A Fórmula 1 anunciou na manhã desta sexta-feira que o GP da China não será realizado na temporada 2023 em função das “dificuldades apresentadas pela situação da Covid-19”, já que país impôs há quase três anos uma política de "Covid Zero", o que dificulta a realização de eventos desse porte.
Rumores oriundos de Portugal indicam que o país europeu poderá substituir a China na atual temporada com uma etapa em Portimão.
Michael Andretti espera que uma posição no grid da Fórmula 1 como a 11ª equipe da categoria seja confirmada antes do Natal.
A Andretti Global vem expressando sua intenção de entrar na F1, mas enfrenta a resistência das equipes atuais principalmente em relação ao valor que traria, considerando que uma expansão diluiria a receita da premiação.
Falando antes da inauguração de uma nova sede de última geração de $200 milhões, Michael Andretti forneceu uma atualização sobre o progresso.
“Nós estamos esperando nas duas próximas semanas”, declarou ao Indy Star. “Certamente seria um belo presente de Natal”.
Os fãs da Fórmula 1 em Portugal estão perto de receber um presente de fim de ano.
O governo português concordou com as garantias financeiras exigidas pela Liberty Media para assinar o contrato com a Parkalgar, proprietária do autódromo de Portimão.
A confirmação do GP de Portugal em 2023, agora, depende apenas do aval de Stefano Domenicali, que comanda a operação de F1 na Liberty.
Como todas as exigências foram cumpridas, o anúncio não deve demorar.
O GP de Portugal ocupará a vaga originalmente destinada à etapa da China, em abril. Dessa forma, o calendário da próxima temporada seguirá com 24 corridas.
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, está surpreso com as reações negativas aos planos da Andretti de formar dupla com a Cadillac visando uma nova equipe na Fórmula 1.
Ben Sulayem enfatiza que a FIA aceitava com mais frequência inscrições de organizações pequenas e bem-sucedidas no passado recente. “Devemos encorajar possíveis inscrições na F1 de fabricantes globais como a General Motors e competidores puro-sangue como Andretti e outros”, disse ele no Twitter.
O presidente da FIA acrescentou que o interesse de novas equipes em mercados em crescimento só é bom para a diversidade e aumenta o apelo da F1. Mesmo neste ponto, parece haver divisão entre a FIA e a FOM, já que o chefe da F1, Stefano Domenicali, indicou anteriormente que o esporte não está ansioso por novas equipes como a Andretti. Além disso, nem todas as equipes também estão felizes com a ideia de ter que dividir seu prêmio em dinheiro com uma rival adicional.
Na semana passada, Andretti anunciou seus planos de se inscrever como uma nova equipe de F1 em parceria com a Cadillac.
A temporada 2023 da Fórmula 1 terá 23 etapas e não mais 24 etapas, como divulgado inicialmente.
Calendário da Fórmula 1 em 2023.
Após o cancelamento do GP da China pela quarta vez, a categoria manteve o fim de semana de 16 de abril no calendário - mas com sede a definir. Sem substitutos para a etapa chinesa, agora há a confirmação de um menor número de corridas em 2023.
Em mais um episódio de atritos entre FIA e Fórmula 1, Ben Sulayem, presidente da Federação Internacional de Automobilismo, afirmou que a Andretti é a única montadora que manifestou interesse em ingressar no grid da F1 em 2026. O presidente da FIA criticou as equipes que, segundo ele, protestam contra uma nova montadora por riscos de receber menos dinheiro, em entrevista ao Motorsport.
- Para nós diretamente, é a Andretti. Como podemos dizer não a um grande fabricante ? Eles podem dizer : "Isso está levando nosso pedaço do bolo'”. Sim, para eles. Mas o que você quer ? Talvez expulsar cinco times e então você tem mais dinheiro ? O limite de custo foi eficaz e estamos tentando torná-lo ainda mais. Mas não posso bloquear um fabricante. Imagina eu fazendo isso. Está errado - dise.
Anteriormente, Michael Andretti, ex-piloto da F1 e da Fórmula Indy e proprietário do time norte-americano, já havia criticado as equipes da Fórmula 1, acusando-as de ganância.
- É tudo sobre dinheiro. Eles acham que vão ter que diluir um décimo de sua premiação anual, mas também ficaram muito gananciosos pensando que levaremos todos os patrocinadores americanos. É tudo sobre ganância e olhar para si mesmo, não para o que é melhor pro crescimento geral do campeonato - criticou.