Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Você curte Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Fbdooito
Membro
Membro
Mensagens: 408
Registrado em: 23 Out 2011, 20:17
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Club Necaxa
Localização: Tangamandapio, Michoacán
Curtiu: 112 vezes
Curtiram: 117 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Fbdooito » 08 Fev 2024, 00:16

BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu:
07 Fev 2024, 21:17
btw
vamos ser sinceros
até metade dos anos 80 o chespirito tava A MESMA MERDA que no final dos anos 70
barriguinha ele sempre teve, mas é só de 85 em diante que ele começa a ficar bem mais acabado, envelhecido e sedentário
eu DUVIDO que alguém aqui consiga distinguir o chaves de 81 pro de 79
Sabe essa sessão de fotos do Chaves que a mídia costuma usar há algum tempo, e que inclusive está no cartaz de divulgação da exposição no topo do fórum?

Parece de 78, né? Pois é de 82.
Imagem

Cidadão Gómez
Membro
Membro
Mensagens: 837
Registrado em: 29 Jun 2013, 11:15
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 33 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Cidadão Gómez » 08 Fev 2024, 00:54

O que começa a pesar no começo dos anos 80 e vai aumentando no decorrer da década é a voz do Chespirito, que vai ficando rouca devido ao cigarro. Ainda em 1979 é possível notar uma leve mudança na voz que ele fazia para o Chaves, mas a partir de 1983 vai ficando mais aparente (como foi bem apontado pelo Chespirotadas na análise da temporada).

Confesso que pra mim isso foi motivo de certo incômodo durante um tempo, criava até um pouco de distração ao assistir aos esquetes (apenas no Chaves), mais do que o fato de ele estar velho e engordando. Hoje já consigo levar numa boa.

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1147
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 121 vezes
Curtiram: 254 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 08 Fev 2024, 01:23

A real é que se o início dos anos 80 tivesse tido dublagem MAGA todo mundo aqui iria assistir sem reclamar de nada, e essa montagem que eu fiz colocando dublagem MAGA no Seu Madruga Professor de 81 já prova isso:



Admitam logo que é só nostalgia.
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 8831
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 731 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Polegar » 08 Fev 2024, 04:46

Vocês tão defendendo demais a fase boa de Chaves no PG, que não precisa ser defendida justamente porque é a fase boa. Elogiar essa parte pra passar pano no todo é ser bobo, porque a questão é muito maior que essa.

Vamos analisar: Chaves dentro do PG durou duas vezes o tanto da série clássica. Não tem a ver só com interpretação, idade ou barriga. Tem a ver com gás. É como assistir a série, assistir toda ela de novo, e depois ainda mais uma vez.

"Ah, mas são esquetes de menos minutos". Não importa. Contam como episódios. Em 73 e 74 o tempo também era reduzido e compartilhado com outros personagens.

A questão é que é muito capítulo, muito chão e muito remake. Por mais que hajam adaptações melhores, situações novas aqui e ali, não deixa de ser uma eterna reciclagem. A própria estrutura do quadro é dar voltas e voltas com os mesmos bordões e interações já pré-estabelecidos.

Uma vez eu fiz um estudo sobre como Chaves se trata de escalonar conflitos sobre pequenos objetos cotidianos. Você faz um episódio cujo foco é só um varal, e aquilo cresce pra causar rebuliço na vila inteira. E no outro dia o foco é um balão. Um vasinho de planta. Um chiclete.

Aprendendo essa fórmula, imagina acompanhar ela por VINTE TEMPORADAS INTEIRAS. Sendo recheadas de regravações. São vinte anos disso. Duas décadas. Passando por um pique áureo até culminar naquela deprimente cadeira da escolinha daonde o Chaves não se levantou mais.

A culpa não é do Programa Chespirito. O azar do PG foi que nele aconteceu o declínio do arco de qualidade. Por mais que tenha começado ainda com o pé direito e se mantido assim por uns anos.

Não importa, o programa é um só e tem que ser julgado como um só. Ou vocês querem que se um dia uma emissora compre ele, seja só os anos 80?

Se o Roberto tivesse tido noção de encerrar o Chaves enquanto ainda tava ok dentro do PG, a história seria outra. Mas como isso não aconteceu, o fato é:

Se tratando de evolução, Chaves no "Chaves" é 📈. Chaves no "Programa Chespirito" é 📉. E não tem como fugir disso.

Avatar do usuário
Don CHelipe
Membro
Membro
Mensagens: 3036
Registrado em: 07 Out 2010, 21:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Guarulhos - SP
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Don CHelipe » 08 Fev 2024, 07:28

John Charles Fiddy escreveu:
07 Fev 2024, 15:47
Chapolin é tão ágil, que ele é mais ágil que uma tartaruga.
Don CHelipe escreveu:
07 Fev 2024, 15:24
Exato! Como eu disse uns tópicos atrás, poucas coisas na cultura pop são 100% (perfeitas). CH, infelizmente, não é uma delas.

Se for para entrar no detalhe técnico, a fotografia dos anos 80 é too much.

Vou estar mentindo se disser que assisti 100% dos anos 80 e 90, porém, posso dizer com segurança que assisti o suficiente para ver que aquilo não é para mim.

Apenas pontuando, não acho tosco quem goste dessa fase, só não é do meu agrado e esses são os meus motivos.

Do mesmo modo que já abri mão de shows de artistas que curto pela experiencia acabar tirando toda a magia. Explico, Paul McCartney fez a tour ano passado e eu até pensei se queria ir, mas ja tinha visto ele e sinceramente o show do Paul, para quem curte musica é bem abaixo. Mas, super bacana ele ainda estar lá no palco, principalmente para quem não teve a chance de assistir ao vivo. Só não é mais o meu role.

Do mesmo modo CH. Amo de paixão, mas tem muito material que não é para mim. Então, prefiro fazer o filtro e ficar com o que há de melhor.
e o que tu assistiu afinal?
Caraca, mas que disco arranhado rsrs
Eu vou ter que listar todos os episódios que assisti de Chaves e Chapolin anos 80 para justificar o meu gosto?

E, concordo, gosto tem muito a ver com memória afetiva, daquilo que te leva para um espaço marcante da sua vida. Porém, tem outros fatores que entram, como o senso critico.

Quando iniciei na internet em busca de CH, em 2006 (quase 20 anos), caçando os episódios perdidos, quando encontrava um e assistia, eu gostava igual a outro da fase clássica, pq é a fase clássica!

Não rolou a mesma parada com anos 80. E, ai, são N fatores, atuação, dublagem, nostalgia, fotografia e apreço. Eu não curto Chapolin barrigudo. Adoro o Chapolin anos 70 circense. Não é só nostalgia.

Chaves com 40 anos ainda era Chaves circense. O Bolaños conseguia entreter e eu realmente esquecia que era um adulto. Anos 80 é nitido que é um adulto. Ele perdeu a magia e é natural.

Não odeio anos 80, acho horrivel. Mas, existe, faz parte da série e para quem curte, só vai.
BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu:
07 Fev 2024, 17:21
Papo reto. Eu dou a minha bunda se alguma das pessoas aqui que tá falando que detesta o PCH de fato assistiu pelo menos 6 episódios inteiros da temporada de 81.
Pode ir comprar vaselina então. É tão dificil aceitar que as pessoas podem NÃO gostar de algo?
Desde 2006 no meio CH

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 487 vezes
Curtiram: 129 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por John Charles Fiddy » 08 Fev 2024, 09:13

Tirado Alanís escreveu:
08 Fev 2024, 04:46
Vocês tão defendendo demais a fase boa de Chaves no PG, que não precisa ser defendida justamente porque é a fase boa. Elogiar essa parte pra passar pano no todo é ser bobo, porque a questão é muito maior que essa.

Vamos analisar: Chaves dentro do PG durou duas vezes o tanto da série clássica. Não tem a ver só com interpretação, idade ou barriga. Tem a ver com gás. É como assistir a série, assistir toda ela de novo, e depois ainda mais uma vez.

"Ah, mas são esquetes de menos minutos". Não importa. Contam como episódios. Em 73 e 74 o tempo também era reduzido e compartilhado com outros personagens.

A questão é que é muito capítulo, muito chão e muito remake. Por mais que hajam adaptações melhores, situações novas aqui e ali, não deixa de ser uma eterna reciclagem. A própria estrutura do quadro é dar voltas e voltas com os mesmos bordões e interações já pré-estabelecidos.

Uma vez eu fiz um estudo sobre como Chaves se trata de escalonar conflitos sobre pequenos objetos cotidianos. Você faz um episódio cujo foco é só um varal, e aquilo cresce pra causar rebuliço na vila inteira. E no outro dia o foco é um balão. Um vasinho de planta. Um chiclete.

Aprendendo essa fórmula, imagina acompanhar ela por VINTE TEMPORADAS INTEIRAS. Sendo recheadas de regravações. São vinte anos disso. Duas décadas. Passando por um pique áureo até culminar naquela deprimente cadeira da escolinha daonde o Chaves não se levantou mais.

A culpa não é do Programa Chespirito. O azar do PG foi que nele aconteceu o declínio do arco de qualidade. Por mais que tenha começado ainda com o pé direito e se mantido assim por uns anos.

Não importa, o programa é um só e tem que ser julgado como um só. Ou vocês querem que se um dia uma emissora compre ele, seja só os anos 80?

Se o Roberto tivesse tido noção de encerrar o Chaves enquanto ainda tava ok dentro do PG, a história seria outra. Mas como isso não aconteceu, o fato é:

Se tratando de evolução, Chaves no "Chaves" é 📈. Chaves no "Programa Chespirito" é 📉. E não tem como fugir disso.
Mas aí tu tá entrando em contradição, tu disse que a gente não analisa o PCH como um todo, mas tu só analisa uma pequena parte, que é os anos 90. Pessoal ainda fala sobre remake, sendo o que a gente tem em mãos o que já foi uma versão original perdida, e a nossa análise ainda peca por ser totalmente anacrônica e não levar em conta que se não tivesse remakes, grandes histórias nunca veriamos (veriamos outras) e episodios perdidos nós não teriamos nem uma ideia de como foi. E Chaves no Chaves também é um declinio como proprio tu fala, já em 1978 tinha esse piloto automatico, em 1979 as coisas começam a ficar bem piores. Ou seja, assim como o Chaves no Chaves também entrou em declinio, Chaves no PCH também entrou, e sempre quando começavam eram bons e começavam a decair.
Don CHelipe escreveu:
08 Fev 2024, 07:28
Eu vou ter que listar todos os episódios que assisti de Chaves e Chapolin anos 80 para justificar o meu gosto?
Eu só quero saber o que tu assistiu não adianta ter visto uns 2 episódios da década de 90 e vim criticar.
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Fbdooito
Membro
Membro
Mensagens: 408
Registrado em: 23 Out 2011, 20:17
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Club Necaxa
Localização: Tangamandapio, Michoacán
Curtiu: 112 vezes
Curtiram: 117 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Fbdooito » 08 Fev 2024, 10:51

Mas ninguém aqui está colocando em dúvida se houve ou não declínio, porque de fato houve. Como já disseram, até nos anos 70 houve.

O grande problema é que as pessoas assistem aos anos 80 e 90 esperando ver o mesmo que nos anos 70, e a expectativa gera frustração.

Eu, por exemplo, consigo curtir Chaves dos anos 90 numa boa. É claro que não está nem perto do mesmo nível da fase clássica em todos os sentidos, mas continua sendo Chaves para mim.

Mesmo bem mais velho, eu consigo enxergar no Roberto o mesmo semblante, o mesmo olhar e a mesma ternura do Chaves de sempre.

Não sinto que perdeu a magia, que ficou caricato e nem me incomoda tanto a aparência dos atores. Porque eu entendo o contexto de tudo, entendo o que aconteceu ali.

Agora, por causa disso eu não tenho personalidade nem senso crítico? Ah, "faiz favô, né?", já diria o Nelson.

Mas enfim, acho que isso vai muito da percepção e, talvez, do sentimento de cada um.
Esses usuários curtiram o post de Fbdooito (total: 2):
BOLAÑOS ERA MAÇOMMeltDown
Imagem

Avatar do usuário
escrevi porque quero tonto
Membro
Membro
Mensagens: 10555
Registrado em: 10 Nov 2014, 14:39
Programa CH: Chapolin
Localização: No país
Curtiu: 1166 vezes
Curtiram: 889 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por escrevi porque quero tonto » 08 Fev 2024, 11:21

Minha opinião: para o meu gosto, é ótimo essa fase. Antes disso, não faz diferença e nem acrescenta no meu entretenimento. Não me diverte, não me emociona, não puxa nostalgia, nada.

Anos 80/90 mil vezes melhor.

:rolleyes2:
Esses usuários curtiram o post de escrevi porque quero tonto (total: 6):
TheGamercrafterBRJohn Charles FiddyMeltDownCésar SantosFbdooitoCHESPIRITO PEIDORREIRO
Riddle Snowcraft escreveu:
06 Abr 2021, 10:19
Vamos evitar de ofender aquele imbecil gratuitamente.

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1147
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 121 vezes
Curtiram: 254 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 08 Fev 2024, 12:21

a quem interessa omitir que carlos villagran nao fez falta nenhuma e foi um peso morto do inicio ao fim

obs.: nao estou sendo ironico
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 487 vezes
Curtiram: 129 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por John Charles Fiddy » 08 Fev 2024, 12:29

BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu:
08 Fev 2024, 12:21
a quem interessa omitir que carlos villagran nao fez falta nenhuma e foi um peso morto do inicio ao fim

obs.: nao estou sendo ironico
Quico fez falta sim, ruim foi o Chespa querer substituir ele na Popis, sendo que tinha o Nhonho, Godinez
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Don CHelipe
Membro
Membro
Mensagens: 3036
Registrado em: 07 Out 2010, 21:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Guarulhos - SP
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Don CHelipe » 08 Fev 2024, 12:47

John Charles Fiddy escreveu:
08 Fev 2024, 09:13
Don CHelipe escreveu:
08 Fev 2024, 07:28
Eu vou ter que listar todos os episódios que assisti de Chaves e Chapolin anos 80 para justificar o meu gosto?
Eu só quero saber o que tu assistiu não adianta ter visto uns 2 episódios da década de 90 e vim criticar.
Assisti a muitos episódios. Não 1, 2, 3, 10. Assisti a muitos.

Acredito que, como eu, todo mundo que sentiu que gostava de CH além da média foi atras de mais conteudo. Por conta disso, eu fui assistir CH em espanhol só para ver episódios ineditos e/ou versões dos classicos.

Não curti. Que fique claro, existem sim bons episódios nessa fase. Mas, como aqui estamos abrangendo as 2 décadas, no filtro, para o meu gosto, ela é ruim (falando apenas de Chaves e Chapolin).

A estética não me agrada, o timing não me agrada. Não me pega. Simples.

E, olha, assisti quando eu estava na "brisa" total por CH. 13/14 anos, CH ocupava 50% do meu dia. Não foi nariz torcido, pelo contrario, eu amava descobrir novos conteudos.

Porém, depois de ver esse material anos 80/90, não sinto vontade de ver novamente.

@Fbdooito ter senso critico é justamente isso. Voce ter seus motivos para gostar ou não de algo. Quando coloquei isso é pq é foda ter que ficar justificando N vezes que voce não curte algo, mas que não deixa de ser fã por conta disso.

Gostar de tudo não te faz mais fã ou menos fã. E não gostar de algo não ter torna um hater - quando voce tem seus motivos e não é apenas um papagaio de pirata.
Desde 2006 no meio CH

Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 8831
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 731 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Polegar » 08 Fev 2024, 13:37

A evolução que eu digo, no Chaves clássico, é que dá pra ver como tudo cresce pra melhor, harmonicamente falando, de 73 a 79. A cara da vila, os elementos chave no cenário, as roupas, a posição e interação de cada personagem. Tá tudo experimental, vai se solidificando e se estabiliza. Isso é uma curva ascendente.

Não importa que Carlos e Ramon tenham saído, o Chespirito se reinventou pra continuar e deu pra seguir vendo, justamente porque tava estável. E sim, dentro dessa estabilidade, em 78 já haviam episódios sonolentos.

E não é como se 1980 fosse uma queda brusca inacreditável em que oh nossa tudo ficou ruim de repente só porque entrou no PG. 1980 é maravilhoso. 81, 82... A curva de lá é descendente porque vai de 80-92. Esse é o ponto. O cenário fica mega caricato, os figurinos idem. Locações somem (segundo pátio, restaurante, até um dia a própria vila não aparecer mais). Personagens ficam madruguizados, quiquizados. É derrocada.

Eu tô analisando somente isso. Não detesto o Programa Chespirito, gosto do crescimento de outros quadros, gosto de Chaves e Chapolin até certo ponto, mas julgo o todo. E o todo pra mim ficou maculado porque chutaram cachorro morto. Tá lá pra sempre impresso no programa, não vai sair.

De 72 a 92 foram 21 temporadas de Chaves. Qualquer série com esse tanto se perde, é até normal.

Mas sim, pra episódios solo, até o mais abaixo vai ser gostosinho de assistir, é passável. Porque como disse lá no primeiro post, são os caras e eles sempre vão conseguir em algum grau. Mesmo que seja o Chaves barrigudo idoso na cadeira.

Só não precisava.

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1147
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 121 vezes
Curtiram: 254 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 08 Fev 2024, 14:08

olha, sobre os figurinos eu até concordo que os do final dos anos 70 são os mais bonitos. mas essa análise é anacrônica tb
a década de 80 inteira se caracterizou justamente pelo excesso de cores vibrantes, essa era a tendência da época. o programa precisou seguir isso pra se manter atrativo, não dá pra julgar levianamente.
Esses usuários curtiram o post de BOLAÑOS ERA MAÇOM (total: 3):
MeltDownJohn Charles FiddyFbdooito
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Avatar do usuário
Fbdooito
Membro
Membro
Mensagens: 408
Registrado em: 23 Out 2011, 20:17
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Club Necaxa
Localização: Tangamandapio, Michoacán
Curtiu: 112 vezes
Curtiram: 117 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Fbdooito » 08 Fev 2024, 14:37

Às vezes, a gente fica possesso com algumas sandices que lemos aqui, mas é muito bom termos tantas diferentes opiniões, análises, pontos de vista. O fórum existe justamente para isso.

Então, temos que ter cuidado para não sermos tão intolerantes com a opinião alheia, e acabar levando para o pessoal. Eu entendo o seu ponto, @Don CHelipe.

P.S.: Podem me chamar de do contra, mas eu gosto muito do figurino dos anos 80 justamente pelas cores vivas. :]
Editado pela última vez por Fbdooito em 09 Fev 2024, 18:53, em um total de 2 vezes.
Imagem

Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 8831
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 731 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Polegar » 08 Fev 2024, 14:50

Como ficaria o terninho de marinheiro do Quico nos anos 80?
Será que o Madruga deixaria de usar aquela camisa ou o chapéu?

Responder