SBT vai redublar os episódios de Chaves?
- YellowVM
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Internacional
- Curtiu: 35 vezes
- Curtiram: 40 vezes
Do jeito que estão falando aqui, parece que esse é um problema impossível de ser resolvido e que não tem nenhuma saída a não ser redublar. Parem de ser emocionados.
- Esses usuários curtiram o post de YellowVM (total: 3):
- E.R • Episódio Perdido Mundial • IgorBorgesCH
- oasis wonderwall da silva blur
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 400 vezes
- Curtiram: 1734 vezes
"mas o artista ganha divulgação"
divulgação pra conseguir mais trabalhos não remunerados não me parece uma boa troca
divulgação pra conseguir mais trabalhos não remunerados não me parece uma boa troca
- Esses usuários curtiram o post de oasis wonderwall da silva blur (total: 2):
- IgorBorgesCH • Fbdooito

- E.R
- Colaborador
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 6255 vezes
- Curtiram: 3788 vezes
O SBT pode passar os episódios com a dublagem MAGA mesmo sem chegar a um acerto com o dubladores.
Aí, pode ir resolvendo com cada dublador ao longo das semanas, e não se resolver com algum (alguns) dubladores ou com alguns herdeiros de dubladores que resolver pedir um valor maior do que os outros dubladores pediram, e aí essas pessoas vão entrar na Justiça contra o SBT, sem necessariamente tirar as séries do ar, simplesmente, o SBT pode receber uma notificação da Justiça e aí, o SBT pode pagar o valor pedido pelo dublador (ou herdeiro).
Pode ter um acordo de conciliação entre os advogados do SBT e alguns dubladores (herdeiros) para chegar a um meio termo também entre o valor que o SBT esteja disposto a pagar e o valor que o herdeiro acha que tem direito a receber.
Aí, pode ir resolvendo com cada dublador ao longo das semanas, e não se resolver com algum (alguns) dubladores ou com alguns herdeiros de dubladores que resolver pedir um valor maior do que os outros dubladores pediram, e aí essas pessoas vão entrar na Justiça contra o SBT, sem necessariamente tirar as séries do ar, simplesmente, o SBT pode receber uma notificação da Justiça e aí, o SBT pode pagar o valor pedido pelo dublador (ou herdeiro).
Pode ter um acordo de conciliação entre os advogados do SBT e alguns dubladores (herdeiros) para chegar a um meio termo também entre o valor que o SBT esteja disposto a pagar e o valor que o herdeiro acha que tem direito a receber.
- Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
- Lucas_Epic2

- Eng. Pudim
- Moderador
- Curtiu: 532 vezes
- Curtiram: 1845 vezes
A real é que o pessoal tá com raiva dos dubladores porque eles podem estar colocando um entrave na volta da série, mas as reivindicações são mais do que válidas. Isso tudo é reflexo da bagunça que era a distribuição lá atrás.Willianch escreveu: ↑12 Set 2024, 16:37Pois é, nunca li tanta besteira em um tópico só.Engenheiro Pudim escreveu: ↑12 Set 2024, 15:18Que galera inflexível a daqui, misericórdia... Esse tópico tá um show de horrores.
É claro que os dubladores devem ser pagos. Afinal de contas, se fazemos tanta questão de que a dublagem deles seja eterna nesse seriado, é sinal que o trabalho feito lá nos anos 80/90 foram de de uma excelência que jamais outra dublagem irá atingir.
Sem contar que não existe a menor possibilidade de outra dublagem ser aceita pelo público.
Os bordões, frases e até a sonoplastia já está no imaginário do grande público.
- Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 1):
- Barbano
- Me Sacaron del Programa CH
- Moderador
- Programa CH: La Chicharra
- Curtiu: 515 vezes
- Curtiram: 5100 vezes
enzo machado: pai, o que vamos comer hoje?
nelson machado: nada, só recebi divulgação, filho
nelson machado: nada, só recebi divulgação, filho
- Esses usuários curtiram o post de Me Sacaron del Programa CH (total: 4):
- Lucas_Epic2 • IgorBorgesCH • Fbdooito • Bruno CH
- FLASH
- Moderador
- Curtiu: 477 vezes
- Curtiram: 1053 vezes
Podem dizer o que quiserem.
Em momento algum eu disse que os dubladores não têm esse direito.
Eu disse que, na minha opinião, devia haver nova lei que acabasse com isso.
É o ônus da arte a exposição eterna.
Assim como, de fato, exibição gera sim divulgação e receita de forma indireta.
Ou vão querer me convencer que herdeiro também merece enriquecer às custas da obra que não participou?
Chaves é famoso com as vozes clássicas porque foi reprisado por muito tempo com elas, a ponto de várias pessoas confundirem os dubladores com os personagens.
Mas se fosse redublado anos atrás, os novos clássicos seriam outros.
Dublador não é maior que a obra.
O dinheiro que se conta não é uma possível venda, é o trabalho da hora.
Em momento algum eu disse que os dubladores não têm esse direito.
Eu disse que, na minha opinião, devia haver nova lei que acabasse com isso.
É o ônus da arte a exposição eterna.
Assim como, de fato, exibição gera sim divulgação e receita de forma indireta.
Ou vão querer me convencer que herdeiro também merece enriquecer às custas da obra que não participou?
Chaves é famoso com as vozes clássicas porque foi reprisado por muito tempo com elas, a ponto de várias pessoas confundirem os dubladores com os personagens.
Mas se fosse redublado anos atrás, os novos clássicos seriam outros.
Dublador não é maior que a obra.
O dinheiro que se conta não é uma possível venda, é o trabalho da hora.

- Eng. Pudim
- Moderador
Mas não há, então eles têm. E é justo.
Mas vão divulgar a Helena Samara ou o Osmiro pra quê, se eles não podem mais trabalhar? Ficou o legado, mas a remuneração retroativa continua sendo necessária se realmente houve trambique pra evitar pagar direitos conexos.
Mais um motivo pra eles cobrarem seus direitos, ora. Quer dizer que a obra se torna icônica, vira referência, o trabalho de dublagem é considerado um dos melhores da história e vão ficar aceitando maracutaia envolvendo distribuição?
Acho improvável alguém enriquecer com os direitos retroativos de dublagem de Chaves.

Não dá pra ficar nessa defesa cega ao SBT, até sugerindo leis, como se alguém estivesse errado em cobrar seus direitos. Com todo o respeito, é claro.
- IgorBorgesCH
- FLASH
- Moderador
Não, vamos por partes.
Eu disse lá atrás, e o @ClebersonP inclusive repetiu: a briga atual tem razão.
Além de estar previsto em lei, o contrato assinado em 84 só previa SBT.
É certo sim querer acertar as mídias que não foram citadas na época.
Isso é um ponto.
O outro ponto que eu estou dizendo é meramente um debate acerca desse direito. Em minha opinião, não devia existir, mas isso é a minha opinião.
O fato é que ele existe e o SBT está devendo por vender o que não podia de formas que não podia.
Dá pra separar as coisas tranquilamente.
Isso é um ponto.
O outro ponto que eu estou dizendo é meramente um debate acerca desse direito. Em minha opinião, não devia existir, mas isso é a minha opinião.
O fato é que ele existe e o SBT está devendo por vender o que não podia de formas que não podia.
- Esses usuários curtiram o post de FLASH (total: 1):
- Estoque Segregado

- E.R
- Colaborador
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 6255 vezes
- Curtiram: 3788 vezes
Bom falar que os dubladores CH e os herdeiros sabem da força da dublagem MAGA nessas duas séries. Qual outra série estrangeira tem a mesma força no Brasil durante mais de 40 anos do que Chaves ?
E sabem que o público vai rejeitar uma dublagem nova.
Teve um amigo que falou que tem gente que prefere a dublagem Gábia, isso aí é menos de 1 % dos fãs, a grande maioria rejeita as dublagens CH da Rio Sound e da Gábia.
A melhor dublagem depois da MAGA que foi a da SDVC também sofreu rejeição, tanto pela questão das BGMs, pelo abafamento do som, por algumas traduções (Pet, Major Gouvea, etc), imagina uma redublagem na Rio Sound, vai ser um fracasso garantido.
Então, os herdeiros (especialmente a herdeira) sabe disso e vai pedir cada centavo que acha que tem direito.
Outras obras antigas (seriados, filmes) simplesmente não passam mais na TV aberta e no caso de filmes, pode ver que a maioria dos filmes "antigos" foram redublados.
Outros produtos CH (como desenho animado, jogo de video game) tiveram outros dubladores e aproveitaram só alguns dubladores clássicos.
Só nas séries Chaves e Chapolin que realmente não tem como mexer (na minha opinião). E, obviamente, os dubladores e herdeiros, sabem disso e o SBT deve pagar o pato.
E sabem que o público vai rejeitar uma dublagem nova.
Teve um amigo que falou que tem gente que prefere a dublagem Gábia, isso aí é menos de 1 % dos fãs, a grande maioria rejeita as dublagens CH da Rio Sound e da Gábia.
A melhor dublagem depois da MAGA que foi a da SDVC também sofreu rejeição, tanto pela questão das BGMs, pelo abafamento do som, por algumas traduções (Pet, Major Gouvea, etc), imagina uma redublagem na Rio Sound, vai ser um fracasso garantido.
Então, os herdeiros (especialmente a herdeira) sabe disso e vai pedir cada centavo que acha que tem direito.
Outras obras antigas (seriados, filmes) simplesmente não passam mais na TV aberta e no caso de filmes, pode ver que a maioria dos filmes "antigos" foram redublados.
Outros produtos CH (como desenho animado, jogo de video game) tiveram outros dubladores e aproveitaram só alguns dubladores clássicos.
Só nas séries Chaves e Chapolin que realmente não tem como mexer (na minha opinião). E, obviamente, os dubladores e herdeiros, sabem disso e o SBT deve pagar o pato.

- Eng. Pudim
- Moderador
Entendo. Mas não acho que o direito deveria deixar de existir, não, é justo. Numa época em que a gente tá aí, lutando pela dublagem viva, mais do que nunca é preciso valorizar a classe.FLASH escreveu: ↑12 Set 2024, 18:34Não, vamos por partes.
Isso é um ponto.
- FLASH
- ClebersonP
- Membro
- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 196 vezes
- Curtiram: 1907 vezes
É exatamente isso.FLASH escreveu: ↑12 Set 2024, 18:34Não, vamos por partes.
Isso é um ponto.
Os dubladores têm direito a receber o que manda a lei e o que o SBT combinou com eles? Com certeza, leis são pra isso, e se tem direito eles tem mais é que cobrar.
Você concorda com isso? Conforme dito sim e não, acho válido que se recebam quando as séries vão para outras plataformas porém de maneira única, e não toda vez de tempos em tempos.
Porém uma coisa que falaram aqui é verdade, a emissora realmente pagou o que foi combinado anos atrás, porém a emissora não teve lucro com a série só naquele ano, olha o tanto que a Televisa lucra a cada venda.
É uma situação bem complexa e difícil de opinar, é o que falaram aqui o lado fã fala mais alto e ficamos muitas vezes contra eles, mais é fato que qualquer um aqui que tivesse direito cobraria.

- Luciano Junior
- Membro
- Curtiu: 1030 vezes
- Curtiram: 1190 vezes
A gente tem um viés tão grande por causa do apego com a dublagem Maga que não vemos o lado do dublador. Concordando ou não, direito é direito.
"The time has come to make a decision. Are we in this thing alone, or are we in it, together?"
- FLASH
- Moderador
E eu valorizo.Engenheiro Pudim escreveu: ↑12 Set 2024, 18:54Entendo. Mas não acho que o direito deveria deixar de existir, não, é justo. Numa época em que a gente tá aí, lutando pela dublagem viva, mais do que nunca é preciso valorizar a classe.
Sou contra dublagem por I.A. e favorável à manutenção da dublagem.
Minha questão sobre residuais vai além de CH, mas, aqui, só agora encontrei oportunidade para comentar sobre.
De todo modo, é um debate válido e o importante é que ele seja feito.
- Esses usuários curtiram o post de FLASH (total: 1):
- Eng. Pudim

-
- Membro
- Time de Futebol: Vasco Da Gama
- Curtiu: 3 vezes
- Curtiram: 13 vezes
o Nelson Machado acabou de falar na live dele no Youtube que acha que difícil que redublem Chaves
- ClebersonP
- Membro
- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 196 vezes
- Curtiram: 1907 vezes
Ou seja se o Homem Cigarro falou já podem aquietar o cu que é pq as coisas sobre a dublagem Maga não deve tá tão complicadas assim.