Educação

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
SBBHQK
Membro
Membro
Mensagens: 3268
Registrado em: 27 Set 2011, 14:42
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Educação

Mensagem por SBBHQK » 16 Dez 2017, 20:12

Antonio Felipe escreveu:Tem escola que não tem biblioteca, quadra esportiva e merenda, mas teria que cantar o hino nacional... Que bobagem.
Bobagem é mais da metade da população brasileira não saber cantar o hino do seu próprio país!


Pesquisa: 58,4% dos brasileiros não sabem cantar o hino nacional
Uma pesquisa inédita que integra o Projeto Brasilidade revela que o Hino Nacional não está, definitivamente, no gosto musical popular. Um dos principais símbolos do Brasil ainda é uma incógnita para 58,4% dos brasileiros - percentual que afirma não saber a letra na íntegra ou conhecer apenas trechos. Entre os entrevistados, apenas 21,7% revelaram saber toda a letra; cerca de 19,9% informaram que sabem quase toda a letra; 47,3% disseram que sabem alguns trechos; e 11,1% afirmaram que não sabem nenhum trecho. Exclusiva, a pesquisa foi conduzida pela empresa República - Opinião dos Brasileiros, no primeiro semestre de 2010, com módulos qualitativos e de quantificação, com quatro grupos focais e 1.272 entrevistas. Parte do Projeto Brasilidade, o levantamento analisa em profundidade a autopercepção do brasileiro hoje, após 20 anos de democracia e de estabilização econômica no País.

Segundo o sociólogo e cientista político Rodrigo Mendes Ribeiro, coordenador da pesquisa e diretor-geral da República, entre os brasileiros com curso superior completo, o índice dos que sabem cantar o hino nacional é de 45,1% contra 26,5% e 27,4%, respectivamente, dos que sabem a letra praticamente inteira e alguns trechos. "Nesse nível de escolaridade, nenhum entrevistado afirmou não saber o hino nacional.O índice mais alto dos que não sabem nenhum trecho do hino, ou seja, 39, 2%, está entre os analfabetos, com primário incompleto e os que cursaram até a terceira série fundamental", detalha Mendes, acrescentando que quanto maior a escolaridade, menor o índice de pessoas que afirmam não saber a letra do hino na íntegra.

Na análise da faixa etária, a pesquisa revela que os mais jovens são os que mais têm conhecimento da letra do Hino Nacional - entre os 18 anos e 24 anos, 29,7% sabem a letra na íntegra contra 11,3% dos com idade entre 65 anos e 70 anos. A porcentagem mais baixa entre os que não sabem nenhum trecho está também entre os mais jovens; 3,6% (25 a 29 anos). Em contrapartida, o índice mais alto entre os que não sabem o Hino (20,3%) na faixa etária 60 anos e 64 anos.

Fonte: Jornal do Brasil/Terra

https://www.terra.com.br/noticias/brasi ... aRCRD.html
E é só o governo parar de desperdiçar dinheiro, deixar de ter muita burocracia demais, gastos demais, controlar a corrupção, ter Ministério Público, Receita Federal e Polícia Federal fortes, e maior autonomia para os estados, que as escolas terão merenda, quadras de esporte e bibliotecas.

E uma outra forma também de possibilitar que as escolas tenham merenda, quadras de esporte e bibliotecas seria o governo privatizar algumas empresas públicas.
Editado pela última vez por SBBHQK em 16 Dez 2017, 20:43, em um total de 3 vezes.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Educação

Mensagem por Victor235 » 16 Dez 2017, 20:13

Dez minutos de lição de casa? Como assim?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103923
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4914 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Educação

Mensagem por E.R » 16 Dez 2017, 20:16

A matemática é muito focada em álgebra e geometria. Devia ter um pouco menos de álgebra avançada e geometria avançada que têm hoje em dia e deveriam ensinar economia básica (oferta e demanda e alguns pensamentos econômicos dos grandes pensadores como Keynes e Adam Smith).

Muito do que é ensinado de matemática da sexta série em diante devia ficar mais para quem for cursar Exatas.

Tem matemática demais no ensino fundamental, substituiria pelo ensino de Informática.

A escola tem que formar os alunos para o mercado de trabalho e não apenas para o vestibular, como acontece hoje em dia.

Também diminuiria Ciências no Ensino Fundamental, tanto Física, como Biologia como Química ficando com mais conteúdo para o pessoal que for cursar Exatas.

Já a Educação Física é fundamental ter uma ou duas aulas por semana no ensino fundamental, sendo uma vez por semana exercícios como abdominais e corridas. E na outra vez na semana, atividades como futebol, vôlei e basquete.

Outra coisa que é impressionante é que quase todos os concursos públicos tem matérias de Direito e nada de Direito é ensinado nos colégios, acho que pra quem for cursar Humanas, deveria ter noções básicas de Direito.
Imagem
Imagem

SBBHQK
Membro
Membro
Mensagens: 3268
Registrado em: 27 Set 2011, 14:42
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Educação

Mensagem por SBBHQK » 16 Dez 2017, 20:29

Victor235 escreveu:Dez minutos de lição de casa? Como assim?
Para explicar melhor para você, dá uma olhada no vídeo abaixo e veja como a Finlândia conseguiu ter uma educação de qualidade.



Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Educação

Mensagem por Antonio Felipe » 16 Dez 2017, 20:52

27% da população é analfabeta funcional. Só 8% são realmente proficientes: https://educacao.uol.com.br/noticias/20 ... cional.htm

Isso é mais grave que essa patuscada nacionalista de cantar o hino.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

SBBHQK
Membro
Membro
Mensagens: 3268
Registrado em: 27 Set 2011, 14:42
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Educação

Mensagem por SBBHQK » 16 Dez 2017, 23:14

Antonio Felipe escreveu:27% da população é analfabeta funcional. Só 8% são realmente proficientes: https://educacao.uol.com.br/noticias/20 ... cional.htm

Isso é mais grave que essa patuscada nacionalista de cantar o hino.
Isso não é patuscada nacionalista. Isso se chama civismo. Uma coisa que eu aprendi desde criança é a valorizar o país em que eu nasci, por mais imperfeito que seja. Vai ver se nos Estados Unidos chamam isso de "patuscada nacionalista"! Nos Estados Unidos, o dia da independência é tão valorizado que as pessoas soltam até fogos de artifício. No Brasil, só houve civismo à força através das ditaduras de Vargas e do Regime Militar (e para mim, nada do que é feito à força dá certo). O Brasil só aprendeu a pisar em cima de sua própria história e as pessoas só sabem ser patriotas em época de Copa do Mundo ou de Olimpíadas, porque na hora de votar, não há patriotismo. O que existe no Brasil é um complexo de vira-latas, onde as pessoas acham que tudo que vem de fora do país é melhor e bem feito. Hoje, mais da metade da população não sabe cantar o hino de seu próprio país... Mas aposto que cantar o hino do seu time de futebol eles sabem, né?

E é só ter mais preparação para os professores e o governo gastar pelo menos 5% do PIB em educação que esses índices de analfabetismo reduzem a quase zero.
Editado pela última vez por SBBHQK em 16 Dez 2017, 23:25, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Chad'
Membro
Membro
Mensagens: 10693
Registrado em: 23 Abr 2012, 21:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Portuguesa
Curtiu: 111 vezes
Curtiram: 271 vezes

Re: Educação

Mensagem por Chad' » 16 Dez 2017, 23:17

Talvez porque o time de futebol seja mais honrado que a própria pátria.
Títulos e posições de destaque:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves 4 :campeao:
1º no Foot Betting 2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - dezembro/2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - setembro/2016 :campeao:
1º no Torneio GUF 19 - Série A :campeao:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves Segunda Chance :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - junho/2019 :campeao:
2º na eleição de usuário do mês - agosto/2012 :vice:
2º na eleição de usuário do mês - outubro/2013
2º no XIV Concurso de Piadas
2º no Trivia Fórum Chaves 3
2º na A Casa do Chavesmaníacos 14
2º no Foot Betting 2017
3º na eleição de usuário do mês - setembro/2013 :terceiro:
3º no Torneio GUF Série B 14
3º na eleição de usuário do mês - outubro/2015
3º no Torneio GUF Série A 18
3º na eleição de usuário do mês - janeiro/2016
3º na eleição de usuário de 2016
3º na eleição de usuário do mês - novembro/2017
3º na eleição de usuário do mês - março/2019
3º no Bolão do Brasileirão 2019
4º na III A Fazenda do Fórum Chaves Imagem
4º na eleição de usuário do mês - abril/2015
4º na eleição de usuário do mês - novembro/2015
4º no Bolão da Copa América 2019
4º na eleição de usuário do mês - setembro/2019

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Educação

Mensagem por Victor235 » 17 Dez 2017, 00:56

iago83 escreveu:Vai ver se nos Estados Unidos chamam isso de "patuscada nacionalista"!
Claro que não, eles falam inglês. Lá dizem "nationalist hellbender".
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: Educação

Mensagem por JF CH » 17 Dez 2017, 10:24

Não preciso cantar o hino uma vez por semana pra valorizar minha pátria. Como o AF disse, existem problemas bem mais graves que esse.
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Educação

Mensagem por Barbano » 17 Dez 2017, 10:42

Até parece que 5 minutos cantando o hino iam prejudicar alguma coisa também.

Fala logo que é contra pq não gosta mesmo.

Muito mais útil gastar 5 minutos por semana cantando hino do que uma hora com ensino religioso, por exemplo.
Imagem

Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2743
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 213 vezes

Re: Educação

Mensagem por Dias » 17 Dez 2017, 11:16

E porque seria bom alguém soltar fogos em dia de independência ou em qualquer outra data comemorativa? Barulho chato do caralho...

Ficar cinco minutos em pé pra nada é palhaçada sim. O pior é que cantar o hino seria obrigatório.

Já até passei mal e vomitei uma vez porque eu estava doente e até o momento que a gente aguarda as ordens dos professores para a gente fazer fila e cantar o hino duravam de vinte a trinta minutos. Então eram 20-30 minutos que a gente ficava em pé.
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

SBBHQK
Membro
Membro
Mensagens: 3268
Registrado em: 27 Set 2011, 14:42
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Educação

Mensagem por SBBHQK » 17 Dez 2017, 14:32

Barbano escreveu:Muito mais útil gastar 5 minutos por semana cantando hino do que uma hora com ensino religioso, por exemplo.
STF decide sobre ensino religioso; veja como outros países tratam o assunto
O STF (Supremo Tribunal Federal) vai decidir nos próximos dias se o ensino religioso em escolas públicas deve ser limitado à forma “não confessional” – ou seja, religiosamente neutra.

A ação, que pode ser analisada já nesta quarta-feira pela corte, é fruto de uma contestação da PGR (Procuradoria-Geral da República). Além do veto ao ensino de caráter confessional, a ação pede também que seja invalidada uma cláusula do acordo entre Brasil e o Vaticano que prevê a promoção do ensino “católico e de outras confissões religiosas”.

Enquanto a corte se prepara para decidir sobre o tema, a Gazeta do Povo preparou uma lista que mostra como o assunto é tratado em outros cinco países. As comparação mostra que o caso em análise pelo STF tem mais nuances do que pode parecer em uma primeira análise.

Estados Unidos

As aulas de religião não são vetadas, desde que apresentadas em um contexto secular. Em 1963, ao julgar a ação de pais que eram contra o ensino de caráter religioso na Pensilvânia, a Suprema Corte decidiu que as escolas públicas não devem nem incentivar a religião, nem combatê-la.“É preciso haver um propósito legislativo secular e um efeito primário que nem promova nem iniba a religião”, diz a decisão.

Argentina

A Corte Suprema do país tem em pauta neste momento um caso parecido com o brasileiro. Uma lei aprovada em 2008 na província de Salta torna obrigatório o ensino religioso em escolas públicas. A associação que contesta a lei diz que as aulas têm forte teor católico e incluem a oração do rosário. Os alunos não são obrigados a participar das classes, mas não há alternativa de ocupação para eles no período. Quatro anos atrás, o tribunal mais alto da província manteve a lei em vigor. E, enquanto a Corte Suprema não der a palavra final, a prática continua permitida.

Itália

Apesar de ser um estado laico, a Itália tem um acordo com a Igreja Católica: em todas as escolas públicas do país há aulas semanais de catolicismo. As classes são facultativas, e somam duas horas por semana no ensino fundamental e uma hora por semana no ensino médio.

Japão

Os alunos podem ter aula sobre religião, desde que ministradas de forma não confessional. Uma lei adotada em 2006 tornou mais explícito que a religião pode ter espaço em sala de aula: “A tolerância religiosa, conhecimentos gerais sobre religião e a posição da religião na vida social devem ser valorizadas na educação”, diz a norma, que ressalta a proibição a um ensino que privilegia um credo específico.

França

Berço do secularismo no Ocidente, o país tem pouco espaço para a religião nas escolas. Uma lei de 1905, que prevê separação total entre Igreja e estado, foi geralmente interpretada como um banimento da religião nas escolas até o fim dos anos 1990. Em 2002, entretanto, governo implementou o ensino de “fatos religiosos” – num contexto secular.

Fonte: Gazeta do Povo

http://www.gazetadopovo.com.br/educacao ... ar99dvhj5h

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: Educação

Mensagem por Tufman » 17 Dez 2017, 15:39

Ninguém é obrigado a saber cantar o hino. O que escola deveria ensinar aos alunos é o hino. Apresentar a história dele, o significado, o compositor e afins. Não vejo necessidade e acho uma perda de tempo obrigar a cantar o hino. No meu tempo de escola levavam meia hora até ajustar o som, aquietar o facho dos engraçadinhos, aguardar as outras turmas descerem... Isso sem falar das horas que perdíamos na sala ensaiando. Uns transtorno desnecessário. O mesmo digo pro ensino religioso. Mesmo se o ensino dele for bem fundamentado, existem outras matérias mais importantes para serem incluídas.

A paixão pela pátria é louvável e eu admiro muito quem ama o Brasil, apesar de todas as dificuldades que enfrenta morando nele. Mas querer que todos amem ao ponto de obrigar que decorem o hino é demais. Eu mesmo não tenho orgulho de ser brasileiro, de estar morando aqui, e de falar português... Não escolhi nascer aqui. Se tivesse escolhido, a história seria outra.
iago83 escreveu:onde as pessoas acham que tudo que vem de fora do país é melhor e bem feito
Estão achando certo

SBBHQK
Membro
Membro
Mensagens: 3268
Registrado em: 27 Set 2011, 14:42
Programa CH: Chaves
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 127 vezes

Re: Educação

Mensagem por SBBHQK » 17 Dez 2017, 16:05

Tufman escreveu:
iago83 escreveu:onde as pessoas acham que tudo que vem de fora do país é melhor e bem feito
Estão achando certo
Não, nem sempre. O Brasil tem temos paisagens maravilhosas, algumas que não tem iguais em nenhum lugar do mundo), uma diversidade enorme de paisagens e de temperaturas (há cidades no Brasil, como no nordeste, onde há um calor típico de deserto e outras cidades, como na serra gaúcha e catarinense onde tem um frio que chega a nevar no inverno), coisa que eu nunca vi em nenhum país do mundo. O Brasil já fez descobertas dignas de ganhar o prêmio Nobel, produziu alguns programas de TV premiados no mundo inteiro, tem parques de dar inveja na Disney (como o Beto Carrero)... Nem tudo o que vem de fora do país é melhor e bem feito.
Tufman escreveu:O que escola deveria ensinar aos alunos é o hino. Apresentar a história dele, o significado, o compositor e afins.
Nisso eu concordo. Acho também que mais do que ensinar a cantar o hino, deveria também apresentar a história dele, o significado, o compositor... Deveriam também ensinar a história do primeiro hino nacional que tivemos, que é o Hino da Independência, que foi usado durante o Brasil Império, no 1º reinado, até ser substituído, já no período regencial pelo hino nacional que temos hoje (porém sem letra, a letra atual só seria adotada em 1909).

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: Educação

Mensagem por JF CH » 17 Dez 2017, 16:45

Onde eu estudava, ensinaram os 3 hinos, e sei de cor os três.

Beto Carrero dá inveja na Disney? Me desculpe, mas fui lá e não gostei muito não.
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Responder