Trilha do Chapolin no SBT

"Ainda estamos procurando" - Silvio Santos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Me Sacaron del Programa CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 4980 vezes

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 16 Jan 2025, 13:36

Decidi tomar a iniciativa de fazer um reboot desse tópico, e para isso estarei instaurando uma política de tolerância zero para fake leads, com algumas condições inspiradas nas sugestões @Chamone:

Informações novas devem vir com um lastro sólido no passado - ou seja, se a trilha aparecer num streaming, é preferível que a data bata com a época em que ela foi usada, ou o album tenha sua existência facilmente provada em uma plataforma como o Discogs, ou o site oficial de uma distribuídora musical, ou qualquer outra base de dados que confirme a veracidade.

Isso significa que se você chegar dizendo "SERÁ QUE ACHAMOS A TRILHA?" e o link for um album claramente gerado por IA ou upado recentemente num serviço de distribuição aberto (como DistroKid e similares), você VAI ser zoado como otário (ou até banido), então aprenda a identificar bem esse tipo de coisa antes de trazer algo aqui. Sites criados em plataformas de site gratuído (como Webnode, por exemplo) ou citando empresas que não existem (como aquela "Music Tracks Unity") também não serão tolerados e quem os divulgar serão banidos sem julgamento. Então tenha certeza que algo é real antes de postar aqui.

Dito isso, vamos aos fatos:

O QUE A MÚSICA É

● Uma música eletrônica com uma seção de clarinete
● Semelhante ao estilo alemão "polka"
● Utilizada na abertura de 1993 do Chapolin no SBT (Vinheta produzida pelo departamento de chamadas - NÃO faz parte do seriado em si, ou seja, sem relação com o audio original e nem com a MAGA)
● Utilizada em chamada do Chaves entre 1988 e 1990 (Chamada de 1988 e de 1990)
● Utilizada no primeiro episódio do Veja o Gordo de 1988 (Comprovável no +SBT, episódio de 30 de Março de 1988)
● Inferido pelas informações acima, a trilha está em um album lançado no começo de 1988 ou antes.
● O SBT apenas tem um corte de 30 segundos dela com o nome "Chamada Chapolin" para uso interno pelo departamento de chamadas. Quem trabalhava com chamadas no SBT entre 1988 e 1993 NÃO trabalha mais lá. Então tenham o semancol de não encher o saco do Diego Alves com isso.

O QUE FOI ESPECULADO

● Que a música teria sido feita em um mini-moog.
● Que o lead seria um talkbox.
● Que a bateria teria sido feita em um Roland-CR 78.
● Que a bateria teria sido feita na drum machine Ace Tone Rhythm Ace FR-3.

O QUE A MÚSICA NÃO É

● Utilizada nas séries CH. A trilha só apareceu em produtos do SBT (chamadas, vinhetas, programas nacionais produzidos pelo SBT). A dublagem MAGA em nenhum momento registrado utilizou a música.

● Composta pras séries CH. Ela foi feita pra outra coisa e então, posteriormente, o SBT associou a CH. Então, se forem pedir informaçoes em grupos de lostwave gringos, pelo amor de deus, NÃO CITEM CHAPOLIN. Nenhum gringo precisa saber que a musica é do Chapolin. Chapolin tem vários temas (Stiff Uper Lip, Finale de Tom Sawyer, Flying Fists, Freedom March, The Red Sea, etc). Contar pra um gringo que a música tocou no Chapolin atrapalha mais do que ajuda, pois vai fazer o gringo procurar por Chapolin.

● Todas as polkas que existem. Digo isso pois no tópico anterior quase todo dia postavam uma polka aleatória. Polkas se parecem entre si, é por isso que você vê semelhança. Por favor aprenda a identificar se a melodia é realmente a mesma antes de postar uma polka aleatória aqui e, de preferência, não poste caso você não saiba separar o que é melodia, o que é timbre, o que é tom e o que é ritmo. Afinal, há pessoas que ouvem a Valsa do Adeus e a Canção da Despedida e não notam diferença.

A versão que o SBT possui, com o nome "Chamada Chapolin",
remasterizada pelo Higor Vieira:

lucasdb
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 1464 vezes

Mensagem por lucasdb » 16 Jan 2025, 21:41

O uso mais antigo da música que tem registro é de 1987. Numa vinheta do Ligeirinho.
Esses usuários curtiram o post de lucasdb (total: 4):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).Sargento Refúgiocyber RevolvinhoEpisódio Perdido Mundial
Não há de queijo, só de batata. :pancada:

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 10940 vezes
Curtiram: 1823 vezes

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 16 Jan 2025, 21:44

lucasdb escreveu:
16 Jan 2025, 21:41
O uso mais antigo da música que tem registro é de 1987. Numa vinheta do Ligeirinho.
Tem algum registro disponível dessa vinheta com a música?
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024. :terceiro:

oasis wonderwall da silva blur
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 381 vezes
Curtiram: 1653 vezes

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 16 Jan 2025, 21:52

foi só eu sumir do forum por semanas que o topico voltou
gostei
Desde 2012 aqui.
E eu sou de 2000. Ou seja, já passei mais da metade da minha vida nessa porra.

Imagem

I.A Degenerativa
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 1182 vezes
Curtiram: 1034 vezes

Mensagem por I.A Degenerativa » 16 Jan 2025, 21:55

Cyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu:
16 Jan 2025, 21:44
lucasdb escreveu:
Esses usuários curtiram o post de I.A Degenerativa (total: 3):
Sargento RefúgioCyrano (Fabricio De Carvalho).Episódio Perdido Mundial
"Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!"

Bgs
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 117 vezes
Curtiram: 458 vezes

Mensagem por Bgs » 16 Jan 2025, 22:05

Mostra a bunda ou meto o pau. Meu Deus. Impossível ouvir de outra forma.
Esses usuários curtiram o post de Bgs (total: 1):
Sargento Refúgio
#BgsDNV?
- criação do sub-fórum Espaço Kids: livre postagem de manifestações de apoio ao candidato Jair Bolsonaro
- criação do Fórum Privilegiado: fim das relações diplomáticas com o outro fórum a não ser que haja fusão
- revitalização do mini-chat: o mini-chat vai voltar pra home e todos os candidatos a moderação serão submetidos a uma sabatina ao vivo na plataforma
- fim do puxa saquismo: banimento do usuário Ramyen
- fim da dublagem Maga no Multishow: todos os episódios das séries Chaves e Chapolin serão imediatamente redublados (clipes inclusos)
- fim do privilégio na administração: votos de moderadores terão o mesmo peso que o de administradores em votações internas
- fim dos debates chatos: os debates para a moderação serão organizados por Fabio em uma gincana de #afazendaconectada
- fim da mamata (spoiler: ela vai acabar): moderadores que tiverem posturas autoritárias serão punidos da mesma forma com que se punem usuários comuns
- criação do mandato colaborativo: a moderação não pode ser de 1 usuário, dessa forma, propostas e ideias poderão ser apresentadas num tópico específico. As postagens que tiverem mais respostas ou curtidas serão levadas imediatamente a votação na Politura.
- legalização do flood: chega de critérios autoritários para definir o que é o que não é útil.

#BgsDNV, quem conhece confia! :campeao:
coligação pela renovação do FCH

Me Sacaron del Programa CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 4980 vezes

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 17 Jan 2025, 07:49

I.A Degenerativa escreveu:
16 Jan 2025, 21:55
lucasdb escreveu:
Canal do LigoIho. Parte do grupinho de fake leads citadas no primeiro post. A chamada pode até ser real, mas não consigo botar fé estando nesse canal aí.

Peter Griffin
Membro
Membro
Curtiu: 58 vezes
Curtiram: 485 vezes

Mensagem por Peter Griffin » 17 Jan 2025, 08:05

Me Sacaron del Programa CH escreveu:
17 Jan 2025, 07:49
lucasdb escreveu:
Canal do LigoIho. Parte do grupinho de fake leads citadas no primeiro post. A chamada pode até ser real, mas não consigo botar fé estando nesse canal aí.
Essa chamada tava em mais canais antes, só que acabou só sobrando esse por algum motivo.
Minhas “conquistas”
► Exibir Spoiler

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 173 vezes
Curtiram: 699 vezes

Mensagem por Chamone » 17 Jan 2025, 13:40

Me Sacaron del Programa CH escreveu:
17 Jan 2025, 07:49
lucasdb escreveu:
Pois é. E quando corta para o title card do desenho seguinte surge uma legenda do nada escrita "ACERVO sei lá o que". Qual a lógica nisso?

Edit: Está aqui a menção no antigo tópico. As circunstâncias são estranhas, mas eu pedi evidências adicionais e elas foram atendidas.
Editado pela última vez por Chamone em 17 Jan 2025, 14:18, em um total de 2 vezes.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 2):
Sargento RefúgioIgorBorgesCH
(...)

Peter Griffin
Membro
Membro
Curtiu: 58 vezes
Curtiram: 485 vezes

Mensagem por Peter Griffin » 17 Jan 2025, 14:10

Pois é. Por algum motivo todos os vídeos desse slide foram apagados
Minhas “conquistas”
► Exibir Spoiler

Lu¢iano
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1023 vezes
Curtiram: 1166 vezes

Mensagem por Lu¢iano » 17 Jan 2025, 16:26

Por mais que alguns fatos apontem que essa gravação possa ser verdadeira, ainda acho estranho que convenientemente apareceu somente esse exato trecho onde toca a trilha do Chapolin. Ninguém na época questionou a origem ou se a pessoa possuía a gravação bruta sem cortes? O intervalo comercial talvez ajudaria a determinar a data com mais precisão.
Chamone escreveu:
17 Jan 2025, 13:40
E quando corta para o title card do desenho seguinte surge uma legenda do nada escrita "ACERVO sei lá o que". Qual a lógica nisso?
Até o volume do ruído da fita diminui no momento do corte.
Esses usuários curtiram o post de Lu¢iano (total: 4):
oasis wonderwall da silva blurSargento RefúgioIgorBorgesCHPyettro

Otelo
Membro
Membro
Curtiu: 556 vezes
Curtiram: 738 vezes

Mensagem por Otelo » 19 Jan 2025, 11:13

Sempre disse no discord que esse vídeo era fake.

Só não tenho como provar que é :]

Sr Garabito
Membro
Membro
Time de Futebol: Londrina
Curtiu: 166 vezes
Curtiram: 466 vezes

Mensagem por Sr Garabito » 19 Jan 2025, 12:16

Gente isso aí é fake, deixem de ser bobos

Sargento Refúgio
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 21657 vezes
Curtiram: 2844 vezes

Mensagem por Sargento Refúgio » 19 Jan 2025, 12:34

Talvez essa imagem do title card pode ser até verdadeira, mas essa narração com esse Ecco eco exagerado e áudio super abafado (até mesmo pra uma gravação dos anos 80) e o próximo desenho com o áudio destoando me deixa com um churrumino atrás da orelha. Pode se tratar de uma vinheta regional já que um dos vídeos que o DarknezzBR postou no outro tópico da trilha, aquele do Popeye tem escrito "TVS Porto Alegre" no title card ou algo assim. Tinha uma do Tom e Jerry nesse estilo também mas que praticamente desapareceu do YT.

O vídeo do Popeye:

Uma vinheta de intervalo do Pica-Pau na TVS do início dos anos 80 para comparar:
Editado pela última vez por Sargento Refúgio em 19 Jan 2025, 13:30, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Sargento Refúgio (total: 2):
PyettroEpisódio Perdido Mundial
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

Pyettro
Membro
Membro
Time de Futebol: Goytacaz
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 16 vezes

Mensagem por Pyettro » 19 Jan 2025, 13:16

Sargento Refúgio escreveu:
19 Jan 2025, 12:34
Talvez essa imagem do title card pode ser até verdadeira, mas essa narração com esse Ecco eco exagerado e áudio super abafado (até mesmo pra uma gravação dos anos 80) e o próximo desenho com o áudio destoando me deixa com um churrumino atrás da orelha.
Concordo. Não só com a questão do áudio, mas também há outros detalhes nesse vídeo que me fazem acreditar que ele é fake:
- A vinheta (leve escurecimento nos cantos) do title card desaparece quando a imagem do desenho em si entra.
- A locução no title card diz 'estamos apresentando'. Isso, ao menos hj, indica que o programa está saindo pro intervalo, não voltando. Ou, na época, usavam isso sem essa discriminação?

Esse é meu primeiro post aqui, aliás. Msm acompanhando o fórum há um bom tempo :vitoria:
Imagem
Na vitória, na derrota, na alegria e no amargor,
Sou Goytacaz sim senhor,
Sou Goytacaz por amor!
— Mendonça

Responder