Matéria por: Antonio Felipe, para o Fórum Chaves
No dia 7 de outubro, mais de 138 milhões de eleitores vão às urnas brasileiras para escolher seus representantes nos 5.565 municípios do território nacional. Milhares de candidatos disputam as prefeituras ou vagas nas câmaras de cada um desses municípios. E como é de costume, muitos dos que buscam votos nessas eleições usam nomes de urna um tanto curiosos, de forma a chamar a atenção da população. Entre esses nomes curiosos, não faltam referências aos personagens de Chaves e Chapolin.
Chaves, Chapolin, Seu Madruga, Kiko, Chiquinha e até Dona Neves figuram nas nominatas das eleições municipais de 2012. Um levantamento realizado pelo Fórum Chaves junto ao Tribunal Superior Eleitoral mostra que mais de 120 candidatos utilizam nomes de personagens das séries de Roberto Gómez Bolaños como nome de urna.
É importante ressaltar que alguns nomes, como Chaves, Chiquinha, Jaiminho e Kiko (ou Quico) são em sua maioria, apelidos comuns ou, no caso de Chaves, apenas sobrenome do candidato. Nestes casos, não é possível apontar uma identificação clara do nome com os personagens CH. Mas não devem ser ignorados. Outros nomes possuem ligação proposital com os seriados de Chespirito, tais como Dona Florinda, Seu Barriga e Chapolin Colorado.
Entre os candidatos ao Poder Executivo, são poucos os que utilizam nomes de urna com alguma ligação às séries. Caso de Jorge Luis Fagundes Chaves, conhecido como "Chaves", candidato a vice-prefeito em São José dos Pinhais (PR) pelo PCB. Em São Joaquim de Bicas (MG), concorre a prefeito Cristalino Rodrigues Chaves Costa, o "Chaves", pelo PRP. Temos ainda um Jaiminho concorrendo a prefeito na cidade de Marataízes (ES) e vários Kikos disputando os paços municipais de cidades como Varginha (MG), Silverânia (MG) e Macaubal (SP).
A maioria dos candidatos que utilizam apelidos CH na urna estão buscando vagas nos legislativos municipais. O nome preferido é "Kiko", em Vista Gaúcha (RS), Cianorte (PR), Niterói (RJ), Mogi Mirim (SP) e muitas outras cidades. "Quico" é menos utilizado, sendo visto apenas em Presidente Dutra (BA) e Porto Amazonas (PR). Homenageado recentemente em Tangamandápio, o carteiro Jaiminho empresta o apelido para vários candidatos do país, entre eles Jaime Monteiro da Silva, que concorre pelo PT de Goiânia, e Jaime dos Santos Lopes, do PSDC do Rio de Janeiro. Alguns personagens têm nomes com menos ocorrência. Caso de "Seu Barriga", registrado apenas em Buriti dos Lopes (PI) e Torres (RS). O filho do dono da vila aparece mais. Os Nhonhos concorrem em Tijucas do Sul (PR), Guimarães (MA), Sarandi (RS) e Luis Alves (SC). Na cidade de Jaguariúna (SP), uma Dona Florinda tenta ser vereadora. E em Manacapuru (AM), é uma Dona Neves que pleiteia o voto popular.
Seu Madruga, além de ser um dos personagens mais amados da série Chaves, é um dos nomes com mais referências entre os candidatos a vereador no Brasil. Além do apelido, os candidatos compartilham semelhanças físicas com a figura interpretada por Ramón Valdés, especialmente o característico bigode. Caso de Pedro Monteiro, o Seu Madruga de Cotia, que concorre a vereador pelo PSDC (leia mais abaixo), bem como de Luis Francisco Siqueira Barbosa, o Seu Madruga do PSOL de Porto Alegre. Também podemos citar os Madrugas de Minas Novas (MG), Guararema (SP) e Viradouro (SP). A filhinha do Madruguinha também tem significativas referências nas listas eleitorais, caso de Francisca Rodrigues dos Santos, a Chiquinha do PSD de Teresina, ou Francisca de Araújo Freitas, do PTN de Manaus.
Entre os personagens interpretados por Chespirito, o Polegar Vermelho é mais facilmente encontrado entre os candidatos a vereador do que o menino da casa 8. Há desde "Chapolin" em cidades como Ponta Grossa (PR), Diadema (SP) e Cachoeirinha (RS), "Chapolim" em Coari (AM) ou na terra das casimiras, Taubaté (SP) e até mesmo "O Chapolin Colorado" em Guaçuí (ES) e o curioso "Professor Chapolin" de Taboão da Serra (SP). Já o "Chaves" surge como nome de urna de Vivaldo Ferreira de Souza, do PMN de Salvador, bem como em Chapecó, Brusque (SC), São João da Urtiga (RS) e muitas outras cidades. Pancada (no original, Chaparrón) também marca presença, dando nome a um candidato a vereador em São Pedro (SP). Por outro lado, dois Chavecos (no original, Chompiras) disputam a eleição, um deles concorrendo a prefeito, em Santana do Deserto (MG) e o outro, a vereador, em Jaboticatubas (MG).
Apesar dos nomes simpáticos, fica a recomendação: voto apenas pelo nome não é uma boa ideia. Saiba mais sobre os candidatos, procure saber de suas propostas, suas ações e em 7 de outubro, vote de forma consciente. Não seja um "Quico" na eleição.
E você o que acharia de um Seu Madruga ou um Chapolin como vereador de sua cidade?
==
Destaque na TV e nas redes sociais, "Seu Madruga" busca eleição em Cotia
Entre os muitos candidatos que utilizam nomes de personagens CH, um deles já é bastante conhecido do público. Pedro Monteiro, mais conhecido como "Seu Madruga de Cotia", concorre a vereador pelo PSDC na cidade de Cotia, região metropolitana de São Paulo. Pedro caracteriza-se há dois anos como o personagem imortalizado por Ramón Valdés. Pela notada semelhança, o "Seu Madruga de Cotia" já apareceu diversas vezes em programas do SBT e Band, acompanhado de outros covers da turma do Chaves. "Já participei de programas de TVs em outros estados e sou muito convidado para grandes festas, como festas agrícolas", diz. Nas últimas semanas, Monteiro ganhou destaque nas redes sociais por conta de uma publicação do blog Não Salvo, que listou alguns dos candidatos mais curiosos das Eleições 2012.
Pedro Monteiro, o Seu Madruga de Cotia, com o apresentador Celso Portiolli. Foto: arquivo pessoal
Apesar de ser cover de um personagem de humor, Monteiro fala sério quando se manifesta a respeito de seu município: "Eu não me conformo que uma cidade rica como Cotia (R$ 600 milhões de arrecadação) tenha gente morando nas ruas e morrendo ao relento", afirma. Sobre seus objetivos e prioridades que pretende trabalhar se eleito, Monteiro demonstra preocupação com a questão social: "lutarei para implementar quatro projetos: Projeto Albergue; centros comunitários para que os bairros distantes possam ter um espaço de discussão, festas, reuniões e convivência; centro de zoonoses; pistas de skate para os jovens que moram em bairros mais pobres. Quero que Cotia tenha uma pista de skate e um centro Comunitário em cada bairro."
Monteiro diz não saber avaliar o quanto o carisma do personagem possa ajudá-lo a receber votos. Perguntado se inspira-se em algo do Seu Madruga para a política, afirma que "não, política é coisa séria". "Mas o que acho que tenho em comum com ele é a humildade e carisma. Pelo menos me dizem isso", completa.
--
Municípios com candidatos que usam nomes CH: