
CHAVES - UM TRIBUTO MUSICAL
No dia 23 de agosto, estreou em São Paulo o espetáculo "Chaves - Um Tributo Musical". A peça é a primeira montagem no teatro licenciada pelo Grupo Chespirito, apresentando uma história inédita que rende homenagem a Roberto Gómez Bolaños. Durante vários meses, mais de 35 mil pessoas assistiram ao show, que encantou, divertiu e emocionou fãs de todas as idades. Realizado com a participação de grandes nomes do cenário artístico nacional, o projeto também contou com a presença da personagem Chiquinha, o que surpreendeu muita gente. A produção teve o apoio e consultoria do Fórum Chaves. Em janeiro, estará de volta aos palcos de SP e espera-se que viaje pelo Brasil.
NOVAS DESCOBERTAS
A exibição de "A Despedida do Chapolin" pelo SBT RS já era, por si só, algo inédito - pela primeira vez estava indo ao ar no canal aberto. Mas os fãs não contavam com uma surpresa: a exibição de um trecho mundialmente perdido no episódio, que faz um anúncio do seriado La Chicharra. E se não bastasse isso, durante o ano ainda foi encontrado um episódio perdido do Programa Chespirito, que se supõe ser o primeiro a ir ao ar, em 1980. Além disso, foi encontrado um vídeo do esquete "No psiquiatra", de Os supergênios da mesa quadrada, de 1971.
ATORES NO BRASIL
Mais uma vez, atores do Chaves estiveram pelo Brasil. Edgar Vivar, o Senhor Barriga, foi a Porto Alegre para o evento DreamFest. Também esteve em Alagoas, onde participou de gravações com o influenciador digital Carlinhos Maia. Já Carlos Villagrán, o Kiko, fez duas apresentações em São Paulo: no Santos Geek Festival e no Geek Interior, em Valinhos.
DESPEDIDAS
O universo CH ficou mais triste nesse 2019, com três despedidas: em fevereiro, faleceu Olivia Leyva, a Glória da versão de 1975 das novas vizinhas. Poucos dias depois, partiu Abraham Stavans, que interpretou o dono do parque em "O parque de diversões", de 1979. E em setembro, faleceu Gabriel Fernández, marido de Maria Antonieta de las Nieves e locutor do Programa Chespirito por muitos anos.
CH NO PRIME
Depois de anos fora do ar na Netflix, Chaves voltou ao streaming, agora em um novo local: o Prime Video, da Amazon. A série entrou no serviço com mais de 200 episódios, incluindo muitos semelhantes. Posteriormente, o Programa Chespirito chegaria ao Prime, com algumas dezenas de episódios. E, na virada do ano, Chapolin e Chaves Animado também foram disponibilizados.
E 2019 teve muito mais!
- O Bob's lançou duas coleções de bonecos, incluindo o Chapolin na segunda leva.
- Florinda Meza, a Dona Florinda, foi homenageada com uma estátua em Juchipila, sua cidade natal. O monumento lembra sua personagem na novela Milagro y Magía.
- Florinda também voltou aos cinemas depois de muitos anos, participando de "Dulce Familia".
- Hector Bonilla passou a integrar a Academia de Artes Cinematográficas, tornando-se votante no Oscar. Ele também foi homenageado como Patrimônio Cultural Vivo no México.
- O Tá no Ar fez uma paródia do Chaves, chamada "A vila militar do Chaves", que gerou bastante polêmica.
- Em agosto, o Fórum Chaves entregou um dossiê sobre os episódios perdidos de Chaves e Chapolin para Roberto Gómez Fernández, que esteve no Brasil para a estreia do musical.
- O Fórum descobriu que Roberto Vásquez, o famoso "falso Kiko", faleceu em 2017.
- O Escape60 lançou uma sala temática do Chapolin em São Paulo.
- Vários shoppings do país fizeram uma campanha de Natal com o Chaves.
- O Multishow encerrou o primeiro ciclo de exibições e logo depois deu início ao segundo. Com isso, completou-se Chaves e Chapolin (em relação aos episódios distribuídos pela Televisa) em português.
- Começou a ser publicada no Youtube a série documental sobre Ramón Valdés, o Seu Madruga.
- O América do México fez uma homenagem a El Chanfle, que em 2019 completou 40 anos.