RESTAURADO | Seu Madruga Fotógrafo (1974)

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
SirBrandes
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: tudo armado pela FIFA
Curtiu: 104 vezes
Curtiram: 87 vezes

Mensagem por SirBrandes » 10 Fev 2025, 16:09

RHCSSCHR escreveu:
10 Fev 2025, 12:46
Tô achando que essa descoberta, e essa restauração (uma prova cabal de que dá pra restaurar sim episódios que estão com qualidade baixa), são o ponta pé inicial de coisas grandes no futuro envolvendo perdidos.

E parabéns pelo trabalho de grumete de todos! Notam-se os dotes de grandes artistas :joia: :joia:
Também tenho essa sensação, acho que isso pode iniciar um processo de restauração entre os membros de episódios perdidos em VHS com imagem mais danificada. Anos atrás, eu já havia visto testes de restauração por usuários do fórum em cima de episódios considerados "irreparáveis" pela Multishow na época das transmissões (como "Duas vezes Chapolin"), e os resultados ficaram até bons. Agora que vários membros se juntaram em um projeto coletivo de restauração, vimos o primor de resultado, algo que o SBT com muito mais orçamento e tecnologia não foi capaz de fazer (ou melhor, não quis fazer, preferiram jogar na IA do que fazer o trabalho duro e manual). Inclusive, o episódio restaurado nem parece mais ter cara de perdido. Parabéns a todos da equipe pela restauração!
Esses usuários curtiram o post de SirBrandes (total: 4):
Sargento Refúgiogabriel.spursEpisódio Perdido Mundialcyber Revolvinho
Imagem
Glenn Gould sempre tocou certo, enquanto o mundo todo tocava errado :rock:

JJBlueCaps
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 18 vezes

Mensagem por JJBlueCaps » 10 Fev 2025, 16:14

BrunoSamppa escreveu:
10 Fev 2025, 15:33
JJBlueCaps escreveu:
10 Fev 2025, 15:25
BrunoSamppa escreveu:
10 Fev 2025, 14:50
Vem cá. Vocês já viram material dos anos 70 lançados em DVDs e Blu-ray em formato 60fps? Isso é bizarrice. O padrão standard estabelecido para NTSC analógico são 30 frames. Você deve estar confundindo frames com field. Botar Chaves em 60fps é o mesmo que assistir filme em 48fps. Não é original e os movimentos ficam "anômalos" como se tudo estivesse em "câmera lenta". 60fps é interessante para material nativo e principalmente esportes onde se exige maior fluidez para movimentos velozes.
Me desculpe Bruno. Sim, eu me referia aos "campos".
Acho que você já sabe disso, mas não custa repetir, até para os outros saberem: tudo de televisão antiga aqui na América produzido em videotape é nativo em 29,97i (entrelaçados) e hoje em dia muitos meios digitais e a internet não sabem lidar bem com isso, transformando tudo que é entrelaçado em progressivo sem fazer o desentrelaçamento. Por isso me referi aos 60fps progressivos, isso manteria a mesma fluidez com que sempre assistimos os episódios na televisão.
Pode perguntar isso ao Rudolf que ele vai confirmar.

Mais uma vez, parabéns pelo belíssimo trabalho.
Não vou entrar em mérito de gosto pessoal. Quem quiser que habilite no player a função 60fps ou ajuste isso no seu televisor. Nunca assistirei filmes em 48fps nem material de video antigo em 60fps. Valeu!
Não é gosto pessoal. Material de vídeo analógico, mesmo antigo, sempre foi entrelaçado.
Meu ponto é: pra manter a mesma cadência/fluidez de quando assistimos Chaves pela televisão desde crianças, é só fazer o desentrelaçamento, deixando cada field em um frame progressivo.
Enfim, isso é discussão pra outra hora.
Obrigado pela restauração.
Esses usuários curtiram o post de JJBlueCaps (total: 2):
RGMOficialheitorpires

Luciano Junior
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1030 vezes
Curtiram: 1190 vezes

Mensagem por Luciano Junior » 10 Fev 2025, 16:52

Essa sensação de movimento fluido é apenas uma ilusão do entrelaçamento. Não tem essa de "desentrelaçar pra virar 60 progressivo". Isso criaria novos frames que nem deveriam existir.
"The time has come to make a decision. Are we in this thing alone, or are we in it, together?"

lucasdb
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 1563 vezes

Mensagem por lucasdb » 10 Fev 2025, 17:05

Lu¢iano escreveu:
10 Fev 2025, 16:52
Essa sensação de movimento fluido é apenas uma ilusão do entrelaçamento. Não tem essa de "desentrelaçar pra virar 60 progressivo". Isso criaria novos frames que nem deveriam existir.
Não é mera ilusão, só pegar o arquivo e fazer a contagem de frames. Se percebe a quantidade maiores de frames. Um exemplo que posso dar é o Chico Bento no shopping. Compare essas 2 cópias:

Veja como a do Internet Archive roda muito mais suavemente. E nenhuma delas "cria" frames inexistentes. É a mesma coisa do que esse mesmo curta sendo exibido diretamente do DVD ou VHS para a Televisão. Em CH, pode se notar isso em gravações caseiras, VHS oficiais ou os DVDs da Gábia.
Esses usuários curtiram o post de lucasdb (total: 5):
Sargento RefúgioJJBlueCapsRGMOficialSenhor Madrugacyber Revolvinho
Não há de queijo, só de batata. :pancada:

RGMOficial
Membro
Membro
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por RGMOficial » 10 Fev 2025, 17:31

ok. já vou falando os fatos, pq meu único comentário desencadeou todo esse role, e quero tomar total responsabilidade por isso:

- pfvr, ainda há pessoas em PLENO 2025, que acreditam que 60fps nativo, desentrelaçado é igual a 60fps interpolado. pfvr, colabore, né? tbm odeio quando alguém faz um 60fps interpolado nojento, mas os dois são diferentes.

- chaves e chapolin, assim como TODA SANTA SÉRIE gravada em videotape (desde que não seja telecinado, ou algo assim), foi filmada tecnicamente em 60fps. dou ênfase a tecnicamente, pq é o seguinte:
vídeo entrelaçado é uma técnica que consiste em gerar um campo de linhas ímpares e pares em uma tela, e intercalar cada linha com segmentos de vídeo (sendo então exibido metade do vídeo original). como é exibido em metade, numa era em que tvs de tubo eram a única forma de transmitir sinal de televisão, o frame-rate era cortado na metade. as câmeras geralmente filmam quadros na frequência disponível pra região de onde surgiu. no caso de chaves, no méxico, era 60hz (que posteriormente, as câmeras filmariam em 59.94, devido a inclusão de cores, que passou a ocupar um pedacinho da banda larga). como o vídeo surgindo elas era filmado de forma entrelaçada, acabou cortando a frequência para 29.97.
as tvs crt da época quando transmitiam, pela sua forma, saiam em 59.94, portanto, desentrelaçar em 59.94 é a forma mais fiel.
e sim, esses são fatos. tá lá no google, wikipedia, vídeos educativos.

porém, empresas até um certo tempo não sabiam disso. algumas mudaram, mas outras como a televisa insistiram (e ainda insistem, como a televisa é) em usar desentrelaçamento para 30fps para tudo de analógico que eles tem.

respeito quem prefere assistir em 30fps e compreendo, mas isso aqui não é coisa pessoal, isso é uma remasterização de um episódio perdido de chaves, uma coisa onde qualidade e tratamento se levam muito a sério, e sei que a galera do remaster de seu madruga fotográfo fizeram um ótimo trabalho. só consegui fazer uma crítica msm do projeto, de tão ÓTIMO que ele é.
respeito o trabalho deles, mas vamos lá. precisava desse role todo? vamos ser honestos, gente. deixa essa discussão pra outro tópico, que implodiu tudo aqui.

enfim, esse vai ser meu último comentário nesse tópico. falei o que precisava. não vou mais abastecer essa conversa toda de interlacing. esse tópico era para parabenizar o trabalho. enfim, boa noite. respeito total a vcs, mas vou fazer algo melhor na minha vida. só digo que pfvr apoiam esse projeto para ele cumprir seu objetivo de apresentar uma melhor forma de tratar a franquia, por favor.

abraços.
Esses usuários curtiram o post de RGMOficial (total: 3):
JJBlueCapsheitorpiresPavi

FLASH
Moderador
Moderador
Curtiu: 477 vezes
Curtiram: 1052 vezes

Mensagem por FLASH » 10 Fev 2025, 17:43

Começo a entender a Televisa
Imagem

JJBlueCaps
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 18 vezes

Mensagem por JJBlueCaps » 10 Fev 2025, 17:54

RGMOficial escreveu:
10 Fev 2025, 17:31
ok. já vou falando os fatos, pq meu único comentário desencadeou todo esse role, e quero tomar total responsabilidade por isso:

- pfvr, ainda há pessoas em PLENO 2025, que acreditam que 60fps nativo, desentrelaçado é igual a 60fps interpolado. pfvr, colabore, né? tbm odeio quando alguém faz um 60fps interpolado nojento, mas os dois são diferentes.

- chaves e chapolin, assim como TODA SANTA SÉRIE gravada em videotape (desde que não seja telecinado, ou algo assim), foi filmada tecnicamente em 60fps. dou ênfase a tecnicamente, pq é o seguinte:
vídeo entrelaçado é uma técnica que consiste em gerar um campo de linhas ímpares e pares em uma tela, e intercalar cada linha com segmentos de vídeo (sendo então exibido metade do vídeo original). como é exibido em metade, numa era em que tvs de tubo eram a única forma de transmitir sinal de televisão, o frame-rate era cortado na metade. as câmeras geralmente filmam quadros na frequência disponível pra região de onde surgiu. no caso de chaves, no méxico, era 60hz (que posteriormente, as câmeras filmariam em 59.94, devido a inclusão de cores, que passou a ocupar um pedacinho da banda larga). como o vídeo surgindo elas era filmado de forma entrelaçada, acabou cortando a frequência para 29.97.
as tvs crt da época quando transmitiam, pela sua forma, saiam em 59.94, portanto, desentrelaçar em 59.94 é a forma mais fiel.
e sim, esses são fatos. tá lá no google, wikipedia, vídeos educativos.

porém, empresas até um certo tempo não sabiam disso. algumas mudaram, mas outras como a televisa insistiram (e ainda insistem, como a televisa é) em usar desentrelaçamento para 30fps para tudo de analógico que eles tem.

respeito quem prefere assistir em 30fps e compreendo, mas isso aqui não é coisa pessoal, isso é uma remasterização de um episódio perdido de chaves, uma coisa onde qualidade e tratamento se levam muito a sério, e sei que a galera do remaster de seu madruga fotográfo fizeram um ótimo trabalho. só consegui fazer uma crítica msm do projeto, de tão ÓTIMO que ele é.
respeito o trabalho deles, mas vamos lá. precisava desse role todo? vamos ser honestos, gente. deixa essa discussão pra outro tópico, que implodiu tudo aqui.

enfim, esse vai ser meu último comentário nesse tópico. falei o que precisava. não vou mais abastecer essa conversa toda de interlacing. esse tópico era para parabenizar o trabalho. enfim, boa noite. respeito total a vcs, mas vou fazer algo melhor na minha vida. só digo que pfvr apoiam esse projeto para ele cumprir seu objetivo de apresentar uma melhor forma de tratar a franquia, por favor.

abraços.
O referido é verdade e dou fé.

Desculpem o transtorno também, não quis criticar nem começar discussões.
Mais uma vez, o que vale é a recuperação do arquivo, que ficou magnífico - sou imensamente grato por isso.
Esses usuários curtiram o post de JJBlueCaps (total: 2):
RGMOficialSenhor Madruga

Louca da Escada
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians!!
Curtiu: 833 vezes
Curtiram: 2318 vezes

Mensagem por Louca da Escada » 10 Fev 2025, 18:04

Ah gente, vi no Twitter e não tenho nem o que falar não, ficou maravilhoso :cry:
Queria ver outros perdidos assim bonitos, bem bonitos
Se for preciso colaboramos sim, como o Jay-X mencionou
Editado pela última vez por Louca da Escada em 10 Fev 2025, 18:21, em um total de 2 vezes.
Mini conquistas FCH
Ex- A Casa dos Chavesmaníacos 13
Ganhadora Bolão Feriadão SBT Finados 2024
Quinto lugar no Bolão de Apostas das Exibições CH 2024
Nono membro mais votado no "Usuário do ano 2024

Pancada escreveu:Silvio Santos é mesmo um homem muito bom, ele me deu esta tesoura para que eu mesmo cortasse os programas do Chaves e do Chapolin Colorado... nossa, eles ficam totalmente cortadinhos, cabe tudo no ar

Imagem

Pereira Vinícius
Membro
Membro
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 127 vezes

Mensagem por Pereira Vinícius » 10 Fev 2025, 18:14

Eu queria o pessoal do fórum na protele
Teriamos não todos mas grande parte dos perdidos

Eu me disponibilizo a traduzir mas eu não sei legendar.
Esses usuários curtiram o post de Pereira Vinícius (total: 1):
Sargento Refúgio
O heroísmo não consistente em vencer o medo mas sim em supera-lo.

Chespirito

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 11216 vezes
Curtiram: 1946 vezes

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 10 Fev 2025, 19:00

Pereira Vinícius escreveu:
10 Fev 2025, 18:53

Eu me disponibilizo a traduzir mas eu não sei legendar.
O próprio Fórum postou no TikTok o episódio com uma legenda, não é só pegar a legenda do vídeo e pôr? :ponder:
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024. :terceiro:

Chavesmaniaco1001
Membro
Membro
Time de Futebol: vasco
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 47 vezes

Mensagem por Chavesmaniaco1001 » 10 Fev 2025, 19:15

Ficou sensacional galera, parabéns a todos os envolvidos na restauração dessa maravilha. :joia:
Imagem
No FCH desde 2011
Ex-Moderador do FUCH
Antigo Chavesmaniaco1001

HenriCH
Membro
Membro
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 195 vezes

Mensagem por HenriCH » 10 Fev 2025, 19:45

De algum lugar do universo o velho Chespirito sorri vendo esse fórum.

Ficou sensacional, parabéns a essa equipe :joinha:

BrunoSamppa
Membro
Membro
Curtiu: 365 vezes
Curtiram: 1173 vezes

Mensagem por BrunoSamppa » 10 Fev 2025, 20:06

Xihh... pra que vir com textão como se tivesse sido ofendido? Para, gente. Se depender de mim e do Fórum, não irá ter nunca nenhum 60fps em CH, amigos. Quem quiser que faça o seu. Uma besteira dessas... :no: Melhor vocês irem ver CH no Paraguai, Uruguai ou Argentina onde é PAL-N / 25 frames. :joinha:
Paz e Bem. Muito Obrigado :top:

Tento sempre ser afável, mas tem certas coisas que me tiram do eixo. Quem me conhece aqui no Fórum, sabe. Peço para que estas coisas terminem por aqui senão vou soltar o cachorros :garg:
Esses usuários curtiram o post de BrunoSamppa (total: 1):
JowCG
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
25 anos de Chespirito na Internet. A reserva moral do "Meio CH" :zumbi:
https://www.instagram.com/bruno_samppa/
https://www.youtube.com/@brunosamppa/videos

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 757 vezes

Mensagem por Chamone » 10 Fev 2025, 20:22

Existe um equipamento multimedia que faz a interpolação automaticamente e downscaling com excelentes resultados:
► Exibir Spoiler
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 2):
Luciano JuniorSargento Refúgio
(...)

ESTRELLA
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 3 vezes

Mensagem por ESTRELLA » 10 Fev 2025, 20:24

Un trabajo sensacional. Por favor, si es posible, hagan lo mismo con "El bandido del hospital" de Chapolin, que también fue encontrado recientemente.
Esses usuários curtiram o post de ESTRELLA (total: 3):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).BrunoSamppaSargento Refúgio

Responder