Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 24110
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 322 vezes
Curtiram: 2149 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Homessa » 23 Jul 2024, 19:22

Billy Drescher escreveu:
23 Jul 2024, 18:45
Rogério Juvenales escreveu:
23 Jul 2024, 13:32
Esse que é o famoso episódio banido "Mortes na Vila?" :vamp:
E ainda por cima é remake:

a imagem a seguir pode ser forte para algumas pessoas
Ora, balas (1973)
Esses usuários curtiram o post de Homessa (total: 1):
Billy Drescher

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 2092
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 1092 vezes
Curtiram: 294 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por John Charles Fiddy » 23 Jul 2024, 19:40

O textão pode ser lindo, mas será que o autor alguma vez já buscou algum perdido ou tele-guia? Temos que sair do romantismo e encarar a realidade, a nossa REALIDADE e não trazer outras realidades. Nosso esforço é grande e prosseguimos nos esforçando, De grão em grão, a galinha enche o papo (1987).
Esses usuários curtiram o post de John Charles Fiddy (total: 2):
Rogério JuvenalesIgorBorgesCH
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 9162
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 893 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Polegar » 23 Jul 2024, 20:19

John Charles Fiddy escreveu:
23 Jul 2024, 19:40
O textão pode ser lindo, mas será que o autor alguma vez já buscou algum perdido ou tele-guia? Temos que sair do romantismo e encarar a realidade, a nossa REALIDADE e não trazer outras realidades. Nosso esforço é grande e prosseguimos nos esforçando, De grão em grão, a galinha enche o papo (1987).
Teve uma época que eu ia dormir de madrugada procurando "tandas comerciales" antigas da Telefe e da TVN. Intervalos não associados a CH no título, mas que pudessem ter algo mesmo assim, por sorte. E já encontrei alguns nesse esquema, até em canais com -1k de inscritos. Infelizmente nenhuma "portada" apareceu.

Mas o textão não foi sobre as dificuldades naturais dessas buscas. Isso existe mesmo. É sobre a falta de estabilidade da própria fã-base. Tem muita panelinha, muita briga interna por coisa mixuruca (cof cof BGM do Chapolin cof cof), muita falta de conhecimento sobre o cenário das séries naqueles lugares e naquela época, muita dificuldade de levar a consciência dos perdidos pra onde se precisa e construir pontes com grupos internacionais (que também são quase inexistentes...).

O documentário dos perdidos, só pra dar um exemplo, foi uma iniciativa maravilhosa, mas com visiveis problemas para atingir o alvo. Tudo expõe a pequenez que a comunidade ainda tem, e o atrofio nos avanços que anos de dor de cabeça com o SBT causaram. O SBT embaralhou demais o que já era difícil vindo da Televisa, e meteu os fãs num limbo pior que os de outros países. Tivemos que nos importar com muita coisa menor antes de olhar para os verdeiros perdidos com folga, e agora que isso já pode acontecer, estamos despreparados, começando a tomar noção da dimensão da coisa do zero.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 3):
Chispirito - by Tatá GuarnieriRogério Juvenalescyberpistola

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 2092
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 1092 vezes
Curtiram: 294 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por John Charles Fiddy » 23 Jul 2024, 20:37

Polegar escreveu:
23 Jul 2024, 20:19
Tem muita panelinha
Não sei como con$eguiram o bandido no hospital. :rolleyes:

A questão é o seguinte, nada muda de uma hora pra outra. Primeiro conseguimos as tele-guias, agora estamos conseguindo gravações estrangeiras, temos nossas vidas pessoais, trabalho, família, etc. Muitos fãs dão literalmente a vida pelo produto audiovisual, mas não somos esses fãs. Percebam que a descoberta dos perdidos, se deu sempre no anonimato, não é dessa forma pública, mas conseguimos varias raridades. Desde de 2011, que estamos nessa busca, em 2023, obviamente, foi onde percebemos os encantos que se escondiam nas gravações estrangeiras, não sabíamos disso antes, visto que tudo é meio nebuloso, no que é fora do Brasil, até porque é mais gente que realmente está cuidando das séries e também porque é difícil até a busca, enquanto ainda são mais poucos fãs do estrangeiro, mas que já fazem um belo trabalho como Aquila, estamos ainda começando a olhar mais nessa questão como tu disse, mas a comunidade em si não é desunida. Essas tretas de BGM do Chapolin e outras coisas, não devem ser levadas em contas como brigas da Comunidade, são só apenas intrigas vindas de users que nem são do Meio CH, ou que não contribuem em nada com as séries, ainda que possam talvez ter existido brigas, aqui está a comunidade, Forum Chaves e FUCH são foruns diferentes, mas unidos em um mesmo propósito, foram eles, juntos, com seus users, que conseguimos as tele-guias e descobertos episódios, que agora com os latinos temos a gravação de alguns. Portanto, devemos tratar esse assunto com racionalidade, não com um emocionalismo exacerbado, e fazer com os meios que temos. AINDA HÁ MUITOS PERDIDOS PARA SEREM ACHADOS!
Esses usuários curtiram o post de John Charles Fiddy (total: 4):
ChapadoIgorBorgesCHRogério Juvenalescyberpistola
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Avatar do usuário
FLASH
Moderador
Moderador
Mensagens: 2660
Registrado em: 19 Jul 2018, 22:07
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 373 vezes
Curtiram: 680 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por FLASH » 23 Jul 2024, 21:18

O @Polegar não mentiu: há sim muita má vontade em colocar as mãos na massa.
Tenho visto muitos apoios morais, mas pouquíssima ajuda, de fato.
É triste, mas é a realidade.
Esses usuários curtiram o post de FLASH (total: 4):
John Charles FiddyBOLAÑOS ERA MAÇOMSr Garabitocyberpistola
Imagem

Avatar do usuário
Chispirito - by Tatá Guarnieri
Membro
Membro
Mensagens: 5075
Registrado em: 01 Mar 2011, 17:31
Programa CH: Chaves
Curtiu: 490 vezes
Curtiram: 192 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Chispirito - by Tatá Guarnieri » 23 Jul 2024, 21:23

IgorBorgesCH escreveu:
23 Jul 2024, 19:22
E vou além! No passado, sim, houveram tentativas de recuperar material com colecionadores de fora. Em 2020, um mexicano de San Luis Potosí estava doando fitas que tinha do Chespirito, gravadas nos anos 90 (imagino que tivesse até "Con Humor" ali no meio), mas era pandemia e era necessário buscar esse material presencialmente. Tem noção? Não era só buscar um mexicano qualquer para essa missão. Precisava ser alguém próximo do local e com disponibilidade suficiente de levar caixas e mais caixas de fita para casa, conferir e catalogar uma por uma. Era uma logística insana e ficou por isso mesmo. São muitos fatores que levam à falta da procura, não é apenas "vontade".
Nunca pensaram em abrir uma vaquinha pra isso? :o

Espero que ele não tenha jogado as fitas fora. :unsure:
Esses usuários curtiram o post de Chispirito - by Tatá Guarnieri (total: 2):
Rogério Juvenalescyberpistola

Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 9162
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 893 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Polegar » 23 Jul 2024, 21:31

John Charles Fiddy escreveu:
23 Jul 2024, 20:37
Polegar escreveu:
23 Jul 2024, 20:19
Tem muita panelinha
Não sei como con$eguiram o bandido no hospital. :rolleyes:

A questão é o seguinte, nada muda de uma hora pra outra. Primeiro conseguimos as tele-guias, agora estamos conseguindo gravações estrangeiras, temos nossas vidas pessoais, trabalho, família, etc. Muitos fãs dão literalmente a vida pelo produto audiovisual, mas não somos esses fãs. Percebam que a descoberta dos perdidos, se deu sempre no anonimato, não é dessa forma pública, mas conseguimos varias raridades. Desde de 2011, que estamos nessa busca, em 2023, obviamente, foi onde percebemos os encantos que se escondiam nas gravações estrangeiras, não sabíamos disso antes, visto que tudo é meio nebuloso, no que é fora do Brasil, até porque é mais gente que realmente está cuidando das séries e também porque é difícil até a busca, enquanto ainda são mais poucos fãs do estrangeiro, mas que já fazem um belo trabalho como Aquila, estamos ainda começando a olhar mais nessa questão como tu disse, mas a comunidade em si não é desunida. Essas tretas de BGM do Chapolin e outras coisas, não devem ser levadas em contas como brigas da Comunidade, são só apenas intrigas vindas de users que nem são do Meio CH, ou que não contribuem em nada com as séries, ainda que possam talvez ter existido brigas, aqui está a comunidade, Forum Chaves e FUCH são foruns diferentes, mas unidos em um mesmo propósito, foram eles, juntos, com seus users, que conseguimos as tele-guias e descobertos episódios, que agora com os latinos temos a gravação de alguns. Portanto, devemos tratar esse assunto com racionalidade, não com um emocionalismo exacerbado, e fazer com os meios que temos. AINDA HÁ MUITOS PERDIDOS PARA SEREM ACHADOS!
Uai, cê tá dizendo a mesma coisa que eu :P

O que eu quis expor, é que a comunidade passou muito tempo se importando com essas coisas pequenas antes de olhar pra fora. Não é culpa da comunidade em si, mas reflete nela. Foram anos lidando com causas básicas em banho-maria.

Sendo que Tele-Guías são consultadas desde sempre. Gravações antigas estão aí para ser rastreadas desde sempre. Só não se sabia como. Tanto que só nesse ano uma luz foi jogada sobre o Foro Chavo. E isso é algo básico. O maior fórum estrangeiro sobre o tema, o mais antigo em atividade, e ninguém ligava pra ele por não ser brasileiro. Chega a ser absurdo.

Expõe um despreparo e um atraso sim. Não tava em difícil acesso, tava à mão. É só falta de consciência.

O famoso ovo em pé de Colombo. A esquete do Chango sempre foi disponível no YouTube! Bastava digitar a palavra-chave pra ela aparecer, e nunca ninguém quis procurar porque pesa mais a noção de "não tem nada no YouTube que já não se tenha visto". Precisou uma pessoa fazer o contrário pras outras se impressionarem.

Eu reconheço tudo de bom que o meio CH fez, mas não vou endeusar ele como se fosse isento de erros.
Editado pela última vez por Polegar em 23 Jul 2024, 21:41, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 3):
BOLAÑOS ERA MAÇOMSr Garabitocyberpistola

Avatar do usuário
lucinotfound
Membro
Membro
Mensagens: 4651
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 914 vezes
Curtiram: 537 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por lucinotfound » 23 Jul 2024, 21:39

John Charles Fiddy escreveu:
23 Jul 2024, 20:37
temos nossas vidas pessoais, trabalho, família, etc.
Esse argumento deixa subentendido que outras comunidades não tem membros nessa mesma situação, o que provavelmente não é o caso.
Polegar escreveu:
23 Jul 2024, 21:31
A esquete do Chango sempre foi disponível no YouTube! Bastava digitar a palavra-chave pra ela aparecer, e nunca ninguém quis procurar porque pesa mais a noção de "não tem nada no YouTube que já não se tenha visto". Precisou uma pessoa fazer o contrário pras outras se impressionaram.
Isso me lembra algo que o @Chamone disse uma vez:
No antigo seriado House M.D o Dr.House mantinha em sua equipe um médico que dava um diagnóstico completamente diferente dos demais para um mesmo paciente. As vezes saia vencedor no episódio. Eu valorizo quem vem com idéias diferentes e acho que isso contribui para a busca.

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9301
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 921 vezes
Curtiram: 1012 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por IgorBorgesCH » 23 Jul 2024, 21:56

Пауло Витор escreveu:
23 Jul 2024, 21:23
IgorBorgesCH escreveu:
23 Jul 2024, 19:22
E vou além! No passado, sim, houveram tentativas de recuperar material com colecionadores de fora. Em 2020, um mexicano de San Luis Potosí estava doando fitas que tinha do Chespirito, gravadas nos anos 90 (imagino que tivesse até "Con Humor" ali no meio), mas era pandemia e era necessário buscar esse material presencialmente. Tem noção? Não era só buscar um mexicano qualquer para essa missão. Precisava ser alguém próximo do local e com disponibilidade suficiente de levar caixas e mais caixas de fita para casa, conferir e catalogar uma por uma. Era uma logística insana e ficou por isso mesmo. São muitos fatores que levam à falta da procura, não é apenas "vontade".
Nunca pensaram em abrir uma vaquinha pra isso? :o
Cara, eu imagino que a questão era muito mais ter alguém próximo de lá para fazer a busca do que juntar grana. Não sabemos o fim da história, provavelmente "burro n'água".
Polegar escreveu:
23 Jul 2024, 21:31
O que eu quis expor, é que a comunidade passou muito tempo se importando com essas coisas pequenas antes de olhar pra fora.
Eu acho que a gente deve ter não só a consciência que as nossas vidas não giram em torno dos perdidos como o meio CH também NÃO gira em torno dos perdidos. Lembremos aqui que alcançamos conquistas tão importantes quanto e que exigiram nossas atenções, como a construção da Lista CH, a Coleção Definitiva etc. A própria busca pelos episódios perdidos locais, que durou até 2012 ou 13 +/- também sua tinha relevância, por mais "pequena" que pudesse parecer.

Não tem congruência mencionar a busca pela BGM do Chapolin, sabemos bem o perfil de pessoa que está por trás dela.
Polegar escreveu:
23 Jul 2024, 21:31
Sendo que Tele-Guías são consultadas desde sempre. Gravações antigas estão aí para ser rastreadas desde sempre.
Não é uma comparação equivalente. As Tele-Guías eram comercializadas e esteve ao nosso alcance buscá-las, quase com a certeza que a gente ia conseguir as sinopses. Encontrar episódio com colecionador é tiro no escuro. O próprio Casper começou nisso, pelo menos aqui no fórum, em 2018, se deparou com muita fita episódio comum até se deparar com "O bandido do hospital", em 2022.
Polegar escreveu:
23 Jul 2024, 21:31
Só não se sabia como. Tanto que só nesse ano uma luz foi jogada sobre o Foro Chavo. E isso é algo básico. O maior fórum estrangeiro sobre o tema, o mais antigo em atividade, e ninguém ligava pra ele por não ser brasileiro. Chega a ser absurdo.
Cara, com todo respeito, mas... Pesquisa "Vecindad CH" ou equivalentes na busca desse mesmo tópico. Há menção e citação direta à maioria dos relatos que vimos há poucos dias. Não era novidade para quem leu o tópico ou está nesse espaço há mais tempo :estrelas:
Esses usuários curtiram o post de IgorBorgesCH (total: 3):
Rogério JuvenalesJohn Charles Fiddycyberpistola
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 2092
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 1092 vezes
Curtiram: 294 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por John Charles Fiddy » 23 Jul 2024, 22:05

Luciano Junior escreveu:
23 Jul 2024, 21:39
Esse argumento deixa subentendido que outras comunidades não tem membros nessa mesma situação, o que provavelmente não é o caso.
Em outras comunidades, é possível talvez ver uma obstinação maior que pode ser chegar até um fanatismo . Mas isso é um ponto importante, não podemos ser totalmente influenciados pela busca e pela ansiedade das gravações estrangeiras, não foi um Polegar que disse que é pessimista em vir perdidos? :asso: Como disse acima, tratemos esse assunto com racionalidade, não com um mero emocionalismo e também fazendo alguma coisa se quer realmente ter acesso a parada
Polegar escreveu:
23 Jul 2024, 21:31
Sendo que Tele-Guías são consultadas desde sempre
É, desde de 2011 :]
Polegar escreveu:
23 Jul 2024, 21:31
O maior fórum estrangeiro sobre o tema
Meio que também o único, visto terem pouquissimos foruns estrangeiros. No caso do Foro Chavo, foi mais a organização dos relatos e redescobrimento deles, e ainda que o Foro Chavo tivesse muitos relatos, parece que não conseguiu encontrar muita coisa, mas fazer o que, tá tudo bem.
Polegar escreveu:
23 Jul 2024, 21:31
A esquete do Chango sempre foi disponível no YouTube
Alguém se recorda o que ano que foi postada?
Polegar escreveu:
23 Jul 2024, 21:31
Eu reconheço tudo de bom que o meio CH fez, mas não vou endeusar ele como se fosse isento de erros
Obviamente tem erros, mas falar que a comunidade é desunida é complicado, pode até ser desorganizada, mas quando tem que con$eguir, con$eguem. Só acho que a treta do tópico da BGM do Chapolin te fez mal :] , mas já passou.
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9301
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 921 vezes
Curtiram: 1012 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por IgorBorgesCH » 23 Jul 2024, 22:08

O abaixo-assinado pela volta das séries e a mobilização para "O bandido do hospital" vir a público sobrelevaram qualquer diferença entre as "vertentes" do meio CH. Esse, definitivamente, não é e nunca foi um impeditivo.
Esses usuários curtiram o post de IgorBorgesCH (total: 1):
John Charles Fiddy
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 5187
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Localização: Eu ainda estou neste país!
Curtiu: 409 vezes
Curtiram: 749 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Engenheiro Pudim » 23 Jul 2024, 22:16

Polegar escreveu:
23 Jul 2024, 21:31
O que eu quis expor, é que a comunidade passou muito tempo se importando com essas coisas pequenas antes de olhar pra fora. Não é culpa da comunidade em si, mas reflete nela. Foram anos lidando com causas básicas em banho-maria.

Sendo que Tele-Guías são consultadas desde sempre. Gravações antigas estão aí para ser rastreadas desde sempre. Só não se sabia como. Tanto que só nesse ano uma luz foi jogada sobre o Foro Chavo. E isso é algo básico. O maior fórum estrangeiro sobre o tema, o mais antigo em atividade, e ninguém ligava pra ele por não ser brasileiro. Chega a ser absurdo.

Expõe um despreparo e um atraso sim. Não tava em difícil acesso, tava à mão. É só falta de consciência.

O famoso ovo em pé de Colombo. A esquete do Chango sempre foi disponível no YouTube! Bastava digitar a palavra-chave pra ela aparecer, e nunca ninguém quis procurar porque pesa mais a noção de "não tem nada no YouTube que já não se tenha visto". Precisou uma pessoa fazer o contrário pras outras se impressionarem.

Eu reconheço tudo de bom que o meio CH fez, mas não vou endeusar ele como se fosse isento de erros.
O que me parece é que agora surgiram duas coisas: desespero e entusiasmo.

O entusiasmo veio pelo Aquilsas ter conseguido resgatar alguns perdidos, o que mostra pra gente que ainda existe uma luz no fim do túnel. Já o desespero parte do blackout das séries, que torna elas a cada dia mais apagadas e restritas a uma pequena bolha, que antes era somente dos fãs interessados no resgate de raridades e, agora, é de qualquer pessoa que mantém vivo o interesse em uma série que não está mais sendo projetada nos meios de massa (apesar de ainda gerar interesse no nome, vide exposição e campanha da Ypê). Agora que o material original saiu de evidência após mais de 40 anos muito bem aproveitados de projeção, eu acredito que apareceu um senso comum de que, se a gente não resgatar as raridades agora, elas vão desaparecer junto ao interesse popular, como se fosse uma "última chance".

E também acho que nos ligamos na possibilidade de resgatar as raridades por outros meios tardiamente, mas não posso culpar o fandom por isso, porque passamos muito tempo atrás do que nos interessava: semelhantes, perdidos, materiais nacionais em geral. E ainda havia a procura por Tele-Guías, revistas, notícias... Era bastante coisa. E que bom que agora nos ligamos na chance de conseguir mais raridades no exterior, coletar relatos e toda essa coisa. Antes tarde do que nunca, ao menos estamos progredindo.
Esses usuários curtiram o post de Engenheiro Pudim (total: 1):
Rogério Juvenales

Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 9162
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 893 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Polegar » 24 Jul 2024, 01:14

IgorBorgesCH escreveu:
23 Jul 2024, 19:22
Cara, sinceramente, eu achei esse comentário injusto com a nossa fandom - para não chamar de "viralatismo". Não dá para romantizar a procura pelos episódios perdidos, todo mundo faz com o que tem, muitas vezes tirando leite de pedra. Lembremos um momento que foi graças aos fãs brasileiros (aqui menciono: Gui Leão, Matheus Rolim, Cassio Ferreira, Antonio Felipe e James Revolti) que episódios nunca antes pensados foram descobertos mediante sinopses em revistas e jornais. Um trabalho que exigiu esforços não só intelectuais, como financeiros.
Igor, desculpe se o comentário te pareceu injusto.

Eu sou grato e reconheço sim o trabalho de todos os nomes que passaram pela história CH agregando algo para a completude da Lista. Há de se convir, porém, que a maioria desses esforços são individuais, ou de grupos seletos (como você citou o caso de Gui, Cássio, Rolim, etc).

Ok, são os que tem disponibilidade, recursos e conhecimento pra conseguir. Nem todos tem. É justo admitir isso. Mas a partir do momento em que as sinopses são obtidas e caem no conhecimento geral, têm o azar de virar só mais um ponto obscuro e estagnado.

Não há uma transição favorável, eu pelo menos não noto, da conquista da sinopse para a busca de maiores informações partindo dela como base. E isso já é o nível abaixo, pode ser feito pela ampla maioria dos fãs. Não acontece.

Vou tomar como exemplo "Os Presentes dos Três Reis Magos" do Chaves em 1975. Foi uma comoção muito restrita ao pessoal aqui do fórum quando a Tele-Guía apareceu. Gerou conversas, suposições, sonhos, gera até hoje, mas de uma maneira bem "cômoda".

Posso estar equivocado, mas não vi uma busca pelos termos-chave se desenrolando, não para achar o episódio (seria muita utopia), mas para tentar agregar mais material, pistas, relatos, qualquer coisa que pudesse clarear minimamente a situação.

Também não vi uma divulgação generosa sobre o achado, e esbarra na problemática: não há pontes construídas pra levar o assunto aonde ele precisa chegar.

Tudo cai na pacificidade de somar incontáveis novos mistérios à Lista, e não reservar tempo para se dedicar a nenhum. Quando falo da desunião do meio CH, não é pejorativo. Não me interprete mal. É sobre a falta de uma rede de apoio uniforme.

Muitos users querem agregar. Uns encabeçam um ou outro projeto pessoal, sempre tem várias áreas de atuação acontecendo. Mas nunca houve um norte geral. Ainda não existe estrutura para tocar as buscas à todas as mãos.

Não falo de, por exemplo, expor um colecionador e todo mundo ir importunar o cara. :P É quanto a que procedimentos realizar diante do surgimento de um fator relevante. Como uma sirene num quartel de bombeiros. A comunidade não sabe se organizar em uma teia que funcione de forma totalmente proveitosa.

Isso mostra como ainda há uma franca evolução pela frente.
IgorBorgesCH escreveu:
23 Jul 2024, 19:22
Em 2018, o Multishow conseguiu, da Televisa, 5 episódios mundialmente perdidos, com abertura e créditos, mediante o empenho e as informações de fãs. Não dá para desmecerer.
Claro que não dá. Só que em 2018 o Fórum Chaves atuou junto ao Multishow como um órgão. É uma honra chegar nesse patamar, mas é relativamente mais suave a partir dele.

Ao contrário de 2010 com o movimento Volta Perdidos, que foi sim o maior ato da fã-base na história. Ali foi suado, foi uma ação de gente do povão que conseguiu repercutir o assunto a nível nacional, até o SBT responder.

Essa capacidade de viralizar pelas próprias mãos e ganhar os holofotes é que não se repetiu mais. Torno a dizer que entendo que agora é diferente, não são mais os perdidos nacionais e o grau de dificuldade nem se compara. Mas é meio chato relembrar desse alcance só como uma glória passada.
IgorBorgesCH escreveu:
23 Jul 2024, 19:22
Mas aí é aquilo, né cara? Para nós, que somos brasileiros e acompanhamos de perto a estreia dos episódios por aqui, é mais fácil. A força do seriado no Brasil também ajuda. Não é o mesmo que conseguir informações megadetalhadas de Chaves na Itália e na Espanha que, além de distantes culturalmente e territorialmente, não têm o mesmo fervor que temos com o seriado. Se tem menos fervor, há menos informação, e se há menos informação, há menos documentação e por aí vai.

E vou além! No passado, sim, houveram tentativas de recuperar material com colecionadores de fora. Em 2020, um mexicano de San Luis Potosí estava doando fitas que tinha do Chespirito, gravadas nos anos 90 (imagino que tivesse até "Con Humor" ali no meio), mas era pandemia e era necessário buscar esse material presencialmente. Tem noção? Não era só buscar um mexicano qualquer para essa missão. Precisava ser alguém próximo do local e com disponibilidade suficiente de levar caixas e mais caixas de fita para casa, conferir e catalogar uma por uma. Era uma logística insana e ficou por isso mesmo. São muitos fatores que levam à falta da procura, não é apenas "vontade".
Não falei de informações megadetalhadas na Itália e na Espanha. Falei de coisas simples que ainda não foram conseguidas, ou foram depois de um grande intervalo de apatia.

Claro que há o que necessite de um grande investimento, mas não dá pra colocar no mesmo balaio o que precisa só que se saia da hibernação.

Inclusive tô curioso nesse caso. O contato com o cara se perdeu? :unsure:
IgorBorgesCH escreveu:
23 Jul 2024, 19:22
Sim, foi um trabalho do Aquilsas, porém, em alguns momentos, aliado a nós, fãs brasileiros. Foi uma luta tupiniquim imensa con$eguir o episódio do "Bandido do hospital".
Pois! As conquistas do Aquilsas são mérito do próprio Aquilsas, e quando não apenas, vide o caso do Bandido do Hospital, de um grupo restrito de fãs que itermediam o processo (mesma lógica das sinopses conseguidas pelo Antonio, James, etc).

Tanto que, pelo que me lembre, foi tudo feito de forma velada e o resultado apenas exposto quando pronto. É uma luta tupiniquim de guerreiros seletos. :lol:

Igor, entenda que em nenhum momento critiquei o Fórum Chaves ou desmereci a luta dos integrantes. Você que fez parte da staff por tanto tempo e imagino que ainda dê uma mãozinha por fora, sabe melhor que eu o sangue que a turma bota pra entregar o melhor, e quantos outros projetos tomam a atenção. Por isso a sua percepção é diferente da minha. Você vê as engrenagens girando toda hora. Eu recebo o pacote pronto que sai da máquina de quando em quando.

Não há ressalva pra vocês, fazem o melhor. Meu apontamento, novamente, é para a produção do meio CH como uma rede integral, que ainda não acontece. Outros grupos de preservação de midias atuam num conjunto melhor que o nosso. Não há engrenagens ao meu redor nem eu posso ser uma delas, porque me tornaria uma peça trabalhando sozinha.
IgorBorgesCH escreveu:
23 Jul 2024, 19:22
São dois casos muito mais movidos pela coinciência e pelo acaso do que propriemente por esforço para conseguir material perdido. E... Tá tudo bem! Muitas descobertas se dão pelo acaso - a título de exemplo, em 2018, a gente descobriu o nome da Paty de 1972 meio sem querer querendo, assistindo vídeos da Maribel Fernández no YouTube. Tudo conta, não apenas esforço e mérito.

Enquanto que muitas vezes esse esforço pode não dar em nada. Em dois momentos diferentes, eu solicitei com todo cuidadinho, à Paulina, um episódio qualquer de Buenas Notícias que ela tivesse (para fins jornalísticos, ainda por cima) e... Foi em vão. De maneira muito educada e prestativa, ela disse que não. E tá tudo bem também.
Exato! A coincidência e o acaso estão aí pra mostrar que sempre pode ter algo surpreendente à espera lá na frente. É pra se lembrar dessas coisas e sentir gás no processo, mesmo que resultados negativos sejam mais comuns.

Eu sempre ouvi a história da "trave" e da "sina" que os fãs tinham pra quaaase conseguir algo. Hoje entendo o quanto essa percepção é nociva e desanimadora, e o quanto muita gente se fia nela pra postergar.

Também já fui um user deslumbrado que romantizou as buscas, até falei da Rete A em uma época em que ninguém deu a mínima, justo por debochar dessa romantização. Mas não deixava de ser um caminho alternativo que se mostrou frutífero depois. A galera preferir a conveniência de rechaçar possibilidades mostra como o clima daqui andou em círculos e é de se pensar o quanto se atrasou com isso...

Uma mudança de espírito aconteceu recentemente pela nova esperança que o Aquilsas instaurou, mas ainda é o Aquilsas e a staff isoladamente. O comodismo não desapareceu de fato.
IgorBorgesCH escreveu:
23 Jul 2024, 19:22
Processo muito complexo, caro e que exigiria a articulação de animadores, que teriam que gostar tanto de Chaves quanto a gente para entrar nessa aventura - e olhe lá! Fazer animação não é simples.
Foi só um exemplo. Há animações artesanais, há outras formas de ilustrar um roteiro, há n conteúdos pra gerar. O roteiro completo de um perdido mundial vir a público e ninguém ter se dedicado a fazer algo em cima dele é sinal da apatia que ronda a fã-base.
IgorBorgesCH escreveu:
23 Jul 2024, 19:22
Ninguém aqui pretende se comparar. Eles são eles e nós somos nós. Como diria a música dos Engenheiros, "somos o que dá pra fazer". 600 páginas de tópico, dezenas de Tele-Guías encontradas, trechos, imagens e episódios completos não estão aqui à toa. Com os nossos recursos e com a boa e velha ajuda do acaso conseguimos fazer muito, por mais que não pareça. E continuaremos fazendo.
Não quis dizer se comparar, sim chegar ao patamar deles. Quem não quer que o acervo perdido da mídia que se ama tenha aquele cuidado carinhoso? É mais que preservação para o futuro, uma reparação histórica do passado.

Eles estão mais adiantados que nós em muitos aspectos. É fato. É uma pena que as produções do Chespirito não tenham encontrado o mesmo carinho, a começar da própria emissora.

Quanto ao que os fãs podem fazer, como você cita, "conseguimos muito" é o número mínimo da panelinha que realmente pôs o dedo em alguma coisa, enquanto os users que representam a maior massa de manobra seguem perdidos sem saber como auxiliar, por ainda não terem as diretrizes.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 1):
BOLAÑOS ERA MAÇOM

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8510
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 531 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 24 Jul 2024, 01:28

O negócio do "acaso" mencionado pelo Igor é surreal, podemos varrer os players de videos procurando coisa antiga que possivelmente não vai ser encontrada, mas pode ser encontrada uma fita de um cara que gravava a série por querer ter a mesma profissão do personagem, uma loucura. Ao fim, tem que apelar para o acaso mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1612
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 224 vezes
Curtiram: 533 vezes

Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 24 Jul 2024, 10:43

IgorBorgesCH escreveu:
23 Jul 2024, 21:56
E vou além! No passado, sim, houveram tentativas de recuperar material com colecionadores de fora. Em 2020, um mexicano de San Luis Potosí estava doando fitas que tinha do Chespirito, gravadas nos anos 90 (imagino que tivesse até "Con Humor" ali no meio), mas era pandemia e era necessário buscar esse material presencialmente. Tem noção? Não era só buscar um mexicano qualquer para essa missão. Precisava ser alguém próximo do local e com disponibilidade suficiente de levar caixas e mais caixas de fita para casa, conferir e catalogar uma por uma. Era uma logística insana e ficou por isso mesmo.
Porra cara, sério isso?
Alguém ainda tem o contato desse cara?
Consigo resolver isso em poucos dias. Me mandem DM com qualquer informação que tiverem sobre esse caso.
Esses usuários curtiram o post de BOLAÑOS ERA MAÇOM (total: 1):
Rogério Juvenales
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Responder