Mensagem
por FLASH » 15 Jul 2024, 12:06
Eu não acharia incoerente que as primeiras versões do Chapolin X Hitler ficaram perdidas por conter alguma(s) imagem(s) da 2ª Guerra Mundial protegidas por direitos autorais, assim como provavelmente deve ter acontecido com "Aventuras em Vênus".
Entretanto, Aventuras em Vênus sabemos que foi distribuído, mas não podemos confirmar o mesmo de Chapolin X Hitler.
Pode ser razões políticas? Não duvido.
Os Piratas parte 3, a parte 1 da saga do Chimpandolfo e, quem sabe, Chapolin X Hitler podem ter referências à União Soviética, razão pela qual supostamente teriam se tornado perdidas.
Mas tem uma coisa que não faz sentido nessa teoria: por qual razão Chespirito, então, teria feito não uma, não duas, mas TRÊS vezes a história do Chimpandolfo, sendo a última delas já nos anos 80?
Outra coisa: sobre isso de "desviar para Cuba", é uma piada no título do episódio, não significa que o episódio teria piadas com isso.
Aí virá outro argumento pra considerar impossível uma gravação caseira: "ah, mas pode ser que a Televisa não distribuía esses episódios mesmo".
Gente, não dá pra cravar isso, muito menos em 2024.
Salvo engano, apenas "Muitas marteladas! - Parte 2" tivemos comprovação de que foi distribuído para outro canal fora o SBT.
Praticamente todos os perdidos foram encontrados individualmente em exibições de diferentes emissoras, sem contar as que só exibiram trechos (O necrotério, de 1976).
E se a Televisa (que não tem padrão algum) fornecia lotes diferentes até para emissoras diferentes?
Já tivemos notícia de exibição das séries em outros canais ainda nos anos 70.
Conforme eu já disse uma vez, eu não duvido que o problema da Televisa em relação aos perdidos seja só preguiça de uma equipe desatenta.
Fazer cópias naquela época era caro.
Pode ser que, à medida que o tempo ia passando e eles iam distribuindo para cada vez mais países, deixavam de copiar uma ou outra versão alegando "deterioração de imagem" mas na verdade querendo não ter o trabalho de fazer mais cópias, já que CH tem várias versões de suas histórias.
Vimos isso acontecer com o Multishow, gente.
Televisa não querendo vender 3 episódios alegando problemas de imagem mas que apenas pouquíssimos instantes demonstravam isso, havendo episódio de Chapolin em condições piores mas livremente distribuídos.
Caso parecido me lembra o recente perdido encontrado "O robô". Em alguns takes, vemos uma distorção na parte superior da imagem que deixava um rastro de inclinação.
E se tantos perdidos tiverem sido distribuídos, gravados em exibições ao redor do mundo e deixados de distribuir por pura preguiça ou falta de senso crítico da Televisa?
Eu não acredito que haja gravações 100% perdidas, mas sim preguiça da Televisa em buscar cópias em seu acervo ou nas emissoras que adquiriram direitos de exibição ao longo dos anos, assim como fãs "tímidos" ou "pouco elucidados" que às vezes tenham uma cópia de uma versão perdida gravada mas acham que é só mais uma versão comum.