Efeito Mandela em CH

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23488
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Homessa » 16 Out 2017, 17:27

Eu tenho a impressão de ter visto, mas nos anos 90.

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6033
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 108 vezes
Curtiram: 333 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Príncipe da Condessa » 16 Out 2017, 17:45

Valmir Santos escreveu:
Rodrigo CH escreveu:Tenho uma vaga lembrança de ter visto Chaves e Quico, em uma versão de Jogando Beisebol. Onde aparecia o Professor dizendo sobre seu aniversário.
Não, a lembrança é do Chaves Físico, mesmo.´ :P
Imagem

Avatar do usuário
Hyuri Augusto
Membro
Membro
Mensagens: 10448
Registrado em: 05 Mar 2012, 19:39
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: TARDIS
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 394 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Hyuri Augusto » 16 Out 2017, 18:05

Essa do Inocêncio eu lembro de ouvir o Osmiro falando. Inclusive, a imagem do professor falando a frase se reproduz em minha mente todas as vezes que lembro. É muito bizarro mesmo.

Coincidentemente, fiz um trabalho sobre o Efeito Mandela recentemente. Alguns são realmente bizarros, tipo o do "We Are the Champions" e o do Fruit Loops.
"Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão"

► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Riddle Snowcraft » 16 Out 2017, 18:20

teve um efeito mandela uma vez no fórum que um maluco no episódio do julgamento quando o Chaves disse "parado feito bocó na rua vendo a moça bonita" ouviu "parado fazendo cocô na rua vendo a moça bonita" e um monte de gente por algum motivo se surpreendeu achando que a segunda era a correta (sendo que não faz sentido algum).

Uma coisa que eu ACHAVA até uns anos atrás que seria efeito mandela, era o Chaves do Tatá Guarnieri ter ficado com a voz mais grossa do box 1 pro box 2. Analisando bem ano passado percebi que a voz que ele nunca mais usou aquela voz experimental do box 1 (tal como o Chaves experimental do Gastaldi na primeirissima leva de 83)
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9234
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por IgorBorgesCH » 16 Out 2017, 18:42

Lembrei outro efeito que eu tive, de ouvir o Mário Lúcio de Freitas dublando o Ricardo de Pascual no episódio "Grande prêmio" na dublagem da Gota.
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20756
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3917 vezes
Curtiram: 849 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jacinto » 16 Out 2017, 20:04

Andre Cabral escreveu:
James Revolti escreveu:Acho que efeito Mandela é o que mais tem em CH.

São vários os exemplos de relatos feitos por mais de uma pessoa, mas com procedência duvidosa:
- Exibição de "Um astro cai na vila - parte 1" no SBT;
- lavadora com Quico e Madruga
- canetinha da Chiquinha
- Quico com terno branco (que não seria na Band)
- etc, etc.

Alguns são evidentemente esculhambados e trollagem, como o pessoal que acreditava que passou Papagaio do Quico na Alterosa...

Alguns outros são possíveis, mas também não temos confirmação nenhuma... como as supostas exibições de Tortinhas de Merengue 79, ou a história de Sansão de 76, a Despedida do Chapolin.
Despedida do Chapolin já vi no SBT numa dessas idas e voltas da série dos anos 2000 pra frente, por incrível que pareça
Duvida que tenha passado nos anos 2000, tem praticamente tudo anotado dessa época, principalmente de 2002 pra cá.

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6735
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 55 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Scopel » 16 Out 2017, 20:05

Anchorhead Kid escreveu:
ViniCH escreveu:Eu tenho uma vaga lembrança do Professor Girafales dizer que seu nome é "Inocêncio". Isso há vários anos atrás, em 2007 ou 2008, mais ou menos.
Nossa cara, sim! Esse famoso caso do Inocêncio Girafales pode ser um grande Efeito Mandela.
Eu nasci em 1990 e 2007 foi ontem pra mim. Assisti e incansavelmente desde que eu me lembre: até 2003 e até por volta da época dos semelhantes e nunca mais vi na tv após 2013 (quando fui morar sozinho, já que desde então não tenho antena ou sinal de tv).


Essa memória do "Inocêncio" eu tenho desde sempre. É capaz de que se formos pesquisar nos tópicos Dúvida CH do FUCH e do fórum lá por 2008 ou 2009 eu já até tenha feito alguma pergunta sobre isso. E já tinha gente que falava disso.
Andre Cabral escreveu:
James Revolti escreveu:Acho que efeito Mandela é o que mais tem em CH.

São vários os exemplos de relatos feitos por mais de uma pessoa, mas com procedência duvidosa:
- Exibição de "Um astro cai na vila - parte 1" no SBT;
- lavadora com Quico e Madruga
- canetinha da Chiquinha
- Quico com terno branco (que não seria na Band)
- etc, etc.

Alguns são evidentemente esculhambados e trollagem, como o pessoal que acreditava que passou Papagaio do Quico na Alterosa...

Alguns outros são possíveis, mas também não temos confirmação nenhuma... como as supostas exibições de Tortinhas de Merengue 79, ou a história de Sansão de 76, a Despedida do .
Homessa escreveu:Eu tenho a impressão de ter visto, mas nos anos 90.
Pra vocês verem como é a memória: em 2005 eu e um amigo, antes de termos acesso a internet (sim, isso existiu), catalogamos de memória cerca de 110 episódios de mesmo sem contato com a série desde que havia parado de passar no sinal nacional. Não sei qual esquecemos, mas todos esses considerados comuns eu sei as falas de memória desde que eu me lembre.

Desde que apareceram com o episódio "A Despedida" do em espanhol tive uma enorme sensação de deja vù e familiaridade. Na época eu e alguns já acreditávamos piamente termos visto aquele episódio dublado no SBT. Minha memória é mais do falando para a câmera e a música triste. Anos depois a TLN comprovou que o SBT o possuia. Falando nisso, a qual lote pertence?

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20756
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3917 vezes
Curtiram: 849 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jacinto » 16 Out 2017, 20:09

O da despedida é do lote de 1990.

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6735
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 55 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Scopel » 16 Out 2017, 20:26

Talvez tenha sido exibido na época da estreia do lote "por engano", já que o SBT não teria interesse em botar um fim ou algum tipo de ordem cronológica numa série com "exibições infinitas" deles, diferentemente de como as coisas se davam no México, com todos aqueles anos apresentando material novo.

Avatar do usuário
apresentei a pistola ch
Membro
Membro
Mensagens: 10528
Registrado em: 10 Nov 2014, 14:39
Programa CH: Chapolin
Localização: No país
Curtiu: 1163 vezes
Curtiram: 878 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por apresentei a pistola ch » 16 Out 2017, 21:50

Uma vez cheguei a pensar que tinha uma versão do primo do Seu Madruga com a Chiquinha, além daquela outra de 1977.
Riddle Snowcraft escreveu:
06 Abr 2021, 10:19
Vamos evitar de ofender aquele imbecil gratuitamente.

Avatar do usuário
ViniCH
Membro
Membro
Mensagens: 3366
Registrado em: 24 Jan 2013, 15:17
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: corinthians
Curtiu: 75 vezes
Curtiram: 342 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por ViniCH » 16 Out 2017, 22:34

Scopel escreveu:
Anchorhead Kid escreveu:
ViniCH escreveu:Eu tenho uma vaga lembrança do Professor Girafales dizer que seu nome é "Inocêncio". Isso há vários anos atrás, em 2007 ou 2008, mais ou menos.
Nossa cara, sim! Esse famoso caso do Inocêncio Girafales pode ser um grande Efeito Mandela.
Eu nasci em 1990 e 2007 foi ontem pra mim.


Pra mim que sou novo, faz tempo.
VINICH
Usuário do FCH desde 24 de janeiro de 2013
Usuário do mês de abr/18
Imagem

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6735
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 55 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Scopel » 16 Out 2017, 22:39

Só quis ilustrar que meu "efeito mandela" é bem mais antigo. :P

Avatar do usuário
ViniCH
Membro
Membro
Mensagens: 3366
Registrado em: 24 Jan 2013, 15:17
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: corinthians
Curtiu: 75 vezes
Curtiram: 342 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por ViniCH » 16 Out 2017, 22:43

De qualquer maneira, reforço o que disse.
Tentando puxar mais na memória, eu lembro que este episódio provavelmente era de 1977 ou 1978,pela roupa do professor. Na cena, a câmera deu um zoom no rosto do professor. Ele dizia:"Meu nome é Inocêncio Girafales". Talvez ele dissesse mais alguma coisa, mas não lembro.

E fiquei surpreso quando descobri que não há registro de episódio que ele diga isso, pois eu sempre disse que o nome dele era Inocêncio.

Talvez eu tenha visto em algum site confundido, achando que vi em algum episódio. Mas, é uma coisa a se pensar.
VINICH
Usuário do FCH desde 24 de janeiro de 2013
Usuário do mês de abr/18
Imagem

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23488
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Homessa » 16 Out 2017, 22:46

Fugindo do meio CH, acabei de ver um vídeo sobre o efeito Mandela e descobri que a frase "Espelho,espelho meu" que a gente acreditava ser dita pela rainha má, nunca existiu?

Avatar do usuário
ViniCH
Membro
Membro
Mensagens: 3366
Registrado em: 24 Jan 2013, 15:17
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: corinthians
Curtiu: 75 vezes
Curtiram: 342 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por ViniCH » 16 Out 2017, 22:47

Homessa escreveu:Fugindo do meio CH, acabei de ver um vídeo sobre o efeito Mandela e descobri que a frase "Espelho,espelho meu" que a gente acreditava ser dita pela rainha má, nunca existiu?
Já vi isso em algum vídeo sobre é o assunto também. Ela dizia uma outra frase, né? Nem tem muito a ver.
VINICH
Usuário do FCH desde 24 de janeiro de 2013
Usuário do mês de abr/18
Imagem

Responder