Fabão escreveu:Não é a mídia que influencia... o conceito é esse mesmo. No próprio dicionário diz:
Disposição habitual para certo mal; mau costume: vício de fumar; Hábito de proceder mal; ação indecorosa que se pratica por hábito; Costume condenável ou censurável
Insisto que você está comparando coisas totalmente diferentes... todo mundo vê tv, acessa internet, joga games, e para a grande maioria das pessoas isso não se torna um vício. Ao contrário do cigarro e outras drogas, que causam dependência química. A pessoa quer parar de fumar, mas não consegue.
Você conseguiria
hoje parar de acessar a internet tendo um computador à sua frente? Parar de acessar o Fórum Chaves? Remover isso de sua rotina? Não, né. Uma hora ou outra, seja lá ou tempo que for, você sentiria uma certa abstinência. Isso se tornou um vínculo em seu dia a dia. Mesmo que não seja realmente grave, que não lhe faça mal algum. É um vício. Vício pode ser apegado a qualquer matéria, como eu já disse, independente do efeito, consequência ou intensidade.
Os vícios mais abrangentes estão em relação às drogas sim, mas existem outras formas de vício também. Tem gente que é viciada em igreja, tem gente viciada em compras, outras em cassinos, etc. É isso que quero dizer.
Scopel escreveu:Complementando o post do Fabão:
O vicio é qualquer desejo que leva à ansiedade pelo alívio imediato com consequências negativas no longo prazo, agravado pelo fato de a pessoa não ter sob o seu controle o limite de tal desejo.
Droga é qualquer substância química, que pode trazer vários tipos de efeitos, como alucinógenos e estimulantes. Também são consideradas drogas quaisquer substâncias que causam depêndencia.Na definição original, antes de ser um problema social, é qualquer substância química que provoca algum tipo de alteração no organismo.
Agora podem continuar discutindo.
Não estou misturando droga com vício. Eu deixei claro logo no início da discussão.