Transporte Público

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 30 Jan 2019, 21:44

https://extra.globo.com/noticias/rio/cr ... 11584.html

O valor das passagens dos ônibus no município do Rio de Janeiro sobe, a partir de sábado, para R$ 4,05.

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira pelo prefeito Marcelo Crivella, durante coletiva de imprensa para anunciar uma série de medidas para a reestruturação do sistema de transporte público.

A tarifa atual é de R$ 3,95.

De acordo com o prefeito, o aumento foi autorizado porque os consórcios cumpriram o acordo para permitir o reajuste.
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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 24 Mar 2019, 16:31

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 26 Mai 2019, 07:39

EXTRA

Desde que surgiu, em 2017, o Buser gera polêmica no mercado e disputa espaço com as empresas rodoviárias tradicionais.

Criado por uma startup brasileira de tecnologia para aproximar grupos de pessoas que desejam viajar de empresas de fretamento com veículos ociosos, o aplicativo oferece passagens interestaduais até 60% mais baratas.

Os usuários aprovam. Os concorrentes se queixam.

Os ônibus — leito, semileito ou cama — pertencem a empresas autorizadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) a fazerem fretamentos. Segundo o app, o embarque não ocorre na rodoviária para não haver pagamento de taxa e por maior conveniência para os passageiros. Assim, há rotas que partem de bairros distantes.

— É uma prática que já era usada por romeiros ou escolas que fazem excursões. O aplicativo só une pessoas com interesses comuns. Há passageiros que não querem ir à rodoviária por ser um local perigoso ou distante. Então, as viagens saem de pontos estratégicos, como shoppings. Por ser um rateio do fretamento, não há pagamento de taxas (embarque ou pedágio) — disse Luciano Godoy, advogado que representa o Buser.

O estudante Rafael Mesquita, de 28 anos, usou o aplicativo para ir ao Festival Lollapalloza em São Paulo, porque os ônibus tradicionais estavam esgotados e os bilhetes aéreos, muito caros :

— Paguei R$ 10. No ônibus tradicional, pagaria R$ 130. Na volta tive um problema. O motorista fez o desembarque no Centro. O combinado era na Glória. Como recompensa, recebi R$ 50 de crédito. Vou novamente a São Paulo sem pagar nada.

Para o professor do MBA de Engenharia Urbana da PoliUFRJ, Fernando Pinto, a evolução dos aplicativos é impossível de conter. Sobre o Buser, ele cita pontos negativos e positivos :

— A vantagem é que você barateia o custo se conseguir juntar umas 40 pessoas com o mesmo destino. O problema é não ter a confirmação do ônibus. As empresas tradicionais são obrigadas a ter rotas não tão populares e confirmar a viagem mesmo que só cinco pessoas apareçam.

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) defende que as empresas tradicionais seguem normas da ANTT — frequência mínima, horários definidos, estações fixas de embarque e desembarque, apólices específicas de seguro e acesso gratuito ou subsidiado a idosos, deficientes e jovens carentes.
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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 10 Jun 2019, 18:23

EXTRA

Da linha Troncal 8 (Cosme Velho-Rodoviária), só sobrou a placa informando o local de parada no terminal de Cosme Velho. O ônibus já não passa ali há quatro meses, desde que a empresa Estrela Azul fechou as portas.

Em Campo Grande, faz um ano que os passageiros ficaram órfãos da 826 (Campo Grande-Carobinha). As linhas que sumiram das ruas são apenas um dos problemas que se multiplicam pelos pontos, servindo como sinal de alerta para um sistema que trafega rumo ao colapso.

Mas não é de hoje que os problemas nos ônibus causam dor de cabeça nos cariocas. Há exatos 20 anos, o então prefeito Luiz Paulo Conde anunciou o RioBus, um projeto que prometia revolucionar aquela que já era considerada uma das “mais teimosas mazelas da cidade”. Desenvolvido por pesquisadores da UFRJ, o projeto nunca saiu do papel.

— Virou um projeto conceitual. Mais tarde, outras gestões implementaram algumas ideias, como a bilhetagem eletrônica, os corredores exclusivos e a integração. Mas ainda tem coisas que nunca foram implantadas, como a adequação da oferta à demanda e a melhoria dos ônibus. Já em 1999, a gente previa que toda a frota tinha que ser climatizada, por exemplo — lembra Paulo Cezar Ribeiro, professor de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, que encabeçou o projeto.

Na opinião do especialista, o principal ponto do projeto era a adequação da oferta à demanda, o que nunca foi feito. Durante a gestão de Eduardo Paes, a prefeitura anunciou o início de um processo de racionalização de linhas, que foi interrompido e abandonado pela gestão de Marcelo Crivella.

— A racionalização foi uma tentativa, mas não foi feita do jeito certo. Só pensaram nas linhas, não na demanda de passageiros — diz Paulo Cezar.

Para Marcus Quintella, coordenador da FGV Transportes, a gestão ineficaz das linhas de ônibus acaba gerando o outros problemas, como a explosão do transporte ilegal.

— Com a redução de linhas e o encurtamento de itinerários, há locais periféricos que não são atendidos hoje, o que cria oportunidades para o transporte clandestino — diz.
Tem vários lugares da Zona Norte e da Zona Oeste que tem que ter transporte clandestino, não tem jeito. Tem lugares que passam pouquíssimos ônibus.
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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 15 Jul 2019, 05:56

O ESTADO DE S.PAULO

O setor de transportes no Brasil coleciona empreendimentos abandonados.

O setor ferroviário, por exemplo, chegou a ter 37 mil quilômetros (km) de trilhos, mas a falta de investimentos fez a malha encolher para 28 mil km. Nesse número, porém, estão trechos desativados, a exemplo das linhas paulistas de Pradópolis/Colômbia; Bauru/Tupã/Panorama; e Santos/Cajati.

Nesses ramais, os trilhos foram invadidos por mato e até pela população, que construiu às margens ou sobre as ferrovias. “Só em São Paulo, são cerca de 800 km de estradas de ferro que foram desativadas, abandonadas e degradadas”, diz José Manoel Ferreira Gonçalves, da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres diz que, mesmo não sendo usada, a malha deve ser mantida pela concessionária em condições de operação. Não é o que se vê, por exemplo, no trecho entre Santos e Cajati, no Vale do Ribeira. Segundo a ANTT, calcula-se que hoje dois terços da malha brasileira tenha tráfego. Ou seja, um terço da ferrovia – que significa 9 mil km – não é usada.

A concessionária Rumo, responsável pela malha paulista, disse que os ramais de Pradópolis/Colômbia e Bauru/Tupã/Panorama fazem parte da concessão assumida em 2015. Ela afirma que os dois trechos estão desativados desde 2006. “Com a prorrogação da concessão da Malha Paulista até 2058, serão viabilizados R$ 7 bilhões em investimentos. O plano prevê reativação dos ramais citados.” Já no trecho Santos/Cajati, diz a Rumo, estudos mostraram a inviabilidade do transporte de cargas em larga escala.

Como as ferrovias, outro projeto que foi abandonado e precisa de um novo destino é o BRT Transoeste, na cidade do Rio de Janeiro. Inaugurada em 2012 com a presença do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a obra custou à prefeitura do Rio de Janeiro cerca de R$ 900 milhões. Hoje, das 125 estações, 22 estão desativadas.

O interventor do BRT, Luiz Alfredo Salomão, contratado para encontrar uma solução para os empreendimentos, diz que houve uma série de problemas na Transoeste. A obra foi construída sem projeto executivo e hoje a pista não aguenta o peso dos ônibus. A calha foi construída com asfalto normal em terreno argiloso e mole. Com o peso dos veículos, o asfalto foi cedendo e tornando inviável o transporte. “Foi um grande erro de engenharia, uma pista sem salvação”, diz. Além disso, a estrutura não tinha segurança para impedir a entrada de passageiros sem pagar, o que causava prejuízo de R$ 5 milhões por mês aos cofres públicos. As estações construídas com materiais modernos foram depenadas e viraram abrigo para moradores de rua.
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Re: Transporte Público

Mensagem por Dona Clotilde » 15 Jul 2019, 13:02

O Brasil foi burro de não investir em malha ferroviária no tempo de bonança, incrível que a soberania do país pode ser ameaçada por um bando de caminhoneiros.
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Re: Transporte Público

Mensagem por Barbano » 16 Jul 2019, 09:46

Trem não leva nada da porta da fábrica até a porta do supermercado. Caminhoneiro continua sendo essencial para o transporte final. Trem é mais utilizado para transporte em grandes volumes, como grãos.

Aqui na minha região o transporte ferroviário de cargas é bem forte, praticamente no limite da capacidade da linha.
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Re: Transporte Público

Mensagem por Victor235 » 16 Jul 2019, 23:42

Governo corta ônibus escolar de alunos da rede estadual de São Paulo
Uma medida do Governo de São Paulo cortou o benefício de estudantes da rede estadual com mais de 12 anos e que moram a menos de dois quilômetros da escola. A repórter Tainá Figuerôa acompanhou de perto o drama de uma aluna de Suzano, na Grande SP.
https://recordtv.r7.com/sp-no-ar/videos ... o-15072019
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

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Re: Transporte Público

Mensagem por Barbano » 17 Jul 2019, 11:06

Pois eu nem sabia que isso existia. Eu morava a 1 km da escola e quase sempre fui a pé... E aqui na minha cidade os alunos que estudam longe de casa pagam van escolar particular. Só tem transporte gratuito para quem mora na zona rural.

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 31 Jul 2019, 17:59

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 30 Ago 2019, 11:05

EXTRA

Trajetos ainda considerados pela Prefeitura como ativos não existem na vida real para os passageiros, que ficam a ver navios nos pontos à espera do coletivo.

Do ponto final da linha 928 (Marechal Hermes-Ramos), só sobrou a placa e a cabine do despachante. Aos olhos da prefeitura, o serviço funciona de forma regular, como consta no site da Secretaria municipal de Transportes. Na vida real, quem depende do transporte público para fazer esse trajeto está a ver navios desde maio do ano passado, quando a empresa Translitoral, que operava no itinerário, encerrou as atividades.

Caso semelhante ocorreu com a Troncal 8 (Cosme Velho-Rodoviária). Embora devesse ter 25 veículos circulando, ela se tornou uma linha fantasma desde que empresa Estrela Azul fechou as portas, em fevereiro deste ano.

Levantamento do EXTRA com base em monitoramento por GPS da frota de ônibus do Rio de Janeiro mostra que pelo menos 56 linhas, que constam como ativas no cadastro da prefeitura, estão inoperantes.

A falha acontece nos quatro consórcios : são 12 linhas do Internorte, 11 do Intersul, 17 do Santa Cruz e 16 do Transcarioca.

Considerando a frota obrigatória para cada linha, são 472 ônibus a menos circulando nas ruas, o equivalente a 7% da frota atual, que é de 6.852 ônibus, segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

— Cansamos de reclamar na prefeitura, fizemos dois abaixo assinados e até passeata. Funcionários de outra empresa chegaram dizer que a linha ia voltar. Levaram a cabine, mas depois botaram de volta e nunca mais apareceram. Está abandonada — lamenta o comerciante José Carlos Pereira, de 65 anos, que costumava embarcar no ponto final do 928 na Rua Sirici, em Marechal Hermes.

A aposentada Lucia Elisa da Conceição, de 66 anos, ainda tem esperanças de ver restabelecido o serviço da 346 (Madureira-Candelária). No ponto final, na Rua Domingos Lopes, ainda é possível ver uma placa com o número da linha e o itinerário. O ônibus, no entanto, não passa ali há mais de um ano.

A Viação Madureira Candelária, que operava a linha, encerrou as atividades em maio do ano passado. Na ocasião, o consórcio disse que garantiria o serviço, mas a linha continuou a operar por algumas semanas em horário reduzido e logo se tornou inoperante.

— Agora preciso andar até o mercadão para me deslocar para o Centro — lamenta a aposentada.

Para o promotor Rodrigo Terra, há omissão do município na fiscalização das operações das empresas.

— Há descumprimento do contrato. O município não fiscaliza. E, quando fiscaliza, aplica multas previstas no código disciplinar, que prevê multa máxima de 520 Ufirs (R$ 1.712,83), em vez de aplicar as penalidades previstas no próprio contrato de concessão — diz.

A inoperância de linhas levou o Ministério Público a ajuizar uma ação civil pública contra a prefeitura e os consórcios, em março, pedindo a anulação do atual contrato entre prefeitura e empresas de ônibus.

Dos cerca de 8.100 coletivos que deveriam estar circulando, só cerca de 5.700 estariam nas ruas, com base nos dados de GPS fornecidos pelas empresas.
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Re: Transporte Público

Mensagem por Rondamon » 05 Set 2019, 22:21

https://www.metrojornal.com.br/foco/201 ... uinta.html
SP: Greve dos motoristas é confirmada nesta sexta; ônibus voltam a circular na tarde desta quinta
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O presidente licenciado dos Sindimotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), Valdevan Noventa, confirmou na tarde desta quinta-feira (5), a greve dos motoristas e cobradores em São Paulo. Em entrevista a José Datena durante o "Brasil Urgente", Noventa, também deputado federal pelo PSC, afirmou que a paralisação tem início a partir da 1h da manhã desta sexta-feira (6). Às 8h, os motoristas levarão os ônibus vazios em carreata até a Prefeitura, no Centro de São Paulo.
Vários terminais foram fechados no início da tarde. O serviço voltou no começo da noite.

Justiça determina circulação de 70% dos ônibus nos horários de pico - https://www.metrojornal.com.br/foco/201 ... -pico.html

Primeiro trem chinês comprado para linha 13-Jade da CPTM chega ao Brasil - https://www.metrojornal.com.br/foco/201 ... -cptm.html
Há 12 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

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Re: Transporte Público

Mensagem por @EA » 05 Set 2019, 23:55

Boa noite pra você que vai a pé pra estação mais cedo amanhã pro trampo com esse risco enorme de chuva.

E pros playboy da LDRV que ficam no egosearch em rede social chupando o pau do Noventa como se ele fosse o Justin Bieber, vai tomar no cu.

Nóis se fode, mas nóis se diverte irritando os playba no Twister.
Agente da Coroa a serviço da Rainha


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Ouça Don Cristóvão quero avisar que a tripulação está com fome!
E por que não comem?
Porque não há comida!
E por que não há comida?
Porque acabou!
E por que acabou?
Porque comeram!
E por que comeram?
Porque tinham fome!
Tá vendo, deveriam ter esperado!



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Dá licença, gente! Tô passando pelo tópico!!!
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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 18 Out 2019, 05:07

Em relação aos ônibus aqui no Rio de Janeiro, parece que só as empresas de ônibus que trabalham na Zona Sul é que colocam ar condicionado nos ônibus.

Se você pega um ônibus para a Barra da Tijuca ou outros bairros da Zona Oeste, a maioria dos ônibus ainda são sem ar-condicionado.

Isso numa das cidades mais quentes do país.

Na Zona Norte também muitos ônibus sem ar condicionado.

Preço atual da passagem de ônibus (outubro / 2019) : R$ 4,05.

--

Matéria do RJ1 sobre o assunto :

https://globoplay.globo.com/v/7230974/
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Re: Transporte Público

Mensagem por Billy Drescher » 18 Out 2019, 23:46

Várias empresas que fazem a ligação Centro / Zona Sul ainda utilizam ônibus sem ar.
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