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A direção da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) pretende lançar, ainda em 2025, a concorrência para a venda dos direitos de transmissão de suas competições de clubes no ciclo que abrange os anos de 2027 a 2030. Isso deve acontecer até outubro de 2025.
Os contratos vigentes para a Libertadores, a Sul-Americana e a Recopa foram definidos entre abril e maio de 2022. O contrato atual expira no dia 31 de dezembro de 2026.
Para o pacote de TV aberta, três emissoras devem apresentar propostas, segundo apuração da coluna: Globo, SBT e Record.
Globo e SBT detêm atualmente as transmissões da Libertadores e da Sul-Americana, respectivamente.
A Record, que possui o Campeonato Paulista e firmou um acordo para ter os jogos dos clubes da Liga Forte União (LFU) como mandantes no Brasileirão, tem interesse na Sul-Americana.
Executivos da Record consideram improvável que a Globo perca a Libertadores, o que indica que a disputa pela Copa Sul-Americana deve se concentrar entre SBT e Record.
Na TV fechada, a Globo deseja que as competições da Conmebol, especialmente a Libertadores, voltem a ser exibidas pelo SporTV, seu canal por assinatura.
Atualmente, os direitos pertencem à ESPN, que também disponibiliza os jogos via streaming pelo Disney+. Essa deve ser a concorrência mais acirrada do processo, que será novamente coordenado pela agência FC Diez.
Detentora do streaming pago (similar ao pay-per-view), a Paramount já comunicou à Conmebol e à FC Diez que não participará da disputa pelos direitos do novo ciclo. A informação foi revelada pela Folha de S.Paulo e confirmada pela coluna. A empresa cumprirá o contrato atual até o fim de 2026. Procurada, a Paramount informou que não comentaria o assunto.
A Conmebol deve oferecer esse pacote de streaming a outras empresas, como Max (da Warner Bros. Discovery), Amazon Prime Video (que transmite jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil), Apple TV, DAZN e Netflix.
A coluna apurou que um novo produto poderá ser criado: o digital aberto. Esse ativo atenderia plataformas com perfil semelhante ao da Cazé TV e do GOAT, que mantêm canais gratuitos no YouTube. Essa inclusão pode elevar consideravelmente o valor total arrecadado no próximo ciclo, o que poderá resultar em premiações mais altas para os clubes. Atualmente, o campeão da Libertadores acumula cerca de US$ 36 milhões.
A Cazé TV detém hoje os melhores momentos (highlights), podendo veicular clipes com lances dos jogos com três minutos de atraso em relação à transmissão ao vivo. A OneFootball venceu a concorrência deste ativo em 2022 para o período de 2023 a 2026, mas abriu mão do contrato em fevereiro deste ano.