Trilha do Chapolin no SBT

"Ainda estamos procurando" - Silvio Santos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
BazzoReverso
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 622 vezes
Curtiram: 810 vezes

Mensagem por BazzoReverso » 25 Set 2025, 17:48

Chamone escreveu:
25 Set 2025, 14:31
Mas não cola para mim a premissa de que seja possível identificar técnicas de mixagem e equipamentos de áudio usados em um trecho de uma gravação
Não é sobre identificar qualquer aparelho específico que tenha sido utilizado, até porquê isso seria impossível, mas sim verificar o contexto da época e a sonoridade da música para termos uma ideia de como essa música poderia ter sido produzida.
Chamone escreveu:
Lembrando que não é público o áudio limpo e sem equalizações direto do SBT
Sim, mas nós temos dezenas de gravações de chamadas e vinhetas, além do próprio áudio da exposição, e todas possuem o mesmo som, principalmente as gravações mais recentes.
Chamone escreveu:
Mesmo que algum mod/admin o vazasse ainda não daria para saber quantas gerações além da master este trecho está para fazer qualquer tipo de estudo
Pode ser, mas essa teoria da "deteorização" do áudio também é só uma hipótese, talvez a trilha seja desse jeito mesmo e sempre foi.
Chamone escreveu:
No estado atual seria algo difícil até mesmo para um engenheiro de som saber. Ele só enxergaria os artefatos anômalos da gravação.
São justamente os tais "artefatos anômalos" que poderiam nos auxiliar a identificar a origem da trilha, se ela por exemplo tivesse um ruído branco ao fundo, poderíamos deduzir se tratar de uma gravação em VHS.
Chamone escreveu:
Esse papo é tão ou mais inconclusivo quanto tentar adivinhar os instrumentos usados.
Como eu disse, não se trata sobre adivinhar os aparelhos usados. Mas assim como as discussões sobre os instrumentos, creio eu que isso seja uma parte que poucas pessoas levam à sério.

Por exemplo, a BGM não poderia ser de antes de por volta de 1967 pois a drum machine identificada, mesmo que não seja aquela específica, não existia até então, da mesma forma, poderíamos argumentar que a BGM não poderia ser de antes de por volta de 1979, mesmo que o aparelho se mixagem não seja aquele específico.

Isso ajuda a reduzir os anos de busca pra 5 ou 7 anos, e mesmo que não seja muito conclusivo, é melhor do que ficar procurando essa trilha em uma janela de mais de 15 ou 20 anos.
Chamone escreveu:
Uma verdade é que naquela época uma gravação caseira ou qualquer mídia pouco polida não via o lugar ao sol. Existia tamanha curadoria em mídia de rádio e televisão onde tudo excessivamente tosco ou amadorístico era sumariamente rejeitado
Estamos falando da TVS/SBT em pleno início dos anos 80, eles nunca tiveram (e até hoje não tem) o mesmo padrão de qualidade da Globo, ou qualquer outra emissora, chega a ser cômico o quão patético o SBT é, não sei se essa questão da qualidade poderia ser considerado um bom argumento.
Chamone escreveu:
Mais uma vez me volto a minha pesquisa de trilhas do SBT, agora perto das 900 entradas. A fonte primária de áudio do SBT eram LPs de música internacional comercializados no Brasil entre os anos 70 e 80. A fonte secundária é uma coleção coleções bem incompleta de trilhas brancas de selos de grande alcance internacional com presença ou origem dos EUA. A terceira fonte de áudio são coisas recortadas de outras produções, mas isso não chega a 5% do que coletei
Bom, sabemos que essa trilha não é primária nem secundária, pois se fosse já teria sido encontrada a essa altura do campeonato. No melhor dos casos é de uma gravadora super obscura que faliu antes da Internet sem deixar muitos rastros, e no pior dos casos, é uma trilha amadora composta pra uma produção de baixo orçamento bastante específica que também é lost media, eu acho que tem mais chance de ser o segundo caso.
Chamone escreveu:
Um aspecto da BGM do Chapolin que a difere de trilhas brancas, não é um suposto amadorismo mas a falta de clareza na instrumentação. As trilhas brancas possuem arranjos claros e simples, de modo que é possível distinguir cada instrumento usado. Muitas das distribuidoras atuais as descrevem nestes termos e até as contracapas de LPS o faziam dessa forma.

A BGM do Chapolin tem este lead altamente incomum que é um som instável que não se repete em qualquer música. Isto criaria um problema para um selo de trilha branca para descrever a trilha e reproduzí-la novamente se fosse o desejo de algum cliente. A trilha do modo que ela soa é tão intencional e planejada que não vejo indício de um suposto amadorismo.
Mas a BGM também é bastante simples, nós só não sabemos qual é o lead específico que foi usado, o mais próximo que temos é algum tipo de guitarra distorcida com talkbox, mas se formos argumentar isso, tem um monte de trilhas brancas os quais não dá pra identificar qual foi o synth específico que foi utilizado também. E eu acho que as pessoas dão importância até demais pra esse lead, é incomum, mas também não é nada absurdo, creio que seja até relativamente fácil de se fazer, só não sabemos exatamente como.
Chamone escreveu:
As evidências apontam para algo com feito profissionalmente para algum veículo com distribuição internacional.
Como eu disse anteriormente, se fosse esse o caso já teria sido encontrada.
Esses usuários curtiram o post de BazzoReverso (total: 1):
cyber Revolvinho

toshi
Membro
Membro
Time de Futebol: Não tenho
Curtiu: 53 vezes
Curtiram: 63 vezes

Mensagem por toshi » 25 Set 2025, 20:34

Pessoal, uma pergunta:
No antigo tópico lembro que o povo tava tentando chegar em algum veredito sobre possiveis anos de produção da BGM, alguém saberia dizer se chegaram em algum veredito? tipo: "antes de tal decada não foi" ou algo do tipo?

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 25 Set 2025, 20:58

toshi escreveu:
25 Set 2025, 20:34
Pessoal, uma pergunta:
No antigo tópico lembro que o povo tava tentando chegar em algum veredito sobre possiveis anos de produção da BGM, alguém saberia dizer se chegaram em algum veredito? tipo: "antes de tal decada não foi" ou algo do tipo?
Podemos dizer com 100% de certeza que não foi na década de 60, música eletrônica era ainda muito primitiva nesta época .

Já na década de 70, temos a ascensão da chamada "Library Music", praticamente quase todas as BGMs da dublagem clássica e áudio original são dessa época, temos diversas gravadoras profissionais de destaque como por exemplo a Bruton, KPM, entre muitas outras. É possível que a trilha do Chapolin tenha surgido nesta época, mas particularmente, creio que não, as BGMs desta época possuem um som bastante distinto ao da BGM, além disso, os catálogos dessas gravadoras estão por toda a Internet, se estivesse lá já teríamos achado.

E aí vem a década de 80, sintetizadores portáteis, drum machines e aparelhos de mixagem amadora se tornam mainstream e mais baratos e com isso surge uma grande quantidade de música eletrônica independente de baixíssima qualidade, algumas dessas trilhas são criadas para serem usadas em produções de baixo orçamento (às vezes até conteúdo adulto) e logo depois são descartadas sem registro de autor ou nome, particularmente eu creio que a trilha do Chapolin seja esse caso.
Esses usuários curtiram o post de BazzoReverso (total: 1):
toshi

Mago do Vídeo
Membro
Membro
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 27 vezes

Mensagem por Mago do Vídeo » 25 Set 2025, 21:16

BazzoReverso escreveu:
25 Set 2025, 20:58
toshi escreveu:
Pessoal, uma pergunta:
Podemos dizer com 100% de certeza que não foi na década de 60, música eletrônica era ainda muito primitiva nesta época .

Já na década de 70, temos a ascensão da chamada "Library Music", praticamente quase todas as BGMs da dublagem clássica e áudio original são dessa época, temos diversas gravadoras profissionais de destaque como por exemplo a Bruton, KPM, entre muitas outras. É possível que a trilha do Chapolin tenha surgido nesta época, mas particularmente, creio que não, as BGMs desta época possuem um som bastante distinto ao da BGM, além disso, os catálogos dessas gravadoras estão por toda a Internet, se estivesse lá já teríamos achado.

E aí vem a década de 80, sintetizadores portáteis, drum machines e aparelhos de mixagem amadora se tornam mainstream e mais baratos e com isso surge uma grande quantidade de música eletrônica independente de baixíssima qualidade, algumas dessas trilhas são criadas para serem usadas em produções de baixo orçamento (às vezes até conteúdo adulto) e logo depois são descartadas sem registro de autor ou nome, particularmente eu creio que a trilha do Chapolin seja esse caso.
Não, definitivamente não é.
Venho buscando informações há algum tempo com algumas fontes, e definitivamente não é algo independente.

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 25 Set 2025, 21:18

Mago do Vídeo escreveu:
25 Set 2025, 21:16
Venho buscando informações há algum tempo com algumas fontes, e definitivamente não é algo independente
E quais seriam estas fontes, poderia detalhar mais?

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 205 vezes
Curtiram: 887 vezes

Mensagem por Chamone » 25 Set 2025, 21:44

toshi escreveu:
Pessoal, uma pergunta:
O consenso era anos 70 mas não pelos motivos corretos. A galera estava fixada na ideia de um instrumento musical dominante naquela década, o que de certa forma limitava as buscas musicalmente a aquele instrumento.

Na minha pesquisa das trilhas do SBT existe uma tendência nos humorísticos e infantis na qual os LPs usados são dos anos 70. Em muitos programas tocam recriações de composições do Chaplin, vindas de um dos três discos do tipo lançados na década. Nos anos 80 o mercado de discos temáticos com ragtime, dixieland e músicas cômicas em geral já havia passado, logo o SBT não tinha como apoiar a sonorização da programação infanto-juvenil e humorísticos com discos modernos (para a época).

Para mim é anos 70 em geral.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
toshi
(...)

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 25 Set 2025, 21:50

Chamone escreveu:
25 Set 2025, 21:44
Na minha pesquisa das trilhas do SBT existe uma tendência nos humorísticos e infantis na qual os LPs usados são dos anos 70
Teriam alguns anos que seriam mais recorrentes do que outros? Se eram mais pro início dos anos 70 ou pro final? 10 anos ainda é uma janela muito grande pra se pesquisar.

Mago do Vídeo
Membro
Membro

Mensagem por Mago do Vídeo » 25 Set 2025, 22:00

BazzoReverso escreveu:
25 Set 2025, 21:18
Mago do Vídeo escreveu:
25 Set 2025, 21:16
Venho buscando informações há algum tempo com algumas fontes, e definitivamente não é algo independente
E quais seriam estas fontes, poderia detalhar mais?
As fontes eu não posso dizer pois dei minha palavra de que não citaria seus nomes, mas são fontes ligadas ao sbt.
Mas algo que posso dizer é que procurei o Jean Chambre por WhatsApp para tentar conseguir alguma informação, mas fui ignorado e bloqueado.

Mago do Vídeo
Membro
Membro

Mensagem por Mago do Vídeo » 25 Set 2025, 22:05

BazzoReverso escreveu:
25 Set 2025, 21:50
Chamone escreveu:
Na minha pesquisa das trilhas do SBT existe uma tendência nos humorísticos e infantis na qual os LPs usados são dos anos 70
Teriam alguns anos que seriam mais recorrentes do que outros? Se eram mais pro início dos anos 70 ou pro final? 10 anos ainda é uma janela muito grande pra se pesquisar.
O problema é que não podemos nos guiar pelas datas mais recorrentes, afinal, tudo é possível.
O jeito é vasculhar ano por ano.

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 25 Set 2025, 22:10

Mago do Vídeo escreveu:
25 Set 2025, 22:00
As fontes eu não posso dizer pois dei minha palavra de que não citaria seus nomes, mas são fontes ligadas ao sbt
Ah sim, as mesmas fontes ultrasecretas do Sirigaito... o problema é que não tem como considerar isso no tópico pois não tem como você provar, você poderia também dizer que a trilha é de um compositor sueco segundo "fontes" e não teríamos como saber se é verdade ou não. Não estou dizendo que você está mentindo, e que precisa expor quem te passou isso, mas infelizmente tudo precisa de provas.
Mago do Vídeo escreveu:
25 Set 2025, 22:05
O problema é que não podemos nos guiar pelas datas mais recorrentes, afinal, tudo é possível.
O jeito é vasculhar ano por ano.
Sim, claro, mas se sabemos por exemplo que o SBT obteve a maior parte de seus LPs no período entre 1977 a 1979, hipoteticamente falando, faria mais sentido dar prioridade a esses anos específicos.

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 205 vezes
Curtiram: 887 vezes

Mensagem por Chamone » 25 Set 2025, 22:14

BazzoReverso escreveu:
25 Set 2025, 21:50
Chamone escreveu:
Não tenho como te responder com precisão absoluta, porque na minha infinita sabedoria eu não criei uma classificação de aplicação para os temas ou programas em si ( "humor", "infantil"). Numa seleção livre apenas por programas como Bozo, Alegria e Domingo no Parque e outros eu tenho por volta de 40 músicas contidas apenas em uns 20 LPs:
► Exibir Spoiler
Não existe nenhuma predominância de ano. Quando chega no fim dos anos 80 os infantis passam a tocar músicas tipo Balão Mágico e Trem da Alegria, reduzindo oportunidades de trilhas planejadas.
(...)

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 25 Set 2025, 22:30

Fiz uma contagem rápida aqui considerando só os anos 70, me avisem se tiver algum erro:

Lançamento original:
1970 - 2
1971 - 0
1972 - 6
1973 - 2
1974 - 2
1975 - 6
1976 - 2
1977 - 2
1978 - 1
1979 - 7

Anos recorrentes: 1972, 1975 e 1979
Anos menos recorrentes: 1971 e 1978

Lançamento no Brasil:
1970 - 2
1971 - 0
1972 - 2
1973 - 7
1974 - 2
1975 - 4
1976 - 3
1977 - 3
1978 - 0
1979 - 1

Anos recorrentes: 1973
Anos menos recorrentes: 1971, 1978 e 1979

É bastante inconclusivo mesmo, mas é interessante notar que 1971 e 1978 foram os anos menos recorrentes em ambas as tabelas. Os lançamentos no Brasil não tiveram tantos anos recorrentes porque alguns discos eram lançados no ano seguinte e deixaram a tabela mais uniforme, apesar disso, parece haver uma predominância de lançamentos entre 1973 e 1977.

Ricardo Moro
Membro
Membro
Time de Futebol: Coritiba
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 29 vezes

Mensagem por Ricardo Moro » 26 Set 2025, 21:35

Sirigaito escreveu:
23 Set 2025, 12:09
Chapolinex escreveu:
23 Set 2025, 12:06
E se a pessoa que fez a música não fosse amiga de alguém que trabalhava na parte das músicas lá no SBT? Ou melhor, se essa pessoa que fez a música fez ela DENTRO de uma salinha no próprio SBT?
Não é trilha do SBT.

O Mário Lúcio de Freitas colocou no site dele como se ele tivesse feito a trilha e colocou uma montagem que fiz em 2020 no arquivo
https://marioluciodefreitas.website/mp3.htm https://marioluciodefreitas.website/Tem ... apolin.mp3

Só que aí vem uma coisa. Essa trilha não é dele.
No máximo aquela do pianinho

Título: Tema do Chapolin
ECAD: 5541622
ISWC: T0395931039
Compositor: Mário Lúcio de Freitas
???
Como ele registrou no ECAD algo que não é dele? Das duas uma, ou o velho tava mais gagá que o normal no dia e se confundiu com outra trilha dele, ou ele sabe a origem da mesma e não se importou em registrar sabendo que não vão vir reivindicar os direitos sobre ela.
BazzoReverso escreveu:
25 Set 2025, 22:30
É bastante inconclusivo mesmo, mas é interessante notar que 1971 e 1978 foram os anos menos recorrentes em ambas as tabelas. Os lançamentos no Brasil não tiveram tantos anos recorrentes porque alguns discos eram lançados no ano seguinte e deixaram a tabela mais uniforme, apesar disso, parece haver uma predominância de lançamentos entre 1973 e 1977.
É certeza que a bgm não esteja disponível em nenhum catálogo de internet. Mesmo com IAs ainda assim não é possível identificá-la. Pra mim ela veio de outra mídia e o SBT aproveitou o áudio. As partes cortadas/desconhecidas dela podem ter sido descartadas justamente por isso, restos do áudio original.
Esses usuários curtiram o post de Ricardo Moro (total: 3):
BazzoReversoChamonecyber Revolvinho

Paz
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 418 vezes
Curtiram: 1829 vezes

Mensagem por Paz » 26 Set 2025, 21:40

Ricardo Moro escreveu:
26 Set 2025, 21:35
É certeza que a bgm não esteja disponível em nenhum catálogo de internet.
.
יעשה שלום

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 30 Set 2025, 00:57

Mago do Vídeo escreveu:
16 Set 2025, 13:47
Killer Tracks 9
Firstcom 5
Aircraft Music Library 2
Dimension Music Library 2
Music House 2
Century 21 Programming 1
Harmonic (Brull) 1
Jay Entertainment 1
Music De Wolfe 1
Network 1
Omnimusic 1
Estive exaustivamente ouvindo as trilhas dessas gravadoras e nenhuma delas soa como a BGM, quase todas as músicas parecem trilha genérica de jornal dos anos 80 e debate presidencial, dessas gravadoras aí as mais "experimentais" foram Omnimusic e De Wolfe Music, são as unicas que eu não descartaria 100%.

Responder