Gramática do Chaves
para vestibulandos e estudantes chavesmaníacos!
- Gustavo Berriel
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Gramática do Chaves
Aula 1
Classes de palavras (classe gramatical)
SUBSTANTIVO: Ninguém tem PACIÊNCIA comigo.
ADJETIVO: Não existe trabalho RUIM.
ARTIGO: Sigam-me OS bons!
NUMERAL: O senhor já me deve CATORZE meses de aluguel!
PRONOME: QUEM? EU?
VERBO: PAGUE o aluguel!
ADVÉRBIO: Todos os meus movimentos são FRIAMENTE calculados.
PREPOSIÇÃO: Você não vai COM a minha cara?
CONJUNÇÃO: Só não te dou outra PORQUE...
INTERJEIÇÃO: TÁ! TÁ! TÁ! TÁ! TÁ!!!
- Lembrando que advérbio, preposição, conjunção e interjeição são palavras invariáveis!
Bons estudos!
Classes de palavras (classe gramatical)
SUBSTANTIVO: Ninguém tem PACIÊNCIA comigo.
ADJETIVO: Não existe trabalho RUIM.
ARTIGO: Sigam-me OS bons!
NUMERAL: O senhor já me deve CATORZE meses de aluguel!
PRONOME: QUEM? EU?
VERBO: PAGUE o aluguel!
ADVÉRBIO: Todos os meus movimentos são FRIAMENTE calculados.
PREPOSIÇÃO: Você não vai COM a minha cara?
CONJUNÇÃO: Só não te dou outra PORQUE...
INTERJEIÇÃO: TÁ! TÁ! TÁ! TÁ! TÁ!!!
- Lembrando que advérbio, preposição, conjunção e interjeição são palavras invariáveis!
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Gustavo Berriel
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- Mario Jr.
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Re: Gramática do Chaves
Muito bom! Isso talvez ajude aquelas pobres pessoas do Enem algumas pessoas mais "Desatentas" aos estudos... ![LOL :lol:](./images/smilies/laugh.gif)
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- Louzada
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Re: Gramática do Chaves
Berriel como sempre muito criativo .
Rss, vou usar no site. Gostei
Rss, vou usar no site. Gostei
21/09/11 Dia que conheci o Edgar Vivar.
23/09/11 - 11:32 a.m O dia em que eu morri e nasci denovo - 12:10 .
- Gustavo Berriel
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Re: Gramática do Chaves
Aos alunos:
Mario: pode estudar por aqui que funciona! Depois vou trazer algumas questões do ENEM para cá, adaptando-as para CH.
Louzada: Ainda dou um caldo, né? rs Pode usar no site.
Aula 2
Termos da Oração, parte 1.
SUJEITO: concorda com o verbo. Já chegou [o disco voador]. Núcleo do sujeito: disco. 1 núcleo = sujeito simples
Sujeito composto tem mais de um núcleo. Exemplo: Nesta vila estão proibidos [os animais e as crianças pequenas]. Núcleos: animais; crianças.
Sujeito indeterminado:
a) Verbo na terceira pessoa do plural. "Mamãe! Me bateram!" (O sujeito é indeterminado, mas Seu Madruga é quem leva a culpa)
b) Verbo (transitivo indireto ou intransitivo) na terceira pessoa do singular + índice de indeterminação do sujeito SE. Ex.: PRECISA-SE de garçom. ("SE SOLICITA MESERO") Sujeito indeterminado. PRECISAR = Verbo transitivo indireto; SE = índice de indet. do sujeito.
Oração sem sujeito: fenômenos da natureza; haver (=existir), fazer (tempo decorrido) -> verbos impessoais (sempre no singular).
Ex.: "É que já faz anos que eu tô aguentando." Oração sem sujeito.
Fim da aula 2.
Obs.: Cuidado para não confundir o sujeito da frase "Já chegou [o disco voador]!" com um SEBI: sujeito embromador bem identificado.
Mario: pode estudar por aqui que funciona! Depois vou trazer algumas questões do ENEM para cá, adaptando-as para CH.
Louzada: Ainda dou um caldo, né? rs Pode usar no site.
Aula 2
Termos da Oração, parte 1.
SUJEITO: concorda com o verbo. Já chegou [o disco voador]. Núcleo do sujeito: disco. 1 núcleo = sujeito simples
Sujeito composto tem mais de um núcleo. Exemplo: Nesta vila estão proibidos [os animais e as crianças pequenas]. Núcleos: animais; crianças.
Sujeito indeterminado:
a) Verbo na terceira pessoa do plural. "Mamãe! Me bateram!" (O sujeito é indeterminado, mas Seu Madruga é quem leva a culpa)
b) Verbo (transitivo indireto ou intransitivo) na terceira pessoa do singular + índice de indeterminação do sujeito SE. Ex.: PRECISA-SE de garçom. ("SE SOLICITA MESERO") Sujeito indeterminado. PRECISAR = Verbo transitivo indireto; SE = índice de indet. do sujeito.
Oração sem sujeito: fenômenos da natureza; haver (=existir), fazer (tempo decorrido) -> verbos impessoais (sempre no singular).
Ex.: "É que já faz anos que eu tô aguentando." Oração sem sujeito.
Fim da aula 2.
Obs.: Cuidado para não confundir o sujeito da frase "Já chegou [o disco voador]!" com um SEBI: sujeito embromador bem identificado.
Gustavo Berriel
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- Scopel
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Re: Gramática do Chaves
Eu tenho muita dificuldade com essas classificações... sei mais é na prática mesmo. Pode-se dizer que sei mais gramática assim de alemão e inglês que de português...
Sugestão: agrupar as aulas no primeiro post.![Joinha :joinha:](./images/smilies/thumbsup.gif)
Sugestão: agrupar as aulas no primeiro post.
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Re: Gramática do Chaves
Muito legal. Adoro gramática. ![Jóia :joia:](./images/smilies/joia.gif)
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Re: Gramática do Chaves
Legal! Se você fizer uma montagem colocando as explicações seguidas dos trechos, vai bombar no youtube.
- Cavallari
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Re: Gramática do Chaves
Mas claro, em ingles é muito facil. É só falar as palavras ao contrario.Scopel escreveu:Eu tenho muita dificuldade com essas classificações... sei mais é na prática mesmo. Pode-se dizer que sei mais gramática assim de alemão e inglês que de português...
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- Gustavo Berriel
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Re: Gramática do Chaves
Que bom ver que estão estudando!
Aula 3
Termos da oração, parte 2.
Predicação verbal
1. Verbo intransitivo: não pede complemento.
"Por que os pássaros VOAM?"
2. Verbo transitivo: pede complemento.
a) "As pessoas boas devem AMAR seus inimigos"
AMAR: verbo transitivo direto --> não exige preposição. [seus inimigos] = objeto direto.
b) "Quico, você gosta das velhas?"
GOSTAR: Verbo transitivo indireto --> exige preposição (de). [das velhas] = objeto indireto.
3. Verbo de ligação: "O senhor também É tão simpático..." (verbo de ligação SER + adjetivo/predicativo do sujeito "simpático")
Fim da aula 3.
Devorem os livros!!
![Pancadas :panc:](./images/smilies/marteladas.gif)
Aula 3
Termos da oração, parte 2.
Predicação verbal
1. Verbo intransitivo: não pede complemento.
"Por que os pássaros VOAM?"
2. Verbo transitivo: pede complemento.
a) "As pessoas boas devem AMAR seus inimigos"
AMAR: verbo transitivo direto --> não exige preposição. [seus inimigos] = objeto direto.
b) "Quico, você gosta das velhas?"
GOSTAR: Verbo transitivo indireto --> exige preposição (de). [das velhas] = objeto indireto.
3. Verbo de ligação: "O senhor também É tão simpático..." (verbo de ligação SER + adjetivo/predicativo do sujeito "simpático")
Fim da aula 3.
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Re: Gramática do Chaves
Ou dizer o nome de algum animal..Dudu Cavallari escreveu:Mas claro, em ingles é muito facil. É só falar as palavras ao contrario.
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Re: Gramática do Chaves
Adorei! Vamos à outra aula:
Figuras de Linguagem:
Comparação:
Mamãe querida, meu coração por ti bate, como caroço de Abacate!
Metáfora: é uma comparação implícita (ou a esposa do semáforo)
É agora que eu acabo com estas suas bochechas de bulldog velho!
Metonímia: Uso de uma palavra A em lugar de outra B por sua familiaridade.
ex: O persongem por sua função: - Ao inves de dizer Quicadas aí vem me ajudar. (idiotices)
O concreto pelo abstrato: - Devore os livros! (estude)
Continente pelo conteúdo: - Que pratos você recomendaria. (comida)
Os fundos, pois cabem mais!
Pleonasmo: Repetição de uma idéia com repetição ou não da mesma palavra: - Chiquinha!, entra pra dentro.
Não dá pra entrar pra fora!
Onomatopéia: Transcrição dos sons por meio do som das palavras. -Os sapinhos fazem hum Ah hummm os sapinhos fazem hum Ah hummm
Ironia: Quando se diz uma coisa querendo-se dizer outra: - Então me dá a receita de engordar as pernas!
Isso mamãe, dá receita pra ele ficar bem envergonhado.
Antítese: emprego de palavras de se opõe quanto ao sentido: - Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda. Amanhã velho será, velho será, velho será...
Eufemismo: Uso de forma mais amena de dizer algo. - Eu já tive alunos bons, regulares, mals, péssimos e o Quico!
Prosopopéia ou personificação: Atribuir atitudes animadas ou humanas a seres inanimados ou irracionais. - Papai, não viu um sapato passar voando por aqui?
Ah sim, um da Sapatos Air Lines?
Hipérbole: Expressão exagerada para impressionar o interlocutor: - De todos aqui a Dona Clotilde foi a última chegou na vila.
- Mais foi a primeira que chegou ao mundo!
Inversão: É a inversão da ordem natural das palavras para enfatizar palavras ou expressões: - O Rato! shiiiii Honrado estou, de trabalhar aqui!(ordem natural: Estou honrado de trabalhar aqui)
Anáfora: Repetição de palavras nos versos: -que a Dona Florinda é uma velha, que a Dona Florinda é uma velha Coroca, Que a Dona Florinda..."
Paradoxo: É o uso de palavras de sentido contrário, mais na mesma idéia: - Mais rápido que uma Tartaruga!
Figuras de Linguagem:
Comparação:
Mamãe querida, meu coração por ti bate, como caroço de Abacate!
Metáfora: é uma comparação implícita (ou a esposa do semáforo)
É agora que eu acabo com estas suas bochechas de bulldog velho!
Metonímia: Uso de uma palavra A em lugar de outra B por sua familiaridade.
ex: O persongem por sua função: - Ao inves de dizer Quicadas aí vem me ajudar. (idiotices)
O concreto pelo abstrato: - Devore os livros! (estude)
Continente pelo conteúdo: - Que pratos você recomendaria. (comida)
Os fundos, pois cabem mais!
Pleonasmo: Repetição de uma idéia com repetição ou não da mesma palavra: - Chiquinha!, entra pra dentro.
Não dá pra entrar pra fora!
Onomatopéia: Transcrição dos sons por meio do som das palavras. -Os sapinhos fazem hum Ah hummm os sapinhos fazem hum Ah hummm
Ironia: Quando se diz uma coisa querendo-se dizer outra: - Então me dá a receita de engordar as pernas!
Isso mamãe, dá receita pra ele ficar bem envergonhado.
Antítese: emprego de palavras de se opõe quanto ao sentido: - Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda. Amanhã velho será, velho será, velho será...
Eufemismo: Uso de forma mais amena de dizer algo. - Eu já tive alunos bons, regulares, mals, péssimos e o Quico!
Prosopopéia ou personificação: Atribuir atitudes animadas ou humanas a seres inanimados ou irracionais. - Papai, não viu um sapato passar voando por aqui?
Ah sim, um da Sapatos Air Lines?
Hipérbole: Expressão exagerada para impressionar o interlocutor: - De todos aqui a Dona Clotilde foi a última chegou na vila.
- Mais foi a primeira que chegou ao mundo!
Inversão: É a inversão da ordem natural das palavras para enfatizar palavras ou expressões: - O Rato! shiiiii Honrado estou, de trabalhar aqui!(ordem natural: Estou honrado de trabalhar aqui)
Anáfora: Repetição de palavras nos versos: -que a Dona Florinda é uma velha, que a Dona Florinda é uma velha Coroca, Que a Dona Florinda..."
Paradoxo: É o uso de palavras de sentido contrário, mais na mesma idéia: - Mais rápido que uma Tartaruga!
Dez aviõezinhos para o auditório!
É de CÉÉM!
Teaser do curta no qual estou participando "O Estrangulador de Bonecas"
Em breve vídeo completo
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