Os Hóspedes do Senhor Barriga

Teoria sobre o episódio

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
mc Jay-X
Membro
Membro
Mensagens: 1032
Registrado em: 10 Ago 2010, 20:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Localização: São Paulo
Curtiu: 235 vezes
Curtiram: 199 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por mc Jay-X » 15 Jan 2016, 20:33

Faz tempo que eu tinha ouvido dizer que na verdade a parte 3 e 4 estavam invertidas mesmo.... Seu Barriga entrega a vila pronta, mas comemora o Natal na casa dele.... Faz tempo que não vejo a saga, mas se inverterem as duas últimas partes não faz mais sentido?

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por O Gordo » 15 Jan 2016, 20:43

Daí todo mundo volta pra vila e vai pra casa dele de novo?

Mais fácil acreditar que a "terceira" parte não faz parte da saga.
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Barbano » 15 Jan 2016, 20:46

E se não faz parte porque tá todo mundo morando lá?

Melhor deixar dentro da saga mesmo...
Imagem

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por O Gordo » 15 Jan 2016, 20:48

A justificativa plantada pelo pessoal é que aquele era o cenário corrente pro momento e não dava pra mudar, então ambientaram ali mesmo.
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Avatar do usuário
mc Jay-X
Membro
Membro
Mensagens: 1032
Registrado em: 10 Ago 2010, 20:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Localização: São Paulo
Curtiu: 235 vezes
Curtiram: 199 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por mc Jay-X » 15 Jan 2016, 21:18

Sim, lembrando que ordem de gravação não é ordem de exibição... então teoricamente ele entregaria a vila pronta, tudo volta ao normal, e daí vão comemorar o Natal na casa dele, já que a esposa estava viajando, Nhonho também viaja, e ele fica sozinho...

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Barbano » 15 Jan 2016, 21:41

Aí eles chegariam para a ceia, como o Professor Girafales e o Jaiminho. Mas não, no episódio fica claro que as três velhas, o Chaves e a Chiquinha estão hospedados lá. Inclusive no terceiro bloco a Dona Clotilde pergunta ao Senhor Barriga se está convidada para a ceia de Natal...

E a ordem de exibição original também foi a atual, o que comprova que esse episódio de Natal está dentro da saga.

Para não sobrar nenhum furo, a ordem deveria ser a seguinte:

. Parte 1
. Parte 2
. Blocos 1, 2 e 3 da Parte 4, e bloco 1 da Parte 3
. Blocos 2, 3 e 4 da Parte 3, e bloco 4 da Parte 4

Pode ser que a ideia original era ter a saga só com 3 partes, terminando em 24/12/79, com o episódio da lavadora sendo exibido em 31/12/79, encerrando a temporada. Faria mais sentido que jogar só um inédito para 1980. Vai ver que de última hora resolveram fazer um episódio de Natal e enfiar na saga, e aí ficaram as contradições.

Avatar do usuário
mc Jay-X
Membro
Membro
Mensagens: 1032
Registrado em: 10 Ago 2010, 20:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Localização: São Paulo
Curtiu: 235 vezes
Curtiram: 199 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por mc Jay-X » 15 Jan 2016, 22:09

Gostei dessa ordem dos blocos sugerida pelo Barbano. Vou assistir assim da próxima vez.

E isso também explica perfeitamente o episódio da Lavadora ser o único inédito de 1980. Faz todo o sentido.

Avatar do usuário
Nandinho s.
Membro
Membro
Mensagens: 702
Registrado em: 01 Jan 2014, 13:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 27 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Nandinho s. » 15 Jan 2016, 23:23

Acho realmente que a intenção era fazer a saga em 3 partes. Tanto que na parte 1, o sr. Barriga diz que entregaria a vila em até 15 dias, ou seja, tempo pra 3 episódios.
Imagem

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por JoãoB » 18 Jan 2016, 00:39

Barbano escreveu:E a ordem de exibição original também foi a atual, o que comprova que esse episódio de Natal está dentro da saga.
Isso não comprova, a "parte 3" pode ter sido exibida no meio das outras sem fazer parte da saga. Afinal, foi provavelmente um episódio especial, feito apenas para comemorar o Natal. E episódios especiais tem enredos paralelos mesmo.

Barbano escreveu: Para não sobrar nenhum furo, a ordem deveria ser a seguinte:

. Parte 1
. Parte 2
. Blocos 1, 2 e 3 da Parte 4, e bloco 1 da Parte 3
. Blocos 2, 3 e 4 da Parte 3, e bloco 4 da Parte 4
Nessa ordem até explicaria o que aconteceu com o Professor Girafales e a Dona Florinda, mas ainda não explica o Nhonho não aparecer na comemoração de Natal.
Barbano escreveu:Pode ser que a ideia original era ter a saga só com 3 partes, terminando em 24/12/79, com o episódio da lavadora sendo exibido em 31/12/79, encerrando a temporada. Faria mais sentido que jogar só um inédito para 1980. Vai ver que de última hora resolveram fazer um episódio de Natal e enfiar na saga, e aí ficaram as contradições.
Bom, não tenho certeza se a "terceira parte" foi feita às pressas, mas faz sentido essa observação. Só que Chespirito também poderia ter pensado desde o início em fazer um episódio especial para o Natal no dia 24/12/79. Eu me pergunto às vezes: será que o episódio que ele decidiu fazer de última hora não foi o da Lavadora? Porque o final da "parte 4" da saga da casa do Senhor Barriga encaixa muito mais para a despedida da série do que o final do episódio da Lavadora, quem sabe.


Ah, e mais uma observação (que reforça a teoria de que a parte 3 deve ser um episódio especial, sem ligação com as outras partes): no final da parte 3 ninguém diz "se querem saber como continua, não percam o próximo programa, nesta mesma hora e neste mesmo canal".

Avatar do usuário
mc Jay-X
Membro
Membro
Mensagens: 1032
Registrado em: 10 Ago 2010, 20:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Localização: São Paulo
Curtiu: 235 vezes
Curtiram: 199 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por mc Jay-X » 18 Jan 2016, 04:26

No episódio da Lavadora, a vila está pintadinha, bonitinha, tal qual o Sr. Barriga entregou? O Barril do Chaves está pintado? Se eu não me engano, não, não é mesmo?

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Riddle Snowcraft » 18 Jan 2016, 07:59

mc Jay-X escreveu:No episódio da Lavadora, a vila está pintadinha, bonitinha, tal qual o Sr. Barriga entregou? O Barril do Chaves está pintado? Se eu não me engano, não, não é mesmo?
Isso sempre me frustrou.

"Toma aqui essa vila reformadona com um barril novinho mas tudo isso só vai aparecer nos ultimos 5 minutos do ep e semana que vem já vai virar tar tudo uma favela de novo"
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Barbano » 18 Jan 2016, 08:04

JoãoB escreveu:Isso não comprova, a "parte 3" pode ter sido exibida no meio das outras sem fazer parte da saga. Afinal, foi provavelmente um episódio especial, feito apenas para comemorar o Natal. E episódios especiais tem enredos paralelos mesmo.
Se nas duas primeiras partes eles estão morando na casa do gordo, no episódio de Natal eles continuam morando lá, e na última parte eles voltam para casa, então essa parte, de um jeito ou de outro, acabou fazendo parte da saga.
JoãoB escreveu:Nessa ordem até explicaria o que aconteceu com o Professor Girafales e a Dona Florinda, mas ainda não explica o Nhonho não aparecer na comemoração de Natal.
Isso não é relevante para definir se faz parte de uma saga ou não. O Nhonho também não aparece na parte 1. Na saga das vizinhas de 75, a Paty não aparece na parte 3. Na saga dos refrescos de 77, a bruxa aparece só na parte 1. Na do Parque de diversões, a Pópis só aparece na primeira parte. Sobram exemplos de sagas onde algum personagem participa de uma parte, e não participa de outra.
JoãoB escreveu:Ah, e mais uma observação (que reforça a teoria de que a parte 3 deve ser um episódio especial, sem ligação com as outras partes): no final da parte 3 ninguém diz "se querem saber como continua, não percam o próximo programa, nesta mesma hora e neste mesmo canal".
Isso é normal, já que o episódio se encerra com um clipe. E há outras sagas onde uma parte tem chamada e a outra não, como a saga do Madruguinha, que tem chamada no final da parte 2, mas não tem no final da parte 1.
mc Jay-X escreveu:No episódio da Lavadora, a vila está pintadinha, bonitinha, tal qual o Sr. Barriga entregou? O Barril do Chaves está pintado? Se eu não me engano, não, não é mesmo?
Isso não importa, pois em Chaves os episódios são independentes e não há cronologia. No final de "Pintando a vila" também pintam o barril, mas é só naquele episódio. Quanto pintam as portas de amarelo (Pintando o sete), também é só naquele episódio...

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por JoãoB » 18 Jan 2016, 09:55

Barbano escreveu:Se nas duas primeiras partes eles estão morando na casa do gordo, no episódio de Natal eles continuam morando lá, e na última parte eles voltam para casa, então essa parte, de um jeito ou de outro, acabou fazendo parte da saga.
Mas isso já foi comentado aqui no tópico: a "terceira" parte só se passa na casa do Senhor Barriga porque não dava pra, naquele momento, mudar o cenário para a vila. E se a parte 3 é mesmo um episódio especial, a história acontecer na casa do Senhor Barriga não vale de nada, pois a história é paralela, não tem ligação com as outras partes.
Barbano escreveu:Isso não é relevante para definir se faz parte de uma saga ou não. O Nhonho também não aparece na parte 1. Na saga das vizinhas de 75, a Paty não aparece na parte 3. Na saga dos refrescos de 77, a bruxa aparece só na parte 1. Na do Parque de diversões, a Pópis só aparece na primeira parte. Sobram exemplos de sagas onde algum personagem participa de uma parte, e não participa de outra.
Discordo, neste caso é relevante sim, porque o Nhonho não aparecer gera um problema de continuidade. Ele também não apareceu na parte 1, mas ali teve uma explicação, ele tinha ido deixar a mãe dele no aeroporto. Agora, no episódio de Natal, não tem explicação nenhuma. O Nhonho volta para casa na parte 2, dorme com o Chaves e tudo, e depois some em plena ceia de Natal sem nem o pai dele reparar? Não faz sentido mesmo.
Barbano escreveu:Isso é normal, já que o episódio se encerra com um clipe. E há outras sagas onde uma parte tem chamada e a outra não, como a saga do Madruguinha, que tem chamada no final da parte 2, mas não tem no final da parte 1.
Pode ser, mas agora eu só lembro de sagas em que a primeira parte não tinha chamada, já teve alguma outra em que uma parte do meio da história não teve chamada? Se considerando que as duas primeiras partes dessa saga tiveram chamada, não ter na "parte 3" fica estranho.
mc Jay-X escreveu:No episódio da Lavadora, a vila está pintadinha, bonitinha, tal qual o Sr. Barriga entregou? O Barril do Chaves está pintado? Se eu não me engano, não, não é mesmo?
Barbano escreveu:Isso não importa, pois em Chaves os episódios são independentes e não há cronologia. No final de "Pintando a vila" também pintam o barril, mas é só naquele episódio. Quanto pintam as portas de amarelo (Pintando o sete), também é só naquele episódio...
Mas depois o Seu Madruga usou a mesma camisa com a mancha amarela por muitos outros episódios.
Pode até ser que não haja cronologia, mas o final da parte 4 tem muito mais cara de despedida da série do que o final do episódio da Lavadora, será que não foi o episódio da Lavadora que foi feito de última hora? Ou talvez tenham feito esse episódio antes da saga da casa do Senhor Barriga mas a Televisa deixou pra exibir depois, quem sabe...

Avatar do usuário
Rondamon
Membro
Membro
Mensagens: 6189
Registrado em: 30 Jul 2012, 11:48
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 339 vezes
Curtiram: 233 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Rondamon » 18 Jan 2016, 11:55

Engraçado que quando Chaves virou quadro do programa Chespirito em 1980, a vila voltou a ser a mesma de sempre, incluindo o barril.

Pra mim o da lavadora foi gravado antes, e como já estava na época do Natal resolveram passar o que seria a parte 3 da saga dos hóspedes. Como ainda faltava o da lavadora, passaram este na primeira semana de 1980.
Há 11 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

Tirado Alanís
Membro
Membro
Mensagens: 8794
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 714 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Tirado Alanís » 18 Jan 2016, 12:45

Minha teoria:

COMO FOI GRAVADO ORIGINALMENTE

Antes um Tanque Funcionando que uma Lavadora Encrencada

Os Hóspedes do Senhor Barriga (Parte 1)

Os Hóspedes do Senhor Barriga (Parte 2) - Para ser exibido no Natal

Os Hóspedes do Senhor Barriga (Parte 4) - Despedida da série

COMO A TELEVISA FAZ O FAVOR DE ESTRAGAR

- Epa, e parte 2 vai cair no Natal e não tem nada a ver com o Natal.

- Mas a própria situação dessa saga ja é especial, única, justamente pelo Natal e pela despedida!

- VOCÊ ESTÁ QUERENDO DISCUTIR COMIGO? Eu quero um pinheirinho enfeitado, um presépio, um clima festivo, uma canção bonita... Faz aí mais uma parte com isso tudo e põe no meio da saga!

Os Hóspedes do Senhor Barriga (Parte 1)

Os Hóspedes do Senhor Barriga (Parte 2)

Os Hóspedes do Senhor Barriga (Parte 3) - Feita ás pressas, completamente deslocada é cheia de contradições

Os Hóspedes do Senhor Barriga (Parte 4) Era pra ser a despedida.

- Pronto, agora sim!

- Mas aí o episódio da lavadora não vai ser exibido! Vamos ficar com essa gravação encalhada aqui, inédita para sempre?

- Claro que não, exibe depois da saga dos hóspedes.

- Não dá, essa saga é para simbolizar o final da série.

- VOCÊ ESTÁ QUERENDO DISCUTIR COMIGO?
Esses usuários curtiram o post de Tirado Alanís (total: 1):
Andre Cabral

Responder