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Neste domingo, o
EXTRA chega às bancas de roupa nova : estreia seu
novo projeto gráfico, desenvolvido para adequar-se às mudanças do consumo de informação.
O redesenho do jornal não se restringe a uma evolução na forma de embalar a notícia, com cores mais vibrantes, tipologia moderna — para facilitar a leitura — e reorganização das páginas.
A principal novidade é o enfoque dado ao conteúdo, privilegiando a repercussão da notícia, a exclusividade, já que os fatos ganharam presença instantânea no ambiente digital, no rádio e na TV.
Assim, o novo projeto contempla a função do jornal no mundo multimídia.
O EXTRA apostará ainda mais na leitura crítica dos fatos ocorridos na véspera, extraindo deles o que será útil e relevante no dia seguinte. Com isso, busca ampliar o caráter utilitário do jornal, focando nas consequências da notícia para a vida do leitor.
A tradução e a contextualização da notícia já faziam parte da história do jornal, mas o formato gráfico ainda privilegiava a apresentação do fato em detrimento da repercussão.
Neste sentido, inverter este modelo foi a premissa do trabalho, desenvolvido em parceria com a “Cases i Associats”, da Espanha, um dos mais ativos escritórios de design gráfico do mundo.
O projeto foi liderado pelo diretor de redação, Octavio Guedes e pelo gerente geral de produto, Luiz André Alzer, e envolveu todos os demais setores da empresa. Ao longo do processo, foram realizadas pesquisas com diferentes grupos de leitores, além de seminários com a redação para a discussão das mudanças propostas. O novo projeto torna, também, mais flexível o espaço destinado à publicidade. Desde 1998, este é o segundo projeto gráfico da história do EXTRA.
O maior desafio foi justamente o de desenvolver o produto com base na sua história de sucesso, preservando essência e diferenciais. Partiu-se do EXTRA para se chegar a um EXTRA mais moderno, ágil, interativo e, sobretudo, útil.
O redesenho do EXTRA mostra o quanto a Infoglobo acredita e investe em sua plataforma principal de distribuição de conteúdo.
— Acreditamos que a relevância do papel ainda será predominante por um bom tempo e nossos clientes serão presenteados com o resultado de um trabalho longo, intenso e de muita dedicação e qualidade — diz Marcello Moraes, diretor geral da Infoglobo.
Para o diretor de redação, Octavio Guedes, o objetivo da reforma é ressaltar o conteúdo que faz do EXTRA um jornal diferente:
— Isso só é possível com o bom e velho jornalismo : furos, informações que sejam úteis no dia a dia e, principalmente, boas histórias que encantem o leitor.
Um dos alvos do trabalho, segundo Luiz André Alzer, foi
simplificar a leitura :
— O projeto oferece ferramentas para repórteres e editores entregarem um produto com reportagens mais organizadas e serviços úteis.
Para Chico Amaral, da Cases, o redesenho favorece os diferenciais do EXTRA:
— Nestes tempos de integração digital, o que aconteceu ontem já nem é mais notícia hoje. Mas o que o EXTRA viu nessa notícia, com seu jeito especial de entender as coisas, será a manchete criativa que vai atrair o leitor.
O EXTRA, segundo Bruno Thys, diretor da Unidade de Produtos Populares, está bem posicionado para atender ao leitor e ao mercado neste momento do país:
— O jornal se renova num momento de consolidação da chamada nova classe média.
O projeto também aposta em formatos mais flexíveis para os anunciantes, afirma Mario Rigon, diretor de Mercado da Infoglobo:
— O novo formato cria espaços e seções para dar ainda mais destaque aos anúncios.