Trilha do Chapolin no SBT

"Ainda estamos procurando" - Silvio Santos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
lucasdb
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 1713 vezes

Mensagem por lucasdb » 15 Set 2025, 21:27

Me Sacaron del Programa CH escreveu:
15 Set 2025, 21:23
Qual era o ano da chamada do Ligeirinho mesmo?
Segundo a análise do Chamone, aparentemente é de 1983
Não há de queijo, só de batata. :pancada:

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5220 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 15 Set 2025, 21:31

Post inicial atualizado!

BazzoReverso
Membro
Membro
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 817 vezes

Mensagem por BazzoReverso » 15 Set 2025, 21:36

Linha do tempo até agora:

1983 - Vinheta do Ligeirinho
1988 - Primeiro episódio do Veja o Gordo
1988 até 1992 - Chamadas do Chaves
1993 até 2024 - Vinhetas e chamadas do Chapolin

Há uma lacuna nos anos 1984 a 1987. Devemos procurar por gravações de vinhetas de desenho e programas humorísticos durante esse intervalo de tempo. Quais eram os programas que passavam nesses anos?

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 205 vezes
Curtiram: 890 vezes

Mensagem por Chamone » 15 Set 2025, 21:56

Desenhos eu não sei, mas na programação do SBT, na minha pesquisa, eu colhi 850 trilhas em 1000 trechos de programação online entre 1981 e 1998. A trilha jamais apareceu fora dos contextos citados, nem existe nada que soe similar. Bem diferente das trilhas da Bruton, KPM e Parry que eram recorrentes desde a inauguração.

Parece que entre 1984 e 1987 o SBT não tinha nenhum humorístico(?).
(...)

Mago do Vídeo
Membro
Membro
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 27 vezes

Mensagem por Mago do Vídeo » 15 Set 2025, 22:09

Gente, precisamos verificar os programas do SBT desde sua criação até 1984, o SBT provavelmente utilizou outras trilhas dessa empresa da bgm do chapolin.
Primeiro precisamos catalogar elas e depois ir procurando álbuns lançados entre 1967 a 1983.
E das empresas encontradas, removemos as que já sabemos que não tem a bgm.

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 15 Set 2025, 23:11

Mago do Vídeo escreveu:
15 Set 2025, 22:09
Gente, precisamos verificar os programas do SBT desde sua criação até 1984, o SBT provavelmente utilizou outras trilhas dessa empresa da bgm do chapolin.
Primeiro precisamos catalogar elas e depois ir procurando álbuns lançados entre 1967 a 1983.
O problema é que nenhuma dessas trilhas sem identificação que o SBT usou nos anos 80 se parece com a BGM, não tem nem como saber quais são da mesma gravadora e quais não são. E ainda tem a teoria de que o SBT teria "ripado" a bgm da soundtrack de algum programa desconhecido, assim como outras bgms também

Mas voltando ao assunto, pelo que pesquisei, os principais programas que exibiam programas infantis nessa época de 1984 a 1987 eram o Sessão Desenho e o programa do Bozo, Tv Poww também exibia uma coisa ou outra, mas raramente. Se a BGM tocou foi provavelmente em uma vinheta de algum desses programas, já chegaram a mencionar relatos de ter tocado em vinhetas do Tom e Jerry e Looney Tunes, então não é totalmente um tiro no escuro.

Além dos desenhos, em 1987 teve uma explosão de programas de humor e auditório como Mara Maravilha, Oradukapeta e Praça é Nossa, além do próprio Veja o Gordo, onde a bgm tocou. Talvez a BGM também tenha tocado nesses outros programas, mas encontrar a BGM nesses programas é muito mais difícil do que em uma vinheta, pouca coisa sobreviveu desse programas, e acho que ninguém aqui tem paciência ou tempo pra procurar gravações dessas exibições inteiras atras dessa música sem qualquer evidência de que tenha tocado lá.

Mas uma coisa é certa, se quisermos encontrar trechos inéditos e mais completos desse tema, só se ela tiver tocado em um programa, porque nas vinhetas e chamadas serão os sempre os mesmos trechos iniciais já conhecidos

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 16 Set 2025, 01:23

BazzoReverso escreveu:
15 Set 2025, 23:11
e acho que ninguém aqui tem paciência ou tempo pra procurar gravações dessas exibições inteiras atras dessa música sem qualquer evidência de que tenha tocado lá.
<Aham>

Eu assisti tudo o que existe de infantil entre 1982 e 1995 (Bozo, Domingo no Parque, Oradukapeta, Mara, Mariane, Mallandro, Angélica), o +SBT facilitou isso. E assisti anotando e identificando as trilhas e tem coisas estranhas e incomuns, mas nenhum sinal da trilha ou algo similar.

A partir de 1988 a trilha vira um tema de chamada, e ganha uma proteção dentro do SBT. Ela jamais é tocada fora de contexto depois deste ano. O também desconhecido tema de chamada do Passa ou Repassa é um exemplo. Ele surgiu como tema genérico de chamada em 1989, mas na década de 90 inteira passou a ser tema exclusivo de chamada do PRP, sem jamais ter tocado dentro do programa.
(...)

Mago do Vídeo
Membro
Membro

Mensagem por Mago do Vídeo » 16 Set 2025, 05:27

BazzoReverso escreveu:
15 Set 2025, 23:11
Mago do Vídeo escreveu:
15 Set 2025, 22:09
O problema é que nenhuma dessas trilhas sem identificação que o SBT usou nos anos 80 se parece com a BGM, não tem nem como saber quais são da mesma gravadora e quais não são. E ainda tem a teoria de que o SBT teria "ripado" a bgm da soundtrack de algum programa desconhecido, assim como outras bgms também

Mas voltando ao assunto, pelo que pesquisei, os principais programas que exibiam programas infantis nessa época de 1984 a 1987 eram o Sessão Desenho e o programa do Bozo, Tv Poww também exibia uma coisa ou outra, mas raramente. Se a BGM tocou foi provavelmente em uma vinheta de algum desses programas, já chegaram a mencionar relatos de ter tocado em vinhetas do Tom e Jerry e Looney Tunes, então não é totalmente um tiro no escuro.

Além dos desenhos, em 1987 teve uma explosão de programas de humor e auditório como Mara Maravilha, Oradukapeta e Praça é Nossa, além do próprio Veja o Gordo, onde a bgm tocou. Talvez a BGM também tenha tocado nesses outros programas, mas encontrar a BGM nesses programas é muito mais difícil do que em uma vinheta, pouca coisa sobreviveu desse programas, e acho que ninguém aqui tem paciência ou tempo pra procurar gravações dessas exibições inteiras atras dessa música sem qualquer evidência de que tenha tocado lá.

Mas uma coisa é certa, se quisermos encontrar trechos inéditos e mais completos desse tema, só se ela tiver tocado em um programa, porque nas vinhetas e chamadas serão os sempre os mesmos trechos iniciais já conhecidos
No caso, minha ideia era analisar os programas da casa e ver quais álbuns eles utilizavam, é praticamente impossível eles terem usado só a trilha do chapolin e terem descartado todo o resto do álbum.

Paz
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 418 vezes
Curtiram: 1830 vezes

Mensagem por Paz » 16 Set 2025, 07:23

Nem toda trilha vem de um álbum
Esses usuários curtiram o post de Paz (total: 1):
BruchaLia
יעשה שלום

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 16 Set 2025, 07:36

Paz escreveu:
16 Set 2025, 07:23
Nem toda trilha vem de um álbum
Teria alguns exemplos de trilhas avulsas usadas pelo SBT?

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 16 Set 2025, 11:36

BazzoReverso escreveu:
16 Set 2025, 07:36

A fucking vinheta institucional da emissora:
SBT
Original

A trilha da vinheta da Sessão das Dez:
SBT
Original

Compacto da Parada das Crianças de 1987:
SBT
Original

A trilha de abertura do Cocktail (NSFW) deve ter sido roubada da fita original, pois nunca foi lançada no Brasil.

As trilhas do filme Plague (1979) na dublagem MAGA.

Lembrando que estas são *exceções* dentro do SBT.
Mago do Vídeo escreveu:
16 Set 2025, 05:27
No caso, minha ideia era analisar os programas da casa e ver quais álbuns eles utilizavam, é praticamente impossível eles terem usado só a trilha do chapolin e terem descartado todo o resto do álbum.
Venho realizando este trabalho há dois anos. ~850 trilhas coletadas, ~1000 trechos de programação entre 1981 e 1996, ~500 nomes de LPs, a massiva maioria obtidos no Brasil. A verdade é que alguns discos são usados demais e outros possuem apenas um registro. A famosa trilha do Hot,Hot,Hot (1994) veio de uma compilação que foi o único lugar o qual foi lançada no Brasil.

PERGUNTAS?? :vemaqui:
(...)

Mago do Vídeo
Membro
Membro

Mensagem por Mago do Vídeo » 16 Set 2025, 12:45

Chamone escreveu:
16 Set 2025, 11:36
BazzoReverso escreveu:
16 Set 2025, 07:36

A fucking vinheta institucional da emissora:
SBT
Original

A trilha da vinheta da Sessão das Dez:
SBT
Original

Compacto da Parada das Crianças de 1987:
SBT
Original

A trilha de abertura do Cocktail (NSFW) deve ter sido roubada da fita original, pois nunca foi lançada no Brasil.

As trilhas do filme Plague (1979) na dublagem MAGA.

Lembrando que estas são *exceções* dentro do SBT.
Mago do Vídeo escreveu:
16 Set 2025, 05:27
Venho realizando este trabalho há dois anos. ~850 trilhas coletadas, ~1000 trechos de programação entre 1981 e 1996, ~500 nomes de LPs, a massiva maioria obtidos no Brasil. A verdade é que alguns discos são usados demais e outros possuem apenas um registro. A famosa trilha do Hot,Hot,Hot (1994) veio de uma compilação que foi o único lugar o qual foi lançada no Brasil.

PERGUNTAS?? :vemaqui:

Dessas 850 trilhas, você consegue montar um catálogo de empresas das trilhas usadas até 1984? Eu tenho certeza que a do chapolin veio de algum álbum

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 16 Set 2025, 13:19

Mago do Vídeo escreveu:
16 Set 2025, 12:45
Dessas 850 trilhas, você consegue montar um catálogo de empresas das trilhas usadas até 1984? Eu tenho certeza que a do chapolin veio de algum álbum
Entre 81 e 84 basicamente há poucos exemplos de programação sobrevivente, e apenas registros de Bruton, KPM e Parry, os quais usam apenas trilhas dos anos 70.

No geral o número de trilhas registradas por selo em uma década de programação analisada é:

Bruton 42
KPM 22
Valentino 16
Parry Music 10
Killer Tracks 9
Firstcom 5
Aircraft Music Library 2
Dimension Music Library 2
Music House 2
Century 21 Programming 1
Harmonic (Brull) 1
Jay Entertainment 1
Music De Wolfe 1
Network 1
Omnimusic 1
Sonoton 1

O SBT tinha um acesso bem limitado à trilhas brancas.
(...)

Peter Griffin
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 82 vezes
Curtiram: 590 vezes

Mensagem por Peter Griffin » 16 Set 2025, 13:36

O SBT pré-84 era um lugar meio estranho
Imagem

“O que acontece no escuro sempre encontra a luz”

Minhas “conquistas”
► Exibir Spoiler

Mago do Vídeo
Membro
Membro

Mensagem por Mago do Vídeo » 16 Set 2025, 13:41

Chamone escreveu:
16 Set 2025, 13:19
Mago do Vídeo escreveu:
16 Set 2025, 12:45
Entre 81 e 84 basicamente há poucos exemplos de programação sobrevivente, e apenas registros de Bruton, KPM e Parry, os quais usam apenas trilhas dos anos 70.

No geral o número de trilhas registradas por selo em uma década de programação analisada é:

Bruton 42
KPM 22
Valentino 16
Parry Music 10
Killer Tracks 9
Firstcom 5
Aircraft Music Library 2
Dimension Music Library 2
Music House 2
Century 21 Programming 1
Harmonic (Brull) 1
Jay Entertainment 1
Music De Wolfe 1
Network 1
Omnimusic 1
Sonoton 1

O SBT tinha um acesso bem limitado à trilhas brancas.
Sonotom é br, né?

Responder