Trilha do Chapolin no SBT
"Ainda estamos procurando" - Silvio Santos
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
- Membro 
- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 11588 vezes
- Curtiram: 2176 vezes
Gravação completa do Ligeirinho com a trilha do Chapolin:
Créditos: @lucasdb
- Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 1):
- Jacinto
1 ano no Fórum Chaves!  
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:

Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
► Exibir Spoiler
- BazzoReverso
- Membro 
- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 622 vezes
- Curtiram: 810 vezes
Minuto 18:55Cyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu: ↑11 Set 2025, 19:11
Gravação completa do Ligeirinho com a trilha do Chapolin:
Créditos: @lucasdb
Interessante que no vídeo completo não tem a diminuição do volume do chiado de VHS logo após a vinheta, me pergunto porque teriam feito isso na versão cortada.
- Esses usuários curtiram o post de BazzoReverso (total: 1):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
- toshi
- Membro 
- Time de Futebol: Não tenho
- Curtiu: 53 vezes
- Curtiram: 63 vezes
Pessoal, tenho uma dúvida...
Se na vinheta do ligeirinho aparece escrito TVS, porque acham que foi depois de 1981? Até onde sei e pesquisei de novo antes, o SBT só surgiu a partir de 1981, antes era TVS. Ou mesmo depois de se tornar SBT ele continuava usando o logo TVS nas chamadas?
Alguém poderia me esclarecer essa parte?
Outra coisa, senti que eles tinham preferencia por usar essa bgm em produções que tem cara de México, Ligeirinho é claramente um personagem Mexicano, e eu também sempre achei essa bgm muito cara de México. Se o sbt realmente começou a usar ela no inicio de 80, bate com o acordo feito com a televisa, onde veio junto com as novelas alguns enlatados. Posso estar viajando ou pode ser que isso já foi até já cogitado, mas não poderia ter vindo essa trilha junto com alguma produção lá do México? Talvez alguma novela, filme, série da época... ou talvez algum lp que o México mandou para o sbt trabalhar nesse acordo feito lá atrás.
Bom, não estou tão por dentro, só quis falar o que me veio a mente agora, vai que ajude em algo... Mas o trabalho de voces tem sido fantástico, as vezes venho aqui dá uma lida.

Se na vinheta do ligeirinho aparece escrito TVS, porque acham que foi depois de 1981? Até onde sei e pesquisei de novo antes, o SBT só surgiu a partir de 1981, antes era TVS. Ou mesmo depois de se tornar SBT ele continuava usando o logo TVS nas chamadas?
Outra coisa, senti que eles tinham preferencia por usar essa bgm em produções que tem cara de México, Ligeirinho é claramente um personagem Mexicano, e eu também sempre achei essa bgm muito cara de México. Se o sbt realmente começou a usar ela no inicio de 80, bate com o acordo feito com a televisa, onde veio junto com as novelas alguns enlatados. Posso estar viajando ou pode ser que isso já foi até já cogitado, mas não poderia ter vindo essa trilha junto com alguma produção lá do México? Talvez alguma novela, filme, série da época... ou talvez algum lp que o México mandou para o sbt trabalhar nesse acordo feito lá atrás.
Bom, não estou tão por dentro, só quis falar o que me veio a mente agora, vai que ajude em algo... Mas o trabalho de voces tem sido fantástico, as vezes venho aqui dá uma lida.
- Esses usuários curtiram o post de toshi (total: 1):
- cyber Revolvinho
- BazzoReverso
- Membro 
Na verdade, o nome das emissoras eram TVS, tinha a TVS Rio, TVS São Paulo, e etc, SBT era o nome da "rede", a "empresa". Em 1990 todas as emissoras locais foram renomeadas pra SBT. É um pouco confuso mas é mais ou menos isso.
- Esses usuários curtiram o post de BazzoReverso (total: 3):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho). • toshi • cyber Revolvinho
- Chamone
- Membro 
- Curtiu: 205 vezes
- Curtiram: 889 vezes
TVS = Emissora local. A primeira TVS foi a do Rio de Janeiro em 1976. A lógica é que o conjunto de afiliadas locais formassem a rede SBT, nos mesmos moldes da REI, da Record e das Rede de Emissoras Associadas, da Tupi. Prevaleceu o modelo de marca única da Globo e tudo virou SBT a partir de 1990.toshi escreveu: ↑11 Set 2025, 19:47Pessoal, tenho uma dúvida...
Existem relatos de que a trilha foi usada em slides do Tom & Jerry e que ela tenha aparecido nos humorísticos dos primeiros anos do SBT. Não existe registro disso em vídeo e nem registro dos próprios relatos. Notadamente a trilha apareceu no Veja o Gordo, logo a trilha estava circulando pela programação sem um tema definido. Isso muda com o Chaves e ela se torna tema de chamada de uso exclusivo.toshi escreveu: ↑11 Set 2025, 19:47Outra coisa, senti que eles tinham preferencia por usar essa bgm em produções que tem cara de México, Ligeirinho é claramente um personagem Mexicano, e eu também sempre achei essa bgm muito cara de México. Se o sbt realmente começou a usar ela no inicio de 80, bate com o acordo feito com a televisa, onde veio junto com as novelas alguns enlatados. Posso estar viajando ou pode ser que isso já foi até já cogitado, mas não poderia ter vindo essa trilha junto com alguma produção lá do México? Talvez alguma novela, filme, série da época... ou talvez algum lp que o México mandou para o sbt trabalhar nesse acordo feito lá atrás.
O SBT roubava trilhas de outras produções, mas os registros são poucos. Eu casualmente encontrei algumas, mas essa linha de pesquisa é a mais difícil de todas e só se acha coisas por acidente.
(...)
- BazzoReverso
- Membro 
Se existe registro de uma vinheta de intervalo do ligeirinho com certeza deve existir uma do tom e jerry por aí
- Ricardo Moro
- Membro 
- Time de Futebol: Coritiba
- Curtiu: 24 vezes
- Curtiram: 29 vezes
Já houve menção ao ano de 1983 no antigo tópico. A bgm supostamente teria sido usada num programa humorístico chamado Show Riso. Porém não existe nenhuma comprovação disso, nem mesmo gravações completas desse tal programa na internet. Aposto umas moedas que a bgm é mesmo do final da década de 70.

Meus hobbies:
RFM Aviation - http://rfmaviation.blogspot.com/
JETPHOTOS - https://www.jetphotos.com/photographer/82139
ÔNIBUS BRASIL - https://onibusbrasil.com/rfmoro
						RFM Aviation - http://rfmaviation.blogspot.com/
JETPHOTOS - https://www.jetphotos.com/photographer/82139
ÔNIBUS BRASIL - https://onibusbrasil.com/rfmoro
- toshi
- Membro 
- Time de Futebol: Não tenho
- Curtiu: 53 vezes
- Curtiram: 63 vezes
Certo, voce mencionou que ele ficou fora do ar entre 1984 e 1985, mas achei um recorte de jornal(do Pará) que consta a programação do dia 6 de abril de 1984, uma sexta feira. e Consta 'Ligeirinho' na programação. Não sei se voce quis dizer que ele ficou fora em determinada região apenas, visto que nao to por dentro do criterio que estão usando nem se já descartaram alguma região da exibição.Chamone escreveu: ↑11 Set 2025, 10:52
Para fins de registro, o trecho fornecido pelo @lucasdb tem a duração de 36:04. Os 13 minutos iniciais são desenhos do Walter Lantz, que correspondem ao 'A Turma do Pica-Pau', seguido no restante por desenhos da Warner que correspondem à 'Ligeirinho e Sua Turma'. Aos 18:57 o slide do Ligeirinho é o único pedaço de programação de época visto no trecho.
Voltando ao registro de época, Ligeirinho possui as seguintes entradas no Acervo Estadão:
'Ligeirinho e Sua Turma' era exibido diariamente entre 1981 e 1983. Ficou fora do ar em 1984 e 1985. Em 1986 ele era exibido apenas aos domingos depois de 'A Turma do Pica-Pau', a ordem da fita.
Sou mais simpático à data de 1983 do que de 1986, por conta da similaridade das vinhetas adicionais e do registro no jornal.
Terceiro ponto:
Tudo isso move apenas algumas casas na linha do tempo em vez de ser uma evidência forte do ano da primeira aparição. Quando os imbecis fazem suas montagens querem causar impacto e acho que até viriam com a data pronta. Mas este achado é algo bastante discreto para os padrões da pimpolhada.
Segue abaixo (lá no canto direito em "TV HOJE"):

E esse de 1985 também consta:

Esse foi o primeiro resultado que apareceu, consta varios outros, usei o site "https://memoria.bn.gov.br" caso alguém ainda nao conheça e queira fazer novas consultas.
- BazzoReverso
- Membro 
Alguém poderia por favor colocar aqui uma lista de quais gravadoras já foram descartadas e as que tem maior probabilidade conter esse tema?

- 

Chapolinex
- Membro 
- Programa CH: La Chicharra
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 1 vez
- Curtiram: 7 vezes
Encontrei um artigo que se assemelha a uma “Wikipedia” da música, no qual constam algumas gravadoras (e artistas) que foram desconsiderados ao longo do tempo, segue o link: https://lostwaves-finest.fandom.com/wik ... pening_BGMBazzoReverso escreveu: ↑13 Set 2025, 13:44Alguém poderia por favor colocar aqui uma lista de quais gravadoras já foram descartadas e as que tem maior probabilidade conter esse tema?
Aliás, tô tentando localizar essa música há alguns meses, desde que descobri que ela era uma mídia perdida.
- Chamone
- Membro 
- Curtiu: 205 vezes
- Curtiram: 889 vezes
Eu sou basicamente o autor do artigo. Ele só tinha um parágrafo no início, e desde a segunda revisão eu fui expandindo e atualizando informações. A parte dos selos não fui eu que escrevi.
Até eu tinha esquecido dessa. Eu analisei as trilhas cada fragmento disponível do "Alegria" e "Feira" e não achei nada de notável em dez trilhas. A única coisa interessante é a presença de Parry e Bruton, assim como nos programas de 82 do Bozo. O SBT tem estes programas arquivados, mas o conteúdo deles é muito politicamente incorreto para o streaming nos tempos atuais.

Ricardo Moro escreveu: ↑11 Set 2025, 22:12Já houve menção ao ano de 1983 no antigo tópico. A bgm supostamente teria sido usada num programa humorístico chamado Show Riso. Porém não existe nenhuma comprovação disso, nem mesmo gravações completas desse tal programa na internet. Aposto umas moedas que a bgm é mesmo do final da década de 70.
Até eu tinha esquecido dessa. Eu analisei as trilhas cada fragmento disponível do "Alegria" e "Feira" e não achei nada de notável em dez trilhas. A única coisa interessante é a presença de Parry e Bruton, assim como nos programas de 82 do Bozo. O SBT tem estes programas arquivados, mas o conteúdo deles é muito politicamente incorreto para o streaming nos tempos atuais.
(...)
- lucasdb
- Membro 
- Curtiu: 18 vezes
- Curtiram: 1705 vezes
@Me Sacaron del Programa CH, se puder, mexer nas informações na página inicial do tópico

Não há de queijo, só de batata.  

- VentiladorCegoTM (Sunny)
- Moderador 
- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 55 vezes
- Curtiram: 140 vezes
No que gostaria de arrumar?
Canal do YouTube: https://www.youtube.com/@VentiladorCegoTM/featured
Meu perfil no Twitter (X):
https://x.com/cego_sr?t=tADtw-q2OsOCxbKT-_2jqg&s=09
No Meio CH desde 2017.
Fazendo merda no fórum desde 26/05/2019. (conta antiga)
Colaboradora do Fórum Chaves desde 04/07/2025!
Moderadora do Fórum Chaves desde 14/09/2025!
Ela/Dela Trans rights!

Azarath Metrion ZINTHOS!
						Meu perfil no Twitter (X):
https://x.com/cego_sr?t=tADtw-q2OsOCxbKT-_2jqg&s=09
No Meio CH desde 2017.
Fazendo merda no fórum desde 26/05/2019. (conta antiga)
Colaboradora do Fórum Chaves desde 04/07/2025!
Moderadora do Fórum Chaves desde 14/09/2025!
Ela/Dela Trans rights!

Azarath Metrion ZINTHOS!
- lucasdb
- Membro 
- Curtiu: 18 vezes
- Curtiram: 1705 vezes
Adicionar informações relacionadas a vinheta do Ligeirinho, que é o registro mais antigo até agora da trilha
Não há de queijo, só de batata.  

- bebida com metanol CH
- Moderador 
- Programa CH: La Chicharra
- Curtiu: 517 vezes
- Curtiram: 5220 vezes
Qual era o ano da chamada do Ligeirinho mesmo?
Eu pude ver a gravação original da fita e constatei que era verdade mesmo (apesar de eu ter duvidado no começo)

Eu pude ver a gravação original da fita e constatei que era verdade mesmo (apesar de eu ter duvidado no começo)