Análises de episódios/filmes CH.

Façam às suas análises, negativas ou positivas.

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Mizore96
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 13 vezes

Mensagem por Mizore96 » 03 Ago 2025, 22:18

Douglas Reis escreveu:
03 Ago 2025, 22:11

O único caso que eu realmente acredito ser de censura, porque pra parte 1 de todas as versões desse roteiro serem perdidas mundiais... :unsure:
Em uma entrevista com a produtora Carmen Ochoa, ela contou uma história de um episódio (que me parece ou uma versão de Parabéns Sargento ou do Retrato do General) que eles acidentalmente colocaram o nome de um general de verdade no personagem. Após a exibição o general ligou para a Televisa e pediu para que não reprisassem o episódio, então ele foi arquivado. Para mim isso abre precedente para que realmente alguns (poucos) episódios devam ter sido censurados, e claramente a parte 1 do Chimpandolfo é um desses casos...
Esses usuários curtiram o post de Mizore96 (total: 1):
Pavi

Douglas Reis
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 2260 vezes
Curtiram: 2292 vezes

Mensagem por Douglas Reis » 03 Ago 2025, 22:29

Mizore96 escreveu:
03 Ago 2025, 22:18
Douglas Reis escreveu:

O único caso que eu realmente acredito ser de censura, porque pra parte 1 de todas as versões desse roteiro serem perdidas mundiais... :unsure:
Em uma entrevista com a produtora Carmen Ochoa, ela contou uma história de um episódio (que me parece ou uma versão de Parabéns Sargento ou do Retrato do General) que eles acidentalmente colocaram o nome de um general de verdade no personagem. Após a exibição o general ligou para a Televisa e pediu para que não reprisassem o episódio, então ele foi arquivado. Para mim isso abre precedente para que realmente alguns (poucos) episódios devam ter sido censurados, e claramente a parte 1 do Chimpandolfo é um desses casos...
Aí provavelmente esse general já morreu, e como a Televisa não se preocupa mais em adicionar episódios ao catálogo...

Odorico Paraguaçu
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 2652 vezes
Curtiram: 950 vezes

Mensagem por Odorico Paraguaçu » 03 Ago 2025, 22:32

Mizore96 escreveu:
Douglas Reis escreveu:

sobre esse caso do general, em qual ano mais ou menos que isso ocorreu?

Mizore96
Membro
Membro

Mensagem por Mizore96 » 03 Ago 2025, 23:55

Odorico Paraguaçu escreveu:
03 Ago 2025, 22:32
Mizore96 escreveu:
Douglas Reis escreveu:

sobre esse caso do general, em qual ano mais ou menos que isso ocorreu?
Não sei dizer. A entrevista foi para o filho do Ramon Valdez no canal dele no youtube, mas parece que o vídeo foi deletado...consegui achar ele na Wayback Machine (mas demora bastante para carregar)
https://web.archive.org/web/20240111232 ... UA58F8744A

E aqui está o tópico do fórum onde foi comentado sobre na época: viewtopic.php?f=47&t=5463&start=135#post_content1112697
Esses usuários curtiram o post de Mizore96 (total: 2):
Odorico ParaguaçuPavi

Douglas Reis
Membro
Membro

Mensagem por Douglas Reis » 04 Ago 2025, 21:25

Programa Chespirito n° 143 (1982)

Dr. Chapatin: Busca-se Um Paciente
► Exibir Spoiler
Boa versão, um tanto diferente por não ter a parte da operação, que nem a versão de 1995. Não supera a ótima versão de 1977, mas ganha da pouco inspirada de 1980 :sim:

Chapolin: A Vingança de Shory
► Exibir Spoiler
Versão fraquinha de um roteiro do qual já não sou muito fã. Diria que é a pior de todas as cinco:

1972 >>>>>> 1980 >>>>> 1974 >>>>>>>>> 1977 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 1982

Chaves: A Importância de Estudar
► Exibir Spoiler
Forçadíssimo! Jaiminho nunca foi tão madruguizado até então :cabecada:

Nessa mistura de O Mistério de Peixinhos (1973) com o primeiro bloco do Viva a Independência! (1975) (e último do Vizinhança Bem Educada (1978)), essa versão perde pra todas as outras :lingua:

Chaveco: A Perna do Botijão
► Exibir Spoiler
Quem escreveu a sinopse dessa esquete na Lista CH, claramente não a assistiu: a perna do Botijão não estava quebrada, ele tinha gota :wacko:

Pelo menos, a esquete é excelente e fechou com chave de ouro esse programa mediano e a ótima temporada de 1982, que realmente me surpreendeu e é a melhor temporada do programa até agora :reverencia:

E que venha a temporada de 1983 :rock:

O Gordo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 878 vezes
Curtiram: 4023 vezes

Mensagem por O Gordo » 04 Ago 2025, 21:55

Mizore96 escreveu:
Após a exibição o general ligou para a Televisa e pediu para que não reprisassem o episódio, então ele foi arquivado.
Pode até mesmo ser do "Em guerras médicas..." (1973)

Acho difícil ser do Chimpandolfo pois o episódio tem TRÊS versões. Só se perceberam a coincidência em 1982 :]

O do Chimpandolfo certamente é algo que na época era normal (tanto que fizeram 3 versões) e depois ficou MUITO feio. A julgar pela temática do episódio, não duvido nada ser uma piada com algo tipo zoofilia :huh: Ou até alguma sátira muito ofensiva a russos/soviéticos. Posso estar dando uma PUTA viajada mas é nítido que esse é um caso de episódio censurado
Esses usuários curtiram o post de O Gordo (total: 1):
Pavi
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio

12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

ChTv
Membro
Membro
Curtiu: 208 vezes
Curtiram: 211 vezes

Mensagem por ChTv » 04 Ago 2025, 22:12

► Exibir Spoiler
Ideia da televisa, deixar os arquivos mofarem lá :]
Mas é triste censurarem episódios, esperamos que algum dia alguém vire estagiário lá ache as fitas e disponibilizem na Internet :]
"Eu já vi esse episódio no sbt antes" (o episódio sendo perdido mundialmente que nos nem sabíamos da existência)
"Prefiro a dublagem original" (disse o cara em um vídeo de episódio com dublagem sdvc"
"A voz do Girafales era outra" (disse o cara sem saber que o Osmiro já tinha morrido antes de ter a dublagem sdvc) :buaa:

Mizore96
Membro
Membro

Mensagem por Mizore96 » 04 Ago 2025, 22:17

O Gordo escreveu:
04 Ago 2025, 21:55

Acho difícil ser do Chimpandolfo pois o episódio tem TRÊS versões. Só se perceberam a coincidência em 1982 :]
No caso quando disse que a partet 1 do Chimpandolfo é um desses casos quis dizer caso de censura mesmo, não acho que seja exatamente o mesmo caso de um general, deve ser algo mais próximo do que você disse mesmo.

Chavlicha
Membro
Membro
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 801 vezes
Curtiram: 850 vezes

Mensagem por Chavlicha » 05 Ago 2025, 01:01

Programa Chespirito: Episódio 44 (1980)
Chespirito: Chespirito fotógrafo
Ótimo esquete. Eu gostei bastante dos figurinos dos personagens, pra remeter uma época mais antiga. :P
E o final foi simplesmente a melhor coisa do esquete! :rindo:
Nota: 8/10
La Chicharra: O assassinato de Seu Lino
Eu não sei o que aconteceu que o Chespirito simplesmente SUMIU com La Chicharra por mais da metade da temporada, mas enfim, teve um bom retorno. Até pensei que seria uma versão da morte do Seu Madruga, mas é um roteiro inédito!
Chómpiras: A paquera
Mais um ótimo esquete dos ladrões. Definitivamente um dos melhores deles. :ok:
Nota: 10/10
Chaves: Varrendo o pátio da vila
Esquete que remakeaia parte de "Bombinhas são perigosas, ainda mais em mãos erradas", de 1976. Melhor da edição. Ver o Chaves se dar bem no final foi algo lindo, considerando que esse garoto nunca tem dinheiro. :D
Chaparrón Bonaparte: A lua de mel
Ótimo esquete, melhor que sua fraca versão de 1991, que é brutalmente carregada pela dublagem da Gota Mágica.
Nota: 9/10
Nota geral: 9/10

Programa Chespirito: Episódio 45 (1980)
O Gordo e o Magro: Dia de pescaria
Esquete extremamente único e engraçadasso! O melhor dos dois nessa temporada. :reverencia:
Chespirito: Confusões no Velho Oeste
Sinceramente, com ou sem dublagem Gábia, esse esquete é um lixo! Senti que quase todo mundo tava pouco inspirado aqui. A versão de 73 da uma surra violenta nessa porcaria! :lingua:
Nota: 0/10
Felizmente a última nota 0 dessa temporada :]
Chaparrón Bonaparte: Cantemos vitória
Esquete clássico. A dublagem gábia do esquete até que não é tão ruim na minha opinião. :joinha:
Chaves: Aprendendo sobre Cristóvão Colombo
Esquete maravilhoso da escolinha. Esse cenário tava fazendo falta, que vou te falar. :feliz:
Nota geral: 7.5/10

Programa Chespirito: Episódio 46 (1980)
Chaplin: As três coisas perdidas
Esquete bem fraquinho, hein? <_<
Nota: 3/10
Doutor Chapatin: O hotel
Pra finalizar de chave de ouro com o meu quadro favorito dessa temporada, temos este maravilhoso esquete! Tem a participação do Benny Ibara, mas ele não faz nada de interessante nesse esquete aqui não. :nao:
Inclusive, Édgar Vivar tem um ótimo inglês, hein?
Chaves: Lavando o carro do Senhor Barriga
Esquete sem graça demais, com situações extremamente forçadas. Não dá pra tankar a velha coroca fazendo o papel do Seu Madruga aqui não! E o final pega de surpresa, mas não é nada demais também. E o Chaves também nem faz esforço pra sujar o carro de verdade...
Nota: 1/10
Chómpiras: Tirem essa pedra daqui!
Ótimo, melhor que sua fraquíssima versão de 74. :vitoria:
Chapolin Colorado: O disco voador
Ótimo esquete, que tirando a versão de 75, é bem melhor que as outras versões anteriores, já que não sou muito fã delas não, hein.
Nota geral: 6/10
Quase que reprova, hein? :rolleyes2:

E assim concluo a primeira temporada do Programa Chespirito, e aqui vai uma mini análise:
EU AMEI!!! Imaginaria que não seria grande coisa, por ser justamente a primeira temporada, mas fui surpreendido. Chespirito talvez tenha acertado em voltar com esse programa, que por mais que uma boa parte dos esquetes aqui sejam remakes, tem muita coisa inédita maneira aqui também. :ok:
Enfim, vou dar um ranking dos meus quadros preferidos (não os melhores, mas os que eu mais gostei):
1 - Doutor Chapatin: Muita gente não pode gostar desse quadro porque o velhote por ser bem ranzinza e as vezes ser muito insuportável :], mas eu sinceramente amei ele aqui! Já adorava os esquetes na série do Chapolin, agora com ele tendo bem mais destaque aqui (com direito a um programa dedicado apenas para ele), gostei do quadro ainda mais! Ah, e foi o quadro que provavelmente mais me fez rir, também. :campeao:
2 - Chaparrón Bonaparte: Chespirito ter voltado com esse quadro depois de 8 anos foi outro grande acerto! É indiscutivelmente o melhor quadro daqui! :vice:
3 - Chaves: Sim, ele mesmo. Tudo bem que ele teve vários esquetes péssimos (aulas de violão e brincando de piratas quem me diga), mas ainda gostei bastante do quadro daqui. Ver ele em constante mudança, com novos figurinos e tudo, foi bem legal. Minha única reclamação é por ter pouco utilizado os quadros da escolinha e do restaurante. Mesmo assim, me diverti bastante com as trapalhadas do menino do barril! :terceiro:

Se eu tiver que dar uma nota geral, é um 8 fácil. Ao mesmo tempo que é uma temporada cheia de esquetes maravilhosos, tem uns lixos aqui que são piores que muito episódio que os fãs odeiam. Geralmente, é por ter situações extremamente forçadas, talvez. Ah, e a saída do Raúl Padilla, além dele não ter sido bem aproveitado, também foi algo que prejudicou bastante a temporada. Apareceu em pouquíssimos esquetes...
Mesmo assim, adorei. Ah, e gostei de ver a Angelines bem mais presente aqui. Tirando Chaves, ela raramente aparecia em Chapolin, e qualquer participação dela foi bem vinda! Édgar, Rúben e Chespirito são outros mitos aqui! Enfim, todo mundo foi ótimo aqui. :joinha:
Agora, acho bom dar um pequeno tempinho. Obviamente que nesses últimos dias, não vi a série tanto como antes, mas ver 4, ou 5 ou até 6 episódios todo dia era algo chatinho, considerando que quase nunca via outra coisa! :wacko:
O maior fã do Doutor Chapatin e das temporadas de 1979 :vitoria:

Um pouco do que gosto:
- JoJo's Bizarre Adventure
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes

Entre outros...
Me sigam no Twitter/X!
Se inscrevam no meu canal do YouTube!

Douglas Reis
Membro
Membro

Mensagem por Douglas Reis » 05 Ago 2025, 09:14

Chavlicha escreveu:
05 Ago 2025, 01:01
Ótimo esquete. Eu gostei bastante dos figurinos dos personagens, pra remeter uma época mais antiga. :P
Tu já viu a versão de 1970 dessa esquete? Ela é muito, mas muito melhor que essa aí :sim:
Esses usuários curtiram o post de Douglas Reis (total: 1):
Chavlicha

Chavlicha
Membro
Membro

Mensagem por Chavlicha » 05 Ago 2025, 10:58

Douglas Reis escreveu:
05 Ago 2025, 09:14
Chavlicha escreveu:
05 Ago 2025, 01:01
Tu já viu a versão de 1970 dessa esquete? Ela é muito, mas muito melhor que essa aí :sim:
Sim, eu vi, e concordo que é melhor. Só não digo que versão X ou Y é melhor porque quero deixar minhas análises menos repetitivas. :joinha:

Um pouco do que gosto:
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes

Entre outros...
Me sigam no Twitter/X!

Cisko
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 13 vezes
Curtiram: 15 vezes

Mensagem por Cisko » 05 Ago 2025, 11:48

Quando eu vi esse tópico (antes de abri-lo), o primeiro episódio que veio à minha mente foi O Abominável Homem das Neves. Para a minha surpresa, quando eu abri o tópico, vi que o primeiro post cita justamente esse episódio.

Esse foi o primeiro episódio de Chapolin que o SBT exibiu depois de 4 anos do "apagão" mundial de CH. E foi só no dia dessa exibição que eu reparei que o início desse episódio é completamente cinematográfico. Além do clima de suspense muito bem executado durante essa cena, o momento em que a Florinda se aproxima da câmera e descreve a lenda do Abominável Homem das Neves pro Carlos é genial. E com o trabalho de dublagem excelente da Maga + a ótima atuação da Marta Volpiani, essa cena ficou ainda mais épica.
Esses usuários curtiram o post de Cisko (total: 1):
Jacinto

O Pirata Alma Negra
Membro
Membro
Curtiu: 626 vezes
Curtiram: 1029 vezes

Mensagem por O Pirata Alma Negra » 05 Ago 2025, 14:26

Programa Chespirito n° 136 (1982)

Chapolin: A bailarina e o fotógrafo

Essa edição começa de forma bem ruim <_<
Fraca versão tanto na parte da bailarina, quanto na do soldado. Bem inferior a versão de 78 :sono:
Nota: 3,5

Os ladrões: A gripe do Botijão

Excelente, essa esquete fez bem mais que muito programa de 40 minutos nessa temporada :rolleyes:
Nota: 9,0

Chaves: Uma aula sobre a história do México

Excelente também! :vitoria:
Nota: 9,0

Nota geral: 7,0

Programa Chespirito n° 137 (1982)

Chapolin: O fantasma do escocês

Confesso que pensava que esse episódio seria bem inferior, mas até que não foi :)

É ótimo! Têm muitas cenas boas, como o final e o Raúl que atuou muito bem :joinha:

Mas tem 2 coisas que preciso levar em conta:

1- O uniforme do Chapolin: Até agora foi algo que não comentei de forma aprofundada, mas preciso deixar aqui o seguinte: Ô FIGURINO FEIO :lingua: :lingua:
Acho que tanto aqui quanto na esquete do programa anterior, o figurino tá mais feio que o normal! E sim, desde 80 o figurino já não era bonito, mas reparei melhor e realmente é UMA DAS PIORES COISAS QUE O CHESPIRITO FEZ COM O POLEGAR :lingua:

2- Os ditados do Chapolin: Sei que na fase clássica já tinha isso dos ditados, mas aqui ele ABUSA DEMAIS, nesse episódio ele ia fazer a piada 3 vezes (ainda bem que na terceira vez o Edgar atrapalhou :rock: ). Sinceramente, é muito chato e sei que mais pra frente ele vai continuar recitando esses ditados :sono:

Nota: 8,0
Evitando a fadiga desde 2006 :]

"EL ASESINO ES EL MAIORDOMO" :einstein:

Chavlicha
Membro
Membro

Mensagem por Chavlicha » 05 Ago 2025, 15:56

O Pirata Alma Negra escreveu:
05 Ago 2025, 14:26
Acho que tanto aqui quanto na esquete do programa anterior, o figurino tá mais feio que o normal! E sim, desde 80 o figurino já não era bonito, mas reparei melhor e realmente é UMA DAS PIORES COISAS
Olha que isso ainda tem um uniforme pior, o de 86, aquele com o símbolo parecendo que era de papel foi a coisa que mais exalava preguiça na minha opinião. :lingua:
Editado pela última vez por Chavlicha em 05 Ago 2025, 18:02, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Chavlicha (total: 1):
O Pirata Alma Negra

Um pouco do que gosto:
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes

Entre outros...
Me sigam no Twitter/X!

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 11219 vezes
Curtiram: 1948 vezes

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 05 Ago 2025, 16:30

Chavlicha escreveu:
05 Ago 2025, 15:56
O Pirata Alma Negra escreveu:
05 Ago 2025, 14:26
Acho que tanto aqui quanto na esquete do programa anterior, o figurino tá mais feio que o normal! E sim, desde 80 o figurino já não era bonito, mas reparei melhor e realmente é UMA DAS PIORES COISAS
Olha que isso bem foi o pior uniforme, aquele com o símbolo parecendo que era de papel foi a coisa que mais exalava preguiça na minha opinião. :lingua:
Sem contar que dava a impressão do Chespirito ser muito mais velho do que já era
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024. :terceiro:

Responder