Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)
Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
No servidor do FCH estavamos falando sobre uma música chamada "Happy Polka" e agora há pouco eu encontrei uma música com mesmo nome e com melodia parecida com a da BGM:
a única dedução plausível no momento é que ela pode ter ligamento com polca, típica dança originada na República Checa, se eu não estiver enganado
Não estamos limitados apenas à isso, recentemente, umas dez páginas atrás, nós descobrimos o compositor Giampiero Boneschi, que utiliza a mesma drum machine (uma Roland-78) e clarinetes em suas músicas, algumas delas inclusive são polkas.
Essa possui um Clarinete e a mesma drum machine:
E essa aqui possui o mesmo bpm, escala musical, gênero musical e duração aproximada da BGM do Chapolin:
inclusive achei um álbum ou lp desse giampiero boneshi de 2013 chamado footsteps, e que todas as músicas deles estão indisponíveis no brasil, e tem uma música nesse álbum chamada "happy polka", quem sabe se essa música é uma parecida ou é a bgm do chapolin, e esse álbum parece ser uma coleção de músicas antigas do giampiero boneshi
Acabei de ver esse disco e baixei ele. A BGM do chapolin não está lá. E nesse disco não usaram nenhum instrumento igual a BGM que estamos procurando. E a musica HAPPY POLKA foi renomeado pois no LP original ela se chama HAPPY HOLIDAY
No servidor do FCH estavamos falando sobre uma música chamada "Happy Polka" e agora há pouco eu encontrei uma música com mesmo nome e com melodia parecida com a da BGM:
Sei que minha opinião é meio que é "inválida"
Mas na minha opinião, a música "Giovanottina" do Giampiero Boneschi que já foram citados aqui, é mais parecida com a BGM do Chapolin do que essa "Happy Polka".
Aliás, eu acho interessante que alguém que entenda de efeitos em instrumentos tente deixar um pouco parecido com a BGM essa "guitarra" ou "violão".
Bem, eu consegui este material do Boneschi até o momento:
Obviamente a trilha não está em nenhum desses lançamentos. Mas o feeling que eu tenho de colecionar esse tipo de música é que os selos italianos e seus compositores têm maior propensão a usar baterias eletrônicas com instrumentos acústicos.
Mas minha busca não está mais focada em moog/sintetizador então fui atrás também do saxofonista Attílio Donadio que aparece nesses discos do Boneschi como clarinetista e só encontrei uma faixa que possui um arranjo similar.
E fora isso coletei um monte de faixas de clarinete que não deram em nada:
Meu plano é investigar trilhas sonoras de filmes de comédia dos anos 70, sobretudo italianos. Essa trilha tem de vir de algum material que a MAGA estava dublando nos anos 80.
Olá! Há muito tempo acompanho a busca pela trilha. Creio que descobri essa investigação ao pesquisar por trilhas do Chaves no YouTube e afins. Quem dera se todos tivessem essa persistência na vida!
Olá! Há muito tempo acompanho a busca pela trilha. Creio que descobri essa investigação ao pesquisar por trilhas do Chaves no YouTube e afins. Quem dera se todos tivessem essa persistência na vida!
Eu já tive a curiosidade de pesquisar pela trilha, também, uns 4 anos atrás kkkk. Já gastei umas horinhas procurando em umas bibliotecas de música e tals. Nem sabia o que era uma polka ou um moog, e fui aprendendo com as pesquisas.
Talvez esteja repetindo o que todos já sabem, mas gostaria de deixar minhas observações:
* Acredito que essa trilha sonora não tenha sido feita pelo SBT, nem no Brasil. É provável que tenha mesmo vindo em um pacote de trilhas estrangeiro.
* É provável que a parte "perdida" tinha pouco uso e, devido a isso, acabou se perdendo ao longo dos anos no SBT ou Maga; seja por digitalização, remasterização ou até perda de discos originais;
* Essa trilha tem toda a cara de humor ou séries adolescente ou infantil. Não foge muito disso;
* Existe uma grande probabilidade dela ter sido adquirida junto a trilhas utilizadas em outros seriados do SBT ou dublados pela Maga. Para mim, uma linha bem clara de investigação é olhar produtos comprados ou feitos pelo SBT / Maga nos anos em que ela apareceu inicialmente e analisar os pacotes de trilhas utilizados neles (o que é difícil, aliás, ainda mais pelo tempo passado e falta de acervo no YouTube ou outros meios com esses seriados / novelas / desenhos).
Ainda mais que ela apareceu no Veja o Gordo recentemente... O negócio é descobrir alguma maneira de ter acesso abundante a conteúdos antigos transmitidos pelo SBT e começar a analisar as trilhas usadas para encontrar as bibliotecas. Aliás, é muito provável que outras pessoas já tenham pensado nisso e eu cheguei atrasado na conversa kkkkkk
"Meu plano é investigar trilhas sonoras de filmes de comédia dos anos 70, sobretudo italianos. Essa trilha tem de vir de algum material que a MAGA estava dublando nos anos 80."
Depois de ver que a música era utilizada no quadro do jo antes de ser utilizada em obras relacionadas a chaves, cheguei a conclusão de que a abertura que a gente conhece, as cenas, os templates e a inserção dessa bgm foi feita no próprio sbt e não durante a dublagem na MAGA.
posso estar enganado, mas foi essa a conclusão que eu cheguei.
principalmente porque esses materiais de bgm de estudio devem ser compartilhados entre outros estudios de dublagem e alguns anos atras eu perguntei pro dublador wendel bezerra que é dono do próprio estudio dele e ele me disse que não conhece a origem dessa musica e não tem como ajudar.