos, carteira, etc.
Interessante, eu sofro muito com ansiedade algumas vezes, até tomo remédio para controlar, fico ansioso por nada.. e tambem tenho mania de roer unha e de ficar feio mesmo.. acho que meu caso é pior que o seu .. tem dedos que não consigo usar de tão machucado que fica :triste: ruim é "ligar o chuveiro" por exemplo onde da aqueles "choquinhos" hahaha
Gente! Eu tambem sou de ficar conferindo as coisas quando eu saio, as vezes evito levar algo quando vou para a rua.. tipo dinheiro, relógio, celular, chaves.. chega a ser um TOC isso ? sei que tenho sérios problemas kkk
Don Lucas: "Dígame Licenciado"

Don Chaparrón: "Licenciado"

Don Lucas: "Gracias, Muchas Gracias"

Don Chaparrón: "No hay de queso nomás de papa"

Chavo
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 85 vezes

Mensagem por Chavo » 20 Mai 2013, 19:18

TOC nada mais é do que manias que te prendem contra a sua vontade. Você sabe que elas não têm razão alguma de ser, mas se não as executa bate uma angústia fora do comum, pensamentos ruins, culpa etc.

Se isso que vocês estão dizendo não os aprisionam dessa forma, então vocês têm qualquer coisa menos TOC. :P
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Chambón
Membro
Membro
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Mensagem por Chambón » 20 Mai 2013, 20:26

Igorkk33 escreveu:
James Revolti escreveu:Não entendi...
Tá falando do Super Mario num tópico de depressão.
Você que não entendeu o que ele quis dizer. Há duas formas formas de zerar o Super Mário, usando diversos atalhos, ou seja, incurtando o máximo possivél o jogo, ou fazendo o jogo por completo, com todas Star Coins, com todas as fases completas, todas as warp zones liberadas e todos os Toads salvos. Há pessoas que sentem obsessão de completar todo o game, e ele relacionou isso a um tipo de TOC.

Digo, foi o que eu entendi. :P
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

James Revolti
Administrador
Administrador
Curtiu: 622 vezes
Curtiram: 1879 vezes

Mensagem por James Revolti » 20 Mai 2013, 22:41

Isso mesmo, foi só um chiste. :joinha:

Arkantos
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Arkantos » 20 Mai 2013, 23:40

Incrivelmente, eu já tive esse problema que o James mencionou. Em vários jogos que já joguei, sempre procurei fazer tudo da forma mais "perfeita" possível (do contrário, eu ficava completamente insatisfeito). Talvez tenha relação com um certo problema de perfeccionismo que tenho (e que não me prejudica apenas em jogos). Hoje, consigo controlar melhor isso, mas, às vezes tenho umas recaídas. :P

Rafinha
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 104 vezes

Mensagem por Rafinha » 20 Mai 2013, 23:48

Eu sou também um tanto perfeccionista, mas com o Português. Eu fico catando erros de ortografia e concordância em todos os textos que leio. Às vezes eu presto tanto atenção nesses desvios da escrita que acabo não captando a mensagem do texto em si, e por isso tenho de ler novamente.

E quando encontro um erro meu em posts no Fórum, eu edito, mesmo que ninguém mais leia.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Arkantos
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Arkantos » 20 Mai 2013, 23:55

Rafinha escreveu:E quando encontro um erro meu em posts no Fórum, eu edito, mesmo que ninguém mais leia.
Você pode verificar alguns posts antigos meus e perceberá que faço exatamente a mesma coisa. :vamp:
Como moderador, até dei uma certa relaxada, mas em alguns momentos não consigo me controlar. :P

Chavo
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 85 vezes

Mensagem por Chavo » 20 Mai 2013, 23:58

Somos 3, mas agora eu não tenho mais essa oportunidade em tópicos fechados rs.
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Mandarim
Membro
Membro
Curtiu: 81 vezes
Curtiram: 230 vezes

Mensagem por Mandarim » 21 Mai 2013, 00:10

Chavo escreveu:TOC nada mais é do que manias que te prendem contra a sua vontade. Você sabe que elas não têm razão alguma de ser, mas se não as executa bate uma angústia fora do comum, pensamentos ruins, culpa etc.

Se isso que vocês estão dizendo não os aprisionam dessa forma, então vocês têm qualquer coisa menos TOC. :P
Além do que eu já disse, tenho mania de ficar conferindo as coisas... se a porta está trancada, se fiz isso, se fiz aquilo hahhaha
e também sou perfeccionista, até demais ...
Erros de português eu vivo corrigindo hahaha.. e em todo lugar ... já cheguei a assistir NBR e estava escrito "PresidentA Dilma.." não gostei daquio :rolleyes:
Don Lucas: "Dígame Licenciado"

Don Chaparrón: "Licenciado"

Don Lucas: "Gracias, Muchas Gracias"

Don Chaparrón: "No hay de queso nomás de papa"

Rafinha
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 104 vezes

Mensagem por Rafinha » 21 Mai 2013, 00:44

Já corrigir os erros de escrita dos outros eu não faço [só quando é um erro escandaloso], apenas reparo. Não quero dar uma de chato ou de professor. :P
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Barney Stinson
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Mensagem por Barney Stinson » 21 Mai 2013, 06:39

Nossa, o tópico rendeu :O

Bom, acho que das pequenas manias citadas, poucas delas poderiam se enquadrar em uma patologia. Acho que o ideal é partir pra analogia do próprio comportamento: sintoma + causa = efeito (resumindo, de onde vem a causa do sintoma que gera efeitos negativos no comportamento). Não creio que pelo simples fato da pessoa checar se a porta está fechada (o que eu acho completamente normal, afinal, pra mim é uma medida de segurança :P) ela já tem uma "mania patológica". A gente tem de entender se tal comportamento influencia de forma negativa na vida da pessoa.

De tudo falado, nunca senti nenhum dos tics mencionados. O que mais me incomoda são os pensamentos compulsivos e não manias físicas. Meu atual diagnóstico é: CID 10 - F31.4 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual depressivo grave sem sintomas psicóticos

Achei interessante o que o Fabão relatou, de contar as linhas. Isso te angustia muito cara a ponto de te irritar?

Outra coisa que o Arkantos e o James falaram a respeito dos games, tenho um amigo assim, por ex. No Far Cry 3, ele só termina todas as missões se catar todos os itens ocultos (e nisso se vão meses).

Essas pequenas manias acho que todo mundo tem. Todo mundo tem suas excentricidades. Agora pra reconhecer se tais excentricidades chegam a um nível incomodativo (que daí surge a patologia em si) só um médico competente, com perícia para tal poderá diagnosticar.
Fui embora morar com budistas, beijos!

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2100 vezes
Curtiram: 4540 vezes

Mensagem por Barbano » 21 Mai 2013, 11:04

Barney Stinson escreveu:Achei interessante o que o Fabão relatou, de contar as linhas. Isso te angustia muito cara a ponto de te irritar?
Não é para tanto...

Barney Stinson
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Mensagem por Barney Stinson » 21 Mai 2013, 11:16

Barbano escreveu:
Barney Stinson escreveu:Achei interessante o que o Fabão relatou, de contar as linhas. Isso te angustia muito cara a ponto de te irritar?
Não é para tanto...
Então tá de boa :joia:
Fui embora morar com budistas, beijos!

Eduardo Godinez
Membro
Membro
Time de Futebol: Santa Cruz
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 35 vezes

Mensagem por Eduardo Godinez » 22 Mai 2013, 06:06

Tive uma crise de ansiedade semana passada, decorrente do que creio ser estafa. Fiquei sem ar, paranoico, impaciente e claustrofóbico. Desde então venho tentando me acalmar mas meu ritmo atual de vida não deixa. Já achava que precisaria de ir a alguém da área médica há tempos mas acho que a hora chegou antes do meu esperado.
Eduardo 'Godinez' Monteiro
desde 2003 no meio ch, fundador do Fórum Chaves

Jôpiras
Membro
Membro
Programa CH: La Chicharra
Time de Futebol: Atecubanos
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 10 vezes

Mensagem por Jôpiras » 22 Mai 2013, 10:53

Tenho o habito de checar uma coisa que eu fiz 35435146 vezes só pra ver se tá tudo OK, mesmo se na primeira eu já tivesse certeza que tava OK. Por exemplo: trancar a porta, ver se eu desliguei o fogão, fazer uma conta (na calculadora mesmo). Isso tem alguma coisa a ver com TOC ou algo assim? :unsure:

Outra coisa: eu tenho uma certa problema quanto a me relacionar com as pessoas. Tá certo que timidez é comum com todo mundo praticamente, só que no meu caso acho que isso é um problema mesmo.

Por exemplo, quando vou falar com o pessoal daqui de casa eu falo normalmente. Mas quando é uma pessoa de fora, mesmo que seja presente no meu dia a dia, as palavras não saem, eu gaguejo, meu tom de voz muda.

Também acontece quase sempre de me faltar o assunto, por isso fico calado a maior parte do tempo, inclusive comentam direto "Nossa, o João é muito queto, não fala nada". A outra pessoa também não se esforça em puxar assunto, fica aquele silencio constrangedor que me deixa muito puto, fico com a sensação de que apenas eu tivesse que tomar a iniciativa da conversa. Daí fico angustiado tentando pensar num assunto descontraído pra falar com a pessoa, o que acaba sendo em vão pois metade do assunto do pessoal aqui é sobre suas vidas sociais bem sucedidas e a outra metade é sobre as transa que já tiveram/pretendem ter.

Responder