[09.01.23] "O bandido do hospital" (1974), episódio perdido, foi encontrado!

Assista ao episódio!

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 7698 vezes
Curtiram: 4289 vezes

CHAPOLIN PERDIDO MUNDIAL ENCONTRADO: "O bandido do hospital" (1974)

Mensagem por Jacinto » 10 Jan 2023, 15:30

Tirado Alanís escreveu:
10 Jan 2023, 14:01
O interessante desse episódio é que não se sabia que era transmitido até os anos 80. Eu mesmo nunca parei pra pensar que um dos que fossem ser encontrados em gravações um dia fosse ser ele. Era algo tão nunca comentado.

Antes de acharem a parte 1 do Hector Bonilla já existia burburinho e se sabia que podia aparecer a qualquer momento. O mesmo quando a parte 2 do FBV vier à tona, ou o do Papagaio.

É uma surpresa, mas uma surpresa entre aspas programada. Já esse pegou todo mundo sem preparar o terreno.
E no caso os do Chapolin que seriam mais esperados para aparecer em gravação seria o do necrotério e o dos Homens Idênticos, ambos de 76 que tiveram cenas mostradas em matérias/chamadas/reportagens nos anos 2000.

Bebê de Carne sem Osso
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 130 vezes
Curtiram: 858 vezes

Mensagem por Bebê de Carne sem Osso » 10 Jan 2023, 15:38

Eu creio que a versão de 76 dos Homens idênticos, mostra a morte do carregador de malas.
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Marlombríssimo Kid
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 393 vezes
Curtiram: 264 vezes

Mensagem por Marlombríssimo Kid » 10 Jan 2023, 15:43

Príncipe da Condessa escreveu:
10 Jan 2023, 15:38
Eu creio que a versão de 76 dos Homens idênticos, mostra a morte do carregador de malas.
Será? Acho que não. O episódio ficaria mais pesado.
Imagem

Simão

Jacinto
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Jacinto » 10 Jan 2023, 15:43

James Revolti escreveu:
10 Jan 2023, 14:43
Chiripiojos escreveu:
10 Jan 2023, 13:13
Mr. Zero escreveu:
10 Jan 2023, 12:49
Jacinto escreveu:
10 Jan 2023, 01:06
Mr. Zero escreveu:
09 Jan 2023, 23:21
Jacinto escreveu:
09 Jan 2023, 23:11
O Ano dessa gravação é de 1985? Acho muito provável que a Televisa ainda tenha esse episódio no seu acervo em boa qualidade.
Não custa lembrar que foi bem em 1985 que aconteceu o famoso terremoto que atingiu a Televisa e, na ocasião, alegaram que perderam alguns materiais.
Ah, pra mim isso que perderam episódios aí é pura balela! Se muito me engano isso da Televisa perder fitas nesse desastre já foi desmentido, além disso o desastre ocorreu em Setembro e essa gravação aí é de Dezembro. Acho até provável que ele tenha saído do ar lá por volta de 1988/1989.
A gravação foi de uma emissora (Telemundo), que tinha adquirido esse lote antes de setembro de 1985. Foi possivelmente nas novas renovações com emissoras, após o terremoto, que as supostas cópias perdidas pararam de ser enviadas às emissoras.

As emissoras, na época, ainda tinham essas cópias nos seus acervos internos, mesmo após os terremoto, mas possivelmente foram descartadas depois nas novas renovações ou ao término do contrato.
Há um furo nessa teoria: como poderia ter sido em 85, sendo que grande parte dos perdidos que o SBT tem foram enviados em 89? Olha aí FBV, Novas Vizinhas, Pintores...
A numeração da fita do episódio da construção que estreou em 1984 no SBT indica que só teriam 4 ou 5 perdidos mundiais de Chapolin naquela época. Então a maioria já rodou bem antes, infelizmente.
Vc ainda teria a foto dessa fita? Eu não consegui achar por aqui.

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 1186 vezes

Mensagem por Polegar » 10 Jan 2023, 16:06

Se as linhas pretas são falhas na própria fita matriz, significa que dificilmente elas seriam usadas pra gravar alguma coisa por cima né?

Pode ser que alguns dos perdidos que sumiram por qualidade de imagem tenham sido separados do acervo desde a lata de fita original, por isso não constam lá. O difícil é saber se essas latas foram agrupadas em outro canto hoje desconhecido ou descartaram de vez mesmo, já que naquela época não havia senso de preservação.

James Revolti
Administrador
Administrador
Curtiu: 611 vezes
Curtiram: 1708 vezes

Mensagem por James Revolti » 10 Jan 2023, 16:12

Jacinto escreveu:
10 Jan 2023, 15:43
Vc ainda teria a foto dessa fita? Eu não consegui achar por aqui.
http://4.bp.blogspot.com/-j5TuMqfmjMU/W ... do%2B1.jpg

Vou botar nas curiosidades da Lista CH mais tarde.
Tirado Alanís escreveu:
10 Jan 2023, 16:06
Se as linhas pretas são falhas na própria fita matriz, significa que dificilmente elas seriam usadas pra gravar alguma coisa por cima né?

Pode ser que alguns dos perdidos que sumiram por qualidade de imagem tenham sido separados do acervo desde a lata de fita original, por isso não constam lá. O difícil é saber se essas latas foram agrupadas em outro canto hoje desconhecido ou descartaram de vez mesmo, já que naquela época não havia senso de preservação.
Inclusive acho que muitas falhas já existiam na época. Se a gente ver o episódio da Conferência, tem cenas de episódios com falhas e episódios sem falhas, o que dá a entender que na época da montagem do episódio, em 1974, elas já existiam!
Mas era aquela coisa, né, imagem de TV era uma nhaca na época, as pessoas não se incomodavam tanto com essas falhinhas ainda, já era tudo meio embaçado mesmo... sem falar que a maioria das TVs ainda era branco e preto.
Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 2):
JacintoChápulo

Jacinto
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Jacinto » 10 Jan 2023, 16:19

Valeu!

Mr. Zero
Membro
Membro
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 328 vezes

Mensagem por Mr. Zero » 10 Jan 2023, 18:06

Um dos perdidos que acho que já rodou antes de 1984 foi Os Piratas 3. Esse não tem registro de uma única reprise. Acho que envolve algo que o próprio Chespirito mandou recolher para não aposentar o personagem Alma Negra
Imagem

SBT é um fenômeno universal
Membro
Membro
Curtiu: 39 vezes
Curtiram: 36 vezes

Mensagem por SBT é um fenômeno universal » 10 Jan 2023, 18:14

Tava sem internet desde sábado, mesmo tendo visto a notícia ontem quando não estava em casa, não consegui entrar no fórum pra comentar. Enfim, eu só quero dizer que isso é um momento épico, simplesmente, essa mensagem ficaria melhor se tivesse postada ontem, mas enfim. Eu realmente não tinha esperanças de ter surpresas assim, mas isso me fez voltar a ter esperança, de que um dia apareçam outros episódios. A ficha não caiu ainda pra mim, só espero que a gente possa ver "Goteiras na casa do Seu Madruga" na íntegra algum dia.
Imagem

I'm Shipping Up to Boston

TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 673 vezes
Curtiram: 171 vezes

Mensagem por TheGamercrafterBR » 10 Jan 2023, 18:29

Temos que ficar de olho em gravações da Telemundo Porto Rico, já é o segundo EPM encontrado lá.
Esses usuários curtiram o post de TheGamercrafterBR (total: 1):
Chapado
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Mais Informações:
► Exibir Spoiler

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 1186 vezes

Mensagem por Polegar » 10 Jan 2023, 18:56

Que isso renascença o desejo da busca nos fãs. De questionar colecionadores, buscar contatos, procurar programações antigas de emissoras estrangeiras

Eu sei que nunca deixam de fazer, mas a bola baixa na maioria das vezes e agora o gás voltou. É bom demais aproveitar essa onda que todo mundo sente junto.

O Bandido do Hospital era um episódio impossível até ontem.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 1):
Pedro Gomes

Guilherme CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 106 vezes
Curtiram: 375 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 10 Jan 2023, 20:01

Sem palavras! Estou sabendo da notícia só agora! A emoção veio com tudo aqui! :feliz:

Vamos lá... É até difícil de colocar pra fora... Temos uma série que apreciamos demais. E, para muitos, incluindo a pessoa que vos fala, ela faz parte desde a infância. E um dos episódios desta série fará cinquenta anos em 2024! E só agora estamos tendo a oportunidade de ver.

Repito: é emocionante, porém, ao mesmo tempo, nos causa uma indignação imensa por causa do descaso da Televisa. Mas enfim... Cheguei do serviço agora e vou degustar "este churro açucaradinho e molhadinho". :lol:

Só um adendo: a Televisa registrou este episódio em 2001 no Library of Congress juntamente com o "Mais vale uma mulher jovem, rica e bonita do que uma velha, pobre e feia' (1974). Link: https://cocatalog.loc.gov/cgi-bin/Pwebr ... 2441&SID=3

Será que, dentre os 5 episódios perdidos em exibição naquela época, este último também não estava em circulação até o início dos anos 90?
Esses usuários curtiram o post de Guilherme CH (total: 3):
Cortal CristadoChapadoI.A Degenerativa

seiyahirasiro
Membro
Membro
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 10 vezes

Mensagem por seiyahirasiro » 10 Jan 2023, 20:24

James Revolti escreveu:
10 Jan 2023, 14:55
SirBrandes escreveu:
10 Jan 2023, 14:46
Será então que esses episódios nem mesmo voltaram pra primeira reprise de Chapolin desde que terminou como série independente?
Vai saber. Infelizmente tem probabilidade. :/
Espero que não, senão fica difícil aparecer no futuro.

Tem que lembrar também que muitos episódios foram comercializados para a América Latina enquanto as séries ainda eram exibidas, então pode ser que os perdidos foram também (ou a maioria deles).
Príncipe da Condessa escreveu:
10 Jan 2023, 08:14
Caralho, que raridade.
Assisti agora, e realmente o episódio é bem assustador, talvez seja um dos motivos de ter virado perdido mundial.
Sobre o cancelamento do episódio, acredito que foi por qualidade de imagem, mesmo.
É um pouco difícil enxergar na gravação antiga, mas tem vários riscos pretos em muitas cenas, na maior parte do episódio.
Com a tecnologia e softwares de hoje é possível corrigir essas falhas nos episódios.
Esses usuários curtiram o post de seiyahirasiro (total: 1):
Chápulo

Chaveco Colorado
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 42 vezes

Mensagem por Chaveco Colorado » 10 Jan 2023, 22:19

Muito feliz pelo achado, pessoal!
Parabéns a todos os envolvidos!
Esse episódio já consta em meu acervo! Kkkkk

Pedro Gomes
Membro
Membro
Curtiu: 552 vezes
Curtiram: 198 vezes

Mensagem por Pedro Gomes » 10 Jan 2023, 22:58

Parabéns a todos pelo achado,estou feliz não só por ser fã de ch e a muitos anos tenho conhecimento sobre os perdidos mundiais mas também por desde do ano passado passar a se interessar pelo assunto lost media :feliz:

Responder