Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
cyber Revolvinho
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 6737 vezes
Curtiram: 1071 vezes

Religião

Mensagem por cyber Revolvinho » 05 Out 2025, 20:14

BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 19:55
Deus criou o mundo sabendo que haveria pecado e sofrimento, e cometeu múltiplos genocídios no antigo testamento, sem falar que ele condena as pessoas ao inferno por simplesmente não acreditarem nele.
Grande parte da Igreja Católica, junto com o Concílio Vaticano II não concorda com essa parte, mas entendi o que você quis dizer. E não discordo de todo com o que você pensa, só vejo alguns pontos de outra forma.
Pavi escreveu:
05 Out 2025, 19:36
Isso é o principio básico do evangelho, nada desse mundo material pode se sobressair do criador dos céus e da Terra, toda a glória é pra ele, e não pro ser humano ou ídolo de barro, se a gente chegou no nível onde estamos agora, é por culpa nossa e não dele.

Penso mais assim...
Esses usuários curtiram o post de cyber Revolvinho (total: 1):
[PV]
Imagem

Escrevo poemas e os publico no meu tumblr: https://canetamelancia.tumblr.com/

Sumo e apareço, mas sempre estou de olho :silencio: :silencio:

MVNS
Membro
Membro
Curtiu: 778 vezes
Curtiram: 584 vezes

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 20:32

BazzoReverso escreveu:
Nós somos supostamente a imagem e semelhança de Deus, por que não pode haver comparação?
"Imagem e semelhança" significa ter as capacidades de pensar, discernir, criar, sentir. Não literalmente que somos "pequenos Deuses" ou Deus o "grande humano".
BazzoReverso escreveu:
E Deus não é bom porque "não é como eu quero", ele não é bom porque ele não segue os seus próprios mandamentos.
Porque Deus deu os mandamentos aos homens, justamente.
BazzoReverso escreveu:
Deus criou o mundo sabendo que haveria pecado e sofrimento,
Sim, e foi escolha nossa como criação abraçar o pecado por liberdade. Ninguém foi forçado ao pecado e sofrimento. O mal no mundo é fruto de tudo o que plantamos. Inclusive maus cristãos.
BazzoReverso escreveu:
cometeu múltiplos genocídios no antigo testamento
Povos caídos, idólatras e corruptos que servem de exemplo de justiça até hoje.
BazzoReverso escreveu:
sem falar que ele condena as pessoas ao inferno por simplesmente não acreditarem nele.
Vai muito além de "por não acreditar", vem do mal, pecado, negação. Nenhum julgamento divino foi contra o que já tivesse sido alertado antes. Se em uma garrafa estiver uma caveira e vocês beberem? Vocês morrem! Vão pro beleléu.

Uma curiosidade: sabia que ninguém, na verdade, pode dizer que "tal pessoa vai para o inferno"? Isso é atribuir para si o julgamento divino. É outro ponto que abomino.
BazzoReverso escreveu:
apenas espero que um dia você perceba que nada disso que você acredita faz sentido.
Pode deixar que se isso acontecer, você vai ser o primeiro que eu vou avisar.
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 1):
[PV]
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.

Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.

A Teologia deve ser:

1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.

É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.

BazzoNatalino
Membro
Membro
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 822 vezes

Religião

Mensagem por BazzoNatalino » 05 Out 2025, 20:57

MVNS escreveu:
05 Out 2025, 20:32
O mal no mundo é fruto de tudo o que plantamos.
Irônico você usar o termo "plantamos", quem que plantou a árvore do fruto proibido?
MVNS escreveu:
05 Out 2025, 20:32
Povos caídos, idólatras e corruptos que servem de exemplo de justiça até hoje.
Você está literalmente justificando genocídio em nome do seu Deus. :duh:

Já ficou claro que essa discussão não chegará a lugar nenhum, não tem como discutir com fundamentalista.

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5238 vezes

Religião

Mensagem por bebida com metanol CH » 05 Out 2025, 21:04

Hmm, tem gente que merece ter morrido dependendo do que fez então

Tava com a impressão de que tu pensava o contrário
MVNS escreveu:
14 Set 2025, 12:22
Hoje na Igreja fizemos uma oração à família do Charlie Kirk. Um exemplo de ser humano que eu não conhecia.

É preciso muito autocontrole para ler e ouvir comentários de deboche sem perder a paciência. Psicopatia pura.

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 21:12

BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 20:57
Irônico você usar o termo "plantamos", quem que plantou a árvore do fruto proibido?
E deu a ordem explícita para não comerem.
BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 20:57
Você está literalmente justificando genocídio em nome do seu Deus. :duh:
Como "em nome do seu Deus" se foi Ele quem tomou as vidas desses povos? É bem diferente de matar alguém hoje dizendo que é ordem de Deus.
Me Sacaron del Programa CH escreveu:
05 Out 2025, 21:04
Hmm, tem gente que merece ter morrido dependendo do que fez então

Tava com a impressão de que tu pensava o contrário
MVNS escreveu:
14 Set 2025, 12:22
Hoje na Igreja fizemos uma oração à família do Charlie Kirk. Um exemplo de ser humano que eu não conhecia.

É preciso muito autocontrole para ler e ouvir comentários de deboche sem perder a paciência. Psicopatia pura.
Eu esperava mais honestidade de você, sobretudo pela conversa razoável que tivemos anteriormente.

Foi Deus quem atirou em Charlie Kirk? :pancada:

Detalhe: em muitos momentos o Kirk caiu nos pontos que eu citei anteriormente, depois que pesquisei mais a fundo sobre ele. O que não vem ao caso da morte brutal.
[PV]
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.

Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.

A Teologia deve ser:

1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.

É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.

Dona Clotilde
Membro
Membro
Curtiu: 38 vezes
Curtiram: 964 vezes

Religião

Mensagem por Dona Clotilde » 05 Out 2025, 21:20

um burro e um minhoqueiro escreveu:
05 Out 2025, 18:07
Eu tenho fases, já fui ateuzasso, pra ir oscilando de ateu e agnóstico, virei meio que espírita por um tempo, porque eu acho a lore bacana. Depois virei agnóstico de novo e agora tô virando ateu de novo.
Quando você começa a refletir sobre o quão insignificantes somos perto do tamanho do universo, e começa a pensar sobre como o ser humano sempre foi de criar histórinha pra tentar encaixar uma vida após a morte, por justamente não entender a não existência... Fica tudo muito claro. Além também de ver como as pessoas são suscetíveis a serem manipuladas a escolher um lado baseado na sua moralidade. Acredito que nem Jesus imaginaria que o pessoal ficaria usando o nome dele 2000 mil anos depois, que uma sociedade foi moldada por causa dele. É MUITO LOUCO.
Como explicar isso então?

Imagem

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5238 vezes

Religião

Mensagem por bebida com metanol CH » 05 Out 2025, 21:25

MVNS escreveu:
05 Out 2025, 21:12
Se Ele realmente for bom, acolhedor e no controle de tudo, eu gostaria de imaginar que sim, que foi graças a Ele

Mas acho que não foi não

BazzoNatalino
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoNatalino » 05 Out 2025, 21:28

MVNS escreveu:
E deu a ordem explícita para não comerem.
Deus sabia que eles iriam comer, e ainda criou a serpente/satanás para tentar os humanos, parece até que Deus queria que isso acontecesse pois ele não se esforçou o minimo pra evitar isso.
MVNS escreveu:
Como "em nome do seu Deus" se foi Ele quem tomou as vidas desses povos? É bem diferente de matar alguém hoje dizendo que é ordem de Deus
Então você acha justificado Deus genocidar povos inteiros por terem outra cultura e religiões?

Inclusive, isso me faz lembrar que tem uma passagem em Números onde Moises (em nome de Deus) diz para matarem todos exceto as meninas virgens pros israelitas poderem estuprar.

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 21:37

Me Sacaron del Programa CH escreveu:
05 Out 2025, 21:25
MVNS escreveu:
Se Ele realmente for bom, acolhedor e no controle de tudo, eu gostaria de imaginar que sim, que foi graças a Ele

Mas acho que não foi não
► Exibir Spoiler
BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 21:28
Deus sabia que eles iriam comer, e ainda criou a serpente/satanás para tentar os humanos, parece até que Deus queria que isso acontecesse pois ele não se esforçou o minimo pra evitar isso.
Satanás não foi criado "para tentar os humanos". Ele se colocou contra Deus. E a criação desobedeceu junto com ele. Enfim, você já conhece a história.
BazzoReverso escreveu:
Então você acha justificado Deus genocidar povos inteiros por terem outra cultura e religiões?
Isso foi um dos motivos da corrupção do povo, não a corrupção em si.
BazzoReverso escreveu:
Inclusive, isso me faz lembrar que tem uma passagem em Números onde Moises (em nome de Deus) diz para matarem todos exceto as meninas virgens pros israelitas poderem estuprar.
Fala-se se em prisioneiras de guerra dos israelitas, mas não em "estupro". :pancada:
[PV]

A Teologia deve ser:

Dona Clotilde
Membro
Membro

Religião

Mensagem por Dona Clotilde » 05 Out 2025, 21:40

Marquinhos, lembre-se do livre arbítrio, Deus sabe de tudo o que faremos, mesmo assim nos dá a escolha de seguir o caminho certo ou de ir para o caminho errado, simples assim. E mesmo que os otários lá do início tenham comido do fruto e instaurado o pecado, estava tudo predestinado para vir o filho do homem e salvar a humanidade do pecado original.

Aí voltamos ao simples pressuposto de que hoje em dia vagabundo nunca quer ter responsabilidade pelos seus atos, só quer cobrar e não faz por onde.
Imagem

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 21:42

Dona Clotilde escreveu:
05 Out 2025, 21:40
Marquinhos, lembre-se do livre arbítrio, Deus sabe de tudo o que faremos, mesmo assim nos dá a escolha de seguir o caminho certo ou de ir para o caminho errado, simples assim. E mesmo que os otários lá do início tenham comido do fruto e instaurado o pecado, estava tudo predestinado para vir o filho do homem e salvar a humanidade do pecado original.
Sim, essa é a história. E eu entendo que onisciência, onipotência e propósito, sobretudo juntos, é muito difícil para um ateu entender, e não critico isso. É uma outra cosmovisão.
► Exibir Spoiler

A Teologia deve ser:

Dona Clotilde
Membro
Membro

Religião

Mensagem por Dona Clotilde » 05 Out 2025, 21:46

só dê o play :lol:

Esses usuários curtiram o post de Dona Clotilde (total: 1):
MVNS
Imagem

BazzoNatalino
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoNatalino » 05 Out 2025, 21:47

MVNS escreveu:
05 Out 2025, 21:37
Satanás não foi criado "para tentar os humanos". Ele se colocou contra Deus. E a criação desobedeceu junto com ele. Enfim, você já conhece a história
O meu ponto é: Deus criou Satanás e o fruto proibido sabendo exatamente o que aconteceria, e mesmo assim o fez, só tem duas explicações: 1. ele não é onisciente 2. Ele sabia mas deixou acontecer porque é mal ou indiferente ao sofrimento humano.

Para um cristão voce realmente subestima a capacidade de Deus, você acha que o mundo em que vivemos é o melhor que ele consegue fazer? Não existia nenhuma possibilidade além do pecado de Adão? De todas as linhas do tempo essa é a que ele escolheu?
MVNS escreveu:
Fala-se se em prisioneiras de guerra dos israelitas, mas não em "estupro".
o Texto é bem claro e não deixa margem pra interpretação, qual é, achei que você estava debatendo de boa fé:

Número 31 17-18

"17. Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele.
18. Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vocês."

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 22:03

BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 21:47
Para um cristão voce realmente subestima a capacidade de Deus, você acha que o mundo em que vivemos é o melhor que ele consegue fazer? Não existia nenhuma possibilidade além do pecado de Adão? De todas as linhas do tempo essa é a que ele escolheu?
Sim, é perfeitamente possível para Deus "apagar" o mundo (que nós corrompemos) e fazer tudo de novo. Sim, Ele escolheu não o fazer. Eu não posso me colocar no lugar de Deus e te explicar o por quê da decisão, embora eu possa acreditar que é por amor aos justos (que amam e dão a vida por Ele mesmo com toda a liberdade de desobediência).
BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 21:47
MVNS escreveu:
Fala-se se em prisioneiras de guerra dos israelitas, mas não em "estupro".
o Texto é bem claro e não deixa margem pra interpretação, qual é, achei que você estava debatendo de boa fé:

Número 31 17-18

"17. Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele.
18. Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vocês."
Cadê a incitação ao estupro? "Deixai-as viver para vocês" significa "deixem vivas e estuprem depois"? :wacko:

Minha interpretação é "integrem elas à sociedade israelita". Ou seja, elas ficariam vivas para terem famílias israelitas. Nenhuma menção à violência sexual nesse texto.

---

Pow, já gastamos uma tarde e parte da noite nisso aqui.
[PV]

A Teologia deve ser:

BazzoNatalino
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoNatalino » 05 Out 2025, 22:15

MVNS escreveu:
05 Out 2025, 22:03
Cadê a incitação ao estupro? "Deixai-as viver para vocês" significa "deixem vivas e estuprem depois"
Moisés colocou uma condição bastante peculiar:

Mulheres que tiveram sexo devem morrer, e meninas virgens (o texto ainda especifica meninas deixando ainda mais nojento) devem ficar vivas "para os israelitas". Por que especificamente meninas virgens?

Estamos falando de um povo bárbaro da era do bronze, você sabe muito bem o que eles quiseram dizer, na verdade, até hoje em regiões do oriente médio isso acontece.

E mesmo se considerarmos essa sua interpretacao sem sentido de integrar elas a sociedade, essas meninas "virgens" tiveram suas famílias inteiras mortas, e não terão escolha a não ser se casarem com os homens que mataram as famílias delas, se não há consentimento, é estupro.

Responder