https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ ... meiras.htm
O Mundial de Clubes 2021, que será disputado entre 3 e 12 de fevereiro de 2022 nos Emirados Árabes, ainda não tem emissora para transmissão no Brasil. A Globo negocia com a Fifa para que o evento esteja em TV aberta e fechada (SporTV), mas segundo apurou a coluna o torneio "está no mercado". O Palmeiras, campeão da Libertadores, disputará pela segunda edição seguida.
A Globo tem contrato com a Fifa de um pacote de eventos até 2022, que tem como destaque a Copa do Mundo do Qatar, que será entre novembro e dezembro do ano que vem, e competições de menor exposição como as Copas de Futsal e Beach Soccer e campeonatos de base (sub-20 e sub-17).
Os direitos do Mundial de Clubes (TVs aberta e fechada e internet) são vendidos separadamente, ano a ano, e a edição 2021, que será em 2022 por causa da pandemia, ainda não foi negociada.
A Fifa, entretanto, dá preferência a parceiros, por isso o torneio dificilmente não será da Globo. A emissora e a federação internacional renegociaram uma pendência jurídica depois que a empresa deixou de pagar, em 2020, uma parcela do contrato que tem com a Fifa de US$ 90 milhões — alegou perdas financeiras por causa da covid-19.
Em meados de 2021 foi feito um acordo, a Globo renegociou o pagamento e se comprometeu a dar mais espaço em TV aberta a eventos de menor exposição, como as Copas de Futsal e Beach Soccer. Essas competições tiveram todos os jogos do Brasil transmitidos pela TV Globo nas edições 2021, entre agosto e outubro, algo que tradicionalmente só ocorria nas fases finais, deixando as etapas iniciais para o SporTV em TV fechada.
A Globo transmitiu o Mundial 2020, que por causa da pandemia também foi adiado para o ano seguinte e ocorreu em fevereiro de 2021. A TV aberta passou a derrota do Palmeiras para o Tigres (México), 1 a 0 na semifinal. O SporTV, em TV fechada, transmitiu todos os jogos, inclusive a disputa do terceiro lugar quando o clube brasileiro perdeu nos pênaltis para o Al Ahly (Egito).
O Palmeiras estreará no Mundial 2021 em 8 de fevereiro, às 13h30 (de Brasília), contra o vencedor de Monterrey (México) e Al Ahly (Egito). Se ganhar jogará a final em 12 de fevereiro — também disputarão o torneio o Chelsea (Inglaterra), o Al Hilal (Arábia Saudita), o Auckland City (Nova Zelândia) e o Al Jazira (Emirados Árabes).
A pandemia de covid-19 fez com que o Mundial fosse adiado de dezembro, sua data convencional. O Japão, sede original, desistiu da organização por não ter garantias de que colocaria público nos estádios, o que geraria prejuízo. A Fifa então cedeu a competição aos Emirados Árabes, que por causa da Fórmula 1 e da Copa Árabe não poderia organizar o evento ainda em 2021.