Até onde a nostalgia pode atrapalhar?

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Chavito.M
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo.
Curtiu: 230 vezes
Curtiram: 1042 vezes

Mensagem por Chavito.M » 25 Jan 2025, 19:22

NOTÍCIAS
Nostalgia tem sua origem de duas palavras gregas: "Nóstos" (Retorno) e "Álgos" (Dor; sofrimento). Ou seja, é um retorno para o passado, mas que pode ser extremamente nocivo e prejudicial para quem sente.

Ela é definida como um sentimento de saudades do passado, geralmente sendo acompanhada pela melancolia.

A sociedade atual vêm passando por um intenso processo de busca e regresso para o passado.

Franquias (filmes, jogos, animes...) estão voltando em formatos de continuações/ reboots com o propósito de atrair os olhos de entusiastas.

Mas nessa era aonde o foco está sendo o passado, acabamos esquecendo de priorizar o presente...

Indo para o nosso meio em comum ("CH"), será que estamos sendo prejudicados pela nostalgia também?

Texto: Pedro Ramos.
Editado pela última vez por Chavito.M em 25 Jan 2025, 19:26, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Chavito.M (total: 2):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).Sargento Refúgio
Posso ficar sumido por motivos de saúde mental, mas vou tentar participar quando puder :yes:

• Dono de um canal no YouTube desde 2022
(https://youtube.com/@chavito2022?si=kU7ePc3lsrqE0eNY).
Aspirante à jornalista e escritor.
Fandublador.
Desenhista.
Co-apresentador de um podcast sobre CH
(https://youtube.com/@polegacast?si=PHDC-FoGzzS8GQYo)

• Webmaster de um blog sobre dublagem.
(http://mundodublagembrasil.blogspot.com/2024/10/coluna-1-apresentacao.html).

BruchaLia
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 1135 vezes
Curtiram: 1283 vezes

Mensagem por BruchaLia » 25 Jan 2025, 19:26

Talvez seja básico dizer que sim, acho.
Infelizmente
mas vai destruir a minha biblioteca :angry:

Chapolin comedor de bolos
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1326 vezes
Curtiram: 2886 vezes

Mensagem por Chapolin comedor de bolos » 25 Jan 2025, 19:41

Definitivamente sim e digo mais: a nostalgia atrapalha o desenvolvimento de novas coisas ou inovações e não digo isso só ao CH mas basicamente...qualquer franquia que hoje em dia só é lembrada pelas coisas do passado(de cabeça em programas de TV só consigo lembrar pica pau e de uma franquia de jogos que hoje é ruim).
Porém há motivos de por que a nostalgia acaba sendo forte nesse tipos de marcas cult/antigas, a principal delas é que há falta de inovações que sejam realmente boas ou positivas ou que façam a marca evoluir mais, tem mais camadas dependendo de cada caso, mas essa é a chave primária de tudo, até de CH.
Um exemplo bom de marca que é ajudado pelo fator de inovações (que sempre trago no off-topic de CH) é as Tartarugas Ninja, há muitas incarnações/adaptações que alavanca mais e mais o conhecimento e a preservação de um legado de uma obra a longo prazo, mas também eu poderia citar Looney Tunes(antes do Zaslav prejudicar a Warner) e até mesmo o exemplo mais recente só que de jogos que foi Sonic que antes do primeiro filme de 2020, a franquia tava em horríveis condições até para os funcionários, após o sucesso dos 3 filmes, ajudou total a reerguer a franquia principal de jogos.
Eu sinceramente fico muito triste do sucesso do CH se depender 100% nas séries clássicas, mesmo que elas são mega importantes, não sabemos até que ponto elas ainda serão entretenimento para as crianças e a galera geração Z do TikTok, resumindo: CH precisa urgentemente de inovação boa, e uma que seja feita com as ferramenta certas, então to torcendo pra série biográfica e o desenho novo do Chapolin(por mais que desaprovo totalmente o conceito de Los Colorado) darem certos financeiramente, por que isso encoraja o Grupo CH a tentar coisa nova que preste.
Esses usuários curtiram o post de Chapolin comedor de bolos (total: 3):
BruchaLiacyber RevolvinhoSargento Refúgio
Imagem
Sou Geotti Guara(vulgo o idiota com a foto de Chapolin palhaço, desde 2022 no meio CH e 2024 no Fórum)
Quer acompanhar os dotes de um grande artista?
Blue Sky

Instagram

Canal do YT(animatics e animações)

Twitter/X

Conquistas no Fórum e +:
► Exibir Spoiler

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 590 vezes

Mensagem por Chamone » 25 Jan 2025, 20:55

Segundo alguns iluminados, por conta da nostalgia MAGA/SBT eu estou perdendo a série original em espanhol e o tal programa Chespirito.

CH em geral se beneficia de uma indústria de entretenimento avessa à riscos e herdeiros profissionais. Até a era digital as coisas ficavam no passado. Músicas, filmes e desenhos. Difícil acreditar que a marca Star Wars ficou adormecida por décadas. Era difícil saber o que aconteceu no entretenimento antes de você nascer sem ouvir conversas, pegar coisas emprestadas ou ir a um sebo.

O lado negativo? Costumo dizer que como criança moderna minhas memórias felizes e afetivas tem o Mickey da Disney, a Mônica do Maurício, os brinquedos da Estrela, Glasslite, o Sonic da Sega. Já uma criança do fim do século XIX possuía apenas brincadeiras, lugares e histórias como memórias afetivas. Minhas memórias felizes infelizmente possuem copyright.
Editado pela última vez por Chamone em 25 Jan 2025, 21:10, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
Sargento Refúgio
(...)

cyber Revolvinho
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 5300 vezes
Curtiram: 849 vezes

Mensagem por cyber Revolvinho » 25 Jan 2025, 21:08

Penso eu que a nostalgia atrapalha totalmente na grande maioria dos casos, principalmente CH. Eu sou fã de muitas coisas velhas e a cegueira da nostalgia (essa saudade da infância/de um tempo que já foi bom) nos cega em muitos aspectos. Um deles já defendi em outro tópico é a reação do Nelson Machado a chuva de Quico que ele é bombardeado em toda entrevista, e ouvindo isso dele mesmo, eu até o entendo, outro ponto é que se Chaves/Chapolin não forem atrativos para as próximas duas gerações, provavelmente o legado acabará, ficando apenas a um número pequeno de fãs aqui e ali. Os desenhos não são ruins, só não conversam com os mais velhos nostálgicos, mas não sei se sustentará como a série, e se der tudo errado, sem inovação, a vida útil das séries (e do universo) pode acabar bem mais cedo do que se houvesse um desprendimento da nostalgia de "só as séries serem boas".

Outros casos que a nostalgia atrapalha, me perdoem os fãs saudosos: sou fã da Xuxa, mas mesmo um dos maiores projetos e sucessos da vida dela terem sido o XSPB, alguns "chatos" da internet ainda ficam falando que só era bom na época do Xou. Sou fã de Chiquititas (quase todas as versões), e mesmo a atuação das crianças de 97 também sendo bem crua no começo, igual a de 2013, só falam mal da nova (como se as antigas merecessem prêmios por sua atuação). Sou fã de Rebelde Way/Rebelde México, Rebelde Way é uma novela infinitamente melhor, mas a nostalgia dos fãs de Rebelde/RBD não os faz enxergar isso, que vivem criticando RW em cada simples post comentando da primeira versão da novela (muitos nem pararam pra assistir).

Acho que como o Geotti Guara falou, são raros os casos que a nostalgia não estraga uma franquia, um fandom. E o meio CH não é um deles, definitivamente.
Esses usuários curtiram o post de cyber Revolvinho (total: 3):
Chapolin comedor de bolosJBzinSargento Refúgio
Imagem

quico, devolva meu pau
Membro
Membro
Time de Futebol: potiguar de mossoró
Curtiu: 217 vezes
Curtiram: 1355 vezes

Mensagem por quico, devolva meu pau » 25 Jan 2025, 21:14

A nostalgia da galera na casa dos 30, principalmente os que assistiram Chaves nos anos 90 e início dos anos 2000, é a maior responsável pelas loucuras típicas das redes sociais como "Chaves só presta se for no SBT", "Chaves só presta com dublagem MAGA", "se não tiver o quico e Seu Madruga eu não assisto", "esses episódios semelhantes são sem graça" etc... com destaque, claro, para a menção somente a "Chaves", já que pro imenso público leigo Chapolin é no máximo um "spin-off" dele.
Eu digo que isso é só fator nostalgia, pelo simples motivo de meu primo de 12 anos (e tantas outras crianças e adolescentes), alguém que assiste Chaves e Chapolin com frequência, simplesmente cagar e andar pra qual dublagem do episódio ele está assistindo. Óbvio que ele percebe a diferença, mas não é um fator que o incomode.
É difícil pra gente perceber que muitas vezes o maior vilão sempre será a nostalgia.
Em outras obras audiovisuais também está muito presente isso. Deixo citado aqui os desenhos dos Looney Tunes clássicos, em especial a dublagem Cinecastro, que embora nostálgica e sentimental para muitos, peca em muitos aspectos de qualidade pra redublagem da Herbert Richers (Eu inclusive cresci ouvindo as duas). É difícil largar a nostalgia e abraçar a novidade, mesmo que esta seja melhor. O sentimento sempre pesará mais.
Esses usuários curtiram o post de quico, devolva meu pau (total: 5):
Chapolin comedor de boloscyber RevolvinhoLouca da EscadaSargento RefúgioArieel
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --

Membro
Membro

Mensagem por Chapolin comedor de bolos » 25 Jan 2025, 21:32

Esqueci de acrescentar mas a nostalgia prejudica não só a performance e a vida de uma obra e uma fandom nova como também, o próprio viver de uma pessoa que só consome nostalgia, alguém que está sempre cego pelas obras do passado, só vai ser condicionado a querer consumir coisa velha por que é o que ele está acostumado, e isso cria-se a fobia das pessoas não quererem tentar o novo ou simplesmente terem medo do novo ser ruim, ou o bom e velho "o mundo de hoje em dia é chato, meus tempos eram melhores."
Pensem isso como num exemplo simples: uma criança que odeia legumes mas ela consome doces, apesar disso, os pais incentivam a criança a comer legumes por que isso faz uma "diferença" em seu paladar e em seu viver e quando ela finalmente larga do vício e arrisca seu medo comendo os legumes, ela sente que há um novo horizonte na vida dela a ser explorado que é provar mais comidas diferentes e que também é muito mais saudável do que só doces.
Isso é a mesma coisa da arte, a arte faz parte da nossa vida e precisamos dela por que ela também é o mesmo exemplo dos legumes: ela nos diversifica, nos inova e nos evolui como pessoas e sinceramente...qual é a graça de nós limitarmos nossos gostos tão profundamente em nossa vida que também tem um tempo limite? Obviamente não estou querendo que alguém goste de um produto novo ruim, mas o ideal seriamos a gente tentar de tudo, tanto mídias novas quanto antigas, independente delas serem ruins ou boas, ter um equilibrio.
Esses usuários curtiram o post de Chapolin comedor de bolos (total: 3):
cyber RevolvinhoJBzinSargento Refúgio
Imagem
Sou Geotti Guara(vulgo o idiota com a foto de Chapolin palhaço, desde 2022 no meio CH e 2024 no Fórum)
Blue Sky

Instagram

Twitter/X

Conquistas no Fórum e +:
► Exibir Spoiler

JoãoB
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 99 vezes
Curtiram: 532 vezes

Mensagem por JoãoB » 26 Jan 2025, 12:44

Respeito a opinião de todos vocês, mas gostaria de trazer um ponto para essa discussão: a nostalgia também pode ser um benefício. Imaginem, por exemplo, se criassem um desenho do Chaves ou do Chapolin que fosse muito diferente do original e/ou sem graça nenhuma. Poderia não ser bom! O próprio desenho de 2006 é a prova disso: se descaracterizou a partir da terceira temporada e fez muito menos sucesso do que a série original. Poderia ter sido muito melhor se não tivesse se distanciado tanto do original. E, mesmo se o desenho quisesse se distanciar da série, mudar totalmente, ainda assim poderia ter sido melhor do que foi. Sinal de que isso de mudar totalmente em relação ao original, sem se apegar a nostalgia, nem sempre é o melhor.

Outro exemplo é a dublagem. Tem um pessoal aqui no fórum que defende que os dubladores clássicos não deveriam participar de novos projetos porque poderiam morrer no meio ou parar de dublar antes do final do projeto, afetando o produto e que é preciso dar mais espaço para novos dubladores, sem se apegar a nostalgia. Pois bem: imaginem como teria sido as dublagens da Gábia, da Herbert Richers, da Rio Sound e da Som de Vera Cruz sem nenhum dublador da Maga. Óbvio que teria sido pior! Se com eles o pessoal ainda critica a dublagem, sem eles teria sido muito pior, haveria muito mais críticas e não só do pessoal aqui do fórum, mas também dos fãs leigos. Por que a maioria dos dubladores clássicos esteve nessas dublagens? Um dos motivos foi o fator nostalgia, isso salvou em parte essas dublagens. E se engana quem pensa que o público não liga para as mudanças de vozes, liga sim, como em qualquer dublagem, não só em CH. Exemplos disso tem aos montes, sempre que um dublador muda alguém estranha. Aliás, as próprias séries CH são o exemplo disso: as dublagens da BKS e da Gota Mágica foram muito criticadas porque mudaram muitos dubladores da Maga. A da Rio Sound também foi e olha que lá só dois dubladores clássicos ficaram de fora, Nelson Machado e Carlos Seidl.

Enfim, para mim, a nostalgia também pode ser um benefício e não apenas um fator que atrapalhe.

Corpo do Benito
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 242 vezes

Mensagem por Corpo do Benito » 26 Jan 2025, 13:31

Chaves só faz sucesso até hoje por causa da nostalgia, porque os fãs dos anos 80 cresceram e ditaram o mercado, a publicidade e os meios de comunicação. O problema é o mercado depender dos fãs antigos pra faturar. Qual será a nostalgia dos próximos 20 anos? O que é ruim hoje vai virar "cult" em 2045?

vlpleleven
Membro
Membro
Time de Futebol: NENHUM
Curtiu: 229 vezes
Curtiram: 463 vezes

Mensagem por vlpleleven » 26 Jan 2025, 13:46

JoãoB escreveu:
26 Jan 2025, 12:44
Respeito a opinião de todos vocês, mas gostaria de trazer um ponto para essa discussão: a nostalgia também pode ser um benefício. Imaginem, por exemplo, se criassem um desenho do Chaves ou do Chapolin que fosse muito diferente do original e/ou sem graça nenhuma. Poderia não ser bom! O próprio desenho de 2006 é a prova disso: se descaracterizou a partir da terceira temporada e fez muito menos sucesso do que a série original. Poderia ter sido muito melhor se não tivesse se distanciado tanto do original. E, mesmo se o desenho quisesse se distanciar da série, mudar totalmente, ainda assim poderia ter sido melhor do que foi. Sinal de que isso de mudar totalmente em relação ao original, sem se apegar a nostalgia, nem sempre é o melhor.

Outro exemplo é a dublagem. Tem um pessoal aqui no fórum que defende que os dubladores clássicos não deveriam participar de novos projetos porque poderiam morrer no meio ou parar de dublar antes do final do projeto, afetando o produto e que é preciso dar mais espaço para novos dubladores, sem se apegar a nostalgia. Pois bem: imaginem como teria sido as dublagens da Gábia, da Herbert Richers, da Rio Sound e da Som de Vera Cruz sem nenhum dublador da Maga. Óbvio que teria sido pior! Se com eles o pessoal ainda critica a dublagem, sem eles teria sido muito pior, haveria muito mais críticas e não só do pessoal aqui do fórum, mas também dos fãs leigos. Por que a maioria dos dubladores clássicos esteve nessas dublagens? Um dos motivos foi o fator nostalgia, isso salvou em parte essas dublagens. E se engana quem pensa que o público não liga para as mudanças de vozes, liga sim, como em qualquer dublagem, não só em CH. Exemplos disso tem aos montes, sempre que um dublador muda alguém estranha. Aliás, as próprias séries CH são o exemplo disso: as dublagens da BKS e da Gota Mágica foram muito criticadas porque mudaram muitos dubladores da Maga. A da Rio Sound também foi e olha que lá só dois dubladores clássicos ficaram de fora, Nelson Machado e Carlos Seidl.

Enfim, para mim, a nostalgia também pode ser um benefício e não apenas um fator que atrapalhe.
SIm, igual ao Rick de Trato Feito que teve seu dublador alterado, eu estranhei pois já estava acostumado com a voz antiga, principalmente quando ele fazia o Rick rindo com aquele HAHAHAHAHAHAHAAAAAN
Esses usuários curtiram o post de vlpleleven (total: 1):
JF CH

Bgs
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 108 vezes
Curtiram: 414 vezes

Mensagem por Bgs » 27 Jan 2025, 00:34

Penso que a nostalgia pode prejudicar CH quando os fãs da série clássica, mais velhos, questionam demasiadamente produtos novos, feitos para um público infantil, como os desenhos. Fora isso, não sei. É sempre bom consumir conteúdos novos, mas não vejo esse afeto ao passado em relação a séries como necessariamente um problema.

Sobre a mudança de dubladores, eu lembro de ter sido a favor de uma mudança completa para uma nova dublagem na época do Multishow, via como um apego desnecessário ao passado o saudosimo pela Maga, mas parando pra pensar hoje, a dublagem do Gastaldi foi e continua sendo a de melhor qualidade entre todas as outras que já saíram. Todo o resto são cópias mal feitas, é tipo você pedir uma Coca-Cola e receber um Dolly vencido. Enfim, resumindo, não penso mais nisso como saudosismo, é qualidade mesmo.

Talvez só a Gota Mágica tenha sido tão boa quanto justamente por se desprender um pouco do passado com o Cassiano Ricardo, que era um show de interpretação.
Esses usuários curtiram o post de Bgs (total: 6):
I.A DegenerativaJacintoSargento Refúgiocyber RevolvinhoBarbanovlpleleven
#BgsDNV?
- criação do sub-fórum Espaço Kids: livre postagem de manifestações de apoio ao candidato Jair Bolsonaro
- criação do Fórum Privilegiado: fim das relações diplomáticas com o outro fórum a não ser que haja fusão
- revitalização do mini-chat: o mini-chat vai voltar pra home e todos os candidatos a moderação serão submetidos a uma sabatina ao vivo na plataforma
- fim do puxa saquismo: banimento do usuário Ramyen
- fim da dublagem Maga no Multishow: todos os episódios das séries Chaves e Chapolin serão imediatamente redublados (clipes inclusos)
- fim do privilégio na administração: votos de moderadores terão o mesmo peso que o de administradores em votações internas
- fim dos debates chatos: os debates para a moderação serão organizados por Fabio em uma gincana de #afazendaconectada
- fim da mamata (spoiler: ela vai acabar): moderadores que tiverem posturas autoritárias serão punidos da mesma forma com que se punem usuários comuns
- criação do mandato colaborativo: a moderação não pode ser de 1 usuário, dessa forma, propostas e ideias poderão ser apresentadas num tópico específico. As postagens que tiverem mais respostas ou curtidas serão levadas imediatamente a votação na Politura.
- legalização do flood: chega de critérios autoritários para definir o que é o que não é útil.

#BgsDNV, quem conhece confia! :campeao:
coligação pela renovação do FCH

JoãoB
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 99 vezes
Curtiram: 532 vezes

Mensagem por JoãoB » 27 Jan 2025, 08:14

Bgs escreveu:
27 Jan 2025, 00:34
Talvez só a Gota Mágica tenha sido tão boa quanto justamente por se desprender um pouco do passado com o Cassiano Ricardo, que era um show de interpretação.
Mas vale lembrar que, quando essa dublagem estreou, também foi muito criticada e os fãs odiaram o Cassiano Ricardo por anos. Só passaram a gostar dele depois que o Tatá Guarnieri surgiu e começou a ser muito criticado no Chaves nos DVDs. Isso lá pra 2006, 2007.

E só fazendo um acréscimo ao que eu disse antes: querer que os dubladores clássicos dublem, como disse o Bgs, não é apenas uma questão de nostalgia, mas sim de qualidade. Eles são os melhores dubladores. Tanto que nenhum dos dubladores novos do Chaves conseguiu dublar tão bem como o Marcelo Gastaldi.

Membro
Membro

Mensagem por Chapolin comedor de bolos » 27 Jan 2025, 10:24

Entendo a onde querem chegar com "ser diferentão até demais pode atrapalhar" até por que citando os exemplos off-topics isso realmente aconteceu, Looney Tunes teve umas incarnações muito distanciadas do material original como o Loonatics Unleashed e Tartarugas Ninja teve a série Rise que mudou drasticamente a direção da história pra algo mais voltado a misticismo e contos/lendas do que ficção cientifica como a franquia toda é originalmente voltada primariamente.
Até posso citar o próprio Los Colorado que como falei anteriormente, eu já não gosto do conceito de mostrarem do nada uns bonecos novos e falarem que aquilo são os filhos e a esposa do Chapolin sem contexto nenhum só por que sim, no meu ponto de vista teria sido melhor um desenho do Chapolin que fosse mais voltado pra história junto do humor da série e trazer personagens do live-action de volta e um soft-reboot de alguns personagens da série de 2015, ai depois eu pensaria em desenvolver relações do Chapolin com esses personagens.
Mas é tudo uma questão de escolhas criativas de quem produz os produtos novos, novamente precisa-se de um equílibrio das coisas, não sair com escolhas criativas novas muito arriscadas mas também não ficar relando em só agradar os mais veteranos em seguir arriscadamente tudo do material original, eu por exemplo veria muito mais um desenho horrível de CH mas que pelo menos tenta algo novo do que ver nesse desenho mais uma temporada cheia de remakes fracos que é pior, se eu fosse querer apresentar essas histórias já existentes pra um leigo, eu só mostraria as versões do Live-action que seria muito mais fácil e divertido pra ele pegar o contexto.
Apesar disso, eu ainda torço pelo Los Colorado(que ao menos aparenta ter um orçamento muito melhor pra qualidade técnica da animação) e a série biográfica darem certos financeiramente por que são os produtos novos que eu mais vejo probabilidade de se apegarem ao público novo do que o Chaves 3D e a série do Madruga.
Esses usuários curtiram o post de Chapolin comedor de bolos (total: 2):
cyber RevolvinhoSargento Refúgio
Imagem
Blue Sky

Instagram

Twitter/X

Conquistas no Fórum e +:
► Exibir Spoiler

Otelo
Membro
Membro
Curtiu: 551 vezes
Curtiram: 723 vezes

Mensagem por Otelo » 27 Jan 2025, 15:23

cyberpistola escreveu:
25 Jan 2025, 21:08
Sou fã de Rebelde Way/Rebelde México, Rebelde Way é uma novela infinitamente melhor, mas a nostalgia dos fãs de Rebelde/RBD não os faz enxergar isso, que vivem criticando RW em cada simples post comentando da primeira versão da novela (muitos nem pararam pra assistir).
Gosto das duas: RBD por conta da nostalgia e Rebelde Way por eu gostar mais.
Esses usuários curtiram o post de Otelo (total: 2):
cyber RevolvinhoSargento Refúgio

Hyuri Augusto
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 112 vezes
Curtiram: 628 vezes

Mensagem por Hyuri Augusto » 27 Jan 2025, 17:23

cyberpistola escreveu:
25 Jan 2025, 21:08
ou fã de Rebelde Way/Rebelde México, Rebelde Way é uma novela infinitamente melhor, mas a nostalgia dos fãs de Rebelde/RBD não os faz enxergar isso, que vivem criticando RW em cada simples post comentando da primeira versão da novela (muitos nem pararam pra assistir).
Esse ponto é algo interessante, pois cada vez mais tem surgido pessoas que criticam por criticar. Muitas vezes elas não assistem (e não estou dizendo que são obrigadas) e querem opinar sobre. É a opinião pela opinião, pelos holofotes e a atenção da crítica do momento. Isso é algo que existe principalmente nos nichos geek e político.

Pras séries eu observo muito isso com o Programa Chespirito, em que muitos "leigos" (entre aspas mesmo) criticam o programa sem o assistir. Que não se dão ao trabalho de ver como tem muita coisa boa na fase pós Chaves e Chapolin como séries e simplesmente se negam a ver e acabam seguindo o efeito manada de criticar.

A mesma coisa se aplica as dublagens. Já vi muita gente criticar o trabalho do Cassiano se baseando só no Chaves dele, algo sem nexo, considerando que quando essa crítica é feita, muitas vezes é criticado o todo e não somente esses trabalhos isolados.

Infelizmente é o que as redes sociais se tornaram: Um centro de especialistas que não são especialistas em nada.
Esses usuários curtiram o post de Hyuri Augusto (total: 1):
cyber Revolvinho
Hyuri Augusto
Jornalista
Ex - moderador
Idealizador e coordenador de alguns jogos pelo fórum
Ex - apresentador do CH Universe
Fanduber
Futuro ator e dublador
Apaixonado por música

Responder