Racismo no futebol e em outros esportes

Tópico destinado a discussão e notícias sobre preconceito no futebol e em outros esportes

Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis, Fórmula 1, UFC, NFL... Aqui é o espaço para os amantes do esporte.
Avatar do usuário
Giovani Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 6903
Registrado em: 14 Nov 2011, 16:44
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Onde as ruas não tem nome
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 105 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por Giovani Chambón » 30 Set 2014, 13:25

Segundo reportagem do Jornal do Almoço de hoje 30/09, esses três senhores estão sendo indiciados por injúria racial no inquérito sobre insultos ao goleiro Aranha durante partida contra o Santos, pela Copa do Brasil, no dia 28 de agosto. Na ocasião, eles foram flagrados ao gritar ofensas de cunho racista ao jogador da defesa adversária.
Estou compartilhando pois acho válido tirar todos os holofotes do rosto de Patrícia Moreira, quando temos mais alguns rapazes respondendo judicialmente por ter proferido a palavra "macaco" ao goleiro Aranha.

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
BrendaMarzipan
Membro
Membro
Mensagens: 8523
Registrado em: 29 Nov 2011, 10:03
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: gremio
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 156 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por BrendaMarzipan » 30 Set 2014, 15:59

Curioso um deles ser negro e os outros dois morenos.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43899
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2339 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por Antonio Felipe » 02 Out 2014, 21:54

Texto longo, mas muito necessário para entender o racismo no futebol do Rio Grande do Sul:
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Marquês de Sade
Membro
Membro
Mensagens: 1764
Registrado em: 24 Set 2014, 22:33
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 104 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por Marquês de Sade » 02 Out 2014, 22:45

Rafinha escreveu:Quando resolverem punir o time com perda de pontos, desclassificação ou prender os babacas, aí sim se estará fazendo justiça.
Tipo, eu odeio futebol, nem sei o nome das criaturas com exceção do goleiro, mas por que um time deve perder pontos por causa de algum fã racista bitolado?
Riddle Snowcraft escreveu:Racismo de nacionalidade tambem é racismo. Mesmo ele não sendo negro(o que eu acabo de ver só agora), ainda tem a ver com raça, a raça brasileira.
Não, isso é xenofobia.

Avatar do usuário
Alan1509
Membro
Membro
Mensagens: 4715
Registrado em: 03 Dez 2011, 11:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: RJ
Curtiu: 103 vezes
Curtiram: 123 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por Alan1509 » 02 Out 2014, 22:54

Marques de Sade escreveu:
Rafinha escreveu:Quando resolverem punir o time com perda de pontos, desclassificação ou prender os babacas, aí sim se estará fazendo justiça.
Tipo, eu odeio futebol, nem sei o nome das criaturas com exceção do goleiro, mas por que um time deve perder pontos por causa de algum fã racista bitolado?
Riddle Snowcraft escreveu:Racismo de nacionalidade tambem é racismo. Mesmo ele não sendo negro(o que eu acabo de ver só agora), ainda tem a ver com raça, a raça brasileira.
Não, isso é xenofobia.
Regras malucas e mal feitas do STJD
Imagem

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22415
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3489 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por Riddle Snowcraft » 03 Out 2014, 00:17

Marques de Sade escreveu:
Riddle Snowcraft escreveu:Racismo de nacionalidade tambem é racismo. Mesmo ele não sendo negro(o que eu acabo de ver só agora), ainda tem a ver com raça, a raça brasileira.
Não, isso é xenofobia.
Mesma coisa, na maioria das vezes nacionalidade define raça mesmo.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66514
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 522 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por CHarritO » 14 Out 2014, 21:54

http://globoesporte.globo.com/sc/notici ... multa.html

Imagem

Imagem

O zagueiro Antonio Carlos, do Avaí, foi julgado nesta terça-feira no Rio de Janeiro por injúria racial contra o atacante Franci, do Boa Esporte, em partida da Série B do Brasileiro e foi punido com cinco jogos de suspensão e uma multa de R$ 10 mil. O clube catarinense vai recorrer da decisão e pedir um efeito suspensivo ainda na manhã de quarta-feira. O advogado Mário Bittencourt, do Fluminense, foi quem representou o Leão.

Segundo o diretor jurídico do Avaí, Sandro Barreto, a expectativa é que no julgamento do Pleno, ainda sem data marcada, a pena seja reduzida, muito em função dos recentes casos no tribunal.

- O próximo julgamento julgamento deve ser em menos de um mês. Geralmente o Pleno vê com olhos diferentes, como com o jogador do Corinthians, no caso do Petros. Então vamos esperar - falou Barreto, em entrevista por telefone.

Por praticar ato discriminatório em razão de origem racial, Antônio Carlos foi denunciado pela Procuradoria por infração ao artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A pena prevista para o artigo era de suspensão de cinco a 10 partidas, além de multa que poderia chegar até R$ 100 mil.

O incidente aconteceu no dia 27 de setembro, na partida entre Avaí e Boa Esporte, na Ressacada, em Florianópolis. O atacante Franci, do Boa Esporte, afirmou ter sido vítima de injúria racial durante a derrota por 2 a 0 para o Avaí, pela 26ª rodada da Série B do Brasileirão. Na ocasião, ele registrou um boletim de ocorrência na 1ª DP, no centro de Florianópolis, acusando o zagueiro Antônio Carlos de xingá-lo de "macaco do c...".
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
André-Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 11523
Registrado em: 06 Ago 2012, 09:25
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos FC
Localização: Campos do Jordão - SP
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por André-Luiz » 16 Out 2014, 17:09

http://globoesporte.globo.com/rj/serra- ... anana.html

Imagem x Imagem

A vitória do Friburguense por 3 a 1 sobre o Macaé na noite desta quarta-feira, pela Copa Rio, pode ter sido o palco de mais um caso de injúria racial no futebol brasileiro. Divulgada nesta quinta, a súmula assinada pelo árbitro José Waldson de Matos Modesto conta que, logo nos primeiros minutos do segundo tempo, um grito de "Macaco quer banana" veio da torcida do time de Nova Friburgo. O alvo seria o jogador Bruno Alves, camisa 10 do Macaé.

No documento, José Waldson diz que foi avisado das ofensas pelo quarto árbitro da partida e que, imediatamente, informou ao delegado e aos dirigentes da equipe mandante – no caso, o Friburguense. De acordo com o árbitro, uma força-tarefa foi organizada para identificar o autor do insulto, mas ele não foi encontrado. Vale lembrar que, no momento do grito, o Macaé vencia a partida por 1 a 0.

Imagem
Relato do árbitro José Waldson cita injúria racial na partida da Copa Rio (Foto: Reprodução)

O supervisor de futebol do Frizão, José Siqueira, o Siqueirinha, estava no Estádio Eduardo Guinle no momento e narra o que viu. Siqueirinha foi um dos responsáveis por tentar achar o torcedor.

No Eduardo Guinle, nós temos o vestiário dos times e temos o da arbitragem. Embaixo, tem essa área onde ficamos para acompanhar o jogo bem de perto. Aí eu estou vendo o quarto árbitro discutindo com o Josué (Teixeira, técnico do Macaé), que ficava gesticulando que não pode e tal. Não estava entendendo, porque não estava acontecendo nada no campo. Nisso, fui até o vestiário do quarto árbitro e perguntei a um dos gandulas o que que houve. Aí ele disse: "Parece que chamaram o número 10 de macaco." Eu pensei: "Está de sacanagem!" No primeiro momento, busquei identificar. Inclusive, falei com o Valtinho (presidente do Macaé), que estava bem perto de onde sairam os gritos. Perguntei se tinha visto alguma coisa, e ele disse: "Escutei, mas não vi nada" – relata Siqueirinha.

Temendo possíveis punições, o supervisor lembra o recente caso do Grêmio (que foi expulso da Copa do Brasil depois que uma torcedora foi flagrada chamando o goleiro Aranha, do Santos, de macaco) e afirma que é contra tal pena.

Não tinha como, no momento, saber quem fez e quem não fez. Isso agora faz parte da mídia. Infelizmente, você vê que tem vários casos, e nós somos totalmente contra. Mas tem que ser avaliado até que ponto o clube tem a ver com isso. Na decisão do Grêmio, por exemplo, eu sou contrário. Falamos muito de punição com os clubes, mas não vemos campanha em relação ao preconceito. E as punições que são tomadas são de perda de mando de campo, portões fechados. Mas eliminação... Olha, eu fico doido. Não sei o rumo que isso pode tomar.

Imagem
Bruno Alves teria sido o alvo das ofensas citadas pelo árbitro (Foto: Tiago Ferreira/Divulgação)

Confira, na íntegra, o relato do árbitro na súmula:

"Aos 07 (sete) minutos do 2º tempo, após cobrança do arremesso lateral, onde a bola saiu para o time do canto, fui chamado pelo 4º árbitro, srº Wandemberg de Araújo Farias Alves, que me relatou o seguinte fato, "Ouvi de parte de um torcedor posicionado na arquibancada do lado da torcida do Friburguense, a seguinte frase, quando o atleta número 10 (dez), srº Bruno Alves de Souza da equipe visitante, mantinha a posse a bola, "Macaco quer banana". Cabe ressaltar que o 4º árbitro não viu fisicamente o torcedor e sim escutou a tal palavra. Imediatamente solicitei que comunicasse o fato ao policiamento do jogo, ao delegado da partida e aos dirigentes da equipe mandante. Observei a presença de dirigente da equipe mandante na tentativa de identificar o infrator, fato que infelizmente não aconteceu até o término da partida. Cabe ressaltar que o tal fato foi presenciado por todo o componente no banco de reserva da equipe do Macaé Esporte F.C."
ANDRÉ-LUIZ
Usuário do Fórum Chaves desde 06 de agosto de 2012.
Moderador do sub-fórum "O Meu Negócio é Futebol" desde 11 de Maio de 2013 até 03 de Novembro de 2014.
Campeão do 14° Torneio GUF - Série B [2014].
Moderador Global do FCH desde 04 de Novembro de 2014 até 04 de Maio de 2015.
Ainda não sei dizer, o que me completa
Ainda não sei por que, eu te amo a beça
Mas de uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Ainda não decidiu se você vai ou fica
Eu só sei te incluir de vez da minha vida
De uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Avatar do usuário
Chad'
Membro
Membro
Mensagens: 10693
Registrado em: 23 Abr 2012, 21:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Portuguesa
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 271 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por Chad' » 16 Out 2014, 20:24

Tô esperando a exclusão do Friburguense.

Ou a "lei" aplicada ao Grêmio não vale pra todos?
Esses usuários curtiram o post de Chad' (total: 1):
Igorkk33
Títulos e posições de destaque:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves 4 :campeao:
1º no Foot Betting 2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - dezembro/2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - setembro/2016 :campeao:
1º no Torneio GUF 19 - Série A :campeao:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves Segunda Chance :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - junho/2019 :campeao:
2º na eleição de usuário do mês - agosto/2012 :vice:
2º na eleição de usuário do mês - outubro/2013
2º no XIV Concurso de Piadas
2º no Trivia Fórum Chaves 3
2º na A Casa do Chavesmaníacos 14
2º no Foot Betting 2017
3º na eleição de usuário do mês - setembro/2013 :terceiro:
3º no Torneio GUF Série B 14
3º na eleição de usuário do mês - outubro/2015
3º no Torneio GUF Série A 18
3º na eleição de usuário do mês - janeiro/2016
3º na eleição de usuário de 2016
3º na eleição de usuário do mês - novembro/2017
3º na eleição de usuário do mês - março/2019
3º no Bolão do Brasileirão 2019
4º na III A Fazenda do Fórum Chaves Imagem
4º na eleição de usuário do mês - abril/2015
4º na eleição de usuário do mês - novembro/2015
4º no Bolão da Copa América 2019
4º na eleição de usuário do mês - setembro/2019

Avatar do usuário
Igorkk33
Membro
Membro
Mensagens: 5449
Registrado em: 25 Mar 2012, 21:58
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: São José do Sul-RS
Curtiu: 1260 vezes
Curtiram: 106 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por Igorkk33 » 17 Out 2014, 11:08

Chad' escreveu:Tô esperando a exclusão do Friburguense.

Ou a "lei" aplicada ao Grêmio não vale pra todos?
Pois é, como eu vinha dizendo: dois pesos e duas medidas.
Imagem

Avatar do usuário
André-Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 11523
Registrado em: 06 Ago 2012, 09:25
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos FC
Localização: Campos do Jordão - SP
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por André-Luiz » 28 Out 2014, 18:22

http://globoesporte.globo.com/rs/notici ... ranha.html

Imagem

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da Promotoria do Torcedor, denunciou nesta terça-feira quatro torcedores que praticaram atos de injúria racial contra o goleiro Aranha, do Santos, em partida realizada na Arena do Grêmio, em 28 de agosto, pela Copa do Brasil. Entre eles, está a jovem Patrícia Moreira, flagrada por câmera de uma emissora de TV gritando a palavra "macaco". Além de Patrícia, estão nos documentos os nomes de Éder Braga, Rodrigo Rychter e Fernando Ascal.

Para que os quatro indiciados pela polícia há um mês fossem denunciados pelo Ministério Público, o goleiro Aranha teria de fazer uma representação formal contra os agressores. Porém, a Justiça entendeu que o registro de ocorrência feito um dia depois do fato bastaria para que o MP formalizasse a denúncia contra os torcedores. De acordo com a Justiça, no momento em que registou a queixa na polícia, o goleiro manifestou o desejo de que a investigação prosseguisse. Como o MP já via elementos suficientes para efetuar a denúncia, concluiu o procedimento após o aval judicial.

Na denúncia oferecida à Justiça, o Ministério Público pede a aplicação de medida cautelar proibindo imediatamente os denunciados de comparecerem a jogos do Grêmio. O promotor de Justiça José Seabra Mendes Júnior pediu que os torcedores se apresentem à polícia uma hora antes das partidas e que permaneçam na delegacia durante o desenrolar e até uma hora após serem encerradas. De acordo com a Justiça, no momento em que registou a queixa na polícia, o goleiro manifestou o desejo de que a investigação prosseguisse. Como o MP já via elementos suficientes para efetuar a denúncia, concluiu o procedimento após o aval judicial.

A pena prevista por lei para os denunciados é de um a três anos de reclusão e multa. Caso aceitem o benefício de suspensão do processo, eles estarão proibidos, pelo prazo de um ano, de frequentarem estádios em todos os jogos do Grêmio como mandante ou visitante, devendo se apresentarem em delegacia indicada pela Justiça.

Nesses 60 dias, Patrícia Moreira acabou tendo a maior exposição após ser flagrada por câmera do canal ESPN cantando "macaco". De acordo com o advogado Alexandre Rossato, ela segue reclusa, desempregada e sem residência fixa, além de manter tratamento psiquiátrico. A sua antiga casa, alvo de apedrejamento e tentativa de incêndio, foi alugada.

O incidente ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, da partida vencida pelo Santos diante do Grêmio por 2 a 0, em 28 de agosto, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo.

Na esfera esportiva, o caso culminou com a eliminação do Grêmio da Copa do Brasil por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
ANDRÉ-LUIZ
Usuário do Fórum Chaves desde 06 de agosto de 2012.
Moderador do sub-fórum "O Meu Negócio é Futebol" desde 11 de Maio de 2013 até 03 de Novembro de 2014.
Campeão do 14° Torneio GUF - Série B [2014].
Moderador Global do FCH desde 04 de Novembro de 2014 até 04 de Maio de 2015.
Ainda não sei dizer, o que me completa
Ainda não sei por que, eu te amo a beça
Mas de uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Ainda não decidiu se você vai ou fica
Eu só sei te incluir de vez da minha vida
De uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Avatar do usuário
André-Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 11523
Registrado em: 06 Ago 2012, 09:25
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos FC
Localização: Campos do Jordão - SP
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por André-Luiz » 30 Out 2014, 16:08

http://globoesporte.globo.com/rs/notici ... juria.html

Imagem

O Tribunal de Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público contra os quatro torcedores indiciados pela Polícia Civil, por injúrias raciais contra o goleiro Aranha. Eder de Quadros Braga, Rodrigo Machado Rychter, Fernando Moreira Ascal e Patrícia Moreira da Silva serão julgados por cometer atos racistas durante partida realizada em 28 de agosto, na Arena do Grêmio. O julgamento ainda não tem data marcada.

O juiz titular do Juizado do Torcedor, Marco Aurélio Martins Xavier, que recebeu a denúncia, aplicou medida cautela de proibição de ida aos estádios aos acusados, que deverão se apresentar à 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, durante os jogos do Grêmio. A vedação é para jogos do Tricolor, independente do mando de campo, enquanto o processo tramitar judicialmente.

- Os acontecimentos revelaram-se atentatórios à honra do ofendido, com requintes de menosprezo racial, o que é inadmissível na realidade contemporânea. As ofensas envolvem uma senda de violência e fanatismo, que permeiam o ambiente dos estádios, fomentando a violência e alimentando essa chaga social, que é o preconceito racial - afirmou o magistrado.

O Ministério Público denunciou os quatro réus na última terça-feira. Para que a denúncia fosse realizada, o goleiro Aranha teria de fazer uma representação formal contra os agressores, mas a Justiça entendeu que o registro de ocorrência feito um dia depois do fato bastaria para que o MP formalizasse a denúncia contra os torcedores. De acordo com a Justiça, no momento em que registou a queixa na polícia, o goleiro manifestou o desejo de que a investigação prosseguisse. Como o MP já via elementos suficientes para efetuar a denúncia, concluiu o procedimento após o aval judicial. A pena prevista por lei para os denunciados é de um a três anos de reclusão e multa.

Nesta quarta-feira, a Polícia Civil indiciou o quinto suspeito de ter proferido injúrias raciais contra Aranha. Lucas Fernandes da Rocha foi chamado para prestar depoimento na 4ª Delegacia de Polícia, mas afirmou que só se manifestará sobre o caso em juízo. O torcedor será encaminhado ao Juizado do Torcedor e cabe ao Ministério Público, por meio da Promotoria do Torcedor, fazer a denúncia.

O caso

Nesses 60 dias, Patrícia Moreira acabou tendo a maior exposição após ser flagrada por câmera do canal ESPN cantando "macaco". De acordo com o advogado Alexandre Rossato, ela segue reclusa, desempregada e sem residência fixa, além de manter tratamento psiquiátrico. A sua antiga casa, alvo de apedrejamento e tentativa de incêndio, foi alugada.

O incidente ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, da partida vencida pelo Santos diante do Grêmio por 2 a 0, em 28 de agosto, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo.

Na esfera esportiva, o caso culminou com a eliminação do Grêmio da Copa do Brasil por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
ANDRÉ-LUIZ
Usuário do Fórum Chaves desde 06 de agosto de 2012.
Moderador do sub-fórum "O Meu Negócio é Futebol" desde 11 de Maio de 2013 até 03 de Novembro de 2014.
Campeão do 14° Torneio GUF - Série B [2014].
Moderador Global do FCH desde 04 de Novembro de 2014 até 04 de Maio de 2015.
Ainda não sei dizer, o que me completa
Ainda não sei por que, eu te amo a beça
Mas de uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Ainda não decidiu se você vai ou fica
Eu só sei te incluir de vez da minha vida
De uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Avatar do usuário
André-Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 11523
Registrado em: 06 Ago 2012, 09:25
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos FC
Localização: Campos do Jordão - SP
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por André-Luiz » 24 Nov 2014, 16:55

Patrícia Moreira e mais três aceitam acordo, e ação por injúria é suspensa
http://globoesporte.globo.com/rs/notici ... pensa.html

Photobucket Photobucket

Patrícia Moreira e mais três acusados de injúrias raciais contra o goleiro Aranha, do Santos, em partida com o Grêmio em 28 de agosto, aceitaram a proposta de suspensão condicional do processo, apresentada pelo juiz Marco Aurélio Xavier, em audiência na manhã desta segunda-feira, no Foro Central, em Porto Alegre.

Além de Patrícia, foram acusados Eder Braga, Fernando Ascal e Rodrigo Rychter. Os quatros acusados terão que se apresentar a uma delegacia a ser determinada uma hora antes de cada jogo oficial do Grêmio - seja em casa ou fora -, com saída uma hora depois, durante dez meses - que já estão valendo desde medida cautelar pedida pelo Ministério Público, em outubro.

Imagem
Patrícia Moreira chega para audiência em Porto Alegre (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)

A medida, portanto, se estenderá até 29 de agosto. Nenhum dos quatro aceitou a outra proposta, de se usar tornozeleira eletrônica em vez do comparecimento a uma delegacia. A supervisão, no entanto, será mais longa, de dois anos. Se, nesse período, o quarteto cometer algum crime, terá que responder pelo novo e o antigo, uma vez que o processo será reaberto. Ficou acordado também que, a partir de agora, o caso correrá em segredo de Justiça.

- Dada a repercussão, estamos tentando preservar a vida particular dessas pessoas. Para elas não serem apenadas duplamente. Serão dois anos submetidos ao monitoramento judicial - esclarece o juiz Marco Aurélio Xavier após quase duas horas de audiência.

Patrícia chegou acompanhada do advogado Alexandre Rossatto por volta das 9h40, de óculos escuros e ainda mostrando abalo com a repercussão do caso que está prestes a completar três meses. Ela não falou com a imprensa. Ao final da sessão, deixou o local por uma saída alternativa, acompanhado por um segurança do Foro Central.

Imagem
Patrícia Moreira deixa audiência por uma saída alternativa (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)

Nesses quase 90 dias dias, Patrícia Moreira acabou tendo a maior exposição após ser flagrada por câmera do canal ESPN cantando "macaco". De acordo com o advogado Alexandre Rossato, ela segue reclusa, desempregada e sem residência fixa, além de manter tratamento psiquiátrico. A sua antiga casa, alvo de apedrejamento e tentativa de incêndio, foi alugada.

O incidente ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, da partida vencida pelo Santos diante do Grêmio por 2 a 0, em 28 de agosto, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo.

Na esfera esportiva, o caso culminou com a eliminação do Grêmio da Copa do Brasil por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Imagem
Fernando Ascal e Eder Braga (ao fundo) deixam Foro Central (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)

Imagem
Rodrigo Rychter ao lado de seu advogado após audiência (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)
ANDRÉ-LUIZ
Usuário do Fórum Chaves desde 06 de agosto de 2012.
Moderador do sub-fórum "O Meu Negócio é Futebol" desde 11 de Maio de 2013 até 03 de Novembro de 2014.
Campeão do 14° Torneio GUF - Série B [2014].
Moderador Global do FCH desde 04 de Novembro de 2014 até 04 de Maio de 2015.
Ainda não sei dizer, o que me completa
Ainda não sei por que, eu te amo a beça
Mas de uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Ainda não decidiu se você vai ou fica
Eu só sei te incluir de vez da minha vida
De uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Avatar do usuário
Giovani Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 6903
Registrado em: 14 Nov 2011, 16:44
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Onde as ruas não tem nome
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 105 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por Giovani Chambón » 24 Nov 2014, 17:28

Nunca mostram a cara dos "outros três"
Será porque são pretos?
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3382 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por Barbano » 25 Nov 2014, 08:44

A cara e o nome dos outros três tá aí nas fotos acima, ué. E apenas um deles é preto.

Responder