O que faz um episódio se tornar um clássico?

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 7971 vezes
Curtiram: 4398 vezes

Mensagem por Jacinto » 17 Jul 2025, 16:56

Barbano escreveu:
17 Jul 2025, 16:23
Você tá superestimando esse da Lei da Marreta Biônica. O episódio do Racha Cuca de 1973 é bem mais icônico.

Quanto ao dos Espíritos Zombeteiros, a sabotagem do sbt não foi suficiente para boicotar o episódio. Mesmo sendo perdido seguiu sendo icônico para os fãs, os 4 anos de exibição e os vídeos disponíveis na internet foram suficientes para isso. Vale ressaltar que ele já é comum há 15 anos (já que voltou na Turner em 2010), tempo mais que suficiente para uma geração de fãs crescer assistindo.
Sim. Zombeteiros, Pichorra, Panquecas, Insetos (75), Carateca (73), Radinho, Fantasma da vila, Ratinho do Quico, Roupa Velha/Moeda perdida, Fotógrafo I, Bandinha na vila (73), Jogando futebol (73), entre outros ex-perdidos, já eram clássicos bem antes de voltarem, eu acessei a Internet e teve muita gente mais velha que acompanhou Chaves desde 1984, perto da minha casa e pesquisei a história dos Perdidos, isso lá no ínicio dos anos 2000, e muita gente já consideravam clássicos, fora que alguns deles foram mostrados trechos no Falando Francamente em 2003, o que fez os fãs mais novos na época, como eu, ter um certo apego por eles e pesquisarem mais na Internet.

José Luiz amaro
Membro
Membro
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 97 vezes

Mensagem por José Luiz amaro » 17 Jul 2025, 17:11

Pra mim, mesmo sendo perdido e não ter chegado ao Brasil , O Robô Que Pirou (1976) é um clássico
Esses usuários curtiram o post de José Luiz amaro (total: 1):
ChTv
Disponibiliza logo esses perdidos mundiais Televisa. Caramba :buaa:

Esperando Aventuras em Vênus :asso:

Polegar
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 1212 vezes

Mensagem por Polegar » 17 Jul 2025, 17:15

Barbano escreveu:
17 Jul 2025, 16:23
Você tá superestimando esse da Lei da Marreta Biônica. O episódio do Racha Cuca de 1973 é bem mais icônico.

Quanto ao dos Espíritos Zombeteiros, a sabotagem do sbt não foi suficiente para boicotar o episódio. Mesmo sendo perdido seguiu sendo icônico para os fãs, os 4 anos de exibição e os vídeos disponíveis na internet foram suficientes para isso. Vale ressaltar que ele já é comum há 15 anos (já que voltou na Turner em 2010), tempo mais que suficiente para uma geração de fãs crescer assistindo.
Mesmo assim é muito soberbo Barbano, dizer que tal episódio merece ser rotulado de clássico porque "sobreviveu aqui". Se sobreviveu, é pela própria força que ele tem, não porque o Brasil deu alguma a ele.

Foi exibido por 4/5 anos na TV aberta e ficou 20 na geladeira. Vídeos disponíveis na internet? Quando? No final dos anos 90, início dos 2000, na época discada? Quando meia dúzia de fãs pingados sabiam da existência desse roteiro e iam atrás pra ver? Ou trocavam entre si em um comerciozinho de VHS? Isso não faz uma população.

Hoje ele já é comum a 15 anos... Contando com a passagem em um canal fechado em 2010? E por ser "tempo suficiente pra uma geração brasileira conseguir assistir" ele já tem o requisito pra ser clássico?

Não, cara. Espíritos Zombeteiros é um ícone do El Chavo, porque é exibido por aí afora desde 1974, ininterruptamente, a mais de 50 anos. Sempre esteve no pacote de exibição comum da Televisa, para todos os países, para todas as emissoras. No Brasil o SBT não aproveitou porque não quis.

Quanto ao Lei da Marreta Biônica, não fui eu que superestimei ele. Ele já é superestimado por todo mundo lá fora. Mesmo caso de Acapulco (guardadas as devidas proporções), de episódio não tão incrível em roteiro assim, mas que por algum sentimento "furou a bolha" e virou referência.

Ele é o ícone da temática faroeste, por mais que nós nunca tenhamos ouvido falar. Quando se fala no Chapolin naquele ambiente, a figura que permanece nas montagens, nas recriações populares, é a dele com um chapéu de caubói e a marreta na cintura como se fosse o coldre.

Também é um ícone das piadas nonsense de toon force, quase como se fosse um capítulo do Eufrazino em carne e osso.

Nesse caso, o brasileiro não só não influenciou nesse sucesso (aliás, nem no Chapolin como um todo né), como também não sentiu o impacto, a não ser muito superficialmente. O que não quer dizer que ele não exista.

A Lei da Marreta Biônica também tá no ar a 50 anos. Não é sobre nós.

BruchaLia
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 1424 vezes
Curtiram: 1530 vezes

Mensagem por BruchaLia » 17 Jul 2025, 17:32

José Luiz amaro escreveu:
17 Jul 2025, 17:11
Pra mim, mesmo sendo perdido e não ter chegado ao Brasil , O Robô Que Pirou (1976) é um clássico
peraí também né
Esses usuários curtiram o post de BruchaLia (total: 3):
cyber RevolvinhoJacintoCyrano (Fabricio De Carvalho).
mas vai destruir a minha biblioteca :angry:
No meio CH desde 2015

cyber Revolvinho
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 5644 vezes
Curtiram: 883 vezes

Mensagem por cyber Revolvinho » 17 Jul 2025, 17:50

Se eu não tivesse acesso nenhum as séries, as coisas que mais vejo delas na internet são:
Chaves noia (não conta mas enfim)
O boneco sinforoso
A cena do Chapolin ouvindo a conversa
Acapulco
Espíritos Zombeteiros
A morte do Seu Madruga
Tobogã de salto alto (a cena toda)
Chaves lendo as cartas e tal
O abominável Homem das Neves
O bebê jupteriano
A Simples camponesa de nobre coração que vai todos os dias ao bosque recolher lenha

Acho todos os episódios acima (e as paródias e poop vídeos sobre) clássicos porque são as coisas que as pessoas lembram quando falam de Chaves/Chapolin.
Esses usuários curtiram o post de cyber Revolvinho (total: 1):
José Luiz amaro
Imagem

Escrevo poemas e publico no meu tumblr: https://canetamelancia.tumblr.com/

Sumo e apareço, mas sempre estou de olho :silencio: :silencio:

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 168 vezes
Curtiram: 669 vezes

Mensagem por Chamone » 17 Jul 2025, 18:15

Polegar escreveu:
17 Jul 2025, 03:09
Acho que a melhor definição é "aquilo que se destaca dentro do recorte que se está analisando".
Polegar escreveu:
17 Jul 2025, 17:15
No recorte nacional o episódio não tem qualquer força. Jamais vai ser mencionado casualmente em uma conversa de bar, no churrasco da família.

Tem esse componente mainstream no que define um clássico. Precisa alcançar esferas fora do fandom, caso contrário é algo cult.
(...)

JF CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 1208 vezes
Curtiram: 1628 vezes

Mensagem por JF CH » 17 Jul 2025, 19:24

Polegar escreveu:
17 Jul 2025, 15:50
Pô galera, já escrevi uns três posts diferentes falando de como as exibições brasileiras não determinam necessariamente o que é clássico.

Aí chega na segunda página do tópico é o povo todo falando do que é comum no SBT, do que o SBT escondeu, o que poderia ser clássico se o SBT exibisse mais...

Aí o tópico se torna genérico né galera? Tipo "Quais seus episódios preferidos du Xavis?". :P Não é pra ser uma lista pessoal. Clássico é um termo muito mais fino que isso, e muuuito mais seleto.
Discordo, pra mim ser clássico ou não é muito subjetivo. Você mesmo acha que o episódio do futebol americano não é clássico, eu já acho o contrário. Claro que vários são de consenso geral, mas pra mim é muito pessoal.

E sim, a exibição no Brasil interfere e bastante. Toureiros de 73 seria considerado um classicão se fosse exibido de fato, mas o grande público não faz ideia que existe. Ser clássico faz o episódio ser conhecido pelo público geral, não só por fã.
Esses usuários curtiram o post de JF CH (total: 1):
ChTv
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 17 Jul 2025, 21:02

Chamone escreveu:
17 Jul 2025, 18:15
Polegar escreveu:
17 Jul 2025, 03:09
Acho que a melhor definição é "aquilo que se destaca dentro do recorte que se está analisando".
Polegar escreveu:
17 Jul 2025, 17:15
No recorte nacional o episódio não tem qualquer força. Jamais vai ser mencionado casualmente em uma conversa de bar, no churrasco da família.

Tem esse componente mainstream no que define um clássico. Precisa alcançar esferas fora do fandom, caso contrário é algo cult.
Aí é que tá, o recorte que propus analisar no tópico são as séries em si, no todo, como um corpo único. E elas estão além do ambiente nacional, embora este seja parte importante/integrante delas.

Esse episódio da marreta aperfeiçoou noções antigas e moldou muito do que seria cristalizado na relação do Chapolin com o Racha Cuca, na ambientação do velho oeste e na própria vestimenta do Chapolin. O chapéu de cauboi que ele usaria posteriormente em todo capítulo ambientado ali e até na série animada surgiu aqui.

Ele só não foi transmitido no Brasil. Isso não é um problema do episódio, né? Em todo o resto do mundo ele é frequentemente apontado quando se quer fazer citações / montagens / referências ao faroeste chapolinesco, e se você perguntar lá fora daonde vem o famoso cartaz de "procurado" do Racha Cuca, muito mais gente vai dizer que é daqui do que de O Bandido (e qualquer um estaria certo, ambos utilizam a peça).

A gente tem que ter a humildade de reconhecer que ele é um grande clássico do El Chapulin Colorado que não tivemos a oportunidade de conviver. Agora, por que o seu Antônio nunca vai falar dele numa mesa de bar lá em Osasco, ele tem que ser desconsiderado?
JF CH escreveu:
17 Jul 2025, 19:24
Discordo, pra mim ser clássico ou não é muito subjetivo. Você mesmo acha que o episódio do futebol americano não é clássico, eu já acho o contrário. Claro que vários são de consenso geral, mas pra mim é muito pessoal.

E sim, a exibição no Brasil interfere e bastante. Toureiros de 73 seria considerado um classicão se fosse exibido de fato, mas o grande público não faz ideia que existe. Ser clássico faz o episódio ser conhecido pelo público geral, não só por fã.
O propósito do tópico é outro.

É pra elaborarmos quais são os clássicos da série numa visão crua, imparcial, e discutirmos por que eles se tornaram tão importantes. E pra peneirar clássicos nesse sentido o sarrafo é bem lá no alto.

Não é pra ter uma opinião pessoal ou subjetiva. Nada contra, mas pra isso já existem vários tópicos no fórum, de qual seu episódio favorito, melhores roteiros, melhores remakes, não sei o quê preferido, etc, etc, etc, etc.

Eu já vi alguém falando que até a Bandinha de 73 era clássico (?!). Colocar esse no mesmo naipe de FBV e Acapulco é cruel.

Acho que ninguém entendeu o que eu tô querendo fazer nesse tópico. :P

JF CH
Membro
Membro

Mensagem por JF CH » 17 Jul 2025, 21:24

Polegar escreveu:
17 Jul 2025, 21:02
Acho que ninguém entendeu o que eu tô querendo fazer nesse tópico.
Pelo motivo que eu mencionei: cada um julga o que é clássico ou não de forma diferente. O critério que você tá usando pra colocar A Lei da Marreta Biônica como clássico não é o mesmo que eu uso, por exemplo.
Esses usuários curtiram o post de JF CH (total: 1):
BruchaLia
JF CH
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 17 Jul 2025, 21:48

JF CH escreveu:
17 Jul 2025, 21:24
Polegar escreveu:
Acho que ninguém entendeu o que eu tô querendo fazer nesse tópico.
Pelo motivo que eu mencionei: cada um julga o que é clássico ou não de forma diferente. O critério que você tá usando pra colocar A Lei da Marreta Biônica como clássico não é o mesmo que eu uso, por exemplo.
Exato. Cada um mede o que é clássico pela sua própria régua. Vai ter gente botando duzentos episódios como clássicos se quiser, porque é pessoal e parcial...

Mas pra isso já existem tópicos, entende? E falar aqui que gosta de X ou que Y é muito comum e conhecido só vai ser mais do mesmo.

A discussão que eu quero montar é diferente. É analisar de forma fria o que se sobressaiu nas séries. Sem coração, sem apego. No fim vai ser uma lista bem restrita e todo mundo pode colaborar, já que não tem subjetividade.

Eu não coloquei A Lei da Marreta Biônica como clássico porque quis. Esse negócio nem passava aqui a sete anos atrás. Entendo todo mundo que rejeita porque "não tava no Brasil" . Mas a minha racionalização acusa que sim, querendo ou não, é um clássico no sentido mais lógico do termo.

Fazer esse estudo é muito interessante. Queria que todo mundo embarcasse.

Sabe um episódio que eu risquei da lista de última hora, com dor no coração? A Casa da Bruxa. Se eu for imparcial, vou admitir que ele não se vende como capítulo completo, apenas como último bloco (que é absurdamente icônico, mas funciona isolado no imaginário popular). O primeiro ato com os jornais e os ovos cozidos se desloca do patamar que o final alcançou.

A lista é livre pra ser debatida e transformada, afinal, não é posse minha. Adoraria ouvir argumentos pra botar Casa da Bruxa, ou retirar A Lei da Marreta Biônica, ou qualquer coisa. Mas seria legal vindo de uma análise séria, não de um "eu gosto", "eu não gosto".

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 168 vezes
Curtiram: 669 vezes

Mensagem por Chamone » 17 Jul 2025, 22:14

Polegar escreveu:
Ele só não foi transmitido no Brasil. Isso não é um problema do episódio, né? Em todo o resto do mundo ele é frequentemente apontado quando se quer fazer citações / montagens / referências ao faroeste chapolinesco, e se você perguntar lá fora daonde vem o famoso cartaz de "procurado" do Racha Cuca, muito mais gente vai dizer que é daqui do que de O Bandido (e qualquer um estaria certo, ambos utilizam a peça).
Tem um catch aí na aparição de A Lei da Marreta episódio no Brasil. Seja lá quem tenha feito a seleção de episódios para o Brasil lá em 82/83 não escolheu este episódio.
  • Se a escolha foi feita por brasileiros, nada neste episódio chamou a atenção em relação aos outros de faroeste do mesmo lote. Reprovado no princípio de distinção que pode compor um clássico.
  • Se a escolha foi feita por mexicanos, o episódio foi desprezado por quem fez a curadoria.
E pior, ficou de fora em 88, 90 e 92. Quatro rejeições! Isso não é sinal indicativo de um clássico.
(...)

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 17 Jul 2025, 22:18

Qual seu ponto? A parte 4 de FBV e a 3 de Branca de Neve também nunca vieram :garg:

Eng. Pudim
Moderador
Moderador
Curtiu: 512 vezes
Curtiram: 1676 vezes

Mensagem por Eng. Pudim » 17 Jul 2025, 22:21

Pra mim, é uma situação/elemento diferente. Personagem doente, pintinhas de catapora, uma festa, ida à praia, faroeste, jogar futebol americano num campinho externo, um galã de novela aparecendo na vila, clipes, paródia de filme da Disney... E isso tudo se alia ao fator nostalgia. Lei da marreta só não é icônico aqui porque não chegou a tempo. O mesmo se aplica ao episódio da oficina.

Claro, uma visão pessoal, mas sempre pensei assim. Cada um tem a sua lista de episódios clássicos (e daria um tópico muito bacana pra gente ver a intersecção de opiniões).

JF CH
Membro
Membro

Mensagem por JF CH » 17 Jul 2025, 22:26

Polegar escreveu:
17 Jul 2025, 21:48
Se eu for imparcial, vou admitir que ele não se vende como capítulo completo, apenas como último bloco (que é absurdamente icônico, mas funciona isolado no imaginário popular)
Pois pra mim é justamente esse bloco que torna o episódio clássico.
JF CH

F42 escreveu:
piadaitaliano/

Franco Santoro
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 564 vezes
Curtiram: 222 vezes

Mensagem por Franco Santoro » 17 Jul 2025, 23:38

Aqui no Brasil, os episódios do Chapolin do pacote de 84 tem uma enorme tendência a virar clássico.
. Uma Múmia Incomoda Muita Gente...
. Cleópatra (não sei se viraria um clássico com a dublagem de 90)
. O Bandido
. Cleptomaníaco

Pode ser alguma pista para entendermos o fenômeno
Esses usuários curtiram o post de Franco Santoro (total: 1):
Jacinto

Responder