Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5235 vezes

Religião

Mensagem por bebida com metanol CH » 05 Out 2025, 13:35

BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 13:23
BazzoReverso escreveu:
14 Set 2025, 23:03
o cara era um ativista americano com 0% de relevância aqui, e agora está sendo canonizado como santo mártir da direita brasileira, loucura, daqui a 1 ou 2 semanas ninguém vai nem lembrar que esse cara existiu.
Tinha até esquecido desse tópico, acertei bem na previsão.
Imagem

brutal
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 2):
BazzoNatalinocyber Revolvinho

MVNS
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 710 vezes
Curtiram: 561 vezes

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 16:27

cyber Revolvinho escreveu:
05 Out 2025, 13:17
EU particularmente estou me sentindo bem melhor indo em outra paróquia (depois do rolo todo que comentei no tópico de desabafo, eu acho) que o discurso é mais """"""""""""""""""""""TL"""""""""""""""""""""""""""" do que a que eu ia... Não entendo a caça as bruxas que as redes sociais fazem a TL (Teologia da Libertação).
Cheguei a estudar esse conceito na faculdade. Não sabia que era um assunto que se falava, fora das aulas nunca tinha ouvido ou lido sobre isso. Interessante saber. :joinha:

---

Não ia falar isso aqui, mas já que deu um desabafo acima, também tenho um: quanto mais tenho estudado, mais "asco" tenho pego de doutrinas dos homens (em outras palavras, as instituições Igrejas -- nenhuma religião ou denominação específica).

Não que eu já não tivesse ideia de que muita coisa era distorcida (a bobajada básica: cobrança de dízimo, promessas de prosperidade etc.), mas tem muito mais coisas "sutis" (que realmente passam desapercebidas, não se vê debate) do que eu imaginava. Meu caminho na Teologia está sendo desconstruir o que não tem fundamento bíblico. Será a minha principal "meta de carreira" como Teólogo, quando eu me formar e puder receber esse título, é claro.

"Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens." (Marcos 7:6-7)

Até tem me dado certa "paranóia", porque eu não consigo mais nem ouvir uma ideia sem ir atrás da fonte bíblica. Se todos tivessem esse costume, quem sabe.
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 1):
cyber Revolvinho
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.

Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.

A Teologia deve ser:

1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.

É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.

cyber Revolvinho
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 6679 vezes
Curtiram: 1052 vezes

Religião

Mensagem por cyber Revolvinho » 05 Out 2025, 16:32

MVNS escreveu:
05 Out 2025, 16:27
mas tem muito mais coisas "sutis" (que realmente passam desapercebidas, não se vê debate) do que eu imaginava.
Tipo quais? Se não quiser expor aqui, eu entendo. Mas é tipo isso mesmo, as entrelinhas de tudo.
Imagem

Escrevo poemas e os publico no meu tumblr: https://canetamelancia.tumblr.com/

Sumo e apareço, mas sempre estou de olho :silencio: :silencio:

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 16:56

05 Out 2025, 16:32
MVNS escreveu:
05 Out 2025, 16:27
mas tem muito mais coisas "sutis" (que realmente passam desapercebidas, não se vê debate) do que eu imaginava.
Tipo quais? Se não quiser expor aqui, eu entendo. Mas é tipo isso mesmo, as entrelinhas de tudo.
Essas duas são as principais que eu venho batendo na tecla há meses no meu grupo de estudos:

- O "inimigo" não tem autonomia para agir contra nós, é infundado alguém dizer "o inimigo me fez isso", "o inimigo atacou aquele", "o inimigo tá fazendo isso", "o inimigo me fez pensar isso". Chega a me dar agonia ver o quanto banalizam Satanás e subestimam o poder de Deus. O inimigo só pode agir com a permissão de Deus. Se o inimigo realmente "fez" algo, Deus permitiu.

- O papel de Deus nunca foi atender pedidos, satisfação pessoal, prosperidade etc. A Igreja só reforça isso e cria fiéis fracos, que só crêem em Deus quando Ele "faz o que eu quero". A fé é uma atitude de servir, não de ser servido. Quem segue a Deus esperando algo em troca, na primeira tempestade a fé acaba.
cyber Revolvinho
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.

Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.

A Teologia deve ser:

1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.

É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por bebida com metanol CH » 05 Out 2025, 17:14

A questão do segundo ponto é que o papel de Deus não é esse mas devia ser, Deus tem o dever moral de servir a humanidade, só se exige veneração de alguém quando você providencia o máximo pra pessoa, ainda mais com uma discrepância tão grande de poder.

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 17:18

Me Sacaron del Programa CH escreveu:
05 Out 2025, 17:14
A questão do segundo ponto é que o papel de Deus não é esse mas devia ser, Deus tem o dever moral de servir a humanidade, só se exige veneração de alguém quando você providencia o máximo pra pessoa, ainda mais com uma discrepância tão grande de poder.
Eu entendo um ateu pensar assim, mas acho triste que um fiel pense. Mas por outro lado eu entendo, até porque só se ouve isso nas Igrejas. Ensina-se errado, aprende-se errado e propaga-se errado.

A Teologia deve ser:

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por bebida com metanol CH » 05 Out 2025, 17:28

É até bom que seja ensinado assim, pois é o lógico.

Quando um casamento é feliz? Quando o casal se ama, e esse amor geralmente se justifica pelo fato de que a pessoa mais estável da relação provém para a outra.

Numa amizade, também, quando que é justificado que um amigo exija reconhecimento? Quando ele patrocina os rolês da turma, paga a bebida da galera, organiza as festas, ouve todo mundo, ajuda geral, etc.

Deus exige o máximo do ser humano, devoção completa e um estilo de vida totalmente voltado ao que agrada a Ele. Logo, Ele devia oferecer algo de igual valor ao ser humano. É assim que qualquer relação interpessoal saudável funciona.

cyber Revolvinho
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 6679 vezes
Curtiram: 1052 vezes

Religião

Mensagem por cyber Revolvinho » 05 Out 2025, 17:31

MVNS escreveu:
05 Out 2025, 16:56
- O "inimigo" não tem autonomia para agir contra nós, é infundado alguém dizer "o inimigo me fez isso", "o inimigo atacou aquele", "o inimigo tá fazendo isso", "o inimigo me fez pensar isso". Chega a me dar agonia ver o quanto banalizam Satanás e subestimam o poder de Deus. O inimigo só pode agir com a permissão de Deus. Se o inimigo realmente "fez" algo, Deus permitiu
Isso eu concordo muito, embora as igrejas que passei não falavam tanto no demônio quanto as poucas visitas que fiz a evangélica. Às vezes parece mais invocação de um, do que de outro.
Esses usuários curtiram o post de cyber Revolvinho (total: 1):
MVNS
Imagem

Escrevo poemas e os publico no meu tumblr: https://canetamelancia.tumblr.com/

Sumo e apareço, mas sempre estou de olho :silencio: :silencio:

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 17:44

05 Out 2025, 17:28
É até bom que seja ensinado assim, pois é o lógico.

Quando um casamento é feliz? Quando o casal se ama, e esse amor geralmente se justifica pelo fato de que a pessoa mais estável da relação provém para a outra.

Numa amizade, também, quando que é justificado que um amigo exija reconhecimento? Quando ele patrocina os rolês da turma, paga a bebida da galera, organiza as festas, ouve todo mundo, ajuda geral, etc.

Deus exige o máximo do ser humano, devoção completa e um estilo de vida totalmente voltado ao que agrada a Ele. Logo, Ele devia oferecer algo de igual valor ao ser humano. É assim que qualquer relação interpessoal saudável funciona.
Eu honestamente entendo a sua forma de pensar. É o caminho lógico dentro de uma cosmovisão ateísta.

Fora do espiritual, se comparar Deus com um ser humano, não vai dar certo mesmo, porque os falhos somos nós. Isso de "esperar algo em troca" é uma coisa nossa, não há equivalência.

Minha visão é mais teocêntrica: somos uma criação para adorar o Criador, e não há problema nisso.
05 Out 2025, 17:31
MVNS escreveu:
05 Out 2025, 16:56
- O "inimigo" não tem autonomia para agir contra nós, é infundado alguém dizer "o inimigo me fez isso", "o inimigo atacou aquele", "o inimigo tá fazendo isso", "o inimigo me fez pensar isso". Chega a me dar agonia ver o quanto banalizam Satanás e subestimam o poder de Deus. O inimigo só pode agir com a permissão de Deus. Se o inimigo realmente "fez" algo, Deus permitiu
Isso eu concordo muito, embora as igrejas que passei não falavam tanto no demônio quanto as poucas visitas que fiz a evangélica. Às vezes parece mais invocação de um, do que de outro.
Nunca foi segredo pra mim que existia uma pressão psicológica quanto a isso, o problema é que é muito mais descarada do que eu pensava. Simplesmente não existe ação autônoma de Satanás, e ponto final.
cyber Revolvinho

A Teologia deve ser:

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por bebida com metanol CH » 05 Out 2025, 17:47

Acho que eu apenas acredito num Deus cuja onipotência é maior do que a onipotência que você consegue imaginar.

Você acha que Ele nos dar a vida e jogar a gente aqui e dar uma vida eterna pra quem "viveu direito" no final é o melhor que Ele consegue fazer. Eu acho que Ele pode fazer muito mais. E eu acho que diz muito sobre o caratar d'Ele o fato de Ele poder fazer mais e não fazer.

[PV]
Membro
Membro
Curtiu: 2134 vezes
Curtiram: 1091 vezes

Religião

Mensagem por [PV] » 05 Out 2025, 17:48

05 Out 2025, 17:28
Deus exige o máximo do ser humano, devoção completa e um estilo de vida totalmente voltado ao que agrada a Ele.
Mas o evangelho funciona assim mesmo, fazer a vontade daquele que te criou sem querer nada em troca, apenas salvação espiritual após a morte.

Esses usuários curtiram o post de [PV] (total: 1):
MVNS

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por bebida com metanol CH » 05 Out 2025, 17:49

Sim, isso é parte do problema.

E eu digo isso como alguém que, infelizmente, está começando a acreditar.

Deus ser assim explica MUITO o motivo do mundo estar do jeito que está.

BazzoNatalino
Membro
Membro
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 821 vezes

Religião

Mensagem por BazzoNatalino » 05 Out 2025, 17:50

Eu odeio teologia da prosperidade e esses pastores picaretas, mas tá literalmente na bíblia que Deus vai abençoar com muitas riquezas aqueles que o servem e amaldiçoar você, seu filho e até o seu bisneto se você não o servir. Claro que eu não acredito nisso, mas tá na bíblia.

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 18:03

Evito o debate de "Deus não é bom porque não é como eu quero", mas, novamente, consigo entender a lógica do seu pensamento dentro de uma cosmovisão ateísta. :joinha: @Me Sacaron del Programa CH

BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 17:50
mas tá literalmente na bíblia que Deus vai abençoar com muitas riquezas aqueles que o servem
Se for da vontade d'Ele? Sim.

A questão é que a Fé não pode ser movida ou motivada por isso, nunca. Nosso papel é adorar sem esperar nada em troca. O que, por acaso, vier de Deus para nós, é apenas lucro, não "troca". É esse o ponto que eu estou defendendo cada vez mais no meu grupo: é muito perigoso crer e servir a Deus só pra "receber bênção".

---

Outro ponto interessante é que, agora que eu estou estudando mais a fundo as religiões de matriz africana, também consigo argumentar melhor contra os ataques contra eles quando eu ouço. A "macumba" acaba quando você conhece o instrumento musical que tem esse nome.
[PV]

A Teologia deve ser:

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por bebida com metanol CH » 05 Out 2025, 18:07

Beleza, mas não é uma cosmovisão ateísta, começar a acreditar tá justamente REFORÇANDO essa percepção minha kkkkkkkkkkkkkk

Responder