[13.07.24] Gravação de episódio perdido de La Chicharra

"Es pésimo el servicio que proporcionan ciertas clínicas"

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 153 vezes
Curtiram: 369 vezes

[13.07] ENCONTRADO EPISODIO PERDIDO MUNDIAL DE "LA CHICHARRA" (1979)

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 14 Jul 2024, 18:20

BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu:
14 Jul 2024, 07:42
É basicamente uma piada sobre piratas que contrabandeiam mercadoria cubana pros EUA e/ou mercadoria americana pra Cuba, já que o mercado cubano é fechado para comércio com países tidos como inimigos.
Acho que é mais ou menos por aí... Embora não tenha EUA no título, né? Talvez seja pirataria em relação ao México, terra natal do autor (e o Golfo do México se liga ao Mar do Caribe).

Uma coisa que percebi:

Los antiguos Piratas del Caribe solo de vez en cuando desviaban a Cuba

Ou seja, Chespirito insinua que hoje os piratas sempre desviam para Cuba... Mas antigamente, era só de vez de quando.

Dias
Membro
Membro
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 282 vezes

Mensagem por Dias » 14 Jul 2024, 21:57

Cadê os heróis que postam o vídeo com as legendas?
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 7863 vezes
Curtiram: 1917 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 14 Jul 2024, 22:07

Por enquanto só estão os vilões... Digo, não demora muito pra fazerem a legenda
Imagem

NADA! :garg:

Senhor Madruga
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 1020 vezes
Curtiram: 349 vezes

Mensagem por Senhor Madruga » 14 Jul 2024, 23:14

Príncipe da Condessa escreveu:
14 Jul 2024, 13:38
Qual o nome da bgm final que toca nos créditos?
Deve ser do canal, no início se escuta um pouco de Graphic Orange.
De louco e louco todo 45Chaves45 tem um pouco.
► Exibir Spoiler
últimas fotos de perfil:
► Exibir Spoiler

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 15 Jul 2024, 09:48

Pensei que era do mesmo album da Graphic Brow, mas não
Imagem

FLASH
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 477 vezes
Curtiram: 1052 vezes

Mensagem por FLASH » 15 Jul 2024, 12:06

Eu não acharia incoerente que as primeiras versões do Chapolin X Hitler ficaram perdidas por conter alguma(s) imagem(s) da 2ª Guerra Mundial protegidas por direitos autorais, assim como provavelmente deve ter acontecido com "Aventuras em Vênus".
Entretanto, Aventuras em Vênus sabemos que foi distribuído, mas não podemos confirmar o mesmo de Chapolin X Hitler.

Pode ser razões políticas? Não duvido.
Os Piratas parte 3, a parte 1 da saga do Chimpandolfo e, quem sabe, Chapolin X Hitler podem ter referências à União Soviética, razão pela qual supostamente teriam se tornado perdidas.

Mas tem uma coisa que não faz sentido nessa teoria: por qual razão Chespirito, então, teria feito não uma, não duas, mas TRÊS vezes a história do Chimpandolfo, sendo a última delas já nos anos 80?
Outra coisa: sobre isso de "desviar para Cuba", é uma piada no título do episódio, não significa que o episódio teria piadas com isso.

Aí virá outro argumento pra considerar impossível uma gravação caseira: "ah, mas pode ser que a Televisa não distribuía esses episódios mesmo".
Gente, não dá pra cravar isso, muito menos em 2024.
Salvo engano, apenas "Muitas marteladas! - Parte 2" tivemos comprovação de que foi distribuído para outro canal fora o SBT.
Praticamente todos os perdidos foram encontrados individualmente em exibições de diferentes emissoras, sem contar as que só exibiram trechos (O necrotério, de 1976).

E se a Televisa (que não tem padrão algum) fornecia lotes diferentes até para emissoras diferentes?
Já tivemos notícia de exibição das séries em outros canais ainda nos anos 70.

Conforme eu já disse uma vez, eu não duvido que o problema da Televisa em relação aos perdidos seja só preguiça de uma equipe desatenta.
Fazer cópias naquela época era caro.

Pode ser que, à medida que o tempo ia passando e eles iam distribuindo para cada vez mais países, deixavam de copiar uma ou outra versão alegando "deterioração de imagem" mas na verdade querendo não ter o trabalho de fazer mais cópias, já que CH tem várias versões de suas histórias.

Vimos isso acontecer com o Multishow, gente.
Televisa não querendo vender 3 episódios alegando problemas de imagem mas que apenas pouquíssimos instantes demonstravam isso, havendo episódio de Chapolin em condições piores mas livremente distribuídos.

Caso parecido me lembra o recente perdido encontrado "O robô". Em alguns takes, vemos uma distorção na parte superior da imagem que deixava um rastro de inclinação.

E se tantos perdidos tiverem sido distribuídos, gravados em exibições ao redor do mundo e deixados de distribuir por pura preguiça ou falta de senso crítico da Televisa?

Eu não acredito que haja gravações 100% perdidas, mas sim preguiça da Televisa em buscar cópias em seu acervo ou nas emissoras que adquiriram direitos de exibição ao longo dos anos, assim como fãs "tímidos" ou "pouco elucidados" que às vezes tenham uma cópia de uma versão perdida gravada mas acham que é só mais uma versão comum.
Esses usuários curtiram o post de FLASH (total: 4):
E.REpisódio Perdido MundialPavicyber Revolvinho
Imagem

Don Chompiras
Membro
Membro
Time de Futebol: Remo
Curtiu: 261 vezes
Curtiram: 366 vezes

Mensagem por Don Chompiras » 15 Jul 2024, 12:20

FLASH escreveu:
15 Jul 2024, 12:06
Mas tem uma coisa que não faz sentido nessa teoria: por qual razão Chespirito, então, teria feito não uma, não duas, mas TRÊS vezes a história do Chimpandolfo, sendo a última delas já nos anos 80?
Esse seria o indício que as primeiras partes eram distribuídas, pelo menos, até 1982
Por que dizer que não se é sim?

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1311 vezes

Mensagem por Polegar » 15 Jul 2024, 12:44

E o Matando Aula de 73, que a Televisa foi tirar uma cópia do lote 2003 pra dar pro Multishow? E o Planeta Vênus de 75 que tava dando indícios de se tornar perdido mundial, enquanto episódios com imagens detonadas (Selos de 77 por exemplo), continuavam passando normalmente? E o Duas Vezes Chapolin e o Sobrinha da Dona Clotilde, que eram perdidos e voltaram ao pacote de comuns sem aviso nenhum? Sendo que o primeiro já ia virar perdido de novo. Sem falar dos que o Multishow conseguiu comprar, seja como for.

Tudo isso em plenos anos 2020. Não dá pra imaginar nada que se passava nos anos 2000, 90, 80, com base em lógica nenhuma. Simplesmente porque não há lógica vinda da Televisa.

Qualquer episódio pode ter sido distribuído ou não. E nisso eu meto até o Chimpandolfo.

Senhor Madruga
Membro
Membro
Curtiu: 1020 vezes
Curtiram: 349 vezes

Mensagem por Senhor Madruga » 15 Jul 2024, 12:49

Aproveitando essa coisa sobre perdidos, como que o Multishow recebeu os perdidos mundiais exibidos normalmente no SBT? Compraram do SBT ou da própria Televisa?
De louco e louco todo 45Chaves45 tem um pouco.
► Exibir Spoiler
últimas fotos de perfil:
► Exibir Spoiler

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 15 Jul 2024, 13:08

Don Chompiras escreveu:
15 Jul 2024, 12:20
FLASH escreveu:
15 Jul 2024, 12:06
Esse seria o indício que as primeiras partes eram distribuídas, pelo menos, até 1982
Mas será que o Chespa via os episódios que passava? Sei lá, perguntaram pra ele sobre o tema do Chapolin e ele nem sabia hehehe
45chaves45 escreveu:
15 Jul 2024, 12:49
Compraram do SBT

Televisa pegou as cópias com o SBT
Imagem

TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 705 vezes
Curtiram: 183 vezes

Mensagem por TheGamercrafterBR » 15 Jul 2024, 13:59

Polegar escreveu:
15 Jul 2024, 12:44
E o Matando Aula de 73, que a Televisa foi tirar uma cópia do lote 2003 pra dar pro Multishow? E o Planeta Vênus de 75 que tava dando indícios de se tornar perdido mundial, enquanto episódios com imagens detonadas (Selos de 77 por exemplo), continuavam passando normalmente? E o Duas Vezes Chapolin e o Sobrinha da Dona Clotilde, que eram perdidos e voltaram ao pacote de comuns sem aviso nenhum? Sendo que o primeiro já ia virar perdido de novo. Sem falar dos que o Multishow conseguiu comprar, seja como for.

Tudo isso em plenos anos 2020. Não dá pra imaginar nada que se passava nos anos 2000, 90, 80, com base em lógica nenhuma. Simplesmente porque não há lógica vinda da Televisa.

Qualquer episódio pode ter sido distribuído ou não. E nisso eu meto até o Chimpandolfo.
Eu acho que a Televisa deve ter feito o seguinte: "Pra que ficar distribuindo mais de 300 cópias de episódios, se eu posso ir diminuindo a quantidade pouco a pouco conforme as emissoras vão pedindo cópias?"
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Mais Informações:
► Exibir Spoiler

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 15 Jul 2024, 14:30

Outra coisa que não faz sentido (mas nesse caso é de se agradecer a burrice deles) é deixar as compilações de 72 no pacote.

Se parar pra pensar, são reprises, que deviam ter acontecido só na época, como todas as reprises entre temporadas aconteceram. Mas devem ter pensado que eram episódios inéditos seguindo a linha. Só isso explica ainda estarem no mesmo ciclo e na mesma posição.

Isso mostra que quem montou a distribuição não conhece a história das séries de fato, por isso nós que entendemos encontramos tanta falta de critério.

Melchior
Membro
Membro
Curtiu: 39 vezes
Curtiram: 40 vezes

Mensagem por Melchior » 15 Jul 2024, 14:54

Polegar escreveu:
15 Jul 2024, 14:30
Outra coisa que não faz sentido (mas nesse caso é de se agradecer a burrice deles) é deixar as compilações de 72 no pacote.
Também nunca entendi isso. Bom pra gente.

A única coisa que mexeram nessas compilações, aparentemente, foram as vinhetas da televisa no início que foram cortadas.

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 15 Jul 2024, 16:33

Polegar escreveu:
15 Jul 2024, 14:30
é deixar as compilações de 72 no pacote
Mas também se não deixa, a temp de 73 não ia ter quase nada, mas isso não impediu de ter uma compilação perdida.
Imagem

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 15 Jul 2024, 17:28

Oxe, ia ter 26 eps. 37 contando com os perdidos.

Responder