Lucas Fernando escreveu: ↑17 Mar 2024, 22:00
Saudações!
Tenho me empenhado nos últimos meses a pesquisar e fazer testes de dublagens com auxilio da Inteligência Artificial nos episódios clássicos, tendo obtido ótimos resultados (que foram postados no tópico sobre IA). Acredito que muito em breve será possível começar a dublagem de episódios inéditos, em especial do Programa Chespirito, onde temos praticamente uma década inteira sem dublagem em português.
Vendo essa possibilidade, inevitavelmente vem um grande questionamento:
Qual seria a dublagem perfeita para o Programa Chespirito?
Hoje, com todos os recursos que temos (BGMs e vozes através de IA), conseguimos emular tanto uma dublagem Maga com BGMs clássicas, ressuscitando dubladores falecidos como Marcelo Gastaldi e Mário Vilela, como também uma dublagem Gota Mágica, com as BGMs originais e Cassiano Ricardo e César Leitão.
As temporadas de 1980-1984 ainda são muito próximas da fase clássica, já a partir de 1985 começamos a notar mais o envelhecimento dos atores e uma proximidade com os episódios dos anos 90. A dublagem Gota Mágica, num geral, agradou bastante nos quadros Los Caquitos e Los Chifladitos, porém é quase um consenso no Meio CH de que em Chaves e Chapolin ficou ruim. Outra coisa é que por exemplo, Chapolin na Gota não ficou ruim, po aquele Chapolin mulherengo e chalartão, não podemos falar o mesmo que Chaves, mas enfim, creio que não adiantaria muito uma voz jovial da MAGA pra um Chaves velho, nesse caso até combina a voz do Cassiano
Como fazer uma dublagem que agrade gregos e troianos?
Bom, hoje conhecemos a maioria das BGMs Originais no PCH, o que nos dá uma vantagem, já que podemos fazer as M&E Track seguindo o áudio original sem ficar dependendo de x-minus e tals, seria parecido com que a MAGA fazia. No tópico Catálogo de Fandublagens criado pelo Estoque Segregado (
viewtopic.php?f=47&t=18118), podemos ver todas as fandublagens feitas e com elas podemos pegar a tradução e a interpretação dos dubladores na medida do possível, e também na medida do possivel, o contato dos que fizeram as vozes. Obviamente sem BGMs clássicas no pedaço (nem em Chaves!) e nem as claques MAGA 84-90, usem as do lote de 92, já que combina mais com as BGMs Originais (já que o lote de 92 usava muito as BGMs Originais) e gente é outro programa, vamos dar uma inovada.
As temporadas de 1980-1984 (máximo até 1985) seriam com as vozes da MAGA já que são bem próximas da fase clássica, e a partir de 1985-1986, Cassiano no Chespa e até alguns outros como o Cesár Leitão (negócio é só o Nhonho dele), nesse meio tempo o programa já está mais parecido com a fase dos anos 90, seja com o envelhecimento dos atores ou a Ascenção do Chaveco. Pode ser seguir o padrão que o Medeiros estipulou, 1980-1985 BGMs Originais, 1986-1993 M&E Track da Televisa, Claques da Gota ou do Lote de 92 se acharam um track de boa qualidade da Gota, 1994-95 seguindo áudio original + claques da Gota.
Outro ponto seria alguns atores que apareceram só uma vez e nunca ou fizeram só algumas participações (como Julio Vega), nesse caso recomendaria usar um ótimo fandublador que de conta do recado, por exemplo os fandubladores da DUBLAMIX, aqueles cara tu é doido, entre outros. Agora em outros casos como a honra da Chimoltrufia, buscaria-se uma I.A do Faduli eu acho, pra completar saga ou fixar alguns como Paulina Gomez na Isabel de Sá e Horácio no Mário Lúcio. Além disso, na medida do possivel usar algumas tradução da Jábia, creio que em algumas vezes ficou legal.
Enfim é isso, ah e já ia me esquecendo, não se esqueçam de colocarem claques depois de 82 hein...