Restauração de episódios usando AI?

Tópico para discutir sobre restauração de imagem dos episódios das séries CH usando softwares baseados em AI

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Sanzium
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 02 Jun 2012, 09:43
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 9 vezes

Restauração de episódios usando AI?

Mensagem por Sanzium » 10 Dez 2023, 20:50

Olá, pessoal, como vão?
Pesquisei e não encontrei um tópico a respeito, mas que tal discutirmos a possível restauração de imagem de episódios usando softwares baseados em Inteligência Artificial (e.g. Topaz Video)?
Pensei em trocarmos resultados obtidos, junto com o software e configuração usados (bem como qual o arquivo original, se possível) e também disutir se os resultados são satisfatórios e se eles se "encaixam" com as séries CH (ou se fica "estranho").

Começo apresentando prints das minhas experiências no Topaz Video (versão 4.0.5). As configurações podem ser vistas nos prints. O episódio em questão é de Chaves, "O gato ou o Quico?" "Era uma vez, um gato... - parte 2", de 1975. Minha fonte é a playlist que o outro fórum tinha feito no YouTube, que consegui baixar quase inteira (faltou acho que 4 episódios) via yt-dlp (portanto é o arquivo original do YouTube na melhor qualidade possível, sem recode) na época que estavam tirando tudo do ar. Eu acho bastante interessante essa playlist porque ela parece que foi cuidadosamente selecionada pra ter o mínimo possível de cortes e crop, além de aparentemente usar os áudios Maga sem noise reduction (posso estar enganado, já faz tanto tempo). Infelizmente tem uma marca d'água deles na imagem, no entanto estou buscando formas de retirá-la com qualidade (e aparenemente há softwares que conseguem fazer isso de uma maneira absurda).
Obs: Tem 24 imagens de ~1920x1080 aí. Recomendo abrir em uma nova aba e deixar com 100% de zoom (ou só dar zoom na página do fórum), agora que vi que a formatação deixa o frame em si pequeno. Edit: cropei só os frames pra melhor visualização no fórum, deixei só a primeira duplicada pra dar para ver as configurações. É sempre a sequência frame original -> frame processado.
► Exibir Spoiler
Se os links diretos do Imgur quebrarem, as imagens estão aqui: https://imgur.com/a/n1Oz975, aqui: https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing ou aqui (frames cropados): https://imgur.com/a/Ov2gNdv
Não sei como etão funcionando as regras do fórum nesse período de inexistência de distribuição oficial, então se algum moderador puder dizer se é permitido postar um trecho processado (abertura + alguns segundos do episódio), agradeço.

Edit: Esse site é bom pra comparar o antes e depois: https://slow.pics/c/ogDBd0jp, só usar as setas para os lados pra mudar entre o antes e depois (ou só clicar na imagem) e pra cima e pra baixo pra mudar de frame (ou clicar, na barra superior, em "comparison" e selecionar uma das 12).

Avatar do usuário
BrunoSamppa
Membro
Membro
Mensagens: 621
Registrado em: 15 Abr 2010, 23:42
Programa CH: Chapolin
Localização: RJ
Curtiu: 252 vezes
Curtiram: 431 vezes

Restauração de episódios usando AI?

Mensagem por BrunoSamppa » 11 Dez 2023, 03:44

Imagem

Tá ruim demais, meu caro. Vá com calma nessas configurações absurdas aí pois você tá criando mais artefatos anômalos do que "consertando". Sharpen 100, Deblur 100, Dehalo 50...

Vou te dar uma dica bem "generalista". Se for usar o modelo IRIS low quality, deixa o Dehalo em 0 que este modelo já é agressivo nisso por natureza, se você abusar disso só vai embaçar a imagem com efeito "haze"/"fog". Não passe de 30 no Deblur, do contrário irá criar anormalidades como efeito "entalhe". Sharpen não passe de 60, acima disso só vai criar artefatos horríveis de texturas não homogêneas, definições de contornos ruins, olhos saltados e outras bizarrices.

Este modelo é naturalmente agressivo também em Denoise, então se a imagem realmente não tiver coisa grave, melhor deixar isso no 0 para suavizar o efeito de pintura a oléo. Aconselho também deixar o "Recover Original Detail" de 80 pra cima. Para suavizar o efeito de "wax" recomendo adicionar "Grain" na cadeia final, algo como Amount 3, Size 1 que irá criar um efeito "cosmético" de percepção. E por último não recomendo abusar do tamanho do upscale como 720p para 4k e etc. Recomendo ficar na proporção de 2x. O software tem seus limites e não existe milagre. Se você fizer isso só vai piorar as coisas.

Estas são as dicas para um pontapé inicial para o modelo IRIS low quality. A variação e customização para os diferentes tipos de input são inevitáveis e necessárias. Sendo assim, vá se ajustando a cada um deles para obter sucesso no output. Use sempre várias partes do video como preview até não encontrar nenhuma bizarrice. Eu mexo com este software já tem mais de 3 anos e cada modelo novo e suas atualizações é uma adaptação e aprendizado.

Espero ter ajudado. Faz o Pix. :ok:
Esses usuários curtiram o post de BrunoSamppa (total: 3):
TheGamercrafterBRJoão Lucas SimãoSanzium
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Imagem

Avatar do usuário
escrevi porque quero tonto
Membro
Membro
Mensagens: 10583
Registrado em: 10 Nov 2014, 14:39
Programa CH: Chapolin
Localização: No país
Curtiu: 1167 vezes
Curtiram: 896 vezes

Restauração de episódios usando AI?

Mensagem por escrevi porque quero tonto » 11 Dez 2023, 09:32

Nooooooossaaaaa
Riddle Snowcraft escreveu:
06 Abr 2021, 10:19
Vamos evitar de ofender aquele imbecil gratuitamente.

Avatar do usuário
YellowVM
Membro
Membro
Mensagens: 212
Registrado em: 07 Nov 2022, 20:52
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Internacional
Localização: Canela-RS
Curtiu: 31 vezes
Curtiram: 20 vezes

Restauração de episódios usando AI?

Mensagem por YellowVM » 11 Dez 2023, 12:02

Parecem uns bonecos de cera, isso sim.
Esses usuários curtiram o post de YellowVM (total: 2):
João Lucas Simãomatheus153854
As acirradas "guerras" político-ideológicas atuais revelam uma polarização prejudicial, onde o diálogo construtivo cede lugar a extremos. Redes sociais e mídia muitas vezes favorecem discursos radicais, gerando uma sociedade dividida.

Essa polarização dificulta a construção de pontes entre diferentes perspectivas, resultando em diálogos truncados e desumanização do "outro". A intolerância ideológica fomenta estereótipos e mina a confiança na informação, com o ambiente propício para disseminação de desinformação.

Os problemas contemporâneos exigem soluções além das barreiras ideológicas, mas as "guerras" dificultam consensos e políticas eficazes. A busca por terreno comum é eclipsada pela polarização, prejudicando a capacidade de enfrentar desafios como mudanças climáticas, desigualdade social e crises globais.

É essencial promover uma cultura de diálogo respeitoso. A demonização do "outro lado" perpetua hostilidade e impede a cooperação. A diversidade de ideias é uma força a ser canalizada para enriquecer o debate público, não para criar fronteiras intransponíveis.

Num cenário de "guerras" político-ideológicas, cultivar empatia e compreensão mútua é crucial. Com escuta ativa, é possível construir uma sociedade resiliente capaz de enfrentar desafios de maneira colaborativa, priorizando o bem comum sobre agendas partidárias.

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 1296
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 526 vezes
Curtiram: 139 vezes

Restauração de episódios usando AI?

Mensagem por John Charles Fiddy » 11 Dez 2023, 12:44

YellowVM escreveu:
11 Dez 2023, 12:02
Parecem uns bonecos de cera, isso sim.
Somos dois que acham isso
Esses usuários curtiram o post de John Charles Fiddy (total: 1):
YellowVM
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Imagem
Servidor para discutir, comentar, conversar sobre o Meio CH e até ver CH, tudo porém com uma moral cristã. Temos vários chats, categorias, transmissões de CH e muitas coisas extras...

Avatar do usuário
Chamone
Membro
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 30 Set 2022, 19:09
Programa CH: Chaves
Curtiu: 23 vezes
Curtiram: 70 vezes

Restauração de episódios usando AI?

Mensagem por Chamone » 11 Dez 2023, 13:19

YellowVM escreveu:
11 Dez 2023, 12:02
Parecem uns bonecos de cera, isso sim.
Exato. Não tem tecnologia de upscaling atual que crie informação como textura de materiais e complexidades da pele humana ainda mais em movimento. Mesmo nos filmes onde atores são recriados em 3D estes são escaneados em alta resolução sob diferentes condições de iluminação.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
YellowVM

Avatar do usuário
Sanzium
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 02 Jun 2012, 09:43
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 9 vezes

Restauração de episódios usando AI?

Mensagem por Sanzium » 11 Dez 2023, 15:06

BrunoSamppa escreveu:
11 Dez 2023, 03:44
Imagem

Tá ruim demais, meu caro. Vá com calma nessas configurações absurdas aí pois você tá criando mais artefatos anômalos do que "consertando". Sharpen 100, Deblur 100, Dehalo 50...

Vou te dar uma dica bem "generalista". Se for usar o modelo IRIS low quality, deixa o Dehalo em 0 que este modelo já é agressivo nisso por natureza, se você abusar disso só vai embaçar a imagem com efeito "haze"/"fog". Não passe de 30 no Deblur, do contrário irá criar anormalidades como efeito "entalhe". Sharpen não passe de 60, acima disso só vai criar artefatos horríveis de texturas não homogêneas, definições de contornos ruins, olhos saltados e outras bizarrices.

Este modelo é naturalmente agressivo também em Denoise, então se a imagem realmente não tiver coisa grave, melhor deixar isso no 0 para suavizar o efeito de pintura a oléo. Aconselho também deixar o "Recover Original Detail" de 80 pra cima. Para suavizar o efeito de "wax" recomendo adicionar "Grain" na cadeia final, algo como Amount 3, Size 1 que irá criar um efeito "cosmético" de percepção. E por último não recomendo abusar do tamanho do upscale como 720p para 4k e etc. Recomendo ficar na proporção de 2x. O software tem seus limites e não existe milagre. Se você fizer isso só vai piorar as coisas.

Estas são as dicas para um pontapé inicial para o modelo IRIS low quality. A variação e customização para os diferentes tipos de input são inevitáveis e necessárias. Sendo assim, vá se ajustando a cada um deles para obter sucesso no output. Use sempre várias partes do video como preview até não encontrar nenhuma bizarrice. Eu mexo com este software já tem mais de 3 anos e cada modelo novo e suas atualizações é uma adaptação e aprendizado.

Espero ter ajudado. Faz o Pix. :ok:
Kkkkkkkkkkkkk.
Valeu pelas dicas! Estou começando mesmo a mexer com o Topaz, não tinha a mínima noção kkkk. Mas mesmo assim, fiquei impressionado com a capacidade do programa, principalmente em tirar os halos que eu achava que eram praticamente impossíveis de se remover/suavizar.
Sobre a resolução, nem aumentei. Eles já estão com algum grau de upscale, pq estão em 720p (e a resolução nativa deve ser 500 e poucos i ou 480i, não sei se no México é NTSC ou PAL), nem aumentei. A ideia é ter uma boa qualidade em 720p mesmo, acho que já é um milagre kkkkkk (claro que não como a "restauração" da vovó que você bem colocou kkkk).
A ideia do tópico é essa mesma, trocar idéias, quem tem mais experiência e estiver a fim de ajudar como vc, fazê-lo. O foco é a restauração e preservação dos programas CH (no caso, nem algo "definitivo", como se fosse um novo lote, mas alternativo, porque eu acho que, por mais que a restauração por AI consiga resultados incríveis, ela sempre introduz artefatos).
Sobre o pix, mandei. 50 centavos. Kkkkkk brincadeira.

Avatar do usuário
45chaves45
Membro
Membro
Mensagens: 165
Registrado em: 20 Jan 2022, 22:00
Programa CH: Chaves
Curtiu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes

Restauração de episódios usando AI?

Mensagem por 45chaves45 » 11 Dez 2023, 17:53

Sanzium escreveu:
11 Dez 2023, 15:06
(e a resolução nativa deve ser 500 e poucos i ou 480i, não sei se no México é NTSC ou PAL)
480p, 480i é interlaçado, programas assim como esse de hoje em dia não exportam interlaçado (na maioria, se estiver errado já sabe).
E o México usa (usava, na verdade, agora é tudo digital) NTSC.
De louco e louco todo 45Chaves45 tem um pouco
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Sanzium
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registrado em: 02 Jun 2012, 09:43
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 9 vezes

Restauração de episódios usando AI?

Mensagem por Sanzium » 11 Dez 2023, 19:05

Fiz uma outra, usando o Iris-MQ e configurações muito menos agressivas. Mesmo assim, de fato, não sei se vale a pena. Os ganhos são pequenos e introduz artefatos (fora o tempo monstruoso de processamento).
► Exibir Spoiler
45chaves45 escreveu:
11 Dez 2023, 17:53
Sanzium escreveu:
11 Dez 2023, 15:06
(e a resolução nativa deve ser 500 e poucos i ou 480i, não sei se no México é NTSC ou PAL)
480p, 480i é interlaçado, programas assim como esse de hoje em dia não exportam interlaçado (na maioria, se estiver errado já sabe).
E o México usa (usava, na verdade, agora é tudo digital) NTSC.
Sim, entrelaçado. Sinal de vídeo analógico é entrelaçado, no caso do NTSC, é 480i (na verdade equivalente a 480i, essa é a nomenclatura usada para vídeo digital; NTSC tem 525 linhas na verdade, mas só 480 úteis/visíveis - o tal padrão EIA 525/60). Os DVDs oficiais, por exemplo, são entrelaçados também (e é mais próximo do sinal analógico original do que um vídeo progressivo, que em algum momento teve que passar por desentrelaçamento).

Avatar do usuário
45chaves45
Membro
Membro
Mensagens: 165
Registrado em: 20 Jan 2022, 22:00
Programa CH: Chaves
Curtiu: 29 vezes
Curtiram: 25 vezes

Restauração de episódios usando AI?

Mensagem por 45chaves45 » 11 Dez 2023, 19:08

Sanzium escreveu:
11 Dez 2023, 19:05
Fiz uma outra, usando o Iris-MQ e configurações muito menos agressivas. Mesmo assim, de fato, não sei se vale a pena. Os ganhos são pequenos e introduz artefatos (fora o tempo monstruoso de processamento).
► Exibir Spoiler
Bem melhor, aí ficou bom.
De louco e louco todo 45Chaves45 tem um pouco
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
BrunoSamppa
Membro
Membro
Mensagens: 621
Registrado em: 15 Abr 2010, 23:42
Programa CH: Chapolin
Localização: RJ
Curtiu: 252 vezes
Curtiram: 431 vezes

Restauração de episódios usando AI?

Mensagem por BrunoSamppa » 11 Dez 2023, 22:23

@Sanzium O IRIS MQ é muito mais responsivo e sensível do que o LQ. Também é mais agressivo nas faces, com muito mais chances de criar verdadeiros zumbis principalmente quando o input for de baixa qualidade. Quanto ao input estar em 720p mesmo que não seja nativo, você pode tentar escala de 2x ou então baixar para 480p e depois jogar no Topaz para 1080p. Seus olhos são o juiz.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Imagem

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1195
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 128 vezes
Curtiram: 271 vezes

Restauração de episódios usando AI?

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 12 Dez 2023, 12:34

>sem recode
>gravação feita em SD super comprimida e com marca d'água adicionada

pelo menos usa uma gravação bruta em HD
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Restauração de episódios usando AI?

Mensagem por Nezz » 12 Dez 2023, 12:52

Vocês deveriam esperar até 2035 quando a tecnologia estiver pronta
Esses usuários curtiram o post de Nezz (total: 1):
Chamone
Imagem

Responder