Guilherme CH escreveu: ↑05 Fev 2025, 10:55
Estava observando a Lista CH e as sinopses de "O Professor apaixonado" e "Enchendo balões" devem se tratar do mesmo episódio, só pode! Isso abriria espaço para que a primeira versão de "Seu Madruga fotógrafo" possa ser encaixada por volta deste período, como muitos já estão teorizando aqui.
E, pra mim, existe uma versão de "Os balões levam o Chaves" em 1974, talvez tendo alguma situação de amarelinha nele, explicando o porquê daquela "baita coisa" no chão do episódio do fotógrafo. Embora isso também possa não significar nada, pois o caixote com o desenho de "caveira de pirata" ronda alguns episódios nesta temporada...
Talvez, só iremos conseguir decifrar o ano de 1974 com a descoberta de mais algum episódio perdido, nem que seja "O curto circuito" e "Os chifrinhos de nozes". Este último, aliás, me parece ser plausível a relação com a sinopse "El Chavo del Ocho y Kiko le hacen la vida pesada al profesor Jirafales que está perdidamente enamorado de la 'bruja'", visto todo o lance de o Professor achar que está sendo "cornado" pela Dona Florinda.
Concordo que O Professor Apaixonado e Enchendo balões podem ser o mesmo episódio. Há a possibilidade de ser uma sinopse duplicada da Briga dos pombinhos, mas parando pra teorizar...
1° Hipótese:
Até onde seu, não era tendência do Chespirito pegar um episódio de duas partes e remakeá-lo em apenas uma, na fase clássica. E sempre achei estranho que estes dois episódios (O professor apaixonado e Enchendo Balões) tenham derivado, anos mais tarde, o roteiro de um único episódio do desenho animado, como até então supúnhamos. Uma falta de sorte é o episódio do Seu Madruga apaixonado, de 1976, também ser perdido.
Pode ter acontecido algo por aqui: em 1974, a data de 09.09.1974, pode pertencer ao episódio "O professor apaixonado / Enchendo balões", posteriormente remakeado em 1976 como Seu Madruga apaixonado.
Isso deixaria algumas estranhezas menos soltas: abre espaço para uma data em setembro (Seu Madruga Fotógrafo) e, ainda que não constituem sagas, não deixa de ser coerente que na semana anterior exista um roteiro em que as crianças atrapalham a vida do professor, que por alguma pancada deve ter se enamorado da bruxa etc. Na semana seguinte, vem a Briga dos pombinhos.
Por alguma razão, no remake de 1976, o Professor fui substituído pelo Seu Madruga, não fazendo sentido remakear naquele momento, como uma espécie continuidade, a Briga dos pombinhos, roteiro que acabou entrando num limbo e não foi regravado.
Se eu não estiver enganado, segundo a Lista CH, "Enchendo balões" de 1974 também não tem outro remake - de modo que, se este episódio tiver de fato um roteiro semelhante com o Seu Madruga apaixonado do desenho, aí matamos a charada de que se trata da primeira versão de Seu Madruga apaixonado de 1976 (sendo este, por sua vez, um remake de 1974).
2° Hipótese:
Erro da Tele-guia e o Professor Apaixonado é só sinopse duplicada mesmo da Briga dos pombinhos...