RETROSPECTIVA CH - 2021

Confira o que foi notícia no meio CH neste ano!

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Fórum Chaves
Vizinhança
Vizinhança
Mensagens: 2116
Registrado em: 20 Jul 2011, 14:55
Programa CH: Chaves
Curtiu: 0
Curtiram: 348 vezes

RETROSPECTIVA CH - 2021

Mensagem por Fórum Chaves » 30 Dez 2021, 20:52

Imagem
Mudaram as estações. Nada mudou. Em resumo, é assim que a situação das séries de Chespirito permaneceu ao longo de 2021. Um ano que teve várias novidades no universo CH, mas o principal é que a disputa entre a Televisa e a família de Roberto Gómez Bolaños seguiu inalterada. Assim entramos em 2022 sem perspectivas de quando voltaremos a rever nossos personagens na TV ou streaming. Em meio a tudo isso, destacamos aqui o que foi notícia ao longo deste ano. Confira!

FORA DO AR E MUITOS RUMORES

Ausentes da televisão desde 1º de agosto de 2020, as séries CH permanecem longe de seu lugar natural até hoje. Não houve qualquer novidade em relação ao tema em 2021, embora o produtor Roberto Gómez Fernández siga dizendo que sua prioridade é o retorno dos programas. O líder do Grupo Chespirito chegou a dizer que estava se reconciliando com a Televisa, mas nada além disso aconteceu até agora — pelo menos que seja de conhecimento público. Enquanto isso, não faltaram rumores: uma notícia publicada no El Universal, do México, trouxe uma informação inverídica sobre a ida das séries ao Disney+. Mesma coisa aconteceu quando o site Metrópoles afirmou que os humorísticos poderiam chegar ao Globoplay. Até hoje, infelizmente, nada disso ocorreu.

AÍ VEM O CHAVES... ANIMADO

Enquanto isso, surgiu a notícia de que a Televisa mandou dublar a sexta e a sétima temporadas do Chaves em Desenho Animado. O processo não tem o envolvimento do SBT, segundo o que foi divulgado. Os dubladores seriam os mesmos da quinta temporada, à exceção de Waldir Fiori (Jaiminho), que veio a falecer depois desse trabalho. As dublagens ocorreram no estúdio RioArt e não há prazo nem lugar para que os episódios sejam exibidos.

DEVORE OS LIVROS!

O ano foi de novidades na área literária: a editora Estética Torta lançou no Brasil a autobiografia de Roberto Gómez Bolaños, Sem querer querendo - Memórias. Publicado originalmente em 2006, o livro teve sua primeira edição no país. Na sequência, a Pipoca & Nanquim promoveu o relançamento de O Diário do Chaves, obra que fala sobre as origens e momentos da vida do Chaves, na voz do próprio personagem — em outro livro de Chespirito. O trabalho teve uma edição de luxo, conteúdos extras e galeria de fotos. Ambas as obras contaram com a participação do Fórum Chaves, que fez a revisão técnica e produziu textos extras.

LONGE DO BRASIL, MAS COM NOVIDADES

Em mais um ano em que não puderam vir ao país, os atores do Chaves tiveram destaque em diversos momentos: Carlos Villagrán, o Quico, tentou carreira política ao se lançar como pré-candidato a governador ou prefeito em Querétaro, no México. O partido pelo qual disputou a indicação, no entanto, não escolheu o bochechudo para a eleição. Já Florinda Meza contratou um advogado para esclarecer questões não resolvidas no testamento de Chespirito, no que diz respeito aos direitos biográficos do escritor - o que poderia afetar a biosérie sobre Roberto, que está em pré-produção. Edgar Vivar voltou a se apresentar nos Estados Unidos com seu stand-up, enquanto lançou o filme Poderoso Victoria em festivais de cinema, além de marcar presença na dublagem de "A vida de Dug", no Disney+. Por fim, Maria Antonieta de las Nieves voltou a fazer shows como a Chiquinha, também nos Estados Unidos. Ela, que em 2021 foi reconhecida pelo Guinness Book pelas décadas de trabalho no mesmo personagem, lançou ainda um clipe country com o cantor Luk Vegas e fez uma live com a comediante Tatá Werneck. E, às vésperas de terminar o ano, ela anunciou que contraiu a Covid-19.

GAMES E OUTROS LANÇAMENTOS

No segundo semestre, o Google lançou uma função do Google Assistente e Nest Hub que permite jogar com a turma do Chaves. O conteúdo, produzido ao lado do Grupo Chespirito, chegou ao país com dublagem em português, tendo vozes atuais dos personagens e uma novidade: Arlete Montenegro, que fez a voz da Dona Clotilde. Em novembro, o Fortnite anunciou uma skin do Chapolin Colorado, disponível para aquisição para os jogadores de todo o mundo, incluindo a marreta biônica e uma mochila personalizada. Ainda no ano, ocorreram outros lançamentos, como sandálias do Chaves da Ipanema, ovos de páscoa da Divino Vício, novas camisetas da Chico Rei, sucos da Sol Bebidas, uma vila do Chaves com atrações lúdicas que percorreu shoppings pelo país, e uma nova sala do Escape 60, em São Paulo.

O MELHOR MUSICAL BRASILEIRO

Chaves - Um Tributo Musical fez bonito de novo: a obra conquistou cinco estatuetas do Prêmio Bibi Ferreira, a maior honraria do teatro musical do país. A produção foi celebrada como melhor musical brasileiro, melhor roteiro original (Fernanda Maia), melhor ator (Mateus Ribeiro), melhor atriz coadjuvante (Carol Costa) e melhor ator coadjuvante (Diego Velloso).

NOVA FASE DO FÓRUM CHAVES

Com o fim dos episódios das séries, por conta do bloqueio da Televisa, o Fórum Chaves deu início à produção de novos conteúdos em seu canal no Youtube. A Mesa Quadrada foi renovada, contando com entrevistas com nomes como Nelson Machado, Sandra Mara, Esteban Valdés e, celebrando os 37 anos de CH no Brasil, com José Salathiel Lage e Rubens Passaro, duas figuras centrais na chegada das séries ao país. O quadro Extra Extra já teve mais de 20 edições e, em 2022, será acompanhado pelos quadros Lista CH, a volta do Chespirotadas e, até o final do ano, deve ser lançado um documentário sobre a dublagem MAGA.

MAIS DESPEDIDAS

Foi também um ano de perdas para o universo CH: faleceram Patrício Castillo, ator chileno e naturalizado mexicano que fez participações no programa Chespirito; Alan Hawkshaw, compositor britânico e autor de BGMs como Farewell My Lovely, Maniac Chase e Laugh a Minute; e Antonio "El Ratón" Valdés, irmão de Ramón Valdés, o Seu Madruga.

2021 TEVE AINDA MAIS...

- O Grupo Chespirito lançou o quadro "Historias del Ocho", um novo formato animado sem diálogos. Porém, o piloto recebeu enormes críticas dos fãs e não teve continuação.
- A Televisa seguiu bloqueando episódios das séries, agora avançando também sobre o Facebook. O Fórum Chaves teve de apagar todos os seus vídeos com trechos das séries na rede.
- O diretor das séries entre 1973 e 1978, Enrique Segoviano, lançou um projeto independente chamado "Noti-Rias", com previsão de estreia em 2022. Será um humorístico escrito e produzido por ele. Para marcar o início do trabalho, ele realizou um webinar onde falou sobre sua história e trabalhos com Chespirito e outros artistas.
- Um terremoto destruiu parte da fachada do hotel Emporio, em Acapulco, onde o elenco das séries gravou três episódios em 1977.
- Foram comemorados os supostos 50 anos do Chaves na mídia e nas redes oficiais da série. Porém, o quadro só teve sua estreia em março de 1972.
Esses usuários curtiram o post de Fórum Chaves (total: 4):
TheGamercrafterBRPétriusÔ CÔ JrChespolin Chavolorado

Responder