Problemas no cancelamento e com reembolsos são as maiores queixas dos consumidores. Veja a lista das empresas que receberam mais críticas.
Levantamento feito pelo Reclame AQUI, que reúne as reclamações de consumidores quanto a diversos serviços, apontou que, de 2016 para 2017, as queixas sobre os sites que oferecem pacotes de viagens, passagens aéreas e quartos para hospedagem aumentaram 10,04%.
Diante da escalada, muito em função da alta na procura dos serviços, o site recomenda que o consumidor redobre a atenção na hora de adquirir um produto ou que procure saber dos seus direitos na hora de procurar uma reparação.
No caso do consultor Alfredo Laufer, de 75 anos, todos os canais de cobrança foram acionados na busca do reembolso após o cancelamento de uma passagem do Rio de Janeiro para Brasília. Sem poder utilizar a passagem, Laufer aceitou pagar uma multa de mais de 30% do valor pago e assim receber o restante. O problema, porém, é que a empresa aérea que emitiu a passagem, a Avianca, e o site pelo qual Laufer comprou o bilhete, o Decolar.com, não se comprometem com o reembolso.
— Paguei a multa pelo cancelamento e receberia um estorno por parte do valor da passagem. A empresa aérea já disse que devolveu (o valor do estorno). E a Decolar.com não falou nada. Agora uma fica empurrando para a outra — disse Laufer.
Para o diretor de operações do Reclame AQUI, Diego Campos, é preciso atenção diante das especificidades envolvidas nos serviços oferecidos por esses sites.
— O segmento aéreo é bastante complexo, assim como a oferta de hospedagens. A única forma de o cliente de se precaver é pesquisar bem o fornecedor antes de comprar. Isto é o primordial. Saber do histórico de determinada empresa é muito importante — ressaltou Campos.
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LEIA AS “LETRAS MIÚDAS”
Não é incomum o consumidor fazer um determinado pacote ou oferta, contratar o serviço, e ignorar o que está incluído no que foi contratado. É comum o consumidor olhar apenas o que lhe chama atenção.
FIQUE ATENTO ÀS DATAS
Nos famosos pacotes de viagens ou em ofertas–relâmpago, os sites destacam somente o destino e o valor. Fique atento às datas envolvidas. Feriados, por exemplo, ficam de fora da oferta.
BUSQUE INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA
O indicado é conversar com amigos, familiares ou conhecidos que já tenham utilizado esses tipos de plataformas. Procure saber os pontos positivos e negativos. Dependendo da viagem, um determinado site poderá se encaixar melhor nas suas exigências.
OS LOCAIS DAS OFERTAS
Outra questão envolvida é estar ciente dos locais de partida e chegada. É comum um pacote não ter translado (quando há o transporte do aeroporto até o local pretendido).
INFORMAÇÕES CLARAS
As informações que fazem parte da composição da oferta precisam ser informadas de forma clara.