Qual episódio/esquete de CH você considera genial?

Vamos comentar aqui, quais episódios e esquetes de toda a obra de Roberto Gómez Bolaños são obras primas do humor.

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
oasis wonderwall da silva blur
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 376 vezes
Curtiram: 1548 vezes

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 23 Ago 2024, 19:11

Burrro Estropiado escreveu:
23 Ago 2024, 14:55
Se eu fosse mostrar Chaves para alguém que nunca tenha visto ou ouvido falar de Chespirito seria " A morte do Seu Madruga"
bom take
Desde 2012 aqui.
E eu sou de 2000. Ou seja, já passei mais da metade da minha vida nessa porra.

Imagem

Chapolin comedor de bolos
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1395 vezes
Curtiram: 2992 vezes

Mensagem por Chapolin comedor de bolos » 23 Ago 2024, 20:05

Polegar escreveu:
09 Abr 2024, 03:46
Mas o caminho é bem esse mesmo. Escalonar situações em torno de um objeto específico. Eu e uma galera já "tiramos o raio-x" desse tipo de roteiro. Todo o cenário da vila foi usado, pertences dos moradores, brinquedos, comidas, peças de roupa.

A partir do "algo" que é o tema do episódio do dia, são desenhadas as mesmas interações entre os personagens. Dá pra saber qual vai se indispor com qual, qual vai querer ajudar, dar em cima, brincar, etc. Eles são muito bem definidos nisso, ações e bordões cíclicos.

Não é um demérito. O Chespa era gênio na maneira como armava tudo, mas não chega a ser difícil fazer parecido, mesmo que não se iguale 100% ao que ele pensaria. Todas as suas ideias pra o possível episódio das pulgas são válidas, por exemplo.

Mais complicado é o Chapolin, que transita em ambientes diferentes interagindo com personagens criados do zero a cada capítulo. E ele mesmo tem personalidades variáveis a depender do ambiente e do personagem. Ora é covarde, ora sarcástico, paquerador, desastrado, ingênuo, sensato...
Pior que isso de fazer um storytelling ou modo de contar similar ao do Chespirito dava até pra fazer um tópico ou uma conversa bacana sobre de pq as adaptações em desenho não funcionaram tanto em roteiro(além das coisas óbvias) e isso daria um estudo ótimo, comparar o que um roteiro inédito de Chaves Animado falhou em tentar algo novo em comparação a uma história do live-action feita pelo Chespirito que deu certo(seja remake ou história original).

Creio que há sim tanto formas de replicar o que o Roberto fez numa formação similar de contar história quanto fazer uma estrutura narrativa nova, o problema mesmo é que os escritores dos desenhos tiveram decisões realmente ruins e que não casavam ou combinavam com os personagens ou com a obra que estavam adaptando.(há vários reboots de obras que são totalmente diferentes da obra original na questão de storytelling mas que combinam ou deram certo a nova fórmula de contar história)
Editado pela última vez por Chapolin comedor de bolos em 23 Ago 2024, 20:31, em um total de 1 vez.
Imagem
Sou Geotti Guara(vulgo o idiota com a foto de Chapolin palhaço, desde 2022 no meio CH e 2024 no Fórum)

Posso estar em Hiato/ausente no Fórum, somente estarei para dar update em projetos
Quer acompanhar os dotes de um grande artista?
Blue Sky

Instagram

Canal do YT(animatics e animações)

Twitter/X

Conquistas no Fórum e +:
► Exibir Spoiler

MVNS
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 529 vezes
Curtiram: 420 vezes

Mensagem por MVNS » 23 Ago 2024, 20:13

Burrro Estropiado escreveu:
23 Ago 2024, 14:55
Se eu fosse mostrar Chaves para alguém que nunca tenha visto ou ouvido falar de Chespirito seria " A morte do Seu Madruga".

A situação é toda muito bizarra, mas casa direitinho com a confusão que o Chaves faz na cabeça dele, proporcionando um momento de drama e ao mesmo tempo humor rasgado.
Curiosamente, no canal "Super Casal Xou" (de um brasileiro, Kayo, que é casado com uma portuguesa, Marisa), foi justamente esse o episódio que ele mostrou pra ela ver Chaves pela primeira vez num react, e ela riu muito. E o segundo episódio foi "Vizinhança bem educada". De Chapolin foi "Os Piratas".

Infelizmente a Veletisa Televisa derrubou o vídeo após a "crise nos infinitos canais de CH" em 2019.
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 1):
Burrro Estropiado
JESUS é o caminho e DEUS é o destino.

"Ainda que eu ande pelo vale, não temerei mal algum".

Filipenses 4:6
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Mateus 6:34
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Bastam a cada dia os seus próprios problemas.

1 Pedro 5:7
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

Gálatas 1:10
"Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar aos homens, não seria servo de Cristo."

Mateus 5:11-12
"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".

Mateus 28:19-20
"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Melchior
Membro
Membro
Curtiu: 39 vezes
Curtiram: 40 vezes

Mensagem por Melchior » 23 Ago 2024, 20:18

As esquetes que eu mais gosto são "Ator de araque" e "Trapaças no restaurante"

Membro
Membro

Mensagem por Chapolin comedor de bolos » 23 Ago 2024, 20:29

Eu também esqueci de responder a pergunta do tópico mas, adoro tudo de Juleu e Romieta, pra mim essa saga de duas partes é a paródia e episódio genial do Chapolin, de Chaves dava pra citar várias histórias com muitas genialidades, mas aqui cito toda a bagunça (que era pra ser uma simples limpeza de carro) que fazem na Brasília do Seu Barriga no "Lavagem completa".
Imagem
Sou Geotti Guara(vulgo o idiota com a foto de Chapolin palhaço, desde 2022 no meio CH e 2024 no Fórum)

Posso estar em Hiato/ausente no Fórum, somente estarei para dar update em projetos
Blue Sky

Instagram

Twitter/X

Conquistas no Fórum e +:
► Exibir Spoiler

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 1186 vezes

Mensagem por Polegar » 23 Ago 2024, 22:19

Geotti Guara escreveu:
23 Ago 2024, 20:05
Pior que isso de fazer um storytelling ou modo de contar similar ao do Chespirito dava até pra fazer um tópico ou uma conversa bacana sobre de pq as adaptações em desenho não funcionaram tanto em roteiro(além das coisas óbvias) e isso daria um estudo ótimo, comparar o que um roteiro inédito de Chaves Animado falhou em tentar algo novo em comparação a uma história do live-action feita pelo Chespirito que deu certo(seja remake ou história original).
Adoro esse tipo de conversa! Super apoio, renderia muito estudo bom.

Parece que esse tipo de análise, com esse nível de cuidado, sempre esteve em falta no meio CH, e pra quem gosta de mexer com redação, roteirização, deve ser um prato cheio.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 1):

Melchior
Membro
Membro
Curtiu: 39 vezes
Curtiram: 40 vezes

Mensagem por Melchior » 23 Ago 2024, 22:56

Podiam fazer um podcast com esse tema. Curti demais.
Esses usuários curtiram o post de Melchior (total: 2):
Episódio Perdido MundialChapolin comedor de bolos

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 6967 vezes
Curtiram: 1824 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 23 Ago 2024, 23:52

Ótimo tema pro PolegaCast
Esses usuários curtiram o post de Episódio Perdido Mundial (total: 1):
Imagem

NADA! :garg:

Membro
Membro

Mensagem por Chapolin comedor de bolos » 24 Ago 2024, 00:15

Polegar escreveu:
23 Ago 2024, 22:19

Adoro esse tipo de conversa! Super apoio, renderia muito estudo bom.

Parece que esse tipo de análise, com esse nível de cuidado, sempre esteve em falta no meio CH, e pra quem gosta de mexer com redação, roteirização, deve ser um prato cheio.
Eu que gosto de estudar roteirização e também gosto de escrever histórias como passa-tempo além de artes, ficaria muito grato se os fãs fizessem mais bate-papos sobre esse tema, por que ele acaba até sendo importante pra avaliação de produtos novos que o grupo CH for fazer. (já que infelizmente não teremos as obras clássicas de volta tão cedo-) :joinha:

Os erros do Chaves Animado vão ainda muito mais além do que só os enredos fantasiosos que não fazem jus a construção daquele mundo ou daqueles personagens que vivem ali, até os remakes do desenho acabam sendo bem qualquer coisa que não faz muita diferença de você ver um remake fraco ou ruim do Chespirito no live action.

Chapolin Animado até tenta contornar alguns dos erros de roteiro ou construção de mundo que Chaves Animado cometeu (e faz um mundo fixo que tinha potencial de ser competente) mas ainda tem muito deslize.
Imagem

Blue Sky

Instagram

Twitter/X

Conquistas no Fórum e +:
► Exibir Spoiler

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 1186 vezes

Mensagem por Polegar » 24 Ago 2024, 00:48

Acabo sentindo falta daquele tópico onde os membros postavam os próprios roteiros também. Apareciam uns bem interessantes.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 1):

Guilherme CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 106 vezes
Curtiram: 375 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 24 Ago 2024, 14:41

Inclusive, já escrevemos um roteiro juntos, Polegar. Aquele com uma temática de touradas. :P

Por falar nisso, eu acabei perdendo nos meus arquivos os roteiros que eu escrevi e que foram postados neste tópico: viewtopic.php?t=5845

Não sei se alguém chegou a baixá-los, mas ficaria grato que sim. :lol:

Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 376 vezes
Curtiram: 1548 vezes

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 28 Ago 2024, 01:24

todos os sketchs do pancada nos anos 90 sao geniais, mas nunca enjoo daquele ep crossover com o dr chapatin no hotel. acho o texto e o timing geniais demais
pra ficar melhor, só se emendassem um crossover com o chaveco junto e o hotel fosse o hotel boa vista
Esses usuários curtiram o post de oasis wonderwall da silva blur (total: 1):
Episódio Perdido Mundial
Desde 2012 aqui.
E eu sou de 2000. Ou seja, já passei mais da metade da minha vida nessa porra.

Imagem

MVNS
Membro
Membro
Curtiu: 529 vezes
Curtiram: 420 vezes

Mensagem por MVNS » 28 Ago 2024, 07:10

BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu:
28 Ago 2024, 01:24
todos os sketchs do pancada nos anos 90 sao geniais, mas nunca enjoo daquele ep crossover com o dr chapatin no hotel. acho o texto e o timing geniais demais
pra ficar melhor, só se emendassem um crossover com o chaveco junto e o hotel fosse o hotel boa vista
07:11 MVNS: Saudades MSN
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 1):
JESUS é o caminho e DEUS é o destino.

"Ainda que eu ande pelo vale, não temerei mal algum".

Filipenses 4:6
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Mateus 6:34
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Bastam a cada dia os seus próprios problemas.

1 Pedro 5:7
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

Gálatas 1:10
"Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar aos homens, não seria servo de Cristo."

Mateus 5:11-12
"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".

Mateus 28:19-20
"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 6967 vezes
Curtiram: 1824 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 28 Ago 2024, 22:17

BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu:
28 Ago 2024, 01:24
Master Peace, Doutor Chapatin e Dona neves compartilhando a mesma cama, muito bom, kkkkkkk.
Imagem

NADA! :garg:

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 10644 vezes
Curtiram: 1667 vezes

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 13 Set 2024, 14:12

Acho a esquete de Chespirito de 1972: A Procura De Desemprego simplesmente genial, tem boas piadas, boas sacadas, a dublagem Maga de 1988 ficou muito boa, com o Marcelo e o Seidl. :P
Sempre rio do começo ao fim! :garg:
E o bom é que ela é curtinha! ;)
Absolute cinema! :linguinha:
Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 1):
Episódio Perdido Mundial
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024. :terceiro:

Responder