Confesso que, em relação a CH...

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Пауло Витор
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 263 vezes
Curtiram: 128 vezes

Mensagem por Пауло Витор » 17 Nov 2023, 20:09

Chavito de la Mancha escreveu:
16 Nov 2023, 15:25
Já para mim, devido aos DVDs, a versão do índio pele vermelha que eu cresci assistindo foi a de 1985.
[2]

Desde 2003 que o Chapolin vinha nessa de "entra e sai" pelo SBT (antes do blackout de 2020) e isso fez com que eu tivesse assistido a maioria dos episódios do Chapolin apenas pelos DVDs da Amazonas Filmes.
Esses usuários curtiram o post de Пауло Витор (total: 1):
Chavito de la Mancha

Steve Gray
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Ceará
Curtiu: 67 vezes
Curtiram: 12 vezes

Mensagem por Steve Gray » 17 Nov 2023, 23:09

Пауло Витор escreveu:
17 Nov 2023, 20:09
Já para mim, devido aos DVDs, a versão do índio pele vermelha que eu cresci assistindo foi a de 1985.
[2]

Desde 2003 que o Chapolin vinha nessa de "entra e sai" pelo SBT (antes do blackout de 2020) e isso fez com que eu tivesse assistido a maioria dos episódios do Chapolin apenas pelos DVDs da Amazonas Filmes.
também
O cara da "Abertura e Sonoplastia feita por Conde Fox Terrier". Tentando corrigir a lambança da sonoplastia feita pelo Valette nos episódios da Som de Vera Cruz

Sardse
Membro
Membro
Time de Futebol: O Que Tá Ganhando
Curtiu: 74 vezes
Curtiram: 36 vezes

Mensagem por Sardse » 18 Nov 2023, 08:22

Curioso que a maioria aqui é bem familiarizado com os episódios dos DVS, acho que o fato do Chapolin ser pouco exibido nas décadas de 2000 (eu aco), e 2010 deve ajudar nisso... Eu estou no mesmo barco, eu nunca vi a Tv Aratú aqui da Bahia passar Chapolin, então uns dos meus únicos contados com o Chapolin antes do fórum foi justamente o volume 1 do Chapolin
Tanto que, para mim, o Rubén nasceu para fazer esse papel e acho um pouco estranho o Villagrán como pele vermelha :P
Pior que só fui descobrir recentemente que a versão da Gábia era dos anos 80, e não da série clássica, foi meio que em choque com isso
"Perdido Vemos, Aonde, Não Sabemos" versão com o kiko

Chavito de la Mancha
Membro
Membro
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 50 vezes

Mensagem por Chavito de la Mancha » 18 Nov 2023, 09:17

Teve uma época que eu também achava e nem notava que essa esquete do Chapolin e os episódios dos anos 70 do volume 4 eram de programas diferentes.
Eu era uma criança bem lerda. Nem percebia que o físico do Chapolin era totalmente diferente, com relação aos outros episódios do mesmo DVD :P

Chavonildo
Membro
Membro
Curtiu: 129 vezes
Curtiram: 22 vezes

Mensagem por Chavonildo » 18 Nov 2023, 12:10

Sardse escreveu:
14 Nov 2023, 20:55
O fato que eu sou mais familiarizado com alguns dos episódios "perdidos"/"semelhantes" de Chaves do que vários "comuns" chega ser até engraçado

Eu me pergunto se várias pessoas da minha geração estão familiarizadas com esses episódios, ou pelo menos com o pacote de "perdidos" que o SBT costumava exibir regularmente
A primeira versão do ep. do Disco Voador que eu assisti foi a de 74 que tinha no DVD, na época eu nem sabia que tinha outra versão e muito menos que era a mais conhecida,

Quando eu vi a de 1977 pela primeira vez não gostei muito porque a Chiquinha ficava sobrando no episódio e quase só aparecia pra pegar as falas de outros personagens (eu também ainda não sabia que isso tinha acontecido em vários outros remakes)
Versão brasileira: ISSO, ISSO, ISSO!
Distribuição: ACAPULCO!

Steve Gray
Membro
Membro
Time de Futebol: Ceará
Curtiu: 67 vezes
Curtiram: 12 vezes

Mensagem por Steve Gray » 20 Nov 2023, 08:37

Sardse escreveu:
18 Nov 2023, 08:22
Curioso que a maioria aqui é bem familiarizado com os episódios dos DVS, acho que o fato do Chapolin ser pouco exibido nas décadas de 2000 (eu aco), e 2010 deve ajudar nisso... Eu estou no mesmo barco, eu nunca vi a Tv Aratú aqui da Bahia passar Chapolin, então uns dos meus únicos contados com o Chapolin antes do fórum foi justamente o volume 1 do Chapolin
Tanto que, para mim, o Rubén nasceu para fazer esse papel e acho um pouco estranho o Villagrán como pele vermelha :P
Pior que só fui descobrir recentemente que a versão da Gábia era dos anos 80, e não da série clássica, foi meio que em choque com isso
Vi aqui na Jangadeiro aparecer algumas vezes o chapolin com o ínicio da esquete do chapatin, mas tinha vezes que o episódio era curto demais. Além de eu ver muito chapolin no youtube e em umas TV box
O cara da "Abertura e Sonoplastia feita por Conde Fox Terrier". Tentando corrigir a lambança da sonoplastia feita pelo Valette nos episódios da Som de Vera Cruz

JoãoB
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 60 vezes
Curtiram: 198 vezes

Mensagem por JoãoB » 20 Nov 2023, 11:21

Burrro Estropiado escreveu:
16 Nov 2023, 16:34
Eu, com certa vergonha, afirmo que até hoje considero "normais" somente os episódios que o SBT exibia nos anos 90. Amo Xavis

Até A Chirimoia e os Chifrinhos, por exemplo, que voltaram em 2003, ainda me pego pensando involuntariamente: "ah, esse era perdido".
Mesma coisa comigo. Quando eu vejo episódios que eram perdidos, sempre penso "esse era perdido" e só conto como "normais" aqueles episódios que o SBT exibia até o início dos anos 2000.
Пауло Витор escreveu:
17 Nov 2023, 20:09
Desde antes. Chapolin saiu do ar no SBT pela primeira vez em 2000 e desde então ficou nesse "entra e sai". O máximo que conseguiu depois disso foi ficar um ano e quatro meses no ar, entre 2005 e 2007, aos sábados. Mas essa exibição não era nacional.

Confesso que às vezes acho que o Chespirito não soube explorar mais a vila. Por exemplo: ele poderia ter feito episódios mostrando o interior das casas do segundo pátio ou, quem sabe, mostrando o terceiro pátio. Mas ele era muito acostumado a só usar os mesmos cenários de sempre (o primeiro pátio e as casas da Dona Florinda e do Seu Madruga).
Esses usuários curtiram o post de JoãoB (total: 1):
Burrro Estropiado

Tirado Alanís
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 673 vezes

Mensagem por Tirado Alanís » 20 Nov 2023, 16:51

Pra mim é bom o mistério do terceiro pátio, e afinal, não tinha nada pra se fazer lá. Quando era preciso um personagem ir pra outro ambiente, ou um personagem não ver o outro, bastava cruzar do primeiro pro segundo e vice-versa.

A mesma coisa outras casas. Não tinha nada pra fazer nelas, não existiam moradores conhecidos, então pra que entrar?

O pátio acima da casa da Dona Florinda também. Não servia em nada pros que viviam em baixo. Até subir as escadas não faria sentido pra eles.

A casa da Dona Clotilde um dia foi imaginada pelas crianças, até brinca com o fato do interior real nunca ter aparecido, e bastou.

E é isso. O Roberto foi sucinto em fazer todas as histórias se passarem em só quatro ambientes (dois pátios, sala da Florinda e Sala do Madruga). O que apareceu além disso por acaso foi lucro.

O que importava não eram os locais pra encher os olhos, eram os roteiros pra encher a mente. Passear demais sem um texto bom seria inútil. Nisso o Roberto foi gênio. É o formato de Chaves. Brincar com infinitas possibilidades dentro de um espaço limitado.

Tudo foi explorado e rendia um episódio por vez. O tanque, a porta, a janela, a escada, o varal, a fonte, o vaso de planta, o barril, a lâmpada, o piso, a rua, a parede, a televisão, os móveis. Até a fucking caixa de fusíveis. Tudo um dia recebeu o centro das atenções.

Depois os pertences menores. O balão, a moeda, o bolo, o sapato, a garrafa. Era a graça do seriado, personagens confinados em um ambiente congelado no tempo, lidando com um pequeno material do dia a dia que ia escalonando confusões a um nível absurdo.

Se Chaves fosse só isso, sem parque, sem escola, sem cinema, sem Acapulco, já seria grandioso. Pra usar todos os cenários do mundo tem o Chapolin, que é outra proposta, outro formato, e igualmente grandioso.

Dá pra fazer até um estudo sobre isso. Um seriado é complemento do outro. Se foi intencional ou não, é a dobradinha mais incrível.
Esses usuários curtiram o post de Tirado Alanís (total: 2):
SardseFbdooito

Nezz
Membro
Membro
Curtiu: 404 vezes
Curtiram: 487 vezes

Mensagem por Nezz » 20 Nov 2023, 17:27

A realidade é falta de orçamento e espaço físico no estúdio mesmo.

Tirado Alanís
Membro
Membro

Mensagem por Tirado Alanís » 20 Nov 2023, 17:52

Mas que inspirou o formato, inspirou.

Sardse
Membro
Membro

Mensagem por Sardse » 21 Nov 2023, 08:18

Existe um dito onde "Limitações é algo bom" e isso pode acabar gerando mais criatividade para trabalhar dentro das limitações

Já que a gente está falando de cenário, eu queria que o pátio da escola fosse mais explorado, acho que 20 minutos de uma serie de perguntas na escolinha fica um pouco maçante, acho que um bloco de 5-10 minutos onde as crianças brincam no parquinho da escola ajudaria

Fbdooito
Membro
Membro
Time de Futebol: Club Necaxa
Curtiu: 29 vezes
Curtiram: 17 vezes

Mensagem por Fbdooito » 21 Nov 2023, 09:37

Nezz escreveu:
20 Nov 2023, 17:27
A realidade é falta de orçamento e espaço físico no estúdio mesmo.
Nos anos 80 e 90, o Roberto tinha orçamento para usar 10 cenários em um único episódio se ele quisesse. No entanto, não só não usou, como o segundo pátio não foi mais visto à partir de 1980.
Tirado Alanís escreveu:
20 Nov 2023, 16:51
A casa da Dona Clotilde um dia foi imaginada pelas crianças, até brinca com o fato do interior real nunca ter aparecido, e bastou.
Na verdade, apareceu, sim. E duas vezes. Uma em "Os espíritos zombeteiros" de 1982, e outra em "Tudo acaba em família" de 1983.

apresentei a pistola ch
Membro
Membro
Curtiu: 1150 vezes
Curtiram: 846 vezes

Mensagem por apresentei a pistola ch » 21 Nov 2023, 22:09

Confesso que os perdidos mundiais das primeiras temporadas me despertam mais curiosidade que das mais recentes.
Esses usuários curtiram o post de apresentei a pistola ch (total: 1):
Steve Gray
Riddle Snowcraft escreveu:
06 Abr 2021, 10:19
Vamos evitar de ofender aquele imbecil gratuitamente.

Sardse
Membro
Membro

Mensagem por Sardse » 21 Nov 2023, 22:11

Se eu tivesse que escolher uma temporada para salvar de qualquer programa, eu escolheria a de 72
Esses usuários curtiram o post de Sardse (total: 1):
Steve Gray

Tirado Alanís
Membro
Membro

Mensagem por Tirado Alanís » 21 Nov 2023, 22:28

Fbdooito escreveu:
21 Nov 2023, 09:37
Na verdade, apareceu, sim. E duas vezes. Uma em "Os espíritos zombeteiros" de 1982, e outra em "Tudo acaba em família" de 1983.
Falo da série clássica.

E sim, nos anos 80 até o segundo pátio some. Tudo volta a se concentrar no primeiro da maneira mais artesanal. Os personagens se reúnem lá e lidam uns com os outros não cara a cara, mas voltados pra frente, como se tivessem num palco imaginário.

Lembrem-se que a graça é fazer uma pequena apresentação cômica de elementos cotidianos. Até barquinhos de papel numa bacia. É o teatro da rotina, o valor do simples.

Nunca houve grandes perigos e grandes discussões em Chaves como há em Chapolin. Alguns valores eram transmitidos de lambuja, mas não eram o tema de verdade.

Talvez por isso os episódios do Ladrão e das Recordações sejam tão diferentes. Eles vão na contramão do que a série realmente se propõe.

Se não fossem as saídas de Maria, Carlos e Ramon, nem escolinha e restaurante Chaves teria. Seria sempre aquele espetáculo mambembe no primeiro pátio.
Esses usuários curtiram o post de Tirado Alanís (total: 1):
Fbdooito

Responder