Estádios e Ginásios do Brasil e do Mundo

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Estádios e Ginásios do Brasil e do Mundo

Mensagem por E.R » 28 Nov 2023, 17:09

NOTÍCIAS
RENAN MOURA - RÁDIO GLOBO

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Estádios e Ginásios do Brasil e do Mundo

Mensagem por E.R » 07 Mar 2024, 09:38

NOTÍCIAS
https://oglobo.globo.com/blogs/panorama ... ados.ghtml

A Arena Mané Garrincha, em Brasília, já tem oito jogos do Campeonato Brasileiro confirmados.

As partidas serão de três times de estados diferentes.

Os contratos já estão assinados e pagos, inclusive, mas não são para partidas específicas.

Os confrontos ainda serão definidos e alguns fatores serão levados em consideração. O principal deles é que as partidas do mesmo clube não aconteçam em datas próximas.

Outros itens levados em consideração são os adversários e que haja um intervalo entre os jogos para que o gramado descanse.

Além disso, a Arena quer manter datas disponíveis para possíveis jogos da Copa do Brasil, que ainda não tem nenhum fechado por enquanto. Mas não está descartado que isso aconteça.

A meta da Arena Mané Garrincha é manter uma média anual de ao menos, dez jogos do Campeonato Brasileiro, 5 jogos da Copa do Brasil e cinco jogos de estaduais.
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Estádios e Ginásios do Brasil e do Mundo

Mensagem por Barbano » 07 Mar 2024, 17:07

E.R escreveu:
07 Mar 2024, 09:38
Além disso, a Arena quer manter datas disponíveis para possíveis jogos da Copa do Brasil, que ainda não tem nenhum fechado por enquanto. Mas não está descartado que isso aconteça.
Como não tem? Nova Iguaçu x Internacional vai ser em Brasília.

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Estádios e Ginásios do Brasil e do Mundo

Mensagem por E.R » 19 Abr 2024, 05:45

NOTÍCIAS
https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2 ... dios.shtml

Flamengo e Vasco negociam com a prefeitura do Rio de Janeiro a autorização de obras e se seus planos se concretizarem poderão ter estádios separados por poucos quilômetros.

O Flamengo deseja comprar um terreno na altura do viaduto do Gasômetro, em São Cristóvão. 

Já o Vasco aguarda avançar na Câmara do Rio de Janeiro um projeto de lei de ampliação da capacidade de São Januário. 

O Flamengo não fala abertamente sobre a negociação e jamais apresentou publicamente um projeto de estádio — não se sabe, por exemplo, quanto de capacidade a arena teria — mas busca a ajuda do prefeito Eduardo Paes (PSD) para viabilizar a compra.

O terreno tem 86.592 m² e é de propriedade do fundo de investimento mobiliário do Porto Maravilha, gerido pela Caixa.

A prefeitura comprou parte do terreno da Caixa para a construção do terminal Gentileza, conexão entre ônibus, VLT e BRT, inaugurado em março. 

Mas o desejo do Flamengo tem obstáculos. O preço do terreno é um deles, pois o fundo da Caixa pede mais de R$ 2.000 por metro quadrado.

A Caixa afirmou em nota que os ativos do fundo estão disponíveis e que dialoga com o mercado, mas não comentou o interesse do Flamengo.

Outro obstáculo é a contaminação do solo do terreno no Gasômetro com níveis altos de metais pesados.

Em reunião recente com o Eduardo Paes, o Flamengo apresentou a ideia de ceder o potencial construtivo da sede da Gávea, localizada, na verdade, na Lagoa, para reduzir o custo do terreno do Gasômetro.

O deputado federal Pedro Paulo (PSD) se considera um padrinho político da ideia e diz que deseja fazer a "Cidade do Flamengo" na região próxima ao Porto Maravilha.

"Existe uma vocação de entretenimento ali. Poderíamos criar potencial de turismo fazendo uma espécie de distrito do futebol, com um polo de museus. Teríamos um triângulo onde estão também o Maracanã e São Januário", afirmou o deputado federal.

Ex-presidente do Flamengo entre 2013 a 2018, o deputado federal Eduardo Bandeira de Mello (PSB) associa a pressa do clube em adquirir o terreno ao ano eleitoral. Eduardo Bandeira de Mello é oposição ao grupo de Rodolfo Landim no Flamengo. A eleição no clube acontece em dezembro.

"Enquanto estive na presidência do Flamengo chegamos a avaliar este terreno e havia dificuldades. É preciso que haja um estudo sério, estruturado, com transparência. O que eu acho que não faz sentido é fazer algo às pressas para ganhar uma eleição ou forçar a criação de uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol)", afirma o parlamentar.

Em paralelo, Flamengo e Vasco batalham na licitação para concessão do Maracanã. Flamengo e Fluminense, atuais permissionários, apresentaram proposta que concorre com a parceria entre Vasco e a construtora W Torre.

O Vasco também aguarda a aprovação do projeto de lei para reformar São Januário, inaugurado em 1927. O Executivo enviou à Câmara do Rio de Janeiro uma autorização de operação urbana consorciada.

A reforma de São Januário e do entorno são viabilizadas. As intervenções serão acompanhadas por um conselho consultivo formado por dirigentes do Vasco, vereador, representantes da prefeitura e de associações de moradores.

O projeto prevê a ampliação da capacidade de São Januário de 22 mil para 47 mil .

Cadeiras vão ser trocadas, camarotes serão ampliados e as marquises reformadas.

O projeto arquitetônico prevê a preservação da fachada e da tribuna, onde o ex-presidente da República Getúlio Vargas discursou em cinco eventos do dia 1° de maio.

O Vasco deseja ainda a construção de uma ligação de pedestres de São Januário até a estação de BRT Vasco da Gama, na avenida Brasil.

O projeto está com tramitação atrasada na Câmara do Rio de Janeiro. O texto precisa ser analisado por 17 comissões até entrar na pauta de votação, em dois turnos.

O vereador Pedro Duarte (Novo) é a favor da reforma de São Januário, mas pede alterações no texto. Para Pedro Duarte, vereador declaradamente torcedor do Vasco, é preciso mudar o trecho que vincula a liberação do potencial construtivo ao avanço da obra: o Vasco só poderia receber 50% da venda, por exemplo, se tiver com 40% da reforma concluída.

"Se uma empresa quisesse comprar metade do potencial de uma vez para lançar um grande condomínio, o Vasco não poderia fazer a transferência. Isso atrapalharia as obras e o fluxo de caixa do clube. O modelo de governança não pode dificultar o fluxo."
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Avançou várias casas a negociação entre o Flamengo e a Caixa a respeito da construção de um estádio do clube num terreno do banco, no Gasômetro, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro.

Os presidentes da Caixa e do Flamengo, Carlos Vieira e Rodolfo Landim, se reuniram ontem na sede do banco, em Brasília, e começaram a destravar o nó que impede o fechamento do acordo.

O empecilho reside num ponto chave : o preço do terreno, de 87 mil metros quadrados, pertencente a um fundo de investimentos gerido pela Caixa.

Há meses, o Flamengo pretendia pagar apenas um terço do valor ambicionado pela Caixa. O valor que a Caixa quer é de R$ 450 milhões.

Entre o início das conversas, em fevereiro, e a reunião de ontem houve um fator que contribuiu para destravar o impasse : a decisão da prefeitura do Rio de Janeiro de autorizar a transferência do potencial construtivo da sede social do clube na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Essa decisão precisa ter a aprovação da Câmara dos Vereadores.

Mas ninguém crê que os vereadores cariocas vetariam uma medida que beneficie o clube mais popular da cidade — e do Brasil.

O potencial construtivo refere-se à quantidade de construção permitida em um terreno de sua propriedade. Esta medida é utilizada para controlar o crescimento urbano, de acordo com o plano diretor de cada cidade. Com a mudança desse potencial construtivo, o Flamengo pode oferecer mais pelo terreno da Caixa.

Há agora um acordo de confidencialidade assinado entre Flamengo e Caixa sobre a transação.

Foi marcada uma nova reunião entre as partes, prevista para terça-feira que vem, na sede da Caixa no Rio de Janeiro, novamente com a presença dos presidentes do banco e do Flamengo.

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-ja ... iros.ghtml
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Mensagem por E.R » 14 Jun 2024, 12:33

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https://odia.ig.com.br/esporte/vasco/20 ... uario.html

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As obras no estádio de São Januário devem começar em dezembro de 2024.

O estádio do Vasco passará a ter capacidade para 47.383 torcedores, sendo 32.743 em pé na arquibancada.

Além disso, haverá 10.258 cadeiras. Serão 133 camarotes com 2541 lugares, além de camarotes coletivos com 378 lugares.

Ao todo, São Januário terá 1.440 vagas para estacionamento.

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O projeto ainda prevê a manutenção da fachada histórica da sede, com a construção de duas torres, onde haverá restaurantes temáticos, camarotes, espaço para eventos, museu, sala de troféus e a área administrativa do clube.
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Mensagem por E.R » 25 Jun 2024, 07:39

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Mensagem por E.R » 26 Jun 2024, 13:43

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Mensagem por E.R » 10 Jul 2024, 05:48

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Mensagem por E.R » 02 Ago 2024, 00:37

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Estádios e Ginásios do Brasil e do Mundo

Mensagem por E.R » 17 Ago 2024, 05:01

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https://www.estadao.com.br/esportes/fut ... eabertura/

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Quase sete meses após a primeira previsão de inauguração, o estádio do Pacaembu – agora chamado de Mercado Livre Arena Pacaembu – continua sem uma data para seu primeiro jogo oficial.

Adiamentos e problemas ao longo das obras explicam o atraso para que o estádio volte a receber público oficialmente.

Mesmo assim, existe a possibilidade de ele ser reinaugurado e receber jogos ainda em 2024.

Nesta semana, por exemplo, foi detectada uma rachadura em um dos pilares da torre de iluminação do estádio. Trata-se de uma acomodação natural do solo, sem trazer danos estruturais às obras e ao Pacaembu. Em nota, a Concessionária Allegra Pacaembu afirmou que tal rachadura não traz nenhum dano estrutural ao complexo do Pacaembu.

“A Concessionária Allegra Pacaembu informa que foi constatado um recalque diferencial no piso da rua Itápolis. Embora esse recalque seja mais visível na base de uma das torres de iluminação do estádio, as análises geotécnicas não indicaram, até o momento, qualquer alteração das estruturas pertencentes ao Complexo do Pacaembu”, disse a concessionária.

Ocorreu uma análise geotécnica para garantir que a rachadura não preocupa a continuidade das obras e integridade do estádio. Não foi detectada uma causa específica para essa acomodação. Isto pode ocorrer devido a uma série de fatores, como pressão, tensão ou mudança de volume – e ocasiona os danos na pilastra da torre de iluminação.

Esta torre está localizada na rua Itápolis, onde fica a arquibancada leste no novo estádio.

Em função das obras, tanto da arena quando da Linha 6 laranja do metrô de São Paulo, ela chegou a ser fechada. Depois da análise de especialistas, o pilar com a rachadura foi protegido por tapumes e placas.

Essas obras do metrô já foram, inclusive, motivo de conflito recente entre a Concessionária Allegra Pacaembu, responsável pelas reformas no estádio, e a Linha Uni, encarregada pelas obras do transporte público.

Não há confirmação de que este novo problema tenha relação com quaisquer uma das obras. Há mais de um ano, os engenheiros do Pacaembu não estão mais realizando escavações no solo – fato que poderia explicar as rachaduras.

Ainda que não tenha uma hipótese definida, a reportagem do Estadão apurou que a Concessionária Allegra Pacaembu analisa a possibilidade de notificar a Linha Uni. O fato de serem fraturas ‘semelhantes’ sinaliza de que há a possibilidade de que elas sejam causadas pelas obras no metrô.

Em junho, a intervenção da estação FAAP/Pacaembu, da Linha 6 - Laranja estaria afetando diretamente as arquibancadas do Pacaembu, o que ocasionaria riscos.

A Linha Uni negou as acusações à época. Ainda foram detectadas trincas em pilares do Museu do Futebol e vitrais da FAAP quebrados, próximo aos locais da obra.

Na época, a Concessionária Allegra Pacaembu afirmou que alertou a Linha Uni sobre as preocupações, que respondeu com “uma série de ilações e afirmações falaciosas sobre o andamento das obras de reforma, modernização e restauro do Pacaembu”.

A Linha Uni, por sua vez, alegou que “não havia qualquer relação entre as obras da Linha 6-Laranja de metrô e os alegados problemas estruturais do estádio” do Pacaembu.

Em junho, a Concessionária Allegra Pacaembu previa que o estádio, o centro de tênis e a piscina olímpica seriam entregues para a prefeitura. Ela realizou vistorias para checar os últimos detalhes e permitir que o local recebesse eventos – o mais esperado sendo a primeira partida oficial no estádio.

Tanto a Concessionária Allegra Pacaembu, quanto prefeitura, trabalham com a possibilidade de reinaugurar o estádio ainda neste ano. Após análise, o órgão devolveu à concessionária o parecer, com mais de 200 páginas sobre a análise das obras – e o que ainda precisa ser feito para a liberação do Complexo de fato e a entrega do termo de aceitação da reforma, no qual considera que a Allegra cumpriu com suas obrigações em relação ao que estava proposto nas obrigações do termo de concessão.

“O que eu posso garantir é que esse contrato, e qualquer outro contrato da prefeitura, vai seguir rigorosamente o que está previsto nos contratos, inclusive nesse caso em especial teve junto ao TCM uma reunião para ter uma discussão sobre o tema”, afirmou Ricardo Nunes, ao Estadão. “Se existe alguma questão de rachadura, nossos engenheiros vão fazer o laudo, eles vão ser responsabilizados sobre isso”.

Pelo que a reportagem apurou, o planejamento é entregar, nesta fase de correções e complementos ao relatório técnico, as piscinas, quadras de tênis e estádio. Hotel e ginásio, previstos no projeto inicial, devem ter suas obras finalizadas somente após a reinauguração, já que não são obrigatórios para a liberação do espaço.

Santos e São Paulo sinalizaram e assinaram junto com a concessionária a intenção de mandar partidas no estádio assim que ele for reaberto.

Marcelo Teixeira, presidente do Santos, garantiu o desejo de que o Pacaembu seja a segunda casa do Santos, assim que ele estiver disponível para receber partidas oficialmente.

“Ainda não tem prazo para o Pacaembu. Ficou claro isso. Já há o número de jogos, independentemente de outros clubes (interessados). O Santos quer que o Pacaembu seja uma segunda casa e talvez a primeira se já tiver o início da obra da Vila Belmiro, afirmou o mandatário.

“Sobre os supostos ‘atrasos’ da reforma, a Concessionária ressalta que, até a etapa atual, foram cumpridos todos os prazos da cláusula de entrega de obras obrigatórias, conforme previstos no Contrato de Concessão. Neste momento, transcorre-se o prazo previsto de 90 dias para implementação das correções apontadas pelos técnicos da SEME”, diz a Concessionária Allegra Pacaembu, em nota.

Com expectativas, tanto da Concessionária Allegra Pacaembu quanto do prefeito Ricardo Nunes, que concorre à reeleição para a prefeitura de São Paulo, o estádio pode ser reaberto ainda este ano com uma partida oficial. São Paulo e Cruzeiro têm interesse no Pacaembu em função dos empréstimos de suas casas para shows, enquanto o Santos quer se aproximar da torcida na capital do Estado – em especial caso as obras da Vila Belmiro comecem em um futuro próximo.

Não existe, no entanto, a definição de qual seria o clube que ‘estrearia’ o Pacaembu, já que para isso seria necessário uma negociação, sobre qual jogo os mandantes cederiam para atuar na arena. Sem um prazo definido para reabertura, não há como cravar qual seria este jogo.
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Mensagem por Barbano » 20 Ago 2024, 17:29

Uma das piores concessões já feitas, a Allegra é péssima. Não cumpre prazos, e cada hora quer uma mamata diferente do poder público.
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Mensagem por E.R » 03 Set 2024, 09:19

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https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo- ... ntos.ghtml

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O Botafogo já iniciou as conversas para transferir a pista de atletismo do Estádio Nilton Santos para um outro centro esportivo no Rio de Janeiro.

Como sugerido pelo prefeito Eduardo Paes, o aval para retirada da estrutura do estádio só acontecerá se ela for realocada em outro ponto.

As tratativas agora serão com o Governo do Estado, para que o Célio de Barros, no Maracanã, receba a infraestrutura.
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Mensagem por E.R » 16 Out 2024, 06:55

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Fonte : Jornal Extra
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Mensagem por E.R » 27 Out 2024, 04:24

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LAURO JARDIM

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Apesar de já deter a concessão do Engenhão até 2051, a SAF do Botafogo está em busca de um terreno para a construção de um estádio para 15 mil pessoas.

A procura é por uma área de 35 mil metros quadrados.

A ideia é que a arena seja usada para partidas de menor porte, enquanto o Engenhão seja palco de shows e de jogos mais importantes.
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Mensagem por Barbano » 31 Out 2024, 11:47

Bobagem. Estádio de 15 mil pessoas no futebol atual é insuficiente, mesmo pra um time de torcida pequena como o Botafogo.

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