Brinquedos do Chaves chegam às grandes lojas dos Estados Unidos

As crianças hispânicas dos Estados Unidos já não terão que encomendar do México um brinquedo do Chaves, Quico, Nhonho, Seu Madruga ou Dona Florinda. A partir de agosto, poderão consegui-lo em supermercados e lojas tão grandes como Target, Walmart, Kmart, Toys R Us, Amazon e Walgreens.
Desde um Chaves falador até um jogo de dominó, passando por bonecos de pelúcia, figuras colecionáveis, títeres para dedo e um gorro para crianças do Chaves, entre outros, uma nova série de brinquedos inspirados nos queridos personagens da série criada por Roberto Gómez Bolaños há mais de 40 anos chegará às grandes lojas dos Estados Unidos graças a uma associação entre a fabricante de brinquedos JAKKS Pacific Inc, e as cadeias Televisa e Univision.
"Te diria (que é) incrível, porém não. Sim se pode crer", disse na segunda à Associated Press Paulina Gómez Fernández, filha de Gómez Bolaños. "Parece-me super emocionante e além disso muito justo para todos os latinos dos Estados Unidos, de que alguma forma possam ter perto de casa algo que lhes pertence, algo que lhes identifica com toda a América Latina, pois Chaves se tornou algo icônico e representativo não só no México, mas na América Latina".
"Que bom que possam entrar em uma loja de departamentos, grande ou o que seja, e ver Chaves que é deles e como para muitos latinoamericanos, é um garoto que vive longe de seus pais", acrescentou a filha do comediante na Cidade do México. "Para (meu pai) todo este fenômeno é surpreendente. Ele tem muito afeto por seus personagens, lhe dá gosto, porém não é a visão que teve, não é uma pessoa visionária nos negócios, simplesmente era um escritor, um criativo, um amante da comédia e aconteceu que este fenômeno com seus personagens segue sendo surpreendente para ele".
A nova linha de brinquedos, recomendada para crianças de três anos em diante, também poderá ser adquirida nos supermercados H-E-B, Curacao, Cardenas e Vallarta. Os preços vão desde US$ 4,99 por minibonecos de pelúcia de 7 polegadas que incluem os personagens de Chaves, Pópis, Quico, Nhonho, Seu Madruga e Dona Florinda, e figuras colecionáveis de 2,75 polegadas dos mesmos personagens (dois por embalagem); até US$ 19,99 por Chaves falador, um boneco de 18 polegadas que diz seis frases características do personagem, como "Isso, isso, isso", "Zas" ou "Foi sem querer querendo!"
Uma porcentagem das ventas irá para a Fundação Chespirito, seguindo Gómez Fernández, que é a diretora de comunicação institucional da fundação.
Para o presidente e principal chefe executivo de JAKKS, Stephen Berman, trata-se de um "diamante bruto", "um fenômeno ao que ninguém (nenhuma fábrica estadunidense) prestou atenção por alguma razão".
"Um em cada quatro crianças hoje (nos Estados Unidos) é de origem latina", disse o empresário em uma entrevista exclusiva para AP. "Começamos a estudar este mercado e nos encontramos com esta propriedade. Não podíamos crer que ninguém havia encontrado e trazido ao consumidor estadunidense. Um vai a qualquer lugar e todos os hispânicos sorriem quando lhes mencionamos o Chaves.
Sua ideia é ampliar a linha para incluir artigos de temporada, como a volta às aulas ou Halloween, artigos para festas, fantasias, cofrinhos... "Uma variedade de produtos" para "construir esta marca a longo prazo".
Focado nas aventuras de um menino órfão e outros habitantes de uma vizinhança fictícia, Chaves, a comédia de televisão mais vista na história do México, estreou em 1973 e emitiu seu último episódio em 1980. Reprises da série seguem sendo transmitidas ao longo dos anos em mais de 90 países, incluindo América Latina, Espanha e Estados Unidos, onde atualmente pode-se ver de segunda a sexta às 17h (hora do leste/pacífico) por UniMás e de segunda a sábado às 21h por Galavisión. Chaves Animado, uma versão animada da série original, transmite-se por Univisión às 16h.
Os bonecos foram criados à semelhança dos desenhos animados, onde não figura o popular personagem da Chiquinha. Os direitos são mantidos por Maria Antonieta de las Nieves, a atriz que encarnou originalmente a filha travessa do Seu Madruga.
A audiência diária de Chaves supera os 100 milhões de espectadores a nível mundial, destacou Berman.
"O melhor que temos visto em nossos estúdios é que esta é uma marca verdadeiramente perene", disse o empresário. "É algo que está aqui para ficar, um diamante bruto, um fenômeno que ninguém (nenhum fabricante estadunidense) prestou atenção por alguma razão. Porém que igual ao programa, este é a longo prazo, falamos de gerações".
Site: http://www.elchavotoys.com
Texto: Sigal Ratner-Arias, da Associated Press, traduzido por Antonio Felipe