Há 10 anos voltavam os primeiros perdidos de Chaves

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 310 vezes
Curtiram: 2825 vezes

Há 10 anos voltavam os primeiros perdidos de Chaves

Mensagem por Antonio Felipe » 03 Set 2013, 16:17

BLOG DO FÓRUM CHAVES

O ano era 2003. Mês: agosto. os fãs de Chaves e Chapolin estava irados: enquanto as duas séries estavam fora do ar na programação do SBT, o programa Falando Francamente, de Sônia Abrão, usava e abusava de episódios perdidos para ganhar audiência. Vários clássicos como A Pichorra e Os Espíritos Zombeteiros eram exibidos na forma de compactos dentro do programa. Os chavesmaníacos organizavam-se em sites de protesto para pedir a volta das séries - e dos episódios perdidos - à programação do canal.

Eis que começa o mês de setembro. No dia 1º, Chapolin e Chaves finalmente voltam à programação do canal, assumindo os horários das 14h15 e 14h45, respectivamente. A Folha de São Paulo, na coluna Outro Canal, noticiava que os episódios que o SBT exibiria seriam os antigos, mas agora renovados: com uma remasterização, para melhorar a qualidade da imagem. Mas o que nenhum fã esperava era que, no primeiro dia da volta de Chaves, o canal fosse exibir justamente um episódio perdido: Os Chifres Queimados do Professor Girafales.

Incredulidade total entre os fanáticos. Seria o fim de uma espera de tantos anos? Depois de onze anos fora do ar, finalmente o público veria de novo vários clássicos arquivados há tanto tempo nas prateleiras da emissora paulista. Até o dia 15 daquele mês, foram exibidos ao todo oito episódios perdidos:

01/09: Os Chifres Queimados do Professor Girafales
02/09: A Chirimoia
03/09: O Cachorrinho
05/09: O Fantasma da Vila
08/09: Tem uma mosca no meu café!
09/09: A Troca de Chapéus
12/09: Quem Descola o Dedo da Bola?
15/09: Seu Madruga Fotógrafo - Parte 1

Imagem
"Os Chifres Queimados do Professor Girafales", primeiro perdido a voltar ao ar, em 2003.

À exceção de "O Cachorrinho" e "Quem Descola o Dedo da Bola", fora do ar desde 1990, todos os outros estavam arquivados desde 1992. Depois daquele 15 de setembro, nenhum outro perdido foi ao ar. Ainda restavam dezenas de episódios escondidos, alguns deles fora do ar desde 1984. Apesar disso, era um passo importante. Era a prova de que os episódios perdidos não tinham sido consumidos pelo fogo, por enchente, nem eram lenda. Eles existiam.

A partir daquele setembro de 2003, passaram-se dez anos até que muitos outros episódios voltassem ao ar - ou até estreassem na programação. Caso do Chapolin, que teve nada menos do que 48 episódios inéditos ou perdidos transmitidos entre 2005 e 2008. Já os capítulos de Chaves demoraram mais tempo para sair à luz. Talvez por engano do SBT, apenas um episódio, "O Ratinho do Quico", foi exibido isoladamente, em 2007. Depois disso, eles apareceram na TLN e no Cartoon Network, em 2010. Fato que desencadeou uma reação por parte do SBT, que entre 2011 e 2012 liberou quase 70 episódios de Chaves. E em 2013, alguns inéditos e perdidos de Chapolin foram ao ar.

Dez anos desde aquele setembro de 2003. E ainda hoje, há alguns episódios que o SBT teima em não exibir, seja de Chaves ou de Chapolin. Perto dos 30 anos de CH no Brasil, a luta dos fãs continua.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

cianide
Membro
Membro
Time de Futebol: O que??!!
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 1 vez

Re: Há 10 anos voltavam os primeiros perdidos de Chaves

Mensagem por cianide » 03 Set 2013, 16:38

Essa de que no programa da Sônia Abrão passava CHaves eu realmente não sabia.
Quem sabe em 2023 exibam os episódios que restaram.
iago83 escreveu:eu acho que deveria transformar o fórum chaves em casa noturna
Imagem

Imagem

CHarritO
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 1118 vezes

Mensagem por CHarritO » 03 Set 2013, 17:08

Resta saber se o SBT ainda irá exibir novos episódios perdidos e inéditos de Chaves & Chapolin na programação. Coisa que vai demorar até anos p/ isso acontecer! -_-
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Chambón
Membro
Membro
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Mensagem por Chambón » 03 Set 2013, 17:34

Deve ter sido algo realmente bem assustador e surpreendente para quem viu na época.

Acho que em 3003 eles voltam com mais perdidos.
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Ramyen
Banido
Banido
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1136 vezes

Mensagem por Ramyen » 03 Set 2013, 17:47

Em 2003 eu nem sabia o que eram os perdidos,mas lembro do programa da Sonia abrão.
Já de 2011 para cá foram momentos muito emocionantes.
E eu acho que acabou por aqui.Quem sabe apenas
as esquetes faltantes do Chapolin sejam exibidas.
O Movimento Volta perdidos deu êxito e conseguimos ver até enjoar os perdidos,inéditos e semelhantes.
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Buthel
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por Buthel » 03 Set 2013, 18:00

Como o tempo voa. Em 2003 eu tinha pouquíssimo conhecimento sobre as séries, mas lembro que, quando assisti "O Fantasma da Vila", fiquei feliz pra cacete porque sabia que nunca tinha visto antes e se tratava de algo "especial".

O retorno dos episódios do Chapolin foram orgasmáticos, nessa época com internet em casa e lendo muito sobre as séries (principalmente no Vila do Chaves e outros mais). Saia correndo da escola para assistir, depois meus amigos e eu comentávamos sobre eles no dia seguinte. Lembro até quando rodaram o comercial da volta (tinha visto por volta das 6 da manhã), acordei meu irmão para contar de tão entusiasmado que fiquei. :P
Imagem

On sight, on sight

Sargento Refúgio
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 20105 vezes
Curtiram: 2723 vezes

Mensagem por Sargento Refúgio » 03 Set 2013, 18:14

Lembro principalmente de ''O Fantasma da Vila",era um dos meus episódios preferidos naquela época :lol:
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

Chaveco
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 12 vezes

Mensagem por Chaveco » 04 Set 2013, 22:29

Minhas palavras quando ouvi o Gastaldi narrando os chifres, foram: "PQP!" ^_^

Lembro-me como se fosse ontem, tenho a fita gravada até hoje.
No meio CH desde 2002.

mat_spiner
Membro
Membro
Curtiram: 0

Mensagem por mat_spiner » 05 Set 2013, 00:11

10 anos se passaram e 2 questões permanecem:
- Será que, se os fãs não tivessem feito esses pedidos de volta das séries na época, mais episódios teriam voltado já em 2003?
- O que significa a famosa "listra branca" na imagem dos episódios?
NOTÍCIAS
O SBT 21 é um desafio para a equipe do Falando Francamente, já que o arquivo do canal possui apenas 15 anos. “O quadro está ajudando a resgatar do limbo programas anteriores a esses 15 anos. Cenas da mexicana Chispitas, por exemplo, ninguém conseguia achar e Os ricos também choram não foi encontrada até agora”, fala Sônia Abrão, que está empolgadíssima com o novo quadro.
Segundo Sônia Abrão, o acervo está incompleto, porque muitas fitas dos seis primeiros anos do SBT foram perdidas em enchentes, na mudança da sede ou simplesmente esquecidas num galpão na Anhangüera.
Esses trechos de notícias da época mostram em que situação estava parte do acervo do SBT, confirmando o que foi dito pela própria Sônia ao Lippe no dia do Edgar no FF, mais ou menos assim: "Os episódios estavam em um local de difícil acesso, em estado de deterioração".
A Sônia, sem dúvidas, foi a grande responsável pelo resgate de muitas coisas que estavam literalmente perdidas dos arquivos do SBT. Incluindo, claro, episódios CH. Devemos a ela nossos agradecimentos, já que, provavelmente, sem a ajuda dela, não teríamos essas raridades nos dias atuais.

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Curtiu: 310 vezes
Curtiram: 2825 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 05 Set 2013, 00:17

Olha, pra terem restado só uns cinco episódios de Chaves ainda perdidos, essa história de "acervo incompleto" parece um belo mito.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

mat_spiner
Membro
Membro
Curtiram: 0

Mensagem por mat_spiner » 05 Set 2013, 00:19

Antonio Felipe escreveu:Olha, pra terem restado só uns cinco episódios de Chaves ainda perdidos, essa história de "acervo incompleto" parece um belo mito.
No caso, a matéria do jornal se refere ao acervo como um todo, Antonio. ;)

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 1996 vezes
Curtiram: 4241 vezes

Mensagem por Barbano » 05 Set 2013, 09:13

mat_spiner escreveu:10 anos se passaram e 2 questões permanecem:
- Será que, se os fãs não tivessem feito esses pedidos de volta das séries na época, mais episódios teriam voltado já em 2003?
Talvez mais alguns, como o do bilhete de loteria e o das panquecas. Mas poucos. Acredito que não tinham a menor intenção de voltar com os semelhantes na época.
mat_spiner escreveu:- O que significa a famosa "listra branca" na imagem dos episódios?
Mistério... O episódio "Uma epidemia de gripe", quando foi lançado em VHS, em 1991, já tinha essa falha. Pode ser que tenham vindo assim da Televisa, ou que tenham sido danificados por algum equipamento do sbt. É estranho porque são episódios de temporadas distintas, lotes distintos, e apenas de Chaves (nunca apareceu em nenhum episódio de Chapolin).

Jiback
Membro
Membro
Curtiu: 10 vezes
Curtiram: 28 vezes

Mensagem por Jiback » 05 Set 2013, 09:17

Lembro que na época saiu uma notinha no mangá dos Cavaleiros do Zodíaco. Tamanho o furor, até mídias que não tinham nada a ver falaram sobre :lol:

Pavi
Membro
Membro
Curtiu: 1484 vezes
Curtiram: 847 vezes

Mensagem por Pavi » 05 Set 2013, 14:54

mat_spiner escreveu:10 anos se passaram e 2 questões permanecem:
- O que significa a famosa "listra branca" na imagem dos episódios?
NOTÍCIAS
O SBT 21 é um desafio para a equipe do Falando Francamente, já que o arquivo do canal possui apenas 15 anos. “O quadro está ajudando a resgatar do limbo programas anteriores a esses 15 anos. Cenas da mexicana Chispitas, por exemplo, ninguém conseguia achar e Os ricos também choram não foi encontrada até agora”, fala Sônia Abrão, que está empolgadíssima com o novo quadro.
Segundo Sônia Abrão, o acervo está incompleto, porque muitas fitas dos seis primeiros anos do SBT foram perdidas em enchentes, na mudança da sede ou simplesmente esquecidas num galpão na Anhangüera.
Esses trechos de notícias da época mostram em que situação estava parte do acervo do SBT, confirmando o que foi dito pela própria Sônia ao Lippe no dia do Edgar no FF, mais ou menos assim: "Os episódios estavam em um local de difícil acesso, em estado de deterioração".
A Sônia, sem dúvidas, foi a grande responsável pelo resgate de muitas coisas que estavam literalmente perdidas dos arquivos do SBT. Incluindo, claro, episódios CH. Devemos a ela nossos agradecimentos, já que, provavelmente, sem a ajuda dela, não teríamos essas raridades nos dias atuais.
Ouvi falar no site Chespirito Web que a SBT converteu as fitas CH U-Matic para Beta SP e Beta Digital e nem todos os episódios puderam ser convertidos, pois estavam em condição muito ruim, se isso foi feito recentemente (se for mesmo em 2003), então os 2 episódios que não voltaram no SBT que a Televisa distribui (as 2 partes da novas vizinhas de 1972 e seu madruga pintor de 1973) deve ter sido deixado de lado. mas é só uma hipótese.

Álvaro
Membro
Membro
Time de Futebol: Fluminense
Curtiu: 26 vezes
Curtiram: 9 vezes

Mensagem por Álvaro » 05 Set 2013, 15:12

2003 foi um dos anos mais marcantes para Chaves com a volta de episódios perdidos desde 1990/1992. E depois ainda teve 2011 com mais perdidos e o inesquecível 2012 com os semelhantes (mas também perdidos e inéditos). :lol:
Editado pela última vez por Álvaro em 05 Set 2013, 16:20, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem

Trancado