Confesso que, em relação a CH...

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Pavi
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 1559 vezes
Curtiram: 873 vezes

Mensagem por Pavi » 17 Nov 2023, 20:09

Chavito de la Mancha escreveu:
16 Nov 2023, 15:25
Já para mim, devido aos DVDs, a versão do índio pele vermelha que eu cresci assistindo foi a de 1985.
[2]

Desde 2003 que o Chapolin vinha nessa de "entra e sai" pelo SBT (antes do blackout de 2020) e isso fez com que eu tivesse assistido a maioria dos episódios do Chapolin apenas pelos DVDs da Amazonas Filmes.

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 6923 vezes
Curtiram: 1815 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 17 Nov 2023, 23:09

Пауло Витор escreveu:
17 Nov 2023, 20:09
Já para mim, devido aos DVDs, a versão do índio pele vermelha que eu cresci assistindo foi a de 1985.
[2]

Desde 2003 que o Chapolin vinha nessa de "entra e sai" pelo SBT (antes do blackout de 2020) e isso fez com que eu tivesse assistido a maioria dos episódios do Chapolin apenas pelos DVDs da Amazonas Filmes.
também
Imagem

NADA! :garg:

Sardse
Membro
Membro
Time de Futebol: O Que Tá Ganhando
Curtiu: 277 vezes
Curtiram: 124 vezes

Mensagem por Sardse » 18 Nov 2023, 08:22

Curioso que a maioria aqui é bem familiarizado com os episódios dos DVS, acho que o fato do Chapolin ser pouco exibido nas décadas de 2000 (eu aco), e 2010 deve ajudar nisso... Eu estou no mesmo barco, eu nunca vi a Tv Aratú aqui da Bahia passar Chapolin, então uns dos meus únicos contados com o Chapolin antes do fórum foi justamente o volume 1 do Chapolin
Tanto que, para mim, o Rubén nasceu para fazer esse papel e acho um pouco estranho o Villagrán como pele vermelha :P
Pior que só fui descobrir recentemente que a versão da Gábia era dos anos 80, e não da série clássica, foi meio que em choque com isso
"Perdido Vemos, Aonde, Não Sabemos" versão com o kiko

Chavito.M
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo.
Curtiu: 244 vezes
Curtiram: 1066 vezes

Mensagem por Chavito.M » 18 Nov 2023, 09:17

Teve uma época que eu também achava e nem notava que essa esquete do Chapolin e os episódios dos anos 70 do volume 4 eram de programas diferentes.
Eu era uma criança bem lerda. Nem percebia que o físico do Chapolin era totalmente diferente, com relação aos outros episódios do mesmo DVD :P
Posso ficar sumido por motivos de saúde mental, mas vou tentar participar quando puder :yes:

• Dono de um canal no YouTube desde 2022
(https://youtube.com/@chavito2022?si=kU7ePc3lsrqE0eNY).
Aspirante à jornalista e escritor.
Fandublador.
Desenhista.
Co-apresentador de um podcast sobre CH
(https://youtube.com/@polegacast?si=PHDC-FoGzzS8GQYo)

• Webmaster de um blog sobre dublagem.
(http://mundodublagembrasil.blogspot.com/2024/10/coluna-1-apresentacao.html).

a very well mister yo
Membro
Membro
Curtiu: 373 vezes
Curtiram: 337 vezes

Mensagem por a very well mister yo » 18 Nov 2023, 12:10

Sardse escreveu:
14 Nov 2023, 20:55
O fato que eu sou mais familiarizado com alguns dos episódios "perdidos"/"semelhantes" de Chaves do que vários "comuns" chega ser até engraçado

Eu me pergunto se várias pessoas da minha geração estão familiarizadas com esses episódios, ou pelo menos com o pacote de "perdidos" que o SBT costumava exibir regularmente
A primeira versão do ep. do Disco Voador que eu assisti foi a de 74 que tinha no DVD, na época eu nem sabia que tinha outra versão e muito menos que era a mais conhecida,

Quando eu vi a de 1977 pela primeira vez não gostei muito porque a Chiquinha ficava sobrando no episódio e quase só aparecia pra pegar as falas de outros personagens (eu também ainda não sabia que isso tinha acontecido em vários outros remakes)
Imagem

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 6923 vezes
Curtiram: 1815 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 20 Nov 2023, 08:37

Sardse escreveu:
18 Nov 2023, 08:22
Curioso que a maioria aqui é bem familiarizado com os episódios dos DVS, acho que o fato do Chapolin ser pouco exibido nas décadas de 2000 (eu aco), e 2010 deve ajudar nisso... Eu estou no mesmo barco, eu nunca vi a Tv Aratú aqui da Bahia passar Chapolin, então uns dos meus únicos contados com o Chapolin antes do fórum foi justamente o volume 1 do Chapolin
Tanto que, para mim, o Rubén nasceu para fazer esse papel e acho um pouco estranho o Villagrán como pele vermelha :P
Pior que só fui descobrir recentemente que a versão da Gábia era dos anos 80, e não da série clássica, foi meio que em choque com isso
Vi aqui na Jangadeiro aparecer algumas vezes o chapolin com o ínicio da esquete do chapatin, mas tinha vezes que o episódio era curto demais. Além de eu ver muito chapolin no youtube e em umas TV box
Imagem

NADA! :garg:

JoãoB
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 99 vezes
Curtiram: 537 vezes

Mensagem por JoãoB » 20 Nov 2023, 11:21

Burrro Estropiado escreveu:
16 Nov 2023, 16:34
Eu, com certa vergonha, afirmo que até hoje considero "normais" somente os episódios que o SBT exibia nos anos 90. Amo Xavis

Até A Chirimoia e os Chifrinhos, por exemplo, que voltaram em 2003, ainda me pego pensando involuntariamente: "ah, esse era perdido".
Mesma coisa comigo. Quando eu vejo episódios que eram perdidos, sempre penso "esse era perdido" e só conto como "normais" aqueles episódios que o SBT exibia até o início dos anos 2000.
Пауло Витор escreveu:
17 Nov 2023, 20:09
Desde antes. Chapolin saiu do ar no SBT pela primeira vez em 2000 e desde então ficou nesse "entra e sai". O máximo que conseguiu depois disso foi ficar um ano e quatro meses no ar, entre 2005 e 2007, aos sábados. Mas essa exibição não era nacional.

Confesso que às vezes acho que o Chespirito não soube explorar mais a vila. Por exemplo: ele poderia ter feito episódios mostrando o interior das casas do segundo pátio ou, quem sabe, mostrando o terceiro pátio. Mas ele era muito acostumado a só usar os mesmos cenários de sempre (o primeiro pátio e as casas da Dona Florinda e do Seu Madruga).
Esses usuários curtiram o post de JoãoB (total: 1):
Burrro Estropiado

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 1185 vezes

Mensagem por Polegar » 20 Nov 2023, 16:51

Pra mim é bom o mistério do terceiro pátio, e afinal, não tinha nada pra se fazer lá. Quando era preciso um personagem ir pra outro ambiente, ou um personagem não ver o outro, bastava cruzar do primeiro pro segundo e vice-versa.

A mesma coisa outras casas. Não tinha nada pra fazer nelas, não existiam moradores conhecidos, então pra que entrar?

O pátio acima da casa da Dona Florinda também. Não servia em nada pros que viviam em baixo. Até subir as escadas não faria sentido pra eles.

A casa da Dona Clotilde um dia foi imaginada pelas crianças, até brinca com o fato do interior real nunca ter aparecido, e bastou.

E é isso. O Roberto foi sucinto em fazer todas as histórias se passarem em só quatro ambientes (dois pátios, sala da Florinda e Sala do Madruga). O que apareceu além disso por acaso foi lucro.

O que importava não eram os locais pra encher os olhos, eram os roteiros pra encher a mente. Passear demais sem um texto bom seria inútil. Nisso o Roberto foi gênio. É o formato de Chaves. Brincar com infinitas possibilidades dentro de um espaço limitado.

Tudo foi explorado e rendia um episódio por vez. O tanque, a porta, a janela, a escada, o varal, a fonte, o vaso de planta, o barril, a lâmpada, o piso, a rua, a parede, a televisão, os móveis. Até a fucking caixa de fusíveis. Tudo um dia recebeu o centro das atenções.

Depois os pertences menores. O balão, a moeda, o bolo, o sapato, a garrafa. Era a graça do seriado, personagens confinados em um ambiente congelado no tempo, lidando com um pequeno material do dia a dia que ia escalonando confusões a um nível absurdo.

Se Chaves fosse só isso, sem parque, sem escola, sem cinema, sem Acapulco, já seria grandioso. Pra usar todos os cenários do mundo tem o Chapolin, que é outra proposta, outro formato, e igualmente grandioso.

Dá pra fazer até um estudo sobre isso. Um seriado é complemento do outro. Se foi intencional ou não, é a dobradinha mais incrível.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 2):
SardseFbdooito

Nezz
Membro
Membro
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 503 vezes

Mensagem por Nezz » 20 Nov 2023, 17:27

A realidade é falta de orçamento e espaço físico no estúdio mesmo.
Imagem

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 20 Nov 2023, 17:52

Mas que inspirou o formato, inspirou.

Sardse
Membro
Membro

Mensagem por Sardse » 21 Nov 2023, 08:18

Existe um dito onde "Limitações é algo bom" e isso pode acabar gerando mais criatividade para trabalhar dentro das limitações

Já que a gente está falando de cenário, eu queria que o pátio da escola fosse mais explorado, acho que 20 minutos de uma serie de perguntas na escolinha fica um pouco maçante, acho que um bloco de 5-10 minutos onde as crianças brincam no parquinho da escola ajudaria

Fbdooito
Membro
Membro
Time de Futebol: Club Necaxa
Curtiu: 1200 vezes
Curtiram: 849 vezes

Mensagem por Fbdooito » 21 Nov 2023, 09:37

Nezz escreveu:
20 Nov 2023, 17:27
A realidade é falta de orçamento e espaço físico no estúdio mesmo.
Nos anos 80 e 90, o Roberto tinha orçamento para usar 10 cenários em um único episódio se ele quisesse. No entanto, não só não usou, como o segundo pátio não foi mais visto à partir de 1980.
Tirado Alanís escreveu:
20 Nov 2023, 16:51
A casa da Dona Clotilde um dia foi imaginada pelas crianças, até brinca com o fato do interior real nunca ter aparecido, e bastou.
Na verdade, apareceu, sim. E duas vezes. Uma em "Os espíritos zombeteiros" de 1982, e outra em "Tudo acaba em família" de 1983.
Imagem

Cortal Cristado
Membro
Membro
Curtiu: 1269 vezes
Curtiram: 1216 vezes

Mensagem por Cortal Cristado » 21 Nov 2023, 22:09

Confesso que os perdidos mundiais das primeiras temporadas me despertam mais curiosidade que das mais recentes.
Esses usuários curtiram o post de Cortal Cristado (total: 1):
Episódio Perdido Mundial
Homessa escreveu:
10 Jun 2024, 15:42
Confesso que eu faço o TBT da punheta. Toda quinta-feira eu faço homenagem para alguma mulher (que ainda esteja viva) em algum momento de anos/décadas atrás.

Sardse
Membro
Membro

Mensagem por Sardse » 21 Nov 2023, 22:11

Se eu tivesse que escolher uma temporada para salvar de qualquer programa, eu escolheria a de 72
Esses usuários curtiram o post de Sardse (total: 1):
Episódio Perdido Mundial

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 21 Nov 2023, 22:28

Fbdooito escreveu:
21 Nov 2023, 09:37
Na verdade, apareceu, sim. E duas vezes. Uma em "Os espíritos zombeteiros" de 1982, e outra em "Tudo acaba em família" de 1983.
Falo da série clássica.

E sim, nos anos 80 até o segundo pátio some. Tudo volta a se concentrar no primeiro da maneira mais artesanal. Os personagens se reúnem lá e lidam uns com os outros não cara a cara, mas voltados pra frente, como se tivessem num palco imaginário.

Lembrem-se que a graça é fazer uma pequena apresentação cômica de elementos cotidianos. Até barquinhos de papel numa bacia. É o teatro da rotina, o valor do simples.

Nunca houve grandes perigos e grandes discussões em Chaves como há em Chapolin. Alguns valores eram transmitidos de lambuja, mas não eram o tema de verdade.

Talvez por isso os episódios do Ladrão e das Recordações sejam tão diferentes. Eles vão na contramão do que a série realmente se propõe.

Se não fossem as saídas de Maria, Carlos e Ramon, nem escolinha e restaurante Chaves teria. Seria sempre aquele espetáculo mambembe no primeiro pátio.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 2):
Fbdooitocyber Revolvinho

Responder