Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
4
12%
Disney (Turma do Mickey)
7
21%
Marvel
2
6%
Turma da Mônica
16
47%
outras
5
15%
 
Total de votos: 34

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104217
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4939 vezes
Curtiram: 1907 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 29 Ago 2018, 12:27

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 29 Ago 2018, 12:58

NOTÍCIAS
Álbuns Disney # 2, de agosto de 1990 - "Tio Patinhas e os Fabricantes de Terremotos" :

Imagem

Imagem

Comentarei aqui sobre esse outro número do título "Álbuns Disney" que adquiri. Nesse saíram duas longas HQs de Barks do Tio Patinhas. "Fabricantes de Terremotos" e "O Grande Operador".

A primeira de longe é uma das melhores de Barks. Já publicada 7 vezes no Brasil, a história mostra o Tio Patinhas preocupado com os recentes terremotos ao redor do mundo. Ele teme que ocorra um em Patópolis e sua caixa forte seja atingida e que de alguma forma a terra trague seu dinheiro. Ele então organiza uma equipe para escavar embaixo da caixa forte e ver se há alguma falha na estrutura. Porém estranhas vozes assustam os trabalhadores que fogem assustados.

O Tio Patinhas decide ele mesmo ir até as profundidades da terra e depois os meninos também vão. Lá descobrem um povo bem estranho. Os fabricantes de terremotos (cada publicação no Brasil deu um nome a eles, Terry e Fermy, Cracs e Badabouns, Estudantes e Formados, etc. O nome original é "Terries and Fermies".)

Imagem

Essas criaturas que rolam como bolas em direção as colunas da terra são as causadoras dos terremotos na terra. Tio Patinhas precisa impedir que eles rolem contra a coluna que sustenta Patópolis se quiser salvar sua fortuna.

História maravilhosa, muito boa. Eles já foram reutilizados por diversos criadores em outras histórias, sendo a última aquela que saiu em 2013 no gibi do Tio Patinhas. "A última aventura".

Já a outra história pra mim é bem mediana. Talvez de todas as HQs de Barks que já li até hoje, essa foi uma das que menos gostei. Não gostei muito do mote "pequenos seres que ficaram minúsculos de tanto tomar o sol do deserto". Me pareceu meio bobinha.

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
E.R
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104217
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4939 vezes
Curtiram: 1907 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 29 Ago 2018, 19:20

Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 29 Ago 2018, 20:55

Ramyen Matusquela escreveu:Barbano acertou. Veja a tirinha original.

Imagem
Segundo o Fernando Ventura, a editora recebia os quadros na ordem correta mas haviam ajustes para encaixá-los no layout padrão. "Não é como hoje, digo, ontem, em que as páginas eram apenas ampliadas ou reduzidas na proporção original", disse ele. Ao fazer esses ajustes, alguém acabou mexendo na ordenação da tira.
Ramyen Matusquela escreveu:Álbuns Disney # 2, de agosto de 1990 - "Tio Patinhas e os Fabricantes de Terremotos" :

Imagem
Esta história é um dos clássicos de Barks, sem dúvida.

Adquiriu este exemplar no último leilão?
Ramyen Matusquela escreveu:(cada publicação no Brasil deu um nome a eles, Terry e Fermy, Cracs e Badabouns, Estudantes e Formados, etc. O nome original é "Terries and Fermies".)
Neste "álbum Disney", qual foi o nome dado a eles?
Ramyen Matusquela escreveu:Já a outra história pra mim é bem mediana. Talvez de todas as HQs de Barks que já li até hoje, essa foi uma das que menos gostei. Não gostei muito do mote "pequenos seres que ficaram minúsculos de tanto tomar o sol do deserto". Me pareceu meio bobinha.
Parece que isso era recorrente nesta coleção "Álbuns Disney": uma HQ clássica longa e outra curta e regular só para completar as páginas.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 29 Ago 2018, 21:10

No leilão eu perdi, porém comprei em um sebo pela metade do valor que saiu no leilão. Nessa edição simplesmente traduziram o nome deles para "estudantes e formados". O que ficou sem sentido já que isso seria apenas uma caracteristica e não um nome.
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 29 Ago 2018, 21:22

NOTÍCIAS
[SEMANA ALMANAQUE DISNEY]

Imagem

Desta vez vamos falar do Almanaque Disney # 04, lançado em maio de 1971. Apesar do meu exemplar estar em ótimas condições, melhores que as anunciadas no leilão em que ele foi adquirido, utilizarei scans baixadas do blog Quadradinhos Patópolis para ilustrar meus comentários, evitando assim eventual desgaste na lombada quadrada.

Imagem

Um dos destaques desta edição é "As desventuras de Merlin Jones", quadrinização de filme de 1964. Os quadrinhos foram desenhados por Dan Spiegle. Não sei como alguns elementos do roteiro são retratados no filme, mas na HQ algumas coisas ficaram estranhas. Descobrimos que o juiz Holmsby escreve sob o pseudônimo de Lex Fortis, que testa truques imaginários antes de escrever suas novelas policiais. Ao saber disso, ninguém mais colocou sua conduta como defensor da lei sob suspeição. Tá, mas e os crimes que aparentemente ele já havia cometido? Ao descobrir que o juiz enterrou caroços de pêssego para ter ideias sobre roubos de diamantes em um livro, ninguém falou mais nada sobre o roubo do dinheiro de pagamentos da Cia. Acme, um crime concreto que tinha sido noticiado em jornais. Não deu para entender se ele se baseou no caso para escrever um livro ou se o próprio juiz cometeu o crime, este real, para ter inspirações para escrever.

Outra conduta do Juiz Holmsby foi totalmente ilegal. Ele tomou uma decisão no Tribunal do Júri, condenando Merlin Jones a 60 dias de prisão. Depois de descobrir um fato novo que envolvia ele próprio (à lá Professor Girafales no "Julgamento do Chaves"), suspendeu a sessão e decidiu outro resultado em sua sala, diretamente com os envolvidos, em sessão não mais pública, onde mudou a sentença e deixou o acusado livre. Não sei quantos filmes foram, mas nos quadrinhos este universo de personagens do filme de Merlin Jones ganharam cinco histórias.

Macaco Stanley fumando:

Imagem

Outro destaque da edição é "O fantasma da caverna", clássico de Barks, aquela do Homem da Armadura ("esta noite é a noite"). Numa sequência contínua, a barba de um pirata foi pintada de ruivo e depois branco. Também foi publicado aqui "Tamanho não é documento", HQ que caiu na IX Gincana dos Esquilos. Por ter participado, na hora me lembrei da referência quando estava lendo este almanaque. Nela, o coelho Tambor diz que tem esse nome porque "tamborila". Nos passatempos do almanaque, a Bruxa Má foi chamada de Malvina.

Na história do Peter Pan, "O tesouro das sereias", descobre-se que um baú tinha um fundo falso, que ao ser aberto poderia ser usado como meio de fuga. Porém, pelo desenho não seria muito possível esse fundo ter se aberto para baixo com essa escada já estando apoiada aí desde antes:

Imagem

Em "Marina, a serpente do mar", vemos que Tio Patinhas mantém uma piscina cheia de dinheiro em um quintal, atrás de uma cerca. Além das notas poderem voar para fora (obviedade que ninguém pensou), qualquer um pularia aí para roubar, ainda mais com a possibilidade de antes espiarem pelo lado da rua...

Imagem

Tradução brasileira sendo criativa em história de Pablo Pingüim (Paulinho, o Pinguim):

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 30 Ago 2018, 09:30

Outro belíssimo post, parabéns. Nunca vi o filme do Merlin Jones, mas gostaria de ver. E de ler essa HQ também, claro. :p
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 30 Ago 2018, 21:49

Ramyen Matusquela escreveu:Outro belíssimo post, parabéns. Nunca vi o filme do Merlin Jones, mas gostaria de ver. E de ler essa HQ também, claro. :p
Valeu, Jonas :D

A propósito, veja a primeira página desta HQ. Melhor paleta de cores do Brasil :vamp:
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 30 Ago 2018, 22:20

NOTÍCIAS
[SEMANA ALMANAQUE DISNEY]

Imagem

"A poção mágica", presente em Almanaque Disney # 22, de março de 1973, é uma das histórias do Canini que eu nunca havia lido. Nesta ele fez inclusive o roteiro. Foi publicada no Brasil, Alemanha, França e Itália e trouxe os seguintes personagens diferentes:

• Dentinho e Gaviãozinho
Imagem

Imagem

• Kid Abus
Imagem

• Rocha Forte
Imagem

• Pé Frio
Imagem

Em "Muito ajuda quem não atrapalha", o que é isso que Tio Patinhas segura e usa para abrir um envelope?

Imagem

Em "Mágica trágica", a personagem chamada Dona Maricota é provavelmente uma versão da conhecida Dona Cotinha:

Imagem

Em "O rastro acusador", história do Zorro, vemos personagens diferentes:

• Dom Felipe
Imagem

• Dom Juan
Imagem

Em "A máquina misteriosa", os botões de tal máquina ficam mudando a todo momento nos desenhos, seja em quantidade, tamanho ou disposição.

Esta edição também trouxe "Primeiro de Abril", de Carl Barks, história que já comentamos por causa das gírias utilizadas nela, que dificultaram uma tradução literal de suas piadas.

A seção de cartas trouxe informações sobre o arquivo total encontrado na redação da Editora Abril e sobre as últimas edições de cada gibi, que ficavam armazenadas nas distribuidoras durante seis meses:

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104217
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4939 vezes
Curtiram: 1907 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 30 Ago 2018, 22:45

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Barbano » 31 Ago 2018, 09:29

Victor levando para o tópico da quarta parede em 5, 4, 3...
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Victor235

Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 31 Ago 2018, 12:24

Outro digníssimo post. Meus galardões, Victor.

Esse Almanaque parece estar bem legal. Tem um exemplar dele no sebo. Talvez eu pegue se ainda estiver lá.
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Barbano » 31 Ago 2018, 15:39

Eu não gosto muito dessas HQs de outros universos não, como Zorro, personagens de filmes, etc. Por isso que não curto muito esses Almanaque Disney antigos. Mas é legal ter Banzé, Tico e Teco, etc.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 31 Ago 2018, 18:20

Valeu, Jonas :joia:

Ao contrário do Fabão, gosto muito das HQs antigas do Zorro e baseadas em filmes.

Se não me engano, esta história do Pluto ("Voar é para os pássaros") caiu na gincana dos Esquilos do ano passado.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104217
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4939 vezes
Curtiram: 1907 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 31 Ago 2018, 18:58

Imagem
Imagem
Imagem

Responder