
Tangamandápio está no mapa!
HISTÓRIA
Este município foi fundado desde antes da configuração do Império Tarasco, por descendentes dos tecos ou xanuchas. Posteriormente se converteu em um dos tantos povoados sujeitos ao domínio tarasco. Ao largo do período colonial encontramos as denominações "Tanmangandepeo", "Tamandapio" ou "Atengomandapeo".

Escudo em forma gótica espanhola.
Em 10 de dezembro de 1831, ao promulgar-se a Lei de Divisão Territorial do Estado, Tangamandapio é elevado à categoria de município pertencente ao partido de Zamora. Sua denominação municipal é Santiago Tangamandapio.
GEOGRAFIA
Está localizado no noroeste do Estado, a 1.670m acima do nível do mar. Tem 315,68km² de extensão.
O clima é temperado, com precipitações de 700mm/ano, com gradiente de temperatura entre 2,6 e 38º.
DEMOGRAFIA
A maioria da população é composta por mulheres. A população é de cerca de 10 mil pessoas, dentre eles, muitos indígenas. O idioma é o espanhol, além das línguas indígenas Purépecha e Náhuatl. A maioria da população é católica.

Praça da cidade.
ECONOMIA
A cidade é tipicamente interiorana. Os serviços oferecidos são os básicos. Há agricultura, sendo que os principais cultivos são de milho, feijão, trigo, pepino e sorgo, além de frutas, como pêra, pêssego, limão e abacate. A pecuária baseia-se na criação de bovinos, suínos, ovinos e aves. A indústria é movida pelo setor têxtil.
CULTURA E TURISMO
É um município com potencial turístico. Conta com monumentos históricos, como igrejas do século XIX, festas locais, música, artesanato, gastronomia local e uma zona arqueológica, além do Parque La Teporicua.

Igreja da cidade.

Prefeitura.

Entrada da cidade.

Entardecer em Tangamandapio.

Paisagens naturais.
Segundo Roberto Gómez Bolaños, Tangamandapio foi um nome simpático que ele encontrou no mapa de Michoacán e por isso, é a cidade de origem do Jaiminho.
==
Já viram essa foto do Jaiminho em Tangamandapio?
