Trilha do Chapolin no SBT

"Ainda estamos procurando" - Silvio Santos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 11588 vezes
Curtiram: 2176 vezes

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 11 Set 2025, 19:11

Gravação completa do Ligeirinho com a trilha do Chapolin:
Créditos: @lucasdb
Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 1):
Jacinto
1 ano no Fórum Chaves! :feliz:
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
► Exibir Spoiler

BazzoReverso
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 622 vezes
Curtiram: 810 vezes

Mensagem por BazzoReverso » 11 Set 2025, 19:16

Cyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu:
11 Set 2025, 19:11

Gravação completa do Ligeirinho com a trilha do Chapolin:
Créditos: @lucasdb
Minuto 18:55

Interessante que no vídeo completo não tem a diminuição do volume do chiado de VHS logo após a vinheta, me pergunto porque teriam feito isso na versão cortada.
Esses usuários curtiram o post de BazzoReverso (total: 1):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).

toshi
Membro
Membro
Time de Futebol: Não tenho
Curtiu: 53 vezes
Curtiram: 63 vezes

Mensagem por toshi » 11 Set 2025, 19:47

Pessoal, tenho uma dúvida...
Se na vinheta do ligeirinho aparece escrito TVS, porque acham que foi depois de 1981? Até onde sei e pesquisei de novo antes, o SBT só surgiu a partir de 1981, antes era TVS. Ou mesmo depois de se tornar SBT ele continuava usando o logo TVS nas chamadas?
Alguém poderia me esclarecer essa parte?

Outra coisa, senti que eles tinham preferencia por usar essa bgm em produções que tem cara de México, Ligeirinho é claramente um personagem Mexicano, e eu também sempre achei essa bgm muito cara de México. Se o sbt realmente começou a usar ela no inicio de 80, bate com o acordo feito com a televisa, onde veio junto com as novelas alguns enlatados. Posso estar viajando ou pode ser que isso já foi até já cogitado, mas não poderia ter vindo essa trilha junto com alguma produção lá do México? Talvez alguma novela, filme, série da época... ou talvez algum lp que o México mandou para o sbt trabalhar nesse acordo feito lá atrás.

Bom, não estou tão por dentro, só quis falar o que me veio a mente agora, vai que ajude em algo... Mas o trabalho de voces tem sido fantástico, as vezes venho aqui dá uma lida.
Esses usuários curtiram o post de toshi (total: 1):
cyber Revolvinho

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 11 Set 2025, 20:06

toshi escreveu:
11 Set 2025, 19:47
Se na vinheta do ligeirinho aparece escrito TVS, porque acham que foi depois de 1981? Até onde sei e pesquisei de novo antes, o SBT só surgiu a partir de 1981, antes era TVS
Na verdade, o nome das emissoras eram TVS, tinha a TVS Rio, TVS São Paulo, e etc, SBT era o nome da "rede", a "empresa". Em 1990 todas as emissoras locais foram renomeadas pra SBT. É um pouco confuso mas é mais ou menos isso.
Esses usuários curtiram o post de BazzoReverso (total: 3):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).toshicyber Revolvinho

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 205 vezes
Curtiram: 889 vezes

Mensagem por Chamone » 11 Set 2025, 20:55

toshi escreveu:
Pessoal, tenho uma dúvida...
Se na vinheta do ligeirinho aparece escrito TVS, porque acham que foi depois de 1981? Até onde sei e pesquisei de novo antes, o SBT só surgiu a partir de 1981, antes era TVS. Ou mesmo depois de se tornar SBT ele continuava usando o logo TVS nas chamadas?
Alguém poderia me esclarecer essa parte?
TVS = Emissora local. A primeira TVS foi a do Rio de Janeiro em 1976. A lógica é que o conjunto de afiliadas locais formassem a rede SBT, nos mesmos moldes da REI, da Record e das Rede de Emissoras Associadas, da Tupi. Prevaleceu o modelo de marca única da Globo e tudo virou SBT a partir de 1990.
toshi escreveu:
Outra coisa, senti que eles tinham preferencia por usar essa bgm em produções que tem cara de México, Ligeirinho é claramente um personagem Mexicano, e eu também sempre achei essa bgm muito cara de México. Se o sbt realmente começou a usar ela no inicio de 80, bate com o acordo feito com a televisa, onde veio junto com as novelas alguns enlatados. Posso estar viajando ou pode ser que isso já foi até já cogitado, mas não poderia ter vindo essa trilha junto com alguma produção lá do México? Talvez alguma novela, filme, série da época... ou talvez algum lp que o México mandou para o sbt trabalhar nesse acordo feito lá atrás.
Existem relatos de que a trilha foi usada em slides do Tom & Jerry e que ela tenha aparecido nos humorísticos dos primeiros anos do SBT. Não existe registro disso em vídeo e nem registro dos próprios relatos. Notadamente a trilha apareceu no Veja o Gordo, logo a trilha estava circulando pela programação sem um tema definido. Isso muda com o Chaves e ela se torna tema de chamada de uso exclusivo.

O SBT roubava trilhas de outras produções, mas os registros são poucos. Eu casualmente encontrei algumas, mas essa linha de pesquisa é a mais difícil de todas e só se acha coisas por acidente.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
toshi
(...)

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 11 Set 2025, 21:24

Chamone escreveu:
11 Set 2025, 20:55
Não existe registro disso em vídeo
Se existe registro de uma vinheta de intervalo do ligeirinho com certeza deve existir uma do tom e jerry por aí

Ricardo Moro
Membro
Membro
Time de Futebol: Coritiba
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 29 vezes

Mensagem por Ricardo Moro » 11 Set 2025, 22:12

Já houve menção ao ano de 1983 no antigo tópico. A bgm supostamente teria sido usada num programa humorístico chamado Show Riso. Porém não existe nenhuma comprovação disso, nem mesmo gravações completas desse tal programa na internet. Aposto umas moedas que a bgm é mesmo do final da década de 70.

toshi
Membro
Membro
Time de Futebol: Não tenho
Curtiu: 53 vezes
Curtiram: 63 vezes

Mensagem por toshi » 11 Set 2025, 23:07

Chamone escreveu:
11 Set 2025, 10:52
Imagem

Para fins de registro, o trecho fornecido pelo @lucasdb tem a duração de 36:04. Os 13 minutos iniciais são desenhos do Walter Lantz, que correspondem ao 'A Turma do Pica-Pau', seguido no restante por desenhos da Warner que correspondem à 'Ligeirinho e Sua Turma'. Aos 18:57 o slide do Ligeirinho é o único pedaço de programação de época visto no trecho.

Voltando ao registro de época, Ligeirinho possui as seguintes entradas no Acervo Estadão:

Imagem

'Ligeirinho e Sua Turma' era exibido diariamente entre 1981 e 1983. Ficou fora do ar em 1984 e 1985. Em 1986 ele era exibido apenas aos domingos depois de 'A Turma do Pica-Pau', a ordem da fita.

Imagem

Sou mais simpático à data de 1983 do que de 1986, por conta da similaridade das vinhetas adicionais e do registro no jornal.

Terceiro ponto:

Tudo isso move apenas algumas casas na linha do tempo em vez de ser uma evidência forte do ano da primeira aparição. Quando os imbecis fazem suas montagens querem causar impacto e acho que até viriam com a data pronta. Mas este achado é algo bastante discreto para os padrões da pimpolhada.
Certo, voce mencionou que ele ficou fora do ar entre 1984 e 1985, mas achei um recorte de jornal(do Pará) que consta a programação do dia 6 de abril de 1984, uma sexta feira. e Consta 'Ligeirinho' na programação. Não sei se voce quis dizer que ele ficou fora em determinada região apenas, visto que nao to por dentro do criterio que estão usando nem se já descartaram alguma região da exibição.

Segue abaixo (lá no canto direito em "TV HOJE"):
Imagem

E esse de 1985 também consta:
Imagem

Esse foi o primeiro resultado que apareceu, consta varios outros, usei o site "https://memoria.bn.gov.br" caso alguém ainda nao conheça e queira fazer novas consultas.
Esses usuários curtiram o post de toshi (total: 2):
ChamoneJacinto

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 13 Set 2025, 13:44

Alguém poderia por favor colocar aqui uma lista de quais gravadoras já foram descartadas e as que tem maior probabilidade conter esse tema?

Chapolinex
Membro
Membro
Programa CH: La Chicharra
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 7 vezes

Mensagem por Chapolinex » 13 Set 2025, 14:25

BazzoReverso escreveu:
13 Set 2025, 13:44
Alguém poderia por favor colocar aqui uma lista de quais gravadoras já foram descartadas e as que tem maior probabilidade conter esse tema?
Encontrei um artigo que se assemelha a uma “Wikipedia” da música, no qual constam algumas gravadoras (e artistas) que foram desconsiderados ao longo do tempo, segue o link: https://lostwaves-finest.fandom.com/wik ... pening_BGM

Aliás, tô tentando localizar essa música há alguns meses, desde que descobri que ela era uma mídia perdida.

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 205 vezes
Curtiram: 889 vezes

Mensagem por Chamone » 13 Set 2025, 20:38

Eu sou basicamente o autor do artigo. Ele só tinha um parágrafo no início, e desde a segunda revisão eu fui expandindo e atualizando informações. A parte dos selos não fui eu que escrevi.
Ricardo Moro escreveu:
11 Set 2025, 22:12
Já houve menção ao ano de 1983 no antigo tópico. A bgm supostamente teria sido usada num programa humorístico chamado Show Riso. Porém não existe nenhuma comprovação disso, nem mesmo gravações completas desse tal programa na internet. Aposto umas moedas que a bgm é mesmo do final da década de 70.

Até eu tinha esquecido dessa. Eu analisei as trilhas cada fragmento disponível do "Alegria" e "Feira" e não achei nada de notável em dez trilhas. A única coisa interessante é a presença de Parry e Bruton, assim como nos programas de 82 do Bozo. O SBT tem estes programas arquivados, mas o conteúdo deles é muito politicamente incorreto para o streaming nos tempos atuais.
(...)

lucasdb
Membro
Membro
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 1705 vezes

Mensagem por lucasdb » 15 Set 2025, 19:08

@Me Sacaron del Programa CH, se puder, mexer nas informações na página inicial do tópico
Não há de queijo, só de batata. :pancada:

VentiladorCegoTM (Sunny)
Moderador
Moderador
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 55 vezes
Curtiram: 140 vezes

Mensagem por VentiladorCegoTM (Sunny) » 15 Set 2025, 19:11

lucasdb escreveu:
15 Set 2025, 19:08
@Me Sacaron del Programa CH, se puder, mexer nas informações na página inicial do tópico
No que gostaria de arrumar?
Canal do YouTube: https://www.youtube.com/@VentiladorCegoTM/featured
Meu perfil no Twitter (X):
https://x.com/cego_sr?t=tADtw-q2OsOCxbKT-_2jqg&s=09
No Meio CH desde 2017.
Fazendo merda no fórum desde 26/05/2019. (conta antiga)
Colaboradora do Fórum Chaves desde 04/07/2025!
Moderadora do Fórum Chaves desde 14/09/2025!
Ela/Dela Trans rights!
:feliz: :joia: :vitoria:

Azarath Metrion ZINTHOS!

lucasdb
Membro
Membro
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 1705 vezes

Mensagem por lucasdb » 15 Set 2025, 19:12

VentiladorCegoTM (Sunny) escreveu:
15 Set 2025, 19:11
lucasdb escreveu:
15 Set 2025, 19:08
No que gostaria de arrumar?
Adicionar informações relacionadas a vinheta do Ligeirinho, que é o registro mais antigo até agora da trilha
Não há de queijo, só de batata. :pancada:

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5220 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 15 Set 2025, 21:23

Qual era o ano da chamada do Ligeirinho mesmo?

Eu pude ver a gravação original da fita e constatei que era verdade mesmo (apesar de eu ter duvidado no começo)

Responder