Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
João A pão de ló!
Membro Memorável
Membro Memorável
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Goiás
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 5 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por João A pão de ló! » 06 Mar 2016, 19:46

O Gordo escreveu:Ou as 3 primeiras partes de cada versão da saga do Chimpandolfo.
Verdade! Isso é o que mais me intriga E olha que não comi muito trigo :p o por que do engavetamento, e só nessas 1ªs partes. Gente a URSS acabou faz 24 anos. O que há de errado na piadinha que impeça de ser exibido? :duh:
Que papo é esse??? :o

Champion
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin Animado
Time de Futebol: Não Tenho Time
Curtiu: 37 vezes
Curtiram: 25 vezes

Mensagem por Champion » 06 Mar 2016, 20:30

Beterraba escreveu:
Champion escreveu:
O Gordo escreveu:Se foi por violência, explique como "Marteladas" de 1972 é exibido normalmente...

Aliás, que violência teria no Héctor parte 1 ou FBV parte 2?
Não sou assistente da televisa, mas acredito, que são por estes muitos fatores meu amiguinho que não entendo o porque de pararem de exibirem esses episódios, eles tem um critério, eles tem sim... Não tem outra explicação...
é bem possível que seja má qualidade de imagem, esses eps aparentam uma imagem bem menos nítida, que outros da mesma epoca
Mas isso é das fitas do Sbt, imagina de quadruplex converteram para u-matic, de u-matic nos anos 90 para betacam sp, depois em 2003 para vob. É por isso a perda de qualidade deles, a Televisa os possui acredito eu em imagem superior.
Imagem

Champion
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin Animado
Time de Futebol: Não Tenho Time
Curtiu: 37 vezes
Curtiram: 25 vezes

Mensagem por Champion » 06 Mar 2016, 20:35

João A pão de ló! escreveu:Mas vamos classificar o que seria má qualidade de imagem pra Televisa.

Aqueles risquinhos pretos tipo o do "Falta água, sobra problemas"????

Pode ser que sim, vide errar É humano (1978)
Mas n vi má qualidade no Festival de 1976 e tal... Alguns realmente são frescura. Chaves não tem censura nenhuma, como disse o amigo acima, nem na China.
Do Chapolin não digo o mesmo , pois há roteiros que poderiam ter uma espécie de censura, as duas versões Clássicas de "O encontro do Século" estão no arquivo.
Bom, não acho que isso será liberado assim, de uma hora pra outra. Mas temos que tentar sim com a televisa. ;)
Mas essas cópias do sbt são antigas, não dá pra saber como está o estado da fita atualmente, e não existe a possibilidade de terremoto nem a de terem desgravado pois o sbt os possui e isso indica que também outras emissoras possuiram esses episódios vide o caso do comercial do disco do chaves. Acho que a Televisa diminuiu o numero de episódios a serem vendidos para amenizar os remakes, ou foi por censura como os episódios que aparecem hitler em aparição, outros podem ter sido por violência, ou apenas algum tipo de critério misto entre esses e acabam por deixar escapar alguns, mas acho que pode ser diminuir o número da leva de episódios por critérios do excesso de remakes, para não parecer saturado, vai ver que eles se deram de conta que o sbt (e possívelmente outras emissoras) estáva não gostando do excesso de remakes e decidiram boicotar alguns.
Imagem

O Gordo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 879 vezes
Curtiram: 4120 vezes

Mensagem por O Gordo » 06 Mar 2016, 20:46

Se tiraram do ar as duas versões de "O encontro do século" pela aparição do Hitler, mancaram feio em deixar uma de 1980 com direito à reprise em 1982
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio

12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1347 vezes

Mensagem por Polegar » 06 Mar 2016, 21:19

Nada explica o desaparecimento de Hector Bonilla Parte 1.

Não é por defeito de imagem.
Não é por ser remake.
Não é por censura.
Não é por perda da fita, tanto quefir exibido até a metade dos anos 90, e sumiu na renovação de pacote daquele período.

QUAL É O DIABOLESCO CRITÉRIO DE LIMAGEM DE EPISÓDIOS PARA EXIBIÇÃO, PORRA?

Ruan Fonseca
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: potiguar de mossoró
Curtiu: 347 vezes
Curtiram: 1667 vezes

Mensagem por Ruan Fonseca » 06 Mar 2016, 22:29

Eu acho que os funcionários tavam com preguiça de converter e remasterizar os bagulho lá, e retiraram os episódios do catálogo, só por tirar mesmo.
Tipo aquele áudio que apareceu em "O Mosquito", na cópia do SBT, que um funcionário dizia que cortou porquê não valia nada. Acho que deve ter acontecido algo de parecido lá na Televisa.

Defeito técnico é a minha jeba. Eles até hoje exibem episódios que tão só o caco e não cortam uma cena sequer, como é o caso do Sapateiro de 1973.
Em compensação, outros que tem um risquinho piscando por alguns segundos, eles cortam 3 minutos de cena...
Censura... Tá de brincadeira né. Marteladas, Fantasmas, Satanás, O Professor Apaixonado tão ai sendo distribuidos normalmente, mesmo tendo algumas cenas mais fortes, digamos assim.
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2142 vezes
Curtiram: 4654 vezes

Mensagem por Barbano » 07 Mar 2016, 09:22

Vicent's Chafundifórnios escreveu:Eu acho que os funcionários tavam com preguiça de converter e remasterizar os bagulho lá, e retiraram os episódios do catálogo, só por tirar mesmo.
Tipo aquele áudio que apareceu em "O Mosquito", na cópia do SBT, que um funcionário dizia que cortou porquê não valia nada. Acho que deve ter acontecido algo de parecido lá na Televisa.
Claro que não, né. Vão deixar várias sagas incompletas só por causa de uma "preguiça seletiva"?

Se o objetivo fosse simplesmente reduzir o catálogo, não fariam questão de deixar sagas incompletas.

Falhas de imagem sempre me pareceu a razão mais plausível. Errar é humano e Um festival de vizinhos tem lá suas falhas de imagem, poderia ser um motivo razoável (embora eu ache que as falhas de imagem dessa parte 2 do Festival comprometam menos que a imagem embaçada, quase com fantasmas, da parte 4). Mas pô, "Ser pintor é uma questão de talento" não tem falhas, a não ser em um trecho de poucos frames que pode ser facilmente cortado (ou pode ser feita alguma troca de cena, ou mesmo manter, já que a falha é quase imperceptível).

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 07 Mar 2016, 10:30

Sapateiro de 73 e Carambolas de 75 estão aí para te desmentir, Barbano.

Para mim, a segunda parte do FBV foi limada por uma censurinha básica:

Já sabemos que a parte do Nhonho e da Pópis cantando com o violão realmente existiu, e foi limada. Soma-se á isso a parte da música do sapinho, que, se não me engano, é de autoria do Villagrán, o que teria impossibilitado sua veicularão depois da saída dele das séries.

Mais uns cortezinhos típicos, de segundos, em algumas partes, inserção de cena em outras, e o episódio ficaria com um desmembramento de conteúdo, muito aquém do esperado para os padrões de distribuição.

mc Jay-X
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 249 vezes
Curtiram: 226 vezes

Mensagem por mc Jay-X » 07 Mar 2016, 10:46

Que cena é essa de Nhonho e Popis no violão? Como sabem disso? *curioso*

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 07 Mar 2016, 10:59

Já suspeitávamos, pois o bloco abre com eles agradecendo as palmas, com um violão na mão, e saindo do palco.
Depois, quando o Valette mostrou o episódio na íntegra, pudemos descobrir uma cena da Pópis cantando, na abertura. Foi a confirmação.

Bugiga
Membro
Membro
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 2781 vezes
Curtiram: 1290 vezes

Mensagem por Bugiga » 07 Mar 2016, 11:54

Churrumín escreveu:Soma-se á isso a parte da música do sapinho, que, se não me engano, é de autoria do Villagrán, o que teria impossibilitado sua veicularão depois da saída dele das séries.
Na versão de 1982 (Programa Chespirito) cantam a mesma música (tá em espanhol mas dá pra perceber que é a mesma), e mesmo assim o episódio é distribuído normalmente.
Ou seja, essa justificativa não cola. Imagem
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

dropset
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 0
Curtiram: 6 vezes

Mensagem por dropset » 07 Mar 2016, 14:08

a cena da popis com certeza existiu e foi cortada,é muita coincidência,
1-consta na abertura uma cena da popis que não aparece em nenhum momento
2-na versão de 82 popis canta a musica que chiquinha cantou na versão de 73 e usou o violão,em 76 tbm aparece o violão
3-e a duração em 82 é de quase 1 minuto,então caberia em 76 contrariando a quem achou q não existia pq o ep ia ficar muito longo.
e isso que um cara la no foro chavo falou,poderia ser uma edição anterior ao do sbt e tbm em relação aos outros perdidos mundiais

Alguno de ustedes recuerda en que año se perdió cada episodio perdido en los canales de sus países en la década de los 90 y 2000 aproximadamente. Algo que recuerdo más o menos es el episodio "Festival de buena vecindad parte 2", me parece haberlo visto por última vez en el año 2003-2004 en América TV. Además mi hermana recuerda mucho algunas escenas luego de verlo en portugues, asi como yo que recuerdo bien la escena de Ñoño y Popis, el perro arrepentido, el charro valiente, doña Florinda le dice a Quico que cierre con broche de oro las presentaciones, los padres peleandose por sus hijos, cuando cantan la canción del lobo feroz más que la del sapito. Yo recuerdo también haber visto en el 2000-2003 el episodio perdido de los toreros (no recuerdo si fue la de 1973 o la de 1976) en donde el chavo en cada momento regresaba con el mantel lleno de platos rotos e interrumpía a Don Ramón. Otros también que recuerdo son la de la nueva vecina 1978 (aproximadamente la vi en 2000 más o menos de esa fecha), Hector Bonilla pt1 (me dí cuenta en el 2005 que duraba poco y le faltaba algo que tenía en los 90 o sea la primera parte) y Sin Piñata no hay posada 1976 (me acuerdo por Ñoño, Quico, Chilindrina y Popis. creo que la última vez fue en el año 2002 o antes). Otros perdidos como el perico 1975, las goteras 1973 y el chavo está loco 1974 deben ser muy perdidos de los años 90 porque no recuerdo haberlos visto o quizás nunca los vi. Los episodios comúnes como la navidad en la casa del señor Barriga 1979 nunca lo he visto en América TV hasta ahora, solo el resto de su mini saga lo vi por primera vez en ese canal en el año 2011 aproximadamente ya después de verlos en youtube.
Con todo esto quiero decir que los episodios perdidos se han perdido en diferentes épocas, algunos en los 90, otros en los 2000, otros en la actualidad y algunos perdidos o no perdidos regresan en la actualidad a la tv.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2142 vezes
Curtiram: 4654 vezes

Mensagem por Barbano » 07 Mar 2016, 15:59

Churrumín escreveu:Sapateiro de 73 e Carambolas de 75 estão aí para te desmentir, Barbano.
Me desmentir por que? Cê nem sabe como esses episódios estão... :estrelas:

Jimmytwain91
Membro
Membro
Curtiu: 59 vezes
Curtiram: 203 vezes

Mensagem por Jimmytwain91 » 07 Mar 2016, 21:46

Por que será que não passam mais a 3ª parte dos Piratas de 1975?

Será por censura?

Gol D Roger
Membro
Membro
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 178 vezes

Mensagem por Gol D Roger » 07 Mar 2016, 22:30

Antes de tudo, pessoal... Eu acho que não devemos ficar se questionando o porquê da emissora tirar episódios do ar. Sem uma resposta oficial de alguém da Televisa, nós nunca vamos saber o que aconteceu realmente. O que devemos fazer é correr atrás de contatos da emissora para achar respostas e soluções para os problemas, o que não é nada fácil, mas não impossível.

As partes 1 das três versões de ''A bela adormecida era um senhor muito feio'' do Chapolin são censura sim, não há nem o que discutir. Só não sabemos o que eles não querem exatamente mostrar, pode ser que seja algo nada a ver.

Pessoal, pra mim os demais perdidos mundiais tem 3 hipóteses de não serem exibidos:

1) Estratégia de marketing futuro esquecida.

Chaves e Chapolin separados tem cerca de 40 perdidos mundiais cada um. O número é muito parecido. É possível sim que a Televisa selecionou episódios e os guardou de propósito para lançar futuramente em um lote de ''episódios inéditos''. Ideia essa que talvez por culpa dos vários anos passados, não foi concretizada e esquecida.

2) Defeitos técnicos com ''trapalhadas'' da emissora.

A Televisa pode ter sim tirado os episódios por má qualidade de imagem. Ai vocês vão me questionar: ''Então porque ela não fez o mesmo com outros que estão bem pior?'' É só vermos o SBT, pessoal. Eles tinham um padrão de retirar ''episódios semelhantes'' do ar, mas com isso conseguiu fazer várias cagadas como tirar ambas as versões de episódios do ar (''O vampiro'', ''Ovos podres e moscas'', ''Muito azar na sorte grande'', etc), deixar alguns semelhantes no ar e vários guardados (''O cão raivoso'', ''O Gorila sai da jaula''), deixar uma parte de episódio guardada por considerar semelhante a sua outra parte (saga do fotógrafo) e vários outros erros.

A Televisa não é muito diferente do SBT e é possível que tirou eles por má qualidade cometendo vários erros com isso, como deixar um episódio com qualidade bem pior no ar.

3) Imagem não adaptada para a imagem remasterizada.

Com essas remasterizações que a Televisa pratica como o lote novo, é bem possível que os perdidos mundiais de Chaves e Chapolin e também de Chespirito não se adaptaram a remasterização e foram arquivados. O que eu quis dizer com isso? Bom, vemos que alguns episódios no lote novo a exemplo ficaram com um zoom muito grande aplicado. É bem possível que os perdidos mundiais por exemplo não se adaptaram a isso e ficaram com vejamos um zoom maior do que o normal, uma imagem distorcida, enfim, são várias possibilidades.

E um motivo extra: mais de um motivo! O que eu quero dizer com isso? Quis dizer que a Televisa pode ter tirado alguns episódios por tal razão do ar e outros por outra. O SBT por exemplo tirou episódios do ar por serem semelhantes, mas haviam 9 episódios que não faziam parte dessa nomenclatura e foram tirados do ar por vai lá se saber... A emissora sempre alegou defeitos técnicos nesses. Pode ser que tenham vários motivos da Televisa ter tirado episódios do ar. Uns por censura, outros por defeitos técnicos, outros por motivo X e assim vai.
Sempre questione todas as regras que te impõem. Seja livre para fazer o que você quiser!

Responder