Os Atores CH no Brasil

Relembre as passagens dos atores CH pelo nosso país

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Os Atores CH no Brasil

Mensagem por JoãoB » 17 Nov 2021, 12:42

Este tópico é para relembrarmos as visitas dos atores CH ao Brasil. Para isso, separei várias histórias e curiosidades das passagens deles por aqui. Também separei algumas "quase vindas" dos atores. Este post vai ficar gigantesco mas não é necessário lê-lo de uma vez. Também não é necessário ver todos os vídeos que eu postei, estão aí apenas pra acrescentar imagens ao tópico. Vamos lá:

1981
A primeira vez que os atores CH vieram ao Brasil foi em 1981. Em novembro daquele ano, o elenco realizou uma turnê no Paraguai e os atores decidiram ficar hospedados do lado brasileiro da fronteira, em Foz do Iguaçu, que tinha uma maior oferta de hotéis. Nessa viagem, eles aproveitaram para conhecer as famosas Cataratas do Iguaçu e também a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Estavam nessa turnê: Chespirito, Maria Antonieta de las Nieves, Florinda Meza, Edgar Vivar, Rubén Aguirre, Angelines Fernández e Horácio Gómez Bolaños. Pelo que se sabe atualmente, foi a única vez em que o Chespirito, a Angelines e o Horácio estiveram no Brasil. Como na época as séries não tinham sequer estreado no país e os atores passaram por aqui despercebidos, essa não costuma ser contada como uma visita oficial dos atores ao Brasil, mas vale registrar.

Aqui uma rara foto do elenco visitando a Usina de Itaipu. Essa foto foi postada pelo Guillermo Cardenas, filho do figurante narigudo:


Anos depois, em 1989, já com as séries sendo exibidas pelo SBT (a estreia foi em 1984), uma produtora chamada Diana Backstage tentou trazer os atores para uma grande turnê no Brasil. A turnê, segundo reportagem da revista Veja, começaria em abril de 1990 e passaria por dez cidades.

Imagem

Imagem

Essa turnê no Brasil, infelizmente, foi cancelada. Segundo o Edgar Vivar em algumas entrevistas, a turnê foi cancelada porque os produtores queriam que o show fosse dublado e Chespirito não gostou, dizendo que eles só viriam ao Brasil depois que todos aprendessem a falar português. A Maria, na biografia dela, conta que eles chegaram a fazer aulas de português para se apresentar no Brasil, mas quando a turnê iria acontecer, decidiram cancelar porque a situação no Brasil não estava muito boa, com sequestros diários. Já o próprio Chespirito disse que fez aulas de português mas que a turnê foi cancelada por causa da situação política do Brasil, que passava por vários protestos contra o Presidente Fernando Collor, que sofria processo de impeachment - mas o impeachment do Collor aconteceu apenas dois anos depois. Juntando todos esses relatos, o mais provável é que a turnê deve ter sido adiada para que os atores fizessem aulas de português e depois acabou coincidindo com o impeachment do Collor.


Década de 1990

Com a turnê do elenco cancelada, a primeira visita oficial de um ator CH ao Brasil, pelo que se sabe atualmente, aconteceu apenas em 1995. Nesse ano, Carlos Villagrán, o Quico, veio ao país com um circo e fez shows em várias cidades da região Sul. O Carlos ficou dois anos fazendo shows no Brasil e se apresentou em cidades de quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em 1996, ele esteve no Programa Livre, apresentado pelo Serginho Groismann; e em 1997 esteve no Jô Soares Onze e Meia, onde conheceu o seu dublador brasileiro, Nelson Machado.

Imagem




Na foto abaixo, o Carlos aparece em um circo em Caxias do Sul (RS) em 1995. Foi um dos primeiros shows dele no país.



No vídeo à seguir, o Villagrán aparece visitando a TV Sorocaba, afiliada do SBT, em 1996:



No próximo vídeo, uma entrevista do Villagrán para a repórter Magdalena Bonfioglioli, exibida em 2 de abril de 1996:



No vídeo abaixo, há uma rara entrevista do Villagrán nos bastidores do circo em 1997. No final também aparecem imagens raras do show dele no Brasil:




E abaixo uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo, de 8 de junho de 1997, onde o Carlos fala de seus shows pelo Brasil. Ele também comenta um boato que ficou famoso na época: o de que os atores teriam morrido em um acidente de avião.

Imagem

Depois dessa visita do Carlos ao Brasil, surgiu um cara chamado Roberto Vásquez, que fazia shows pelo país se fazendo passar pelo Carlos Villagrán e dizendo ser o criador do Quico. Por isso, Vásquez ficou conhecido como "O falso Quico". Na época, Vásquez até conseguiu enganar muita gente, mas quando a internet se popularizou, logo sua farsa ficou evidenciada. Depois disso, Vásquez desapareceu por anos. Em 2017, ele faleceu em Pelotas.

Uma curiosidade é que, no final da década de 1990 e no início dos anos 2000, também houve por aqui um "falso Chaves". Segundo reportagens do jornal O Dia, de 2000, um sósia mexicano do Chespirito veio para o Rio de Janeiro e fez shows de circo por lá nessa época dizendo ser o próprio Chespirito. Mas ao contrário do Roberto Vásquez, parece que ele não conseguiu enganar muita gente. Quando descobriram que ele não era o Chespirito, ele tentou se defender alegando que tinha ganho um concurso de sósias lá no México e que o próprio Chespirito teria o autorizado a se apresentar no nome dele. Disse também que teria substituído Chespirito nos últimos 80 episódios da série. Mas na época o próprio Chespirito negou tudo! Depois disso esse sósia, aparentemente, não foi mais visto. Fontes:
https://www.dgabc.com.br/Noticia/329408 ... ves-no-rio
http://chespiritoweb.atspace.com/historias.htm


Imagem

Quem também esteve por aqui na década de 1990 foi Rubén Aguirre, o Professor Girafales. Em 1996, ele fez shows de circo em cidades do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do interior de São Paulo. Em 2012, numa entrevista para o Fórum Chaves, Rubén contou que fez os shows em português, com ajuda de uma professora. Ele também lamentou que não chegou a se apresentar em nenhuma das grandes capitais do país.

Imagem

A foto acima é um registro raro do Rubén se apresentando com seu circo em Birigui, no interior de São Paulo. Essa foto foi enviada ao Fórum Chaves por um de seus seguidores, Rafael Garcia. Ele assistiu ao show e conta que o Rubén brincava de escolinha com o público, cantava músicas de Chaves e também escolhia uma mulher da arquibancada para tomar uma xícara de café, tocando inclusive a música-tema do Professor com a Dona Florinda.


Imagem

Na foto acima, mais um registro raro: o Rubén com uma fã no município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, logo após um show. A fã se chama Juliana Siqueira. Vinte anos depois, Juliana relembrou esse momento em uma reportagem especial da Rádio Caçula. Ela conta que ficou muito entusiasmada quando soube que o Rubén estaria na cidade e pediu ao pai dela que a levasse ao show. "Foi uma noite mágica. O Professor Girafales ficou como a atração principal. Tiramos a foto no final do espetáculo. O circo cobrava uma taxa de R$ 10 para chegar ao camarim. Me recordo como se fosse hoje. O Professor foi muito atencioso conosco. Apenas eu iria tirar foto, mas ele fez questão de chamar meu pai para aparecer na imagem e, ainda, o abraçou’’, disse Juliana para a reportagem. Ela também contou que, naquele dia, poucas pessoas tiraram foto com o Rubén porque o valor de 10 reais era considerado alto. Fonte:
https://www.radiocacula.com.br/tres-lag ... s-21-anos/


Imagem

E na foto acima, o Rubén aparece passeando na cidade de Catanduva (SP). Há relatos na internet de que, nas cidades em que o Rubén se apresentou, tinha uma limusine e um avião que passavam anunciando os shows.


Recentemente, surgiu um relato de que, no início da década de 1990, Chespirito teria vindo ao Brasil. Ele teria ido ao Rio de Janeiro, visitado a Editora Globo e elogiado os gibis de Chaves e Chapolin que eram lançados pela editora. Quem contou essa história foi o Eduardo Vetillo, o desenhista dos gibis, numa live com o Igor Borges no Instagram do Fórum Chaves. Mas ainda não há confirmação se essa visita do Chespirito ocorreu.


2003

Imagem

Em setembro de 2003, Edgar Vivar, o Sr. Barriga, veio pela primeira vez ao Brasil. Ele veio para dar uma entrevista no programa Falando Francamente, apresentado pela Sônia Abrão no SBT. Esse programa estava fazendo várias reportagens sobre Chaves, daí trouxeram o Edgar ao Brasil especialmente para uma entrevista no programa. Nessa entrevista, o Edgar conheceu o seu dublador brasileiro, Mário Vilela. O Edgar ainda visitou os estúdios do SBT e conheceu algumas personalidades da emissora, como o humorista Carlos Alberto de Nóbrega e a apresentadora Jackeline Petkovic. Na época, a imagem da Jackeline chorando de emoção ao conhecer o Edgar marcou muito essa visita.





Muita gente não sabe mas em 2003 o Carlos Villagrán também esteve no Brasil. Pouco depois da vinda do Edgar, o Carlos ficou alguns dias em Foz do Iguaçu enquanto viajava ao Paraguai para uma turnê. Ou seja, ele fez igual ao elenco nos anos 80. Aqui uma reportagem com uma foto do Carlos em Foz do Iguaçu:
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilust ... 200305.htm

Uma curiosidade é que, além de ter trazido o Edgar ao Brasil, a Sônia Abrão chegou a dizer nesse ano que também iria trazer a Maria Antonieta para cá no Dia das Crianças, mas essa vinda não se confirmou. Por outro lado, a equipe do Falando Francamente foi até o México e entrevistou a Maria na casa dela, na Cidade do México.


2004-2009: As quase vindas de Chespirito ao Brasil

Entre 2004 e 2009, houveram pelo menos quatro chances para Chespirito vir ao Brasil. Primeiro, em 2004/2005, cogitou-se que Chespirito viesse ao Brasil para a apresentação do livro "Chaves: Foi Sem Querer Querendo", escrito pelos jornalistas Luis Joly, Fernando Thuler e Paulo Franco. Mas isso não se confirmou.

Em 2006, a editora Suma das Letras lançou no Brasil o livro “O Diário do Chaves”. Quando o livro foi anunciado, Chespirito deu entrevistas para alguns jornais, como a Folha de São Paulo, dizendo que iria vir ao Brasil para o lançamento do livro! Mas ele não veio.

Ainda em 2006, no final do ano, Chespirito lançou no México a sua autobiografia, “Sem Querer Querendo – Memórias”. Em 2007, o livro foi lançado em outros países e Chespirito viajou promovendo o livro. Esteve inclusive na Feira do Livro de Bogotá, na Colômbia, em abril de 2007, onde ele foi um dos destaques do evento. Houve a expectativa de que o livro seria lançado no Brasil e que Chespirito também viesse para cá para promove-lo, conforme saiu numa matéria da RedeTV. Mas ele não veio e o livro, na época, também não foi lançado aqui. Esse livro só chegaria ao Brasil mais de 10 anos depois.

Por fim, em 2008, Chespirito anunciou que iria se despedir do teatro com uma turnê da sua peça “11 y 12”. "Iremos à Argentina, ao Chile, ao Brasil, à Colômbia, e se Deus quiser, concluiremos os trabalhos na Cidade do México", chegou a declarar. Entre 2008 e 2009, Chespirito apresentou a peça na Costa Rica, no Chile, no Peru e na Colômbia, mas não veio ao Brasil, nem a Argentina.

No caso dos livros, não se sabe ao certo porque Chespirito não veio ao Brasil. Até o final de 2009, ele ainda estava bem de saúde, com condições de viajar, tanto que viajou para vários países nesse período. Aparentemente, faltou um interesse maior dele em vir ao Brasil e também faltou um maior interesse em trazê-lo para cá na época.

Fonte dessas informações: http://www.forumchaves.com.br/viewtopic ... es#p826788

Já no caso da turnê da peça "11 y 12", há uma explicação: Chespirito tinha assinado contrato para apresentar a peça na Argentina em 2010 e no Brasil em 2011. Logo nessa época, a saúde dele piorou, o que impossibilitou as turnês tanto na Argentina como no Brasil. Um dos atores que participou da peça, Juan Antonio Edwards, contou isso para o canal CH Universe, no youtube. Segundo o Juan, o elenco de "11 y 12" também aprendeu português para apresentar a peça no Brasil.

De 2004 a 2009, não tivemos nenhuma visita dos atores CH ao Brasil, mas tivemos algumas entrevistas com eles direto do México. Em 2007, o repórter Sérgio Utsch entrevistou Chespirito para uma reportagem do SBT Brasil. E em 2008, a equipe do Pânico na TV, da RedeTV, entrevistou Carlos Villagrán durante uma turnê dele na Cidade do México. Nessa ocasião, a equipe do programa presenteou o Carlos com uma bola quadrada, objeto de desejo do personagem Quico.

2010
Imagem

Em 2010, Edgar Vivar e Carlos Villagrán voltaram ao Brasil. Desta vez, os dois vieram para participar da segunda edição do Festival da Boa Vizinhança, evento organizado pelo Fã-Clube Chespirito Brasil, em São Paulo (a primeira edição desse evento foi em 2005). Foi uma grande notícia porque já faziam sete anos que nenhum dos atores CH vinha ao Brasil. A vinda do Carlos e do Edgar gerou tanta expectativa que o Programa do Ratinho decidiu levar os dois para dar entrevistas no palco do programa. Duas semanas antes das entrevistas, fãs já começaram a acampar na porta do SBT para garantir presença no auditório do Ratinho. Fonte:
https://www.ofuxico.com.br/noticias/fas ... u-barriga/

Mas antes que as entrevistas acontecessem, o Carlos Villagrán foi ao Estádio do Morumbi assistir a partida entre São Paulo e Once Caldas, pela Libertadores. A torcida no estádio gritou muito o nome dele.



Dias antes do Festival, o Edgar e o Carlos estiveram no Programa do Ratinho. Ambas as entrevistas tiveram muita audiência e emocionaram o público. Na entrevista do Carlos, ele se reencontrou com o seu dublador Nelson Machado mais de 10 anos depois do último encontro, em 1997. Depois, o Edgar e o Carlos ainda deram juntos uma entrevista coletiva para a imprensa.



Imagem



Um detalhe é que a Tatá Werneck assistiu essa entrevista coletiva - na época, a Tatá ainda não era muito famosa. Grande fã de Chaves, a Tatá ficou muito feliz com esse momento.



Finalmente, em 24 de abril de 2010, o segundo Festival da Boa Vizinhança aconteceu no Mart Center, em São Paulo, com a participação do Carlos e do Edgar. O evento foi um grande sucesso, atraindo milhares de fãs. Durante algumas horas, Edgar e Carlos se apresentaram como Quico e Senhor Barriga, emocionando e divertindo o público. Os dubladores das séries também marcaram presença.













E não parou por aí: antes do Carlos e do Edgar voltarem ao México, o Carlos ainda participou do Domingo Legal e do programa da Eliana, no SBT.





Abaixo, dois vídeos do Edgar e do Carlos atendendo alguns fãs no hotel. No final do segundo vídeo, também aparece o Carlos voltando para o México, após essa visita ao Brasil:






Vale ressaltar que, antes de 2010, as visitas dos atores CH ao Brasil aconteciam muito raramente. Mas essa vinda do Edgar e do Carlos fez tanto sucesso e foi tão marcante que, depois disso, os dois passaram a vir ao país com mais frequência e também declararam que amam o Brasil.


2011

Em junho de 2011, Carlos Villagrán fez dois shows em Fortaleza, ao lado do cantor Joãozim Pé-de-Feijão. Foi a primeira visita de um ator CH ao Nordeste do Brasil.





Em setembro, Edgar Vivar se apresentou na 4FunFest, em São Paulo; e realizou dois shows em Belo Horizonte. Na 4FunFest, ele revelou imagens inéditas dos atores CH, feitas por ele com sua câmera pessoal. O Edgar também esteve no Agora é Tarde na Band, no Domingo Legal no SBT e em programas da TV Alterosa.



Em outubro, Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, veio pela primeira vez ao Brasil. Ela veio para dar uma entrevista no Programa do Ratinho. Foi aí que a Maria conheceu uma de suas dubladoras, a Cecília Lemes. Nessa entrevista, o Ratinho trocou várias vezes o nome da Maria, chamando-a de "Maria Isabel". No dia seguinte, antes da Maria voltar para o México, a Tatá Werneck conseguiu conhecê-la no hotel.





Nesse mesmo ano, o SBT tentou trazer Chespirito ao Brasil para o especial de 30 anos da emissora. O Ratinho foi ao México, entrevistou Chespirito na casa dele em Cancún e fez esse convite diretamente a ele. Só que, infelizmente, Chespirito já estava com a saúde debilitada e os médicos dele recomendaram que ele não fizesse uma viagem tão longa até o Brasil. Mas se Chespirito não veio ao Brasil em 2011, em compensação o seu filho, Roberto Gómez Fernández, esteve aqui pela primeira vez! No final de abril, Roberto Gómez Fernández veio a São Paulo acompanhando o Show do Chaves Animado, um show musical baseado no desenho do Chaves e que estava em turnê por aqui. Nessa ocasião, o Roberto Gómez Fernández deu uma entrevista para o Fórum Chaves:






2012

Imagem

Em 2012, só o Edgar Vivar veio ao Brasil, mas ele esteve aqui várias vezes ao longo do ano. Primeiro, em março, ele veio ao Programa do Ratinho para falar sobre o América Celebra a Chespirito, a grande homenagem da Televisa à Chespirito, que tinha acabado de ser realizada. Nessa ocasião, o Edgar também mostrou imagens raras das turnês do elenco. E essa entrevista ainda teve o fim de um mistério: descobriu-se que a famosa cena da dancinha, em que os personagens de Chaves aparecem dançando na vila, era de um comercial. Essa cena tinha passado uma vez no SBT e, até então, alguns fãs acreditavam que ela poderia ser de algum episódio perdido.





Uma curiosidade é que, inicialmente, era esperado que o Rubén Aguirre é quem iria ao programa. A equipe do Ratinho queria entrevista-lo desde que o Edgar e o Carlos foram ao programa em 2010 e, no início de 2012, chegou a sair na imprensa que a vinda do Rubén ao Brasil tinha sido confirmada! Isso saiu em uma reportagem do Portal Caras, do UOL. O Rubén viria para cá, daria a entrevista e também participaria do quadro "Escolinha do Ratinho". Fonte:
https://caras.uol.com.br/arquivo/ator-r ... inho.phtml

Mas poucos dias antes da entrevista, a vinda do Rubén foi cancelada - parece que ele preferiu priorizar o circo dele, que estava fazendo sua última turnê pelo México. Sem o Rubén, levaram o Edgar ao programa para tentar compensar. Depois disso ainda tentaram trazer o Rubén ao Brasil mas, assim como o Chespirito, o Rubén teve vários problemas de saúde, o que impossibilitou que ele viesse para cá. Por isso, a equipe do Ratinho optou por ir até o México e entrevistar o Rubén na casa dele, em Puerto Vallarta, em 2015. A entrevista foi ao ar em novembro daquele ano e, menos de um ano depois, o Rubén faleceu, em junho de 2016. No final, a visita do Rubén em 1996 acabou sendo a única passagem oficial dele pelo Brasil.

Outra curiosidade é que, apesar de todas as novidades, essa segunda entrevista do Edgar no Ratinho teve uma audiência baixíssima. Foi uma das poucas vezes em que um ator CH num programa de TV brasileiro não teve boa audiência. Isso pode ser explicado por três fatores: 1) como a expectativa era pela vinda do Rubén e ele não veio, isso pode ter desestimulado parte do público a assistir a entrevista; 2) essa entrevista foi pouco divulgada; 3) no mesmo dia e horário, a Globo estreou a novela Avenida Brasil e isso acabou atraindo mais audiência para a Globo naquele dia.


Ainda em março, o Edgar esteve novamente no Agora é Tarde, na Band.

Meses depois, em julho, o Edgar foi pela primeira vez a Porto Alegre e realizou um show na cidade. Nessa ocasião, ele também participou do Cafezinho e do Show de Bola, dois programas da rádio gaúcha. Dias depois, o Edgar mostrou que é corinthiano: ele voltou a São Paulo e visitou o museu do Corinthians, onde foi fotografado com a taça da Libertadores, conquistada pelo Corinthians naquele ano. Ele também participou do programa Pânico, da Rádio Jovem Pan.





Imagem


Em agosto, o Edgar esteve novamente no Domingo Legal e no Agora é Tarde e realizou mais um show, desta vez em São Paulo.



Imagem



Nesses dois shows no Brasil em 2012, o Edgar pediu que a plateia fizesse uma saudação para Chespirito. Edgar filmou esse momento e, em fevereiro de 2014, ele visitou Chespirito em Cancún e aproveitou para mostrar essa gravação. Assim Chespirito, mesmo já debilitado e sem poder vir ao Brasil, pôde sentir um pouco de como seria sua visita ao país. Segundo o Edgar, Chespirito se emocionou com a gravação. "Em uma parte do meu show, eu pedia para o público enviar uma mensagem para o Roberto e prometi que faria essas imagens chegarem à ele sem falta. Eu cumpri minha promessa e ele pôde sentir – quem sabe pela última vez – o ENORME carinho do seu público. Um lindo momento que recordo com uma lágrima em meus olhos… como a lágrima que Roberto derramou ao ver essas imagens", disse o intérprete do Senhor Barriga.

Imagem


Por fim, ainda em agosto de 2012, o Edgar também participou da Bienal do Livro em São Paulo. Nesse evento, houve o lançamento do livro "Chaves - A História Oficial Ilustrada" no Brasil e o próprio Edgar autografou o livro para os fãs durante o lançamento.




2013

Imagem

Em 2013, Carlos Villagrán voltou ao Brasil. Em abril e maio, ele realizou uma grande turnê no país, com shows em Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Campos dos Goytacazes e Rio de Janeiro! Essa turnê contou com a participação do dublador Nelson Machado, que se apresentou junto com o Villagrán nos shows em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Na época, o Carlos Villagrán tinha anunciado que iria parar de fazer o Quico e que esta seria sua turnê de despedida. Por isso, durante a turnê, ele recebeu homenagens no Domingo Legal e no Agora é Tarde.







No dia 11 de maio, o Villagrán realizou o último show da turnê em um circo no Rio de Janeiro. Esse último show foi aguardado com muita expectativa por ser o que marcaria a despedida final do Quico. Centenas de fãs compareceram ao local para ver a despedida. Na plateia, também estavam o dublador Carlos Seidl e a humorista Tatá Werneck. Ao lado do humorista Thiago Comédia e do dublador Nelson Machado, o Carlos Villagrán se apresentou no circo e divertiu o público naquele que todos pensavam que seria o último show de sua carreira.





Não apenas isso: o Carlos esteve novamente em Fortaleza, onde almoçou com fãs em uma promoção do Beach Park. E durante essa passagem pelo Brasil, o Carlos também mostrou sua ligação com o futebol: ele visitou as sedes do Botafogo, no Rio de Janeiro; e do Santos, em São Paulo, onde conheceu Neymar! E quando esteve em Porto Alegre, ele ainda recebeu o título de Embaixador da Copa do Mundo de 2014! Villagrán recebeu esse título das mãos do então prefeito José Fortunatti. Mas na época, o ato dividiu opiniões em Porto Alegre. Algumas pessoas não concordaram com esse título, alegando que o Carlos não poderia contribuir para divulgar a cidade para a Copa do Mundo.







Imagem

Em setembro, o Edgar Vivar fez shows em Porto Alegre e Caxias do Sul. Ele também iria fazer um show em Pelotas, mas o mesmo foi cancelado por causa da baixa venda de ingressos. Dias depois, o Edgar ainda participou de um bate-papo com fãs em Belo Horizonte e gravou uma mensagem especial para o Teleton 2013.

No show em Porto Alegre, houve um acidente: perto do fim do show, o Edgar tropeçou e caiu no palco, mas felizmente ele não se machucou com gravidade. Muitas pessoas que estavam assistindo pensaram que a queda fazia parte do show.

Durante essa passagem pelo Brasil, o Edgar deu uma entrevista para o Fórum Chaves.









Por fim, em novembro, a Maria Antonieta veio ao Brasil pela segunda vez. Ela esteve no Domingo Legal, no Agora é Tarde e realizou uma turnê pelo país, junto com a dubladora Cecília Lemes. Os shows aconteceram em três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Mas o show no Rio foi considerado uma verdadeira catástrofe: muitas pessoas reclamaram que o espaço não era adequado. Faltava cadeiras para a plateia, o som não era bom, o palco era pequeno demais...Além disso, o show começou com uma hora de atraso e, faltando meia-hora para terminar, o responsável pelo espaço subiu ao palco, desligou o equipamento de som e encerrou o show porque o espaço receberia outro evento em seguida. Também houve problemas para organizar a sessão de fotos com a Maria. Tudo isso revoltou os fãs presentes contra os organizadores e a polícia foi chamada para intervir. Muitas pessoas que foram a esse show até ameaçaram processar a produtora Z Generation. Toda essa confusão no show do Rio de Janeiro acabou marcando negativamente a turnê. Já os shows em São Paulo e Porto Alegre não tiveram problemas.










2014

Imagem

A aposentadoria de Carlos Villagrán durou pouco: em 2014, ele anunciou que iria continuar se apresentando e realizou mais uma turnê no Brasil, em outubro! Desta vez, os shows aconteceram em São Paulo, Londrina, Porto Alegre e Novo Hamburgo. Essa turnê contou ainda com a participação do dublador Carlos Seidl, que se apresentou como Seu Madruga junto com o Villagrán. Na época, o Carlos Villagrán disse que decidiu largar a aposentadoria porque um político o convenceu, dizendo que ele só poderia parar “quando o público desistir de você”.

Durante essa turnê, o Villagrán deu uma entrevista no The Noite, no SBT. Um detalhe é que, nessa entrevista, Carlos disse que o episódio de Acapulco teria sido o último dele na série, informação que já se sabe que não é verdadeira. E nessa entrevista ele também se declarou torcedor do Grêmio. Ou seja, mudou de time. Até então, ele dizia que torcia para o São Paulo no Brasil.





Nesse mesmo ano, o Brasil sediou a Copa do Mundo. E durante a Copa, o Carlos Villagrán reclamou publicamente de que, apesar de ter sido nomeado Embaixador da Copa por Porto Alegre no ano anterior, ele não recebeu nenhum convite para assistir aos jogos. "Não me mandaram passagens. Eu morreria para estar em Porto Alegre. Eu queria ir para Porto Alegre. Contava aos meus amigos: 'vou a Porto Alegre' e meus amigos me invejavam. E nunca chegaram passagens, nunca tive contato com ninguém de Porto Alegre, nem por telefone nem por e-mail", reclamou ele.

O secretário da Copa do Mundo em Porto Alegre, João Bosco Vaz, explicou que o título que o Villagrán recebeu era apenas simbólico e, portanto, não dava direito a nada. “Esse título aí é um título simbólico que a prefeitura deu para várias pessoas. Não dá direito a nada. É um título simbólico, que o (ex-jogador) Valdomiro tem, que o (ex-jogador) Figueroa tem, que várias pessoas têm”, afirmou o secretário. Ele também disse que trazer os embaixadores da Copa para ver os jogos era inviável e por isso, desde o início, essa possibilidade não foi considerada. "Nem passou pela nossa cabeça bancar a vinda dos embaixadores, não havia rubrica no orçamento para isso. Se nem o governo do México trouxe o Villagrán para a Copa, nós é que iríamos trazê-lo?", finalizou. Fontes:
https://www.terra.com.br/esportes/futeb ... 0RCRD.html
https://www.terra.com.br/esportes/futeb ... 0RCRD.html
https://gauchazh.clicrbs.com.br/esporte ... 32800.html


Quem também esteve no Brasil em 2014 foi o Edgar Vivar. E ele esteve aqui várias vezes ao longo do ano! Primeiro, em maio, ele veio ao país para o lançamento do jogo “Chaves Kart”. O Edgar participou de uma coletiva de imprensa em São Paulo, onde o jogo foi anunciado. Nessa ocasião, o Edgar também esteve novamente no Domingo Legal e foi pela primeira vez ao The Noite.








Em junho, o Edgar voltou ao país para divulgar o "Chaves Kart". Ele fez uma participação rápida no Programa do Ratinho, onde anunciou o jogo, presenteou o Ratinho com um exemplar e ainda brincou sobre a Copa do Mundo, que estava acontecendo no Brasil. Em seguida, o Edgar esteve em duas livrarias de São Paulo para divulgar o "Chaves Kart". Ele esteve na livraria Saraiva do Morumbi Shopping e na FNAC da Avenida Paulista. Quem comprou o jogo nessas livrarias também pôde tirar uma foto com o ator.



Imagem


Nesse mês, o Edgar também foi ao estádio Castelão, em Fortaleza, assistir a partida entre Brasil e México pela Copa do Mundo. Essa partida terminou empatada em 0 x 0 com uma grande atuação do goleiro mexicano Ochoa, que fez várias defesas difíceis - para muitos, foi a melhor partida dele na carreira. Mesmo com a falta de gols, o Edgar ficou muito animado com a partida e, logo depois do jogo, ele disse: “Que dia inesquecível! É a minha primeira vez em Fortaleza e a primeira vez assistindo a um jogo de futebol em um estádio no Brasil. Já estreei em grande estilo, assistindo a uma partida entre México, país onde nasci, e Brasil, país que me adotou”. Sobre o resultado do jogo, ele comentou: "Teremos que desempatar em uma partida de 'Chaves Kart'"

Em 2020, numa live para o Fórum Chaves no Instagram, o Edgar contou que, quando ele foi assistir esse jogo, ele não conseguiu um hotel em Fortaleza, por isso se hospedou em Recife e de lá pegou um avião para Fortaleza para assistir ao jogo. Além disso, nessa viagem, o Edgar acabou perdendo a mala dele no aeroporto e teve que voltar para casa só com a roupa que ele já estava usando.



Imagem

Em agosto de 2014, o Edgar veio novamente, desta vez para participar de uma homenagem para Tatá Werneck no programa Tudo pela Audiência do Multishow.

Imagem

Por fim, em dezembro, o Edgar participou da CCXP em São Paulo. Mas essa visita do Edgar em dezembro de 2014 teve um clima diferente: poucos dias antes, Chespirito tinha falecido e todos ainda estavam muito tristes. O Brasil, aliás, foi um dos países onde a morte do Chespirito foi mais sentida, fato este que foi noticiado, inclusive, em um telejornal da própria Televisa. Por todo o país, fãs choravam pelas ruas, a internet estava cheia de homenagens...a tristeza era imensa! Até o próprio Edgar, embora sempre simpático e bem humorado com os fãs, estava visivelmente meio para baixo por causa da morte do Chespirito. E foi nesse clima que Edgar o homenageou na CCXP. “Não fiquem tristes pela morte dele. Onde quer que ele esteja, está bem, e deixou muitos sorrisos no nosso rosto. Esse é o legado dele. O mundo precisa de mais sorrisos” , disse ele durante o evento. Edgar também falou sobre Chespirito no The Noite e no Domingo Legal.









2015

Imagem

No início de 2015, a tristeza pela morte do Chespirito ainda estava muito grande. Foi quando a Florinda Meza veio pela primeira vez oficial ao Brasil para dar uma entrevista no Programa do Ratinho, em fevereiro. Foi a primeira entrevista da Florinda após a morte do Chespirito e, por isso, ela contou várias histórias sobre ele e se emocionou bastante durante toda a entrevista. Algumas pessoas da plateia até choraram junto com a Florinda quando ela falou da dor que estava sentindo e que, depois da morte do Chespirito, ela estava apenas “sobrevivendo”. A Florinda foi ao programa vestida de preto, em tom de luto. Nessa entrevista, a Florinda conheceu sua dubladora brasileira, a Marta Volpiani; e também mostrou alguns figurinos que o Chespirito usava nos programas. O Ratinho ainda presenteou alguns fãs com uma viagem para Acapulco. Pouco antes de voltar ao México, a Florinda deu outra entrevista, desta vez para o Celso Portiolli no Domingo Legal.



Imagem


Em setembro de 2015, Carlos Villagrán veio ao Brasil, mas essa visita dele foi diferente. Desta vez, ele não veio para shows, eventos ou programas de TV. Ele veio só para passar uma semana de férias em São Paulo. Foi uma das poucas vezes em que alguém do elenco esteve aqui somente a passeio. Nessa visita, o Carlos visitou um mural na Avenida Guarapiranga, Zona Sul de São Paulo, que homenageia a série. A obra foi feita pelo grafiteiro Paulo Terra, que também já homenageou alguns brasileiros como Jô Soares e Fausto Silva.

Imagem


Em outubro, Edgar Vivar esteve aqui novamente! Ele veio para o lançamento do “Desafio do Chaves”, um aplicativo da Televisa. O Edgar também visitou uma réplica da vila num shopping em Suzano, região metropolitana de São Paulo; e realizou um show em Campinas, no interior do estado. Para completar, ele ainda fez uma pequena participação no The Noite e no Domingo Legal, além de gravar uma mensagem especial para o Teleton 2015.








2016

Em 2016, tivemos uma quase vinda de todos os atores vivos juntos. O SBT quis organizar uma Parada do Dia das Crianças na Avenida Paulista, em São Paulo. Entre as atrações, a emissora pretendia trazer todos os atores vivos de Chaves ao Brasil para eles participarem juntos da parada. Mas, devido ao risco de segurança na Avenida Paulista, o SBT acabou cancelando tudo.


Imagem



Nesse ano, Carlos Villagrán, o Quico, esteve aqui três vezes. Primeiro, em janeiro, ele participou do evento Expo Geek, no Rio de Janeiro. A participação do Villagrán no evento foi um sucesso mas, segundo uma reportagem do portal Ego, que cobriu esse evento, também aconteceram algumas saias-justas. Em um dado momento desse evento, o Carlos fez piada com a morte do Chespirito e disse que ele está no inferno com o diabo. Isso pegou de surpresa muitos que estavam presentes. E em outro momento, Carlos recebeu no palco uma fã um pouco acima do peso. Quando ela foi descer do palco, ele mandou na lata: “Você consegue? Quando sair daqui, vai ter que fazer uma dieta”. A fã não gostou desse comentário. Fonte dessas informações:
http://ego.globo.com/carnaval/2016/noti ... o-rio.html


Imagem

O Carlos aproveitou essa viagem para visitar o Cristo Redentor e foi fotografado por lá. Pouco depois, veio uma notícia que agitou os fãs brasileiros: o Carlos foi a São Paulo e assinou contrato para participar de um filme com o Danilo Gentili! O próprio Danilo fez questão de fazer uma live para mostrar o Villagrán assinando o contrato:


Em agosto, o Carlos esteve aqui para as filmagens do filme.

Por fim, em dezembro, o Carlos participou da CCXP em São Paulo e foi entrevistado no Programa do Porchat, na Record. Nessa entrevista, o Villagrán falou de sua briga com Chespirito e chegou a fazer algumas críticas a ele durante o programa.

Imagem



Dois anos depois dessa entrevista, o Fábio Porchat contou no programa Pânico, da Rádio Jovem Pan, que o Carlos quase desistiu de última hora de ir ao programa. O motivo: ele esperava que iria ser recebido com festa na Record. Como não foi, ficou incomodado. “Ele ficou meio assim porque ele tinha acabado de vir da CCXP, onde todo mundo tinha recebido ele com gritos; e ele chegou na Record (e não tinha isso)...chegou a moça da produção e falou "Tudo bem, senhor? Podemos ir?". Levou ele para o camarim, tinha lá um café, um sanduíche...Ele se incomodou um pouco com a falta de "fogos de artifício"”, disse o Porchat. O Carlos também se incomodou com uma esquete proposta pelo Porchat, onde eles fariam algumas piadas envolvendo a relação da Dona Florinda com o Professor Girafales. Essa esquete foi abortada, mas o Carlos acabou ficando muito chateado por não ter sido recebido com "fogos de artifício", desistiu de dar a entrevista e chegou a ir embora da Record antes do programa começar. A equipe do programa conseguiu fazer com que o Villagrán fosse almoçar numa churrascaria, perto da emissora. O Fábio Porchat foi até a churrascaria, conversou com o Villagrán e conseguiu convencê-lo a voltar. “Ele queria que tivesse um pouco de confete, que chegasse ali e fosse...”, “A gente foi para o programa na tensão, eu ali com o diretor. Aí quando ele (Carlos Villagrán) chegou na Record de novo, o pessoal já estava na porta gritando "aeh, que bom que está aqui!". E o programa foi ótimo inclusive. Ele foi, fez brincadeira, se divertiu, gostou...mas rolou uma saia-justa de "vou mas não quero fazer porque não tem ninguém aqui", rolou uma coisa meio assim”, contou o apresentador.

Na CCXP, o Villagrán conheceu o humorista Dedé Santana! No vídeo abaixo, o próprio Dedé conta como foi esse momento:



Imagem
Em abril e maio de 2016, o Edgar Vivar fez uma turnê pelo Brasil. Mas, diferente das outras, essa foi uma turnê gigantesca! Ele apresentou o seu show “Uma Noite com o Senhor Barriga” em 19 cidades: Sorocaba, Salto, Americana, São Paulo, Campinas, Jundiaí, Santo André, Rio de Janeiro, Niterói, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Curitiba, Palmas, São José dos Campos e Porto Alegre! A maioria dessas cidades recebeu o ator pela primeira vez. Essa foi a maior turnê de um ator CH pelo Brasil até hoje! E essa turnê, que já foi gigantesca, poderia ter sido ainda maior: o Edgar também iria fazer um show em Salvador, mas infelizmente, esse show acabou sendo cancelado. Se tivesse acontecido, teria sido o primeiro show do Edgar no Nordeste.

Esse espetáculo "Uma Noite com o Senhor Barriga", para muitos, foi inesquecível. O Edgar fez stand-up, cantou, dançou, contou piadas e histórias dos bastidores, homenageou seus colegas de seriado e mostrou imagens raras das turnês do elenco. Ao final do show, o público também podia fazer perguntas e tirar uma foto com o próprio Edgar.



Nessa turnê, um pouco antes do show no Rio de Janeiro, o Edgar sofreu uma queda na rua, mas felizmente não foi nada sério e ele conseguiu se apresentar sem problemas. Fonte:
https://extra.globo.com/famosos/edgar-v ... 71930.html

Em Brasília, o Edgar recebeu uma homenagem e deixou uma placa gravada na Calçada da Fama de um shopping, chamado Pier 21.

Imagem

Durante a turnê, o Edgar deu uma entrevista no programa Pânico, da Rádio Jovem Pan; e também no Luciana by Night da Rede TV!


Imagem

E ainda em 2016, tivemos a primeira visita oficial da Ana Lilian de la Macorra, a Paty! Em maio, ela participou da 4FunFest em São Paulo. Nesse evento, também estiveram presentes o Edgar Vivar e a dubladora Cecília Lemes. A Ana ainda participou do evento Shinobi Spirit em Curitiba.




2017

Em 2017, Carlos Villagrán e Edgar Vivar voltaram ao Brasil e estiveram aqui duas vezes cada um. Primeiro, em abril, o Carlos participou da CCXP Tour Nordeste, em Recife, onde ele se apresentou como Quico, realizou sessões de fotos com os fãs e divulgou o seu novo filme com o Danilo Gentili.

Imagem



Na CCXP Tour Nordeste, o Carlos Villagrán se encontrou com os brasileiros Taís Araújo e Lázaro Ramos. Os dois tietaram o ator. "Eu olho pro Carlos Villágran e todos os bordões do Quico aparecem na cabeça! hahaha Obrigada #CCXPTour pelo encontro! Agora vamos, Tesouro. Não se misture com essa gentalha!", disse Taís. Já o Lázaro Ramos disse: "Meu Deus! Meu Deus! Vou pirar aqui!!! Pena que não trouxe minha bola quadrada pra brincar com o Quico! rsrsrs".






Meses depois, em outubro, o Carlos veio a São Paulo para acompanhar o lançamento do seu filme com o Danilo Gentili. O Villagrán esteve pela segunda vez no The Noite e deu várias outras entrevistas sobre o filme para a imprensa.

Imagem







Por causa da presença do Carlos Villagrán, muitos fãs de Chaves foram assistir ao filme, Como se Tornar o Pior Aluno da Escola. No filme, Carlos interpreta o diretor da escola, chamado Ademar F. Melquior (esse sobrenome é uma referência aos seriados). E a atuação do Carlos como diretor até foi elogiada pelos críticos. Mas o filme como um todo recebeu muitas críticas negativas, principalmente por fazer apologia ao bullying e a situações politicamente incorretas. Além disso, o Danilo Gentili incitou seus fãs a atacarem quem falassem mal do filme, o que causou polêmica. Para completar, o filme, após ter tido uma estreia relativamente boa, despencou e foi muito mal nas bilheterias. Antes cercado de expectativa, o filme acabou decepcionando o público e os críticos no geral.


Imagem

Em abril e maio, Edgar Vivar fez uma nova turnê pelo Brasil. Mas um pouco antes, veio uma notícia que causou preocupação: saiu na imprensa que o Edgar estava com Mal de Alzheimer! A equipe do Programa do Ratinho então procurou o Edgar para confirmar a notícia e o próprio gravou um vídeo para o programa, onde ele disse que estava bem e que a notícia era falsa. Passado esse susto, Edgar fez a sua segunda turnê pelo Brasil. Desta vez, os shows aconteceram em Goiânia, Brasília, São José dos Campos, Londrina e São Paulo. Também iria haver um show em Curitiba, mas foi cancelado. Nesse ano, o show do Edgar contou com mensagens gravadas por Hector Bonilla, Ricardo de Pascual e Ana de la Macorra para os fãs brasileiros, além de fotos inéditas das turnês do elenco. E durante essa turnê no Brasil, o Edgar esteve mais uma vez no The Noite. Lá, ele e o Danilo Gentili chegaram a falar um pouco da possibilidade de também fazer um filme juntos.

Um detalhe importante é que, assim como aconteceu na turnê do ano anterior, o Edgar acabou sofrendo uma queda. Mas desta vez, a queda foi um pouco mais séria e ele machucou uma costela! Isso aconteceu poucos dias antes do último show da turnê, em São Paulo. Mas mesmo com a costela ainda se recuperando, o Edgar fez o show em São Paulo, no dia 7 de maio, sem maiores problemas. Fonte:
http://www.forumchaves.com.br/viewtopic ... A&start=30




Imagem






Em novembro, o Edgar esteve rapidamente em São Paulo para ver o boneco do Senhor Barriga da Iron Studios. Nessa ocasião, ele gravou esse vídeo anunciando o protótipo do boneco:



2018

Imagem

No início de 2018, veio uma notícia que repercutiu demais entre os fãs CH aqui no Brasil: as séries Chaves e Chapolin foram compradas pelo Multishow! O canal iria exibir as duas séries completas, em ordem cronológica. Para isso, mandou dublar todos os episódios que ainda não tinham sido dublados e mantendo todos os dubladores vivos da dublagem da Maga, exibida pelo SBT. Em 21 de maio de 2018, para alegria geral, as séries estreavam no Multishow. E para comemorar a estreia, o Multishow trouxe Edgar Vivar, o Sr.Barriga, ao Brasil! Naquele dia, poucas horas antes da estreia, o Edgar participou do programa TVZ, numa edição especial. Depois, junto com alguns fãs, ele assistiu a estreia em um cinema no Rio de Janeiro – este foi um evento fechado para convidados, que o Multishow organizou especialmente para a estreia.



Inicialmente, o Multishow queria trazer todos os atores vivos do elenco principal para acompanhar a estreia, mas só o Edgar veio. Na época, a grande maioria dos fãs já não acreditava que a Maria, o Carlos e a Florinda viriam porque a Maria e o Carlos não têm uma boa relação com a Florinda e, por isso, dificilmente os três aceitariam participar juntos.


Em julho, o Edgar veio mais uma vez ao Brasil e ele veio junto com a Ana de la Macorra, a Paty! Os dois participaram do evento Geek Game Rio Festival, no Rio de Janeiro. A Ana também esteve no evento World Pop Festival, em São Paulo. E tanto a Ana como o Edgar foram a programas de TV. A Ana esteve no The Noite e o Edgar fez uma participação especial em um episódio do Vai que Cola, do Multishow.

Imagem









Uma curiosidade é que, no The Noite, a Ana disse que antes de 2016 ela já tinha vindo ao Brasil uma vez, como turista. Portanto, a visita dela em 2016, na verdade, foi a segunda vinda dela ao país; e a de 2018, a terceira. Mas a vinda dela em 2016 costuma ser contada como a primeira visita oficial da Ana ao Brasil, já que na vinda anterior ela passou por aqui despercebida.

No evento em São Paulo, a dubladora Cecília Lemes foi assistir a Ana e as duas se reencontraram.

Imagem


Em setembro, Carlos Villagrán, o Quico, esteve em Curitiba, onde ele se apresentou no evento Geek City. Meses antes o Carlos tinha, mais uma vez, anunciado que iria parar de fazer o Quico. Por isso, a imprensa falou muito que esta seria a última apresentação dele no Brasil – mas acabou não sendo, já que no ano seguinte o Carlos continuou se apresentando.

Imagem






Ainda em 2018, tivemos a vinda da família do Ramón Valdés ao Brasil! No início de maio, Esteban e Miguel Valdés, respectivamente o filho e o neto do Ramón, vieram a São Paulo para gravar um documentário sobre o Ramón com os fãs brasileiros. Eles também estiveram no The Noite.
Imagem


2019

Em maio de 2019, Edgar Vivar visitou a vila do humorista Carlinhos Maia na cidade de Penedo, em Alagoas. Em junho, o Edgar se apresentou no evento Dreamfest, em Porto Alegre. O painel do Edgar nesse evento contou com a participação do Fórum Chaves.

Imagem



Imagem



Em setembro, o Edgar iria participar de um evento em Brasília, o Geek Prime, mas esse evento foi cancelado devido a um choque de datas no local em que ele seria realizado.

Em novembro de 2019, Carlos Villagrán esteve em dois eventos: o Santos Festival Geek, em Santos (SP); e o Geek Interior, em Valinhos (SP). Ele também visitou o time do São Paulo e tirou foto com alguns jogadores.



Imagem

Imagem

No evento em Santos, o Carlos recebeu uma mensagem gravada pelo Pelé. E no evento em Valinhos, o Villagrán conheceu o Diego Velloso, ator que fez o Quico na peça Chaves - Um Tributo Musical.



Imagem

Nesse ano, também houve algo inesperado: durante uma entrevista do Danilo Gentili com o Bruno Bittencourt no The Noite, o Villagrán ligou para o Danilo no meio da entrevista e acabou conversando com ele ao vivo. É possível ver esse momento no vídeo abaixo (à partir dos 6:50):




E em agosto, Roberto Gómez Fernández, o filho do Chespirito, voltou ao Brasil, oito anos depois da primeira visita! Desta vez, ele esteve aqui para assistir a peça Chaves – Um Tributo Musical, que tinha acabado de estrear em São Paulo e que contou com apoio do SBT e do Grupo Chespirito. Fernández se emocionou muito assistindo a peça. Em seguida, ele deu uma entrevista no The Noite, onde anunciou uma série de novidades. Entre elas, prometeu que iria atrás dos episódios perdidos. Desde então, muita gente está no aguardo!






2020

Imagem

Em 2020, o mundo inteiro foi pego de surpresa com a pandemia de coronavírus (covid-19). Por causa da pandemia, os atores CH tiveram que suspender seus shows e não puderam vir ao Brasil durante o ano. Mas tivemos uma “visita virtual”, digamos assim. Isso porque, em dezembro, Edgar Vivar participou da primeira edição online da CCXP, onde ele apresentou um painel sobre Chaves e também participou de um meet digital com os fãs. Quem acompanhou a CCXP virtual também pôde comprar um autógrafo do Edgar. Durante esse evento, o Edgar trouxe mais uma novidade: ele revelou que, no episódio “Ser pequeno tem as suas vantagens”, quando a câmera mostra as pernas do Chaves e do Chapolin, quem estava vestindo a roupa do Chapolin não era o Chespirito mas sim a Carmen Ochoa, diretora e produtora da série. A própria Carmen Ochoa e o ator Ricardo de Pascual participaram do painel que o Edgar apresentou no evento.




2021

Em 2021, tivemos a possibilidade da Maria Antonieta voltar ao Brasil. Em junho, a Maria participou de uma live com a Tatá Werneck no Instagram, onde disse que talvez viria ao Brasil com o circo dela em dezembro. A Tatá ofereceu a casa dela para a Maria ficar. Mas essa vinda da Maria não se confirmou e, pelo segundo ano seguido, não tivemos uma visita dos atores CH ao Brasil devido a pandemia. Mas tivemos pelo menos essa live da Maria com a Tatá, que repercutiu muito na internet.




2022

Em 2022, a pandemia de covid-19 não acabou mas ficou mais controlada. Com isso, depois de dois anos, os atores CH puderam voltar ao Brasil! Em maio, o Edgar Vivar esteve na hamburgueria Patties em São Paulo para uma sessão de fotos e autógrafos com os fãs, em um evento de comemoração dos 50 anos da estreia de Chaves. Dias depois, o Edgar também realizou um show em Campinas (SP) e foi assistir a peça Sweeney Todd, que estava em cartaz na capital paulista. Muitos fãs receberam o Edgar nessa volta ao Brasil. O ator deu ainda uma entrevista para o canal Vila do Chaves, no youtube.





Cerca de dois meses antes dessa vinda ao Brasil, houve um susto: o Edgar testou positivo para a covid-19, mas felizmente ele se recuperou. Ele já tinha tomado quatro doses da vacina contra o vírus e apresentou apenas sintomas leves. Fonte:
https://www.tvnotas.com.mx/noticias-esp ... enfermedad


Em julho, Estebán Valdés, o filho de Ramón Valdés, veio pela segunda vez ao Brasil! Desta vez, ele esteve aqui para realizar um tributo ao seu pai, em eventos que aconteceram em São Paulo e em Niterói. Ele anunciou que em breve irá lançar um livro sobre o seu pai. Estebán também falou com o canal Vila do Chaves; e esteve no podcast Inteligência Ltda.






Em dezembro, Edgar Vivar veio mais uma vez ao Brasil, agora para participar da CCXP em São Paulo. Foi a terceira vez que o Edgar esteve na CCXP - as outras duas foram em 2014 e na edição virtual de 2020. No evento, o Edgar tirou fotos com os fãs, deu autógrafos e apresentou um painel. Antes dessa visita ao Brasil, o Edgar anunciou que irá se aposentar dos shows por causa da idade avançada e de um problema no joelho. Por isso, a participação do Edgar no evento teve um tom de despedida e, no seu painel, o ator recebeu uma homenagem.




2023

Em 2023, depois de oito anos, Florinda Meza voltou ao Brasil! Ela participou do Festival da Boa Vizinhança, organizado pelo Educa Fest, em São Paulo no dia 22 de abril. Foi a primeira vez que a atriz esteve em um evento com fãs no Brasil. Quem foi a esse evento, dependendo do tipo de ingresso que comprou, também ganhou de brinde uma foto e um cartaz da Florinda autografados. Durante essa visita ao país, a Florinda também falou com a imprensa e com a equipe do Fofocalizando, do SBT.





Mas esse evento com a Florinda teve vários problemas. Primeiro, foi anunciado que a Florinda iria participar de um evento sobre educação e sustentabilidade. Depois, o evento mudou: decidiram fazer um Festival inspirado em Chaves e que teria a Florinda como principal atração (semelhante ao 2º Festival da Boa Vizinhança, que ocorreu em 2010, com o Carlos Villagrán e o Edgar Vivar). A ideia era boa mas, logo de cara, muita gente reclamou do valor dos ingressos - os mais caros chegavam a R$ 1600. Por causa dos preços dos ingressos, alguns fãs decidiram não ir ao evento. Inicialmente, o Festival iria ser realizado em novembro de 2022, sendo que haveria uma edição no Rio de Janeiro no dia 17 e outra em São Paulo no dia 19. Mas, no dia 11 de outubro de 2022, a produção adiou o evento para abril de 2023, alegando problemas de agenda. Esse adiamento causou problemas para muita gente, que já tinha comprado passagens e reservado hotéis para ir ver a Florinda no Rio e em São Paulo em novembro de 2022. Houve muitas reclamações e algumas pessoas que já tinham comprado o ingresso também desistiram de ir. Em março de 2023, faltando um mês para o Festival, a edição do Rio de Janeiro foi cancelada e o evento ficou apenas em São Paulo. Por fim, no dia do Festival, houve vários problemas na organização: muita demora na entrada do local, dubladores que não puderam fazer um painel no palco, sala inadequada para o painel de perguntas com a Florinda (a sala não tinha boa acústica e quem sentava na frente tirava a visão de quem sentava atrás), problemas na gastronomia do evento, etc. Muita gente reclamou que o evento foi extremamente desorganizado. Além disso, estava previsto que a Florinda iria dar uma entrevista no The Noite, no SBT, mas ela acabou não indo ao programa. Fonte:
viewtopic.php?t=18856
https://www.uol.com.br/splash/noticias/ ... evista.htm





Em julho, Edgar Vivar participou do evento Imagineland, em João Pessoa (PB). Foi a primeira vez que ele se apresentou no Nordeste do Brasil, embora já tivesse estado no Nordeste em 2014 e 2019. Durante essa visita ao país, o ator também começou a gravar um novo projeto para a Rede Globo, um seriado humorístico chamado No Corre.



Imagem

Em novembro, Edgar Vivar veio mais uma vez ao Brasil. Desta vez, ele participou do Santos Festival Geek, em Santos (SP), junto com os dubladores Carlos Seidl e Cecília Lemes. Esse mesmo evento já tinha trazido o Carlos Villagrán em 2019.

Imagem




Conclusão:
Até hoje, pelas minhas contas, os atores CH já fizeram 47 visitas ao Brasil. E também tivemos mais quatro visitas de pessoas que não eram do elenco principal mas tinham relação com a série – o Roberto Gómez Fernández e a família do Ramón, que vieram aqui duas vezes cada um. De todos os atores CH, o Edgar Vivar e o Carlos Villagrán são os que mais vem ao Brasil. Dos dois, o Edgar é o campeão: ele já veio oficialmente 24 vezes (ou 25, se formos contar a participação virtual dele na CCXP em 2020). O Carlos vem logo atrás, com 14 visitas. Já os outros atores CH que vieram estiveram aqui poucas vezes – no máximo três. Do elenco principal, apenas o Ramón Valdés (Seu Madruga) e o Raúl Padilla (Jaiminho) nunca vieram ao Brasil.

Curiosamente, até agora, a grande maioria das visitas dos atores CH aconteceu em cidades das regiões Sul e Sudeste. Nas outras regiões, eles fizeram pouquíssimas visitas. A região Norte, por exemplo, só recebeu uma visita dos atores CH, quando o Edgar fez um show em Palmas (TO) em 2016. E das cidades brasileiras, São Paulo é onde os atores CH mais estiveram. A cidade recebeu até agora, pelas minhas contas, 29 visitas dos atores CH! Muito mais do que Porto Alegre, a segunda colocada, que recebeu apenas 8 visitas.

Dos programas de TV, vale destacar o The Noite, o Programa do Ratinho e o Domingo Legal. São os três programas de TV que os atores CH mais participaram aqui no Brasil.

Terminando o tópico, aqui vai uma pergunta: quem aí já viu alguma dessas apresentações dos atores CH no Brasil? Se tiver visto, conte aqui no tópico como foi. E se tiver foto ou autógrafo com os atores CH e quiser compartilhar aqui, fique à vontade! Se não tiver e só quiser comentar sobre a vinda dos atores CH, pode também! Até a próxima!
Editado pela última vez por JoãoB em 24 Fev 2024, 10:05, em um total de 32 vezes.
Esses usuários curtiram o post de JoãoB (total: 4):
CláudioEstoque SegregadoDon MonchitoPétrius

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Os Atores CH no Brasil

Mensagem por Antonio Felipe » 11 Jan 2022, 19:03

@JoãoB, tomei a liberdade de transformar sua pesquisa em um vídeo do Fórum - com os devidos créditos e agradecimentos:

Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 1):
JoãoB
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Os Atores CH no Brasil

Mensagem por JoãoB » 12 Jan 2022, 17:18

Muito obrigado @Antonio Felipe , fico feliz que a minha pesquisa contribuiu. :joinha:

Responder