CHespecial #23 - atualizado 13/09 pág.11

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Jader
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 0
Curtiram: 10 vezes

Re: CHespecial - capítulo 3 - "Chespirito apresenta... CHESPIRIT

Mensagem por Jader » 08 Jul 2009, 16:25

Chápulo escreveu:Excelente coluna, Gustavo. Quero aclarar duas coisinhas:
Gustavo Berriel escreveu: María Antonieta, chamada pelos companheiros de "Marioneta",
Não, ela era chamada de "mococha pechocha". Até o Topo Gigio chamou ela assim.
Gustavo Berriel escreveu: professor Rubén Aguirre Girafales
Rubén Aguirre y Jirafales.
Ele só fez isso intencionalmente para detectar a presença do inimigo, pois todos seus movimentos são friamente calculados :lol:
Ótimo texto novamente Gustavo, tá indo bem :B):
Imagem

Imagem

chapolin
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Real Madrid
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 0

Re: CHespecial 25 anos - capítulo 2 - "Chênesis ou a origem"

Mensagem por chapolin » 08 Jul 2009, 21:11

parabéns :aplausos: está muito bom, já li tudo :joia:

Gustavo Berriel
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 94 vezes
Curtiram: 54 vezes

Re: CHespecial - capítulo 3 - "Chespirito apresenta... CHESPIRIT

Mensagem por Gustavo Berriel » 09 Jul 2009, 06:01

Barril do Chavinho escreveu:
Chápulo escreveu:Excelente coluna, Gustavo. Quero aclarar duas coisinhas:
Gustavo Berriel escreveu: María Antonieta, chamada pelos companheiros de "Marioneta",
Não, ela era chamada de "mococha pechocha". Até o Topo Gigio chamou ela assim.
:mad: Ela também era chamada de Marioneta. Em um episódio o Ramon a apresenta assim: "... y María Antonieta de las Nieves, aka Marioneta..." Em outro eu já vi o Rubén a chamando assim tb, e ela fazendo cara de quem não gostou.

Continue me corrigindo, mas eu já adianto que só me enganei uma vez...

Mais uma vez obrigado pelos elogios ao texto e sempre que possível façam como o Barril do Chavinho, se não concordarem com qualquer coisa... Digam! Nem tudo pode ser o que parece e eu vou dar a minha interpretação, que pode não ser a mesma que vocês, assim como vcs tb podem acrescentar coisas interessantes ou que merecem ser ditas.
Gustavo Berriel
twitter / instagram @gusberriel

Chaves de Novo
Twitter: @chdenovo
Instagram: @chavesdenovo

Assine o Movimento #VoltaCH - http://bit.ly/VoltaCH

Gustavo Berriel
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 94 vezes
Curtiram: 54 vezes

CHespecial 25 anos, capítulo 4: "Quico e Seu Madruga"

Mensagem por Gustavo Berriel » 12 Jul 2009, 07:35

Episódio 4
"Quico e Seu Madruga"

A partir de agora, não chamo mais de capítulos e sim de episódios os títulos da série Chespecial.

E este episódio 4 é dedicado a dois dos atores de maior talento em Chaves & Chapolin, na minha opinião: Ramón Valdés (Seu Madruga), que para mim é o melhor ator das séries CH, e Carlos Villagrán, o Quico. Eles se destacaram demais e isso trouxe consequências...

Carlos Villagrán Eslava, também conhecido por "Pirolo", deixou o elenco de Chespirito em 1978, no auge do sucesso dos programas Chaves e Chapolin. E isso, é claro, foi prato cheio pra mídia sensacionalista, que começou a espalhar vários boatos sobre as circunstâncias em que se deu a saída de "Quico". O mais aburdo deles, por acaso o mais difundido de todos e no qual muitas pessoas acreditam até hoje, foi dizer que ele saiu porque brigou com Chespirito por causa da atriz Florinda Meza, a Dona Florinda. Os fofoqueiros de plantão adoram dizer que Carlos Villagrán e Florinda Meza já foram casados, o que não é verdade. O único casamento real é o de Chespirito com Florinda. Dizer que "o Chaves roubou a Dona Florinda do Quico" foi a notícia de que muitos jornalistas sem ética precisaram para ganhar dinheiro fácil. O próprio Villagrán jamais confirmou essa fantasiosa história de triângulo amoroso. Se ele já teve ou não qualquer coisa com Florinda, no passado, é algo extremamente pessoal, que não tem a ver com seu trabalho nas séries de Chespirito.

Houve, de fato, uma insatisfação muito grande, não só de Chespirito, mas de todo o elenco com Carlos Villagrán por ele ter saído para ganhar dinheiro sozinho como "Kiko". "Chaves" era como uma família e a saída de um membro representava, portanto, algo muito grave.

Meses após a saída de Villagrán, o elenco de Chespirito foi novamente desfalcado de maneira irreparável: Ramón Valdés, o Seu Madruga, tão querido pelos fãs e pelos próprios atores, também deixou a Televisa e foi atuar junto com Villagrán nos programas "Kiko", gravados na Venezuela.

Carlos Villagrán foi tentar a carreira solo com seu próprio programa, "Kiko". Para poder representar o personagem legalmente, Villagrán registrou o personagem com K, Kiko, para ficar diferente do Quico idealizado e criado por Roberto Gómez Bolaños. Isso certamente piorou o clima entre os dois atores, que deixaram de se falar.

Ramón, por sua vez, jamais brigou com nenhum integrante do elenco, muito menos com seu grande amigo Chespirito. Tanto que houve uma época, nos anos 80, em que Ramón retornou ao elenco de Chespirito para gravar participações especiais. Ramón Valdés sempre foi muito querido por seus companheiros de trabalho, que se lembram dele com muita saudade e carinho: Seu Madruga nos deixou em 1988.

É justo dizer que a ausência de Ramón Valdés e de Carlos Villagrán no elenco de Chespirito comprometeram a vida dos programas Chaves e Chapolin. Ao lado de Chespirito eles são, sinceramente, os melhores comediantes, os mais marcantes. Sem Quico e Seu Madruga, a vila do Chaves fica vazia e sem graça. A energia de antes desaparece na falta dos dois. Chespirito logo percebeu isso e tratou de fugir da vila, criando novas histórias locadas em outros cenários: o parque, a casa do Sr. Barriga e, claro, o restaurante da Dona Florinda, para onde o núcleo da história foi desviado por muitos episódios. Chespirito jamais pensou em substituir Quico ou Seu Madruga, mas criou novos personagens para dar uma força. Um deles foi Jaiminho, o carteiro, interpretado por Raúl Padilla. E pra Chiquinha não morar sozinha, sua "biscavó" entrou na história: Dona Neves, interpretada pela própria María Antonieta de las Nieves.

Mas a perda de força do programa foi visível e, ainda em 1979, terminaram as gravações dos programas Chaves e Chapolin. Isso não significou, no entanto, o fim dos personagens. Graças ao seu brilhante texto, que é o fator principal para o sucesso de um programa de TV, Chespirito continuou vestindo o Chaves e o Chapolin, mas dessa vez em quadros menores, dentro do novo "programa Chespirito", que foi ao ar em 1980. A criatividade infinita de Bolaños permitiu que ele se dedicasse a novas obras e personagens completamente novos. Nasceram os quadros de "Los Caquitos", com a volta dos bandidos Chômpiras e Botijão, interpretado pelo Edgar Vivar, o Sr. Barriga - e com a melhor atuação de Florinda Meza, a engraçadíssima Chimoltrúfia. E "Los Chifladitos", com a maior dupla humorística de todos os tempos: O Alto e o Baixo, ou melhor, Chaparron e Lucas Pirado, interpretado pelo Rubén Aguirre, o professor Girafales. O Doutor Chapatin, que foi o primeiro personagem CH interpretado por Chespirito, também ganhou um quadro só pra ele. E foram produzidos muitos outros quadros especiais e esquetes com um elenco de primeira, que ainda contou com Moises Suárez e Anabel Gutiérrez.

Isso é tudo, pessoal! E até o próximo episódio, que já vai entrar de vez no que mais nos interessa: a história de CH no Brasil!
Gustavo Berriel
twitter / instagram @gusberriel

Chaves de Novo
Twitter: @chdenovo
Instagram: @chavesdenovo

Assine o Movimento #VoltaCH - http://bit.ly/VoltaCH

Brnochavesmaníaco
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo FC

Re: CHespecial 25 anos, capítulo 4: "Quico e Seu Madruga" (pag2)

Mensagem por Brnochavesmaníaco » 12 Jul 2009, 09:32

Parabéns pelo texto, Gustavo. :joinha:

Barbano
Administrador
Administrador
Curtiu: 1997 vezes
Curtiram: 4246 vezes

Re: CHespecial 25 anos, capítulo 4: "Quico e Seu Madruga"

Mensagem por Barbano » 12 Jul 2009, 11:22

Gustavo Berriel escreveu:Carlos Villagrán foi tentar a carreira solo com seu próprio programa, "Kiko". Para poder representar o personagem legalmente, Villagrán registrou o personagem com K, Kiko, para ficar diferente do Quico idealizado e criado por Roberto Gómez Bolaños. Isso certamente piorou o clima entre os dois atores, que deixaram de se falar.
Sei lá isso, viu...

Um personagem não se dá pelo nome, mas sim por todas suas características. Se ele não pudesse utilizar o personagem, não bastaria de forma alguma mudar a grafia de Quico para Kiko.

Se fosse assim tão simples, o Bolaños poderia colocar a Chiquinha facilmente no desenho, chamando-a de Xilindrina, Chilindryna ou qualquer coisa do tipo. :P
Imagem

Chápulo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Barcelona S. C.
Curtiu: 133 vezes
Curtiram: 38 vezes

Mensagem por Chápulo » 12 Jul 2009, 15:03

Gustavo Berriel escreveu:É justo dizer que a ausência de Ramón Valdés e de Carlos Villagrán no elenco de Chespirito comprometeram a vida dos programas Chaves e Chapolin. Ao lado de Chespirito eles são, sinceramente, os melhores comediantes, os mais marcantes. Sem Quico e Seu Madruga, a vila do Chaves fica vazia e sem graça. A energia de antes desaparece na falta dos dois.
Só tenho uma coisa a dizer: se o programa houvesse decaido sem Ramón e Carlos, nao se manteria por 15 anos mais.

De fato, para mim os melhores episódios de Chaves e Chapolin estão nos 80s e 90s. Não sei como ousaram dizer que a vila ficou sem graça após Carlos e Ramón.
Usuario del Fórum Chaves desde el 31 de enero de 2009

Jader
Membro
Membro
Curtiram: 10 vezes

Mensagem por Jader » 12 Jul 2009, 15:23

Chápulo escreveu:
Gustavo Berriel escreveu:É justo dizer que a ausência de Ramón Valdés e de Carlos Villagrán no elenco de Chespirito comprometeram a vida dos programas Chaves e Chapolin. Ao lado de Chespirito eles são, sinceramente, os melhores comediantes, os mais marcantes. Sem Quico e Seu Madruga, a vila do Chaves fica vazia e sem graça. A energia de antes desaparece na falta dos dois.
Só tenho uma coisa a dizer: se o programa houvesse decaido sem Ramón e Carlos, nao se manteria por 15 anos mais.

De fato, para mim os melhores episódios de Chaves e Chapolin estão nos 80s e 90s. Não sei como ousaram dizer que a vila ficou sem graça após Carlos e Ramón.
Mas a grande maioria, grande maioria mesmo - pelo menos aqui no Brasil - prefere as temporadas de 1973 à 1979 do que as das décadas de 80 e 90...
Daí o Gustavo escreveu isso, afinal em 80 e 90 os atores estão mais velhos, gordos, episódios mais curtos, muitos remakes, a graça perdeu um pouco para mim também...
Imagem

Imagem

Brnochavesmaníaco
Membro
Membro

Mensagem por Brnochavesmaníaco » 12 Jul 2009, 15:32

Chápulo escreveu:

Cara, isso tbm depende da opinião de cada um. Olhe pelo meu lado: Meu personagem preferido é o Quico, e o meu ator de Chaves preferido é o Raúl Padilla. Carlos e Raúl nunca se cruzaram no elenco de Chaves. De fato, Ramón e Carlos eram mais que fundamentais para o elenco das séries de Chespirito. Pense: Sem o Madruga, quem ia dever 14 meses de aluguel? A Dona Neves? :unsure: O Jaiminho? :unsure:

Sem o Quico, quem seria o bochechudo, mimado e etc? Tá, a Pópis e o Nhonho muitas vezes fizeram este papel. Mas tenho certeza que a maioria prefere que o Quico assuma este papel, com Pópis e Nhonho frequentando a escola, e a vila em determinadas ocasiões.

Por isso que muitos não gostam de Chaves nos anos 80 e 90 e também não gostam do Nhonho, Pópis, Jaiminho e Dona Neves, porque durante vários episódios, eles assumiram as características que ficaram marcadas pelos personagens de Carlos e Ramón.

Sem o Quico e o Seu Madruga, a vila perdeu sim, grande parte da graça.

:joinha:

Chápulo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Barcelona S. C.
Curtiu: 133 vezes
Curtiram: 38 vezes

Mensagem por Chápulo » 12 Jul 2009, 16:07

Eu acho que vocês nunca viram os melhores episódios do Chaves dentro do programa Chespirito. Só assistiram o final dos 80 e inícios dos 90, quando os atores começaram à envelhecer.

Poderia citar, como exemplos de bons episódios dos 80:

. O patim 80
. Dr. Chapatin na vila 80
. O homem invisível 80
. Carta para o Chaves 80
. Brincando de piratas 80
. Apelidos dos adultos 80
. Áulas de Dom Quixote 80
. Bombinhas 80
. Seu Madruga pintor 81
. Aniversário do seu Madruga 81
. Um ladrão na vila 82
. Natal 81
. Espíritos zombeteiros 82
. Os toureiros 82
. O alacrão 82
. Festa de boa vizinhança 82
. Jaiminho carpinteiro 84
. Os cursis 84
. Dinheiro perdido 84
. São Valentim 84
. Um mundo sem fronteiras 84
. Jaiminho professor 85

Tem mais, mas esses são uns dos melhores episódios e esquetes de Chaves da primeira metade dos 80.

De Chapolin também tem muitíssimos quadros bons.
Brnochavesmaníaco escreveu:Sem o Quico e o Seu Madruga, a vila perdeu sim, grande parte da graça.
Onde? :mrgreen:
Usuario del Fórum Chaves desde el 31 de enero de 2009

Barbano
Administrador
Administrador
Curtiu: 1997 vezes
Curtiram: 4246 vezes

Mensagem por Barbano » 12 Jul 2009, 16:18

Chápulo escreveu:Só tenho uma coisa a dizer: se o programa houvesse decaido sem Ramón e Carlos, nao se manteria por 15 anos mais.
Eles mantiveram, mas não era mais a mesma coisa... Tanto que até hoje, 30 anos depois, os que fazem mais sucesso ainda são os episódios da década de 70, na maioria dos países.

Nesses episódios que você citou alguns são bons sim, mas a maioria as versões da década de 70 são bem melhores. FBV de 76 é muuuito melhor que a versão de 82, Seu Madruga Professor de 75 é bem melhor que a versão de 81 e muuuito melhor que a de 85, e por aí vai...
Imagem

Brnochavesmaníaco
Membro
Membro

Mensagem por Brnochavesmaníaco » 12 Jul 2009, 16:34

[2] no Fabão.

Pouquíssimos episódios de Chaves, no Programa Chespirito, são superiores aos dos anos 70. Um exemplo disso é o "Aniversário do Seu Madruga", a versão de 1981 é bastante inferior á versão dos anos 70. Na versão de 81, o que me agrada é a canção "Se você é jovem ainda", cantada pela Pópis e pela Chiquinha, com o Madruga e a Bruxa dançando. ;)
Editado pela última vez por Brnochavesmaníaco em 12 Jul 2009, 18:29, em um total de 4 vezes.

João
Membro
Membro
Curtiram: 3 vezes

Mensagem por João » 12 Jul 2009, 17:40

Eu particularmente penso que isso de criar um "conceito padrão" é bobagem, visto que cada um tem sua opinião. De fato no Programa Chespirito há muitos episódios bons, até melhores que alguns da década de 70 e vice versa, mas é aquela tal coisa, vai de opinião.
É que nem aquela discussão no tópico de exibições entre O Cô e o pessoal, pra mim aquilo tudo é desnecessário, porque gosto não se discute.

Silvester
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por Silvester » 13 Jul 2009, 14:53

Realmente os programas perdem um pouco a graça nos anos 80,não que tenha ficado ruim,ficou muito bom,exceto por 2 fatores,a demora pra parar de fazer esquetes do Chaves e do Chapolin,e na transformação do Jaiminho numa cópia do Seu Madruga,mas os clássicos dos anos 70 são bem melhores.

Tiago
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 66 vezes
Curtiram: 147 vezes

Mensagem por Tiago » 14 Jul 2009, 19:48

Para o Chaves,Carlos Villagran e Ramon Valdez,fizeram falta sim,mas mesmo assim nos anos 80 tem episódios muito bons sem eles. No Chapolin,é que eu achei que não perdeu muita graça,Ruben,Edgar e Raul substiuíram muito bem a falta de Valdez e Villagran. Mas é inegável,que em alguns episódios eles fazem falta.
Imagem
Tri Campeão da América!

Campeão do Bolão FCH Libertadores 2015
Campeão do Bolão FCH Campeonato Brasileiro 2014

Trancado