Por que os fãs tem preconceito com dublagens amadoras?
- Barbano
- Administrador
- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 1832 vezes
- Curtiram: 3761 vezes
Re: Por que os fãs tem preconceito com dublagens amadoras?
Porque até hoje todas foram fracas, e não duraram mais do que dois ou três episódios. Espero que algum grupo de fãs quebre isso, mas, francamente, para os meus ouvidos não rola. Aliás, se galera já rejeita dublagem profissional com vozes originais, como a Riosound, imagina fãdub...
-
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 4 vezes
- Curtiram: 1057 vezes
É bem isso que o Fabão e outros falaram. Grande parte da rejeição de fãdubs é pela negligência com que são feitas, não pela qualidade que podem ter.
Fica um grupinho planejando, na hora todo mundo gosta, todo mundo quer. Depois cada um vai cuidar da sua vida e começa o lenga-lenga. Um século pra fechar o roteiro, outro pra musicalizar. Gravam às vezes de qualquer jeito, sem interpretação, sem estímulo. Outro monta de qualquer jeito também. Sai o resultado com todo mundo já cansado de arrastar, e o projeto se dissolve. C'est finale.
Sem falar em guerrinha interna, e isso se algo ficar pronto. Depois de verem a cagada final, morreu a iniciativa. Aí ninguém assiste (que tempo não vende em lata) e cria o círculo vicioso do preconceito.
Eu trabalhei com legendagem. Era só digitar o que o personagem escrevia, tudo mastigadinho. E até hoje o Legendas CH não se concluiu. Imagina isso. O pessoal acha que é rápido, fácil, bacana. É um empreendimento. Demorado, difícil e chato. Antes de usar isso para brincar, é melhor pensar que estão melando o terreno de alguém (se aparecer um dia) que quer realmente fazer.
Fica um grupinho planejando, na hora todo mundo gosta, todo mundo quer. Depois cada um vai cuidar da sua vida e começa o lenga-lenga. Um século pra fechar o roteiro, outro pra musicalizar. Gravam às vezes de qualquer jeito, sem interpretação, sem estímulo. Outro monta de qualquer jeito também. Sai o resultado com todo mundo já cansado de arrastar, e o projeto se dissolve. C'est finale.
Sem falar em guerrinha interna, e isso se algo ficar pronto. Depois de verem a cagada final, morreu a iniciativa. Aí ninguém assiste (que tempo não vende em lata) e cria o círculo vicioso do preconceito.
Eu trabalhei com legendagem. Era só digitar o que o personagem escrevia, tudo mastigadinho. E até hoje o Legendas CH não se concluiu. Imagina isso. O pessoal acha que é rápido, fácil, bacana. É um empreendimento. Demorado, difícil e chato. Antes de usar isso para brincar, é melhor pensar que estão melando o terreno de alguém (se aparecer um dia) que quer realmente fazer.
- Bentinho
- Moderador
- Curtiu: 451 vezes
- Curtiram: 1013 vezes
Depende da equipe. Se houver organização, não haverão atrasos na entrega dos materiais e tal. Vou usar a GAMA e a Dubla Mix como exemplo.
A Dubla Mix está dublando Los supergenios de la mesa cuadrada em parceria com o canal Elvyseree, e fazem um excelente trabalho. Estão no programa 7.
Os projetos da GAMA são esquetes do Programa Chespirito e La Chicharra. Dublamos três esquetes do Programa Chespirito e o último episódio disponível sem dublagem de Chaves. Atualmente estamos trabalhando com o #1 de La Chicharra (na lista, pois na ordem verdadeira é o episódio 10) e temos muito material traduzido, três esquetes dubladas só faltando editar, três esquetes parcialmente dubladas, faltando apenas algumas falas...
Mas estamos seguindo uma ordem certa, sem faltar trabalho pra ninguém e todos entregam em um prazo bom.
Provavelmente estão falando das fandubs mais antigas, porque as mais recentes tem mais qualidade técnica e organização.
Recomendo tentar deixar esse tal "preconceito" de lado e dar uma chance, assim como o @Me Voy fez e ficou surpreso.
A Dubla Mix está dublando Los supergenios de la mesa cuadrada em parceria com o canal Elvyseree, e fazem um excelente trabalho. Estão no programa 7.
Os projetos da GAMA são esquetes do Programa Chespirito e La Chicharra. Dublamos três esquetes do Programa Chespirito e o último episódio disponível sem dublagem de Chaves. Atualmente estamos trabalhando com o #1 de La Chicharra (na lista, pois na ordem verdadeira é o episódio 10) e temos muito material traduzido, três esquetes dubladas só faltando editar, três esquetes parcialmente dubladas, faltando apenas algumas falas...
Mas estamos seguindo uma ordem certa, sem faltar trabalho pra ninguém e todos entregam em um prazo bom.
Provavelmente estão falando das fandubs mais antigas, porque as mais recentes tem mais qualidade técnica e organização.
Recomendo tentar deixar esse tal "preconceito" de lado e dar uma chance, assim como o @Me Voy fez e ficou surpreso.
- Me Sacaron del Programa CH
- Moderador
- Programa CH: La Chicharra
- Curtiu: 477 vezes
- Curtiram: 4122 vezes
Não conheço esses projetos mais recentes, mas me lembro bem que já me dispus umas cinco vezes a sonorizar fandubs de Chespirito anos 80, adivinhem como acabou.
Não decidiam se queriam a dublagem no estilo MAGA 84 (o lote com mais eps de 79, e portanto, uma abertura maior pra 1980), se queriam estilo MAGA 92 (pelo Aventuras em Marte de 81), se queriam fazer uma nova Gota Mágica...
Acabava morrendo antes de sequer chegar na minha parte de fazer alguma coisa. Até pq a sonoplastia é pautada na identidade que o projeto quer alcançar. Uma decisão básica que muitos não conseguem chegar num consenso.
Não decidiam se queriam a dublagem no estilo MAGA 84 (o lote com mais eps de 79, e portanto, uma abertura maior pra 1980), se queriam estilo MAGA 92 (pelo Aventuras em Marte de 81), se queriam fazer uma nova Gota Mágica...
Acabava morrendo antes de sequer chegar na minha parte de fazer alguma coisa. Até pq a sonoplastia é pautada na identidade que o projeto quer alcançar. Uma decisão básica que muitos não conseguem chegar num consenso.
- Estoque Segregado
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 282 vezes
- Curtiram: 114 vezes
Democratização da qualidade das fandublagens no Meio CH
Curto o trabalho da DublaMix e estou me atentando mais para os outros grupos de dublagens. O meu ponto quanto a isso é a questão da qualidade dos microfones (algo que pelo visto, está melhorando gradualmente, mas que precisa ainda de uma atenção maior) e algumas vozes que - como já descreveram aqui, não se encaixam no personagem. Diversidade é importante, mas uma junção dos melhores pontos de cada grupo em um só projeto seria muito bom (tenho em mente um fancast de fandubladores, baseado no que já ouvi, e olha só, não teríamos o que reclamar nesse quesito).
Curto o trabalho da DublaMix e estou me atentando mais para os outros grupos de dublagens. O meu ponto quanto a isso é a questão da qualidade dos microfones (algo que pelo visto, está melhorando gradualmente, mas que precisa ainda de uma atenção maior) e algumas vozes que - como já descreveram aqui, não se encaixam no personagem. Diversidade é importante, mas uma junção dos melhores pontos de cada grupo em um só projeto seria muito bom (tenho em mente um fancast de fandubladores, baseado no que já ouvi, e olha só, não teríamos o que reclamar nesse quesito).
- John Charles Fiddy
- Membro
- Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
- Curtiu: 1317 vezes
- Curtiram: 356 vezes
Isso é verdade, DUBLAMIX por exemplo da uma surra na Som de Vera Cruz no quesito de sonoplastiaRiddle Snowcraft escreveu: ↑04 Nov 2019, 18:50Se o problema é comparar com dublagens oficiais, comparem mixagem com a da Gábia e a tradução com a da Vera Cruz. Ces vão ver como é bem melhor.
- Bentinho
- Moderador
- Curtiu: 451 vezes
- Curtiram: 1013 vezes
Rapaz, o tipo de questão que eu levantava em 2019. E era só porque eu fazia, porque hoje eu já teria outra opinião a respeito.
- John Charles Fiddy
- Membro
- Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
- Curtiu: 1317 vezes
- Curtiram: 356 vezes
Solta aíEngenheiro Pudim escreveu: ↑15 Out 2023, 21:07Rapaz, o tipo de questão que eu levantava em 2019. E era só porque eu fazia, porque hoje eu já teria outra opinião a respeito.
- BOLAÑOS NO CÉU COM DIAMANTES
- Membro
- Curtiu: 307 vezes
- Curtiram: 870 vezes
porque sao ruins
Desde 2012 aqui.
E sou de 2000. Ou seja, passei mais da metade da minha vida nessa porra.
E sou de 2000. Ou seja, passei mais da metade da minha vida nessa porra.
- Pavi
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 813 vezes
- Curtiram: 352 vezes
A impressão que eu tenho é que o sucesso do "Tráfico na Vila" (que me parece ser a primeira fandub CH feita pra internet) o fez gerar esses preconceitos com alguns, por isso o trabalho dos fãs mais sérios e empenhados começou a ficar mal visto e ofuscado devido à esse detalhe.
Editado pela última vez por Pavi em 16 Out 2023, 16:14, em um total de 2 vezes.
- Estoque Segregado
- Membro
- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 282 vezes
- Curtiram: 114 vezes
Não consumo tantas fandubs quanto a última vez que comentei aqui nesse tópico (além de que há poucas equipes ativas hoje, em comparação a quantidade em 2019), mas mantenho um interesse razoável em ver uma nova leva de fandubs que podem surgir agora com a IA se tornando mais acessível e fácil de acessar.
- 45chaves45
- Membro
- Curtiu: 240 vezes
- Curtiram: 139 vezes
Pra mim as fandubs são muito boas, o problema são alguns "dubladores" que tem um "microfone" de qualidade Quico.
De louco e louco todo 45Chaves45 tem um pouco.
► Exibir Spoiler
- E.R
- Colaborador
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 5537 vezes
- Curtiram: 2352 vezes
O patamar atingido pela dublagem clássica MAGA (tanto os dubladores, como a direção de dublagem, como BGMs escolhidas, qualidade técnica do áudio e barulhos das pancadas), além da memória afetiva e dos fãs memorizarem as falas da dublagem clássica, feita nos episódios clássicos da série (anos 70).
Até episódios ex-perdidos e ex-inéditos dublados pela MAGA não tem o carinho de alguns fãs que ficaram acostumados (alguns ficaram bitolados) apenas com aqueles episódios clássicos repetidos à exaustão pelo SBT.
Nem uma dublagem profissional como a da SDVC (mesmo com os problemas nas escolhas das BGMs, problemas nas adaptações de alguns episódios (Pet, etc), agradou os fãs, imagina dublagem amadora, muitas vezes feitas sem capricho e mal editadas.
Até episódios ex-perdidos e ex-inéditos dublados pela MAGA não tem o carinho de alguns fãs que ficaram acostumados (alguns ficaram bitolados) apenas com aqueles episódios clássicos repetidos à exaustão pelo SBT.
Nem uma dublagem profissional como a da SDVC (mesmo com os problemas nas escolhas das BGMs, problemas nas adaptações de alguns episódios (Pet, etc), agradou os fãs, imagina dublagem amadora, muitas vezes feitas sem capricho e mal editadas.
- Sargento Refúgio
- Membro
- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 3820 vezes
- Curtiram: 759 vezes
É sobre isso...mesmo com toda a qualidade técnica e artistica de algumas fandubs,a MAGA enraizou o que é CH no Brasil: A sonoplastia,as claques,as adaptações. E é muuuuito difícil achar um dublador tão natural quanto o Gastaldi era. Se ouvir o áudio original,parece até que é outra série.
- Esses usuários curtiram o post de Sargento Refúgio (total: 1):
- E.R
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- YellowVM
- Membro
- Time de Futebol: Internacional
- Curtiu: 35 vezes
- Curtiram: 40 vezes
Porque são ruins. Não dá pra umas crianças de 12 anos quererem dublar uns velhos de 40, 50 anos, e ainda com equipamentos péssimos.
- Esses usuários curtiram o post de YellowVM (total: 2):
- E.R • Cortal Cristado